Sua língua na Internet

 

(sen.ti.do)

a.

1. Magoado, melindrado, ressentido: Ficou sentido com as acusações do amigo.

2. Que se ofende com qualquer coisa; SENSÍVEL; SUSCETÍVEL

3. Contristado, pesaroso, triste.

4. Que é acusado pelos sentidos; PRESSENTIDO

5. Lamentoso, plangente: um pranto sentido.

6. Repassado de mágoa ou de sentimento: Estava com o peito sentido pela separação.

7. Meio podre, que está em começo de decomposição, um tanto estragado (alimento sentido; fruta sentida); CEDIÇO; COMBALIDO

8. Hip. Diz-se do cavalo muito sensível às ajudas e solicitações do cavaleiro.

sm.

9. A faculdade que tem o homem e os animais de receberem as impressões externas por meio de certos órgãos: Os sentidos são cinco: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato

10. Sentimento, faculdade de gostar, de apreciar.

11. Faculdade de julgar; razão, bom senso, entendimento.

12. Fil. Ideia, ponto de vista; direção, pensamento; mira, intento; tema: O sentido principal da obra resume-se no princípio da livre concorrência.

13. Atenção, cuidado; ideia fixa: O menino está com o sentido na brincadeira.

14. P.ext. Significação de uma palavra ou de um discurso; espírito, pensamento oculto; interpretação que se pode dar a uma proposição: o sentido da lei.

15. Explicação: Qual o sentido do seu comportamento?

16. Acepção, definição: Cada palavra tem o seu sentido próprio.

17. Maneira especial segundo a qual uma ação se produz ou o caminho particular que ela toma; DIREÇÃO: O sentido em que atua uma força.

18. Modo de distinguir ou de separar um objeto de outro pelos acessórios que o rodeiam.

19. Modo, aspecto, ponto de vista; maneira de considerar: Encarou a situação pelo sentido que lhe favorecia.

interj.

20. Manifesta cautela, atenção, tento, cuidado: Sentido, meninos! Senão caem!

21. Mil. Voz de comando para que as tropas ouçam as diversas vozes das manobras.

[F.: Part. de sentir.]


Duplo sentido
1 Propriedade que tem uma palavra, frase, expressão, um texto etc. de ser interpretado de mais de uma maneira.


Fazer/ter sentido
1 Ser (fato, declaração, atitude, texto etc.) compreensível ou aceitável, comparado com regras, fatos, conceitos, padrões etc. anteriormente aceitos.
2 P.ext. Ser plausível, viável, aceitável.


Segundo sentido
1 Intenção subjacente de uma palavra, frase, expressão, texto etc.


Sentido absoluto
1 Lex. Significado específico que se atribui, em certo contexto, a termo que abrange outros significados. [P.ex., na frase (em jornal brasileiro) Foi uma medida significativa para a economia do país, ' país', us. em sentido absoluto, significa ' Brasil'.]


Sentido anti-horário
1 Geom.an. Ver Sentido trigonométrico.


Sentido antitrigonométrico
1 Geom.an. Sentido oposto ao trigonométrico; sentido inverso, sentido horário, sentido negativo.


Sentido direto
1 Geom.an. Ver Sentido trigonométrico.


Sentido figurado
1 Ling. Sentido de uma palavra, frase, parágrafo etc. que não corresponde a seu significado exato, e sim representa uma metáfora, um símbolo, uma comparação com coisas análogas à que se quer expressar. [P.ex., Viver num mar de rosas não remete ao sentido comum de ' mar' ou de ' rosas', mas representa a sensação de bem-estar que é o sentido figurado de mar de rosas. P.op. a Sentido literal.]


Sentido horário
1 Geom.an. Ver Sentido antitrigonométrico. [O sentido no qual avançam os ponteiros de um relógio.]


Sentido inverso
1 Geom.an. Ver. Sentido antitrigonométrico.


