Sua língua na Internet

 

(su.jei.to)

a.

1. Dependente de algo ou alguém: competição sujeita às condições climáticas.

2. Submetido a algo ou alguém; SUBORDINADO: "Dera-se conta da vida das senhoras casadas, igual à da mãe. Sujeitas ao dono..." (Jorge Amado, Gabriela, cravo e canela))

3. Passível de algo: viagem sujeita a contratempos.

4. Obediente, dócil: Está sujeito aos caprichos da filha.

5. Que está naturalmente disposto, inclinado ou habituado a alguma coisa: sujeito à melancolia.

sm.

6. Homem, indivíduo: "Três ou quatro sujeitos ouviram e se aproximaram da janela..." (José Conde, "Como se utilizou Salomão de sua oportunidade?"in Pensão Riso da Noite.))

7. Gram. Termo sobre o qual se afirma uma coisa, e com o qual o verbo concorda (p.ex., em As árvores estão desfolhando, as árvores é o sujeito)

8. Vassalo, súdito.

9. Jur. O titular de um direito

10. Assunto, matéria, tema.

11. Mús. O tema de uma fuga.

12. Bras. Nome outrora dado pelos sertanejos aos escravos.

[F.: Do lat. subjectus, a, um. Hom./Par.: sujeito (a.sm.), sujeito (fl. de sujeitar).]


Sujeito composto
1 Gram. O que tem mais de um núcleo. [Ex.: Eu e você temos que conversar; Cães e gatos em geral não se entendem. P.op. a Sujeito simples.]


Sujeito determinado
1 Gram. O que está explícito na oração.


Sujeito indeterminado
1 Gram. O que não está explícito na oração. [Ex.: Ela deu uma boa contribuição, mas não quer que se saiba (na segunda oração, o sujeito ela não está explícito).]


Sujeito oculto
1 Gram. O que, não representado por vocábulo, está implícito na oração pela desinência. [Ex.: Ontem eu e Luís fomos ao cinema, mas não gostei do filme (o sujeito é eu); Ontem eu e Luís fomos ao cinema, mas não gostamos do filme (o sujeito é nós.)]


Sujeito simples
1 Gram. O que só tem um núcleo. [Ex.: Mamãe saiu. P.op. a Sujeito composto.]


Sujeito zero
1 Gram. Sujeito inexistente, em verbos impessoais. [Ex.: Ontem choveu.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Imaterialidade

Substantivo

incorporeidade,espiritualidade,espiritualismo,psiquismo,subjetivismo,inextensão,imponderabilidade,personalidade,pessoa,sujeito,eu,ego,me,mim,migo,eu mesmo,eu em carne e osso;pré-espírito,espírito (alma),fantasma,espectro;imaterialismo,espiritista,espiritualista,imaterialista,inteligência,substância espiritual e abstrata,ectoplasma.

Adjetivo

imaterial,incorpóreo,monogramo = impalpável,etéreo,inextenso,sem extensão,irretratável,irrepresentável,abstrato,virtual,sutil,transcendental,desencarnado,extramundano;ectoplasmático,fantasmagórico,espectral;sobre-humano,supersensível,extranatural,sobrenatural,fantástico,inventado,quimérico,ideal,sem nenhuma realidade,irreal,intangível,invisível,impessoal,neutro,intátil,fluídico,subjetivo,espiritual (psíquico),imponderável,anímico,ilocável,abstrato,inestendível,inextensível,místico,contemplador,contemplativo.

Verbo

ser (imaterial e adj.);não ter corpo nem forma,ser entidade abstrata,não ocupar lugar no espaço,ter existência subjetiva;imaterializar,desmaterializar,decorporificar,desencarnar-se,espiritualizar,subjetivar.

Advérbio

imaterialmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Humanidade

Substantivo

os viventes;humanismo,solidariedade,convivência;tolerância,fraternidade;a raça humana,a família humana,a espécie humana,a natureza humana;audax Japeti genus;genus humanum;gens humana;os mortais,os vivos,os humanos,os racionais,os homens;os seres pensantes,os bímanos,o gênero humano,gente,povo,etnia,massa,o vulgo,geração,mortalidade,carne,mundo,planeta,toda a gente,todo o mundo,totilimúndi (fam.);ser pensante,ser coletivo,ser inteligente,ser humano;homem,microcosmo,pessoa,vivente,personagem,indivíduo,sujeito,criatura,o animal que ri,animal racional,o próximo,sujeitório (depr.),mortal,alguém,alma