Sentido literal
1 Ling. Aquele expresso por palavras, frases etc. em seu significado primordial, real; sentido próprio. [P.ex., na frase Ele estava perdido, o sentido literal é de que a pessoa perdera-se, não sabia onde estava, ou não sabiam onde ela estava. P.op. a Sentido figurado, que, nesta frase, significa que a pessoa estava irremediavelmente condenada a algo que não mais poderia evitar.]


Sentido negativo
1 Geom.an. Sentido oposto ao positivo.
2 Restr. Ver. Sentido antitrigonométrico.


Sentido positivo
1 Geom.an. Ao se percorrer uma curva, sentido ao qual se atribui o sinal positivo.
2 Restr. Ver sentido trigonométrico.


Sentido proibido
1 Lus. O sentido oposto ao da mão de rua ou estrada; contramão.


Sentido próprio
1 Ling. Ver Sentido literal.


Sentido trigonométrico
1 Geom.an. Ao percorrer uma curva plana e fechada, o sentido convencionado como positivo, contrário ao do avanço dos ponteiros de um relógio; sentido direto, sentido positivo, sentido anti-horário.


Sexto sentido
1 Capacidade de perceber intuitivamente fatos, situações, significados etc. não evidentes, independentemente dos cinco sentidos orgânicos; intuição.


Ter sentido
1 Ver Fazer/ter sentido.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Direção

Substantivo

banda,sentido,rumo,vetor,marcação,tramontana = guia,rota,roteiro,via,endireito,diretriz,derrota,baliza,orientação,bordada,inoclinação (da agulha),declinação,polaridade,alvo,mira,objetivo,desígnio,finalidade,propósito,fito,intenção,tenção,intuito,colimação,pontaria,governo,governamento,anorteamento,governalho;leme,bússola,agulha de marear,temão,calamita (ant.),retriz,remígio,flecha,estrela do norte,estrela polar = tramontana = cinosura,pontos do horizonte,pontos cardeais,pontos colaterais,pontos subcolaterais,arcturo,setentrião,levante,oriente,nascente,soão (ant.),sul,meio-dia,ábrego (ant.),poente,ocaso,ocidente,vésper,meias partidas,linha de colimação,azímute,és-sueste (E.S.E.),norte (N.),nor-nordeste (N.N.E.),nor-noroeste (N.N.W. ou N.N.O.),noroeste (N.W. ou N.O.),oeste (O.),sul (S.),sueste (S.E.),su-sueste (S.S.E.),su-sudoeste (S.S.W. ou S.S.O.),sota-vento (S.V.),sudoeste (S.W. ou S.O.),oés-noroeste (W.N.W. ou O.N.O.),oeste (W. ou O.),oés-sudoeste (W.S.W. ou O.S.O.),este (E.);rumos da rosa de agulha,rumos da rosa dos ventos;náutica;farol,farolim,fanal,caminho,corrume (pop.),trajetória,órbita,curso,estrada,rota,alinhamento,meridiana,traita,endereço,sobrescrito.

Adjetivo

dirigido (e v.) para;destinado para/a,diretivo;direcional,orientado,vetorial;setentrional,norte,meridional,sul,oriental,evo (poét.),levantino,ocidental,ocíduo,hespérico;Adv,Prep. para,a caminho de,em busca de,em demanda de,para a parte de,a barlavento,através de,com escala por,por meio de,por via de,em todas as direções,em todos os quadrantes,aos quatro ventos do horizonte,do lado do meio dia;do norte e subst.,quaquaversum = de todos os lados,à veia d’água;ao endireito de = na direção de.

Verbo

dirigir-se,direcionar,aproar,ir a caminho de,ir direito a,ir direito como um fuso,ir de ponto em branco para;carregar sobre a direita,carregar sobre a esquerda,guiar-se,demandar,buscar,ir em procura de,tomar rumo para,rumar para,talhar derrota para,proar,proejar,abicar,bordejar,fazer o navio rasto para;encaminhar-se,enveredar-se,seguir o norte,destinar-se;tender para,inoclinar para,pender para,apontar para,assestar para;colimar,visar,bornear = pôr em linha de pontaria,voltar as armas contra,fazer pontaria,alvejar,virar-se,estar voltado para,governar,manobrar,dirigir,rotear,marear,tripular,pilotar,pilotear,guiar,marinhar,sulaventear,barlaventear,sotaventear,nordestear,anordestear,nonoestar,nortear,anortear,suestar,sudoestar,conduzir para,inoclinar a proa para,dirigir os passos para,orientar-se,reaviar-se,determinar o oriente,reconhecer a situação do lugar,fazer o navio cabeça,sobrescritar,endereçar;apontar para,mirar,objetivar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sensibilidade

Substantivo

hipersensibilidade,hiperalgia,hiperalgesia,sensação,receptabilidade,receptividade,perceptibilidade,acuidade,percebimento,sensibilidade moral,passibilidade,impressão,consciência (conhecimento),sentido,os cinco sentidos,prurido,pruído,prurigem,uredo,comichão,cócegas,sensitiva,mimosa.

Adjetivo

sensível,sensitivo,sensivo,sensiente,estético,passível,impressionável,receptivo,perceptível,percepto,perceptivo,sutil,sensório,sensal,coceguento,comichoso;agudo,vivo,penetrante,chocante,impressionante,impressionável,impressivo,sensibilizador,sensibilizante,pruriginoso.

Verbo

ser (sensível e adj.);sentir,experimentar,perceber,notar,perceber por qualquer dos cinco sentidos,ter estremecimento = titilar,tornar sensível,aguçar,sensibilizar,sensificar;causar sensação,impressionar,abalar,chocar;excitar,avivar,produzir impressão,provocar,espicaçar;comichar,coçar,picar,causar comichão,pruir,prurir.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Intelecto

Substantivo

inteligência,entendimento,conceito,casco (fig.),intelecção,intelectualidade,espiritualismo,razão,psiquismo,mente,bom-senso,compreensão,espírito,luz que ilumina o espírito,raciocínio,cerebração,a luz da inteligência,faculdade de raciocinar,raciocinação,racionalidade,racionabilidade,capacidade do espírito,o sol do entendimento,capacidade intelectual;faculdades intelectuais,faculdades cogitativas,faculdades inventivas;inventiva,consciência,perceptibilidade,faculdade noscitiva,observação,percepção,olho vivo,agudeza de espírito,conceptibilidade,cognoscência,percebimento,intuição,associação de ideias,instinto,sentido,concepção,ideia,julgamento,discernimento,juízo,tino,tento,talento,gênio,sabedoria,habilidade,;alma,psique,espírito,ânimo,coração,peito,interior,penetralia mentis,divina particula auræ;órgão,sede do pensamento,sede das sensações;sensorium,sensório,sensório comum,miolo,cérebro,cabeça,cachimônia,tinote (pop.),cachimônia,sinagoga,bestunto,cabeçorra (depr.),tonta (pleb.),bola,tola (pleb.),mioleira,testo (pleb.),juízo,cachola,toutiço,caco,carola,casco,crânio,caveira,cerebelo,pericrânio;encéfalo;massa encefálica,cefálica,cerebrina,mentalidade,estado psicológico;cerebralidade;(ciência do espírito): metafísica,ciências psíquicas,psicometria,psicopatia,psicologia,psiquiatria,psicanálise,psicose,ideologia,ideogenia,filosofia mental,moral,do espírito;pneumatologia,frenologia,craniologia,cranioscopia,craniografia,cefalometria;idealidade,idealismo,transcendentalismo,espiritualismo,imaterialidade;animismo,metafísico,psicólogo,psicologista,ideólogo,craniólogo,transcedentalista.

Adjetivo

intelectual,intelectivo,intelectível,mental,racional,subjetivo,moral,metafísico,espiritual,psíquico,psicológico,cerebral,cerebrino,cefálico,encefálico,sensorial,craniano,cranioso,craniolar,anímico,cranista;imaterial;dotado de raciocínio,cognoscitivo.

Verbo

notar,observar,marcar,apreciar,discernir,lobrigar,pousar sua observação em,tomar conhecimento de,inteirar-se,ser sabedor de,ter consciência de,realizar,ruminar (pensar);fantasiar (imaginar);raciocinar,razoar.

Advérbio

in petto,com a mente,no pensamento,no íntimo d'alma,moralmente,em consciência,espiritualmente,teoricamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tópico

Substantivo

alimento,pão do espírito;pábulo mental,cevo;assunto,pasto,matéria,progimnasma,tema,assunto,ponto,texto,objeto,sujeito,conteúdo,teor,termo,ponto,item,caso,alvo,intriga,enredo,entrecho,ação,nó,tese,anquilha (ant.),questão,secreta,argumento,sentido,noção,resolução,título,capítulo,caso,proposição,teorema,texto,objeto de discussão,problema;campo,cavalo de batalha.

Adjetivo

considerado,dominante,in petto.

Verbo

fundar,flutuar no espírito;constar,rezar,tratar,conter,versar.

Advérbio

em consideração,em questão,em apreço,em estudo,sobre o tapete,na tela,sub judice,relativo a e.

Provérbio

Interjeição

Frase

Trata-se de. Está em jogo.

Conjunção

Atenção

Substantivo

sentido,cuidado,tento,guarda,vigilância,olho,aplicação aturada,aplicação cuidadosa do espírito,aplicação cuidadosa do pensamento;concentração de espírito;compenetração,atentamento,sintonia;advertência,reparo,observação,nota,reclamo;análise,inspeção,fiscalização,revista,exame,estudo;escrúpulo,consideração,carinho,apreço,respeito,tino,circunspecção (cuidado);gentileza,favor,escrutínio,investigação,pesquisa,introspecção,estudo ativo,estudo diligente,estudo exclusivo,estudo minucioso,estudo aturado,estudo intenso,estudo profundo,estudo meditado,estudo prolongado;reflexão,ponderação,meditação,contensão,minuciosidade,particularidade,meticulosidade,atenção para os pormenores,absorção do espírito;ouvidos dependentes da boca de alguém;indicação,chamada de atenção,sopontadura,compelativo,advertência,N. B,nota bene,asterisco;flecha.

Adjetivo

atento,estudioso,aplicado,pendente,fito,sério,observador,cuidadoso,meticuloso,desvelado,atencioso,vígil,preocupado,concentrado,ligado,logado,antenado,sintonizado;que não dorme,absorvido,absorto,mergulhado,enlevado,extasiado,seduzido,vigilante;ativo;compelativo;absorvente,empolgante,demorado,prolongado.

Verbo

atentar,estar atento,atender;dar atenção,prestar atenção;estar ligado,estar logado,tentear,observar,dar ouvidos,pôr o ouvido à escuta,aconchear a mão atrás da orelha,estar com a boca aberta,não tirar os olhos;estar antenado,estar de radar ligado;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;aplicar os cinco sentidos;ser todo ouvidos,ser todo olhos;ouvir,escutar,assuntar,aplicar o ouvido,lançar os olhos para,não levantar os olhos de;esquecerem-se os olhos em alguma coisa,esquecerem-se os ouvidos em alguma coisa;fitar,levantar as orelhas;não despregar os olhos de,ocupar-se com,contemplar (meditar);apontar o ouvido para,meter-se até os cotovelos em alguma coisa,ter em mente;levar em conta,tomar em conta,tomar em consideração;considerar,dar vista a alguma coisa,examinar,mirar,perlustrar,examinar muito atentamente,remirar,cravar os olhos em,recensear,escrutar,esmiuçar,sondar,investigar,fiscalizar,escrutinar,esquadrinhar,espreitar,vigiar,observar,seguir,fixar a atenção,relancear os olhos;correr os olhos,passar os olhos;folhear,compulsar,manusear,perscrutar,não deixar cair no chão,percorrer,olhar de relance (negligência);repartir-se,ponderar,pesar,refletir,reparar,tomar tento,atentar,considerar,pesar as palavras,reflexionar,olhar,volver as vistas para;remirar,resguardar;examinar meticulosamente,examinar detidamente,examinar minuciosamente;não perder o menor gesto de alguém,rever,fazer reparo em,reparar bem,inspecionar,rondar,revistar,vasculhar,passar em revista;lançar a atenção,fixar a atenção,consagrar a atenção;fitar o pensamento em,pausar sua observação em,ouvir até o fim,aquecer-se,interessar-se por;concentrar-se em,não desligar de;escutar alguém,seguir alguém,dar audiência a alguém,velar (esperar);tomar cuidado de;ser alvo da atenção de;estar exposto às atenções,estar exposto aos comentários;provocar reparos,cair no gosto,dar na vista,desfazer a frieza dos indiferentes,despertar,desamodorrar,abalizar-se em;despertar a atenção,solicitar a atenção,reclamar a atenção,exigir atenção,impor a atenção,excitar a atenção,monopolizar a atenção,cativar a atenção,prender a atenção,ocupar a atenção,ferir a atenção,incitar a atenção,absorver a atenção,gravar a atenção;despertar a ideia,solicitar a ideia,reclamar a ideia,exigir a ideia,impor a ideia,excitar a ideia,monopolizar a ideia,cativar a ideia,prender a ideia,ocupar a ideia,ferir a ideia,incitar a ideia,absorver a ideia,gravar a ideia;despertar o pensamento,solicitar o pensamento,reclamar o pensamento,exigir o pensamento,impor o pensamento,excitar o pensamento,monopolizar o pensamento,cativar o pensamento,prender o pensamento,ocupar o pensamento,ferir o pensamento,incitar o pensamento,absorver o pensamento,gravar o pensamento;despertar o espírito,solicitar o espírito,reclamar o espírito,exigir o espírito,impor o espírito,excitar o espírito,monopolizar o espírito,cativar o espírito,prender o espírito,ocupar o espírito,ferir o espírito,incitar o espírito,absorver o espírito,gravar o espírito;despertar as vistas,solicitar as vistas,reclamar as vistas,exigir as vistas,impor as vistas,excitar as vistas,monopolizar as vistas,cativar as vistas,prender as vistas,ocupar as vistas,ferir as vistas,incitar as vistas,absorver as vistas,gravar as vistas;recomendar-se por,empolgar o espírito,absorver o espírito,dominar o espírito,enlevar o espírito,arrebatar o espírito,estar presente ao espírito,levar os olhos,ser o enlevo de todos os olhares,impor-se à atenção,apontar,indigitar,apontar com o dedo,chamar a atenção para,acenar,pôr uma marca sobre,acentuar,sopontar,sublinhar,frisar,focalizar,salientar,pôr em foco,pôr em relevo,realçar,fazer reclamo de,esbater.

Advérbio

atentamente e adj.;sem respiro nem pestanejo;com muita atenção,escrupulosamente,sem perder de vista.

Provérbio

Interjeição

escuta!,olha!,veja!,psiu!,atenção!,sentido!,alerta!.

Frase

Conjunção

Significação

Substantivo

significado,sentido,definição,expressão,acepção,conotação,denotação,analogia,inteligência,a eloquência de,importância,vivacidade,luminosidade,alcance,espírito,força,colorido,doutrina,desígnio,intento,teor,alvo,escopo,semântica,semiologia,sematologia,matéria,assunto,tema,pasto,pábulo,argumento,conteúdo,exposição sumária,texto,substância,essência,letra,contexto,contextura,conceito,enredo;sínese;significação ampla,significação geral,significação substancial,significação familiar,significação literal,significação singela,significação natural,significação rigorosa,significação verdadeira,significação honesta,significação luminosa,significação irrestrita,significação exata;prima facie;literalidade,representação,tradução,alusão;sugestão (informação);sinônimo,figura de discurso;acepção (interpretação).

Adjetivo

significativo,semântico,sematológico,significatório,significante,expressivo,vívido,sugestivo,ilustrativo,exemplificativo,forte,vigoroso,denotativo,alusivo,analógico,referente,incisivo;declaratório;inteligível;literal;sinônimo,equivalente a,análogo;implícito;explícito;anacíclico (verso).

Verbo

significar,ter a significação de,querer dizer,exprimir,importar,traduzir,fazer supor,lembrar,representar,expressar,indicar,denotar,conotar,simbolizar,anunciar,equivaler,respirar,dizer,falar de,aludir,referir-se,trazer à ideia,envolver;declarar;exemplificar;compreender (interpretar);comportar acepção;sinonimizar,definir.

Advérbio

significativamente,expressivamente,isto é,por assim dizer,quer dizer,ou por outra,é o termo;na mais rigorosa significação do vocábulo,na mais ampla significação do vocábulo,na mais científica significação do vocábulo,na mais lata significação do vocábulo,na mais restrita significação do vocábulo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Intenção

Substantivo

intento,vontade,tenção,desígnio,pressuposto,intencionalidade,mente,fim,finalidade,propósito,quo animo,fito,intuito,desiderato,desejo,vontade,volição,objetivo,programa,projeto;empresa;premeditação,predeterminação;ambição,contemplação,ânimo,vista,cláusula,proposta;causa final,razão de ser,cui bono,cui prodest,objeto,escopo,alvo,a menina dos olhos de,a preocupação de,mira,fito,meta,empenho,sentido,paraquê,objetivo (significação);tendência;presa,caça,destino,ofício,decisão,determinação,resolução,firme e decidido propósito,ultimatum,desejo;arrière pensée,segundo sentido,reservado,segundas vistas,pensamento íntimo,ideia;estratégia,tática,método,plano;(estudo das causas finais): teleologia.

Adjetivo

intencionado e v.;intencional,proposital,expresso,determinado,predeterminado;destinado a,interessado em;em jogo,na bigorna,no tapete,em vista,em prospecto,in petto.

Verbo

pretender,tencionar,planejar;conceber (a intenção,o desígnio e subst.);ter em vista,levar em vista,ter em mira,ter em mente;visar a,objetivar;ter como objetivo;fazer tenção,desígnio de;ter propósito,ter a pique,meditar,planear,revelar o propósito de,querer,intentar,atentar,andar para;pôr a mira em,ter a mira em;ser intuito de,levar em mente,ter alguma coisa nos lábios,ter cérebro,cogitar,tratar de;trabalhar por,empenhar-se em,apostar-se a,procurar,aspirar a,visar,alvejar,apontar,dedicar-se a,ambicionar,pensar em;levar a mira,o intento,o fito;sonhar com,incubar,premeditar;calcular,destinar,reservar,sobrepensar,tomar sobre si,projetar;ter vontade de;desejar um fim determinado;perseguir um fim determinado;levar a um fim determinado,ter um fim determinado.

Advérbio

intencionalmente e adj.;de mamposta,de propósito,a sabendas (ant.),com conhecimento e notícia,refletidamente,sobrepensado,adrede,por querer,de caso pensado,de tenção feita,com intenção,deliberadamente,a sangue frio,propositalmente,apostadamente,estudadamente,acintosamente,de indústria,de peito feito,à aposta,de aposta;a fim de,no intuito de,para que,a fim de que,a fim que,com o intuito de,com o fim de,com o objetivo de,com intento de,com propósito de,a efeito de,com a intenção de,em consequência de,conforme,em virtude de,para todos os fins e intenções.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tristeza

Substantivo

caimento,choquice = cacotimia,disposição viciosa do espírito,depressão,acabrunhamento,demissão do ânimo,prostração,abatimento,quebradeira,quebreira,desconforto,desalento,desconsolo,descorçoamento,desânimo,atimia,quebramento,quebranto,cansaço moral,desconsolo,desconsolação,desconsoladeza,insatisfação,desolação,amargura,consternação,amuo,assombramento,inconsolabilidade,pesadume,enfado;tédio,marasmo,mazombice,aborrecimento,desgosto,travo de tristeza,nostalgia,saudade;malenconia,melancolia = trabuzana (pop.),lipemania,tristimania,atrabílis,bílis negra,cadilhos,tristura (ant.),nuvem,pena,pesar,sentimento,mágoa,desalegria,hipocondria,misantropia,neurastenia,spleen,enxaqueca = hemicrania,cefalalgia,pessimismo,derrotismo,meditação,cisma,congeminência,desespero;caverna de Trofônio,gravidade,graveza,circunspeção,seriedade;fisionomia carrancuda,fisionomia rebarbativa,fisionomia rude;aspecto torvo,aspecto sombrio;cara de poucos amigos,focinheira,tromba,cenho,misantropia,triste,vencido,malade imaginaire,pessimismo,derrotismo;pessimista,hipocondríaco,misantropo,(causa de abatimento): aflição;agrura,dissabor,memento mori,luto,ave agoureira,desilusão,tribulação,insucesso;depressão,bipolaridade.

Adjetivo

triste,abatido = alcachinado (pop.),desfalecido,infrato,caído,prostrado,aflito,macerado,assopeado,desolado,acabrunhado,melancólico,deprimido,sombrio,torvo,nebuloso,lipemaníaco,hipocondríaco,apagado,escuro,triste,desalegre,cismático,mesto,amargurado,arrasado,penalizado,apreensivo,pensativo,cogitabundo,murcho,sorumbático = mazombo,amarroado,cabisbaixo,macambúzio,embezerrado,amalancornado = metido consigo mesmo,atrabiliário,atrabilioso,neurastênico,marasmático,bilioso,atacado de atrabílis,saturnino,esplenético,sentimental,meditativo,imaginativo,carrancudo,encaramonado,desconsolado,inconsolável,irremediável,abandonado,inconfortado,desolado,desamparado,ferido no coração,desesperançado;perdido,vencido,desanimado,descorçoado,com o coração macerado,desolhado,macilento,mortificado (sofrimento mental);dorido,magoado,lacrimoso,acabrunhado,alicaído,ressabiado,pesaroso,sentido,apesarado,desalentado,misantrópico,consternado,tristonho,abetumado,oprimido,impressionável,cismático,soturno,desgostoso,despeitoso;meditabundo,abatido de ânimo,rabugento,amuado,enfadonho;sério,grave,solene,circunspecto,severo,tétrico,tetro,fúnebre,funéreo,funerário,atro,negro,lutuoso,plangente,nubloso.

Verbo

entristecer-se,abater-se,estar abatido e adj.;lamentar;desconsolar-se,caírem os braços a alguém,chorar,angustiar-se,não estar para festas,parecer consumir-se de tristeza,estar de má data,murchar-se o riso,magicar = andar apreensivo,deprimir-se,ver tudo negro,cobrir-se o coração,saltear a tristeza a alguém,carregar o semblante,ter o rosto carregado,andar abatido e adj.;amarroar,ter negros pressentimentos,lastimar-se,sentir desânimo,envolver-se em desânimo,desanimar,marasmar-se,cismar,meditar,tornar-se grave,alcachinar-se,sucumbir,acabrunhar-se,abater-se,torvar-se,amofinar-se,enrugar a fronte,obscurecer-se rosto a alguém,franzir o sobrolho,carregar a celha,carregar o cenho,franzir o cenho,pender a cabeça ao peito,morder os lábios,morder os beiços,pôr os olhos no chão,sentir depressão,reprimir o sorriso,tornar abatido e adj.;desalentar,desencorajar,melancolizar,nublar,quebrantar o ânimo,desolar,abater,combalir,emburrar,embosnar,amuar,deprimir,desconfortar,desprestigiar,funestar,extinguir as palavras nos lábios,enlutar,consternar,contristar,deixar na alma um sulco de tristeza,infundir tristeza,negrejar,desalegrar,resfriar,gelar,penalizar,entristecer,sombrear,toldar;crestar as esperanças de;desconsolar,apesarar,ensombrar,enturvar,enoitecer,enevoar,anuviar.

Advérbio

tristemente,abatidamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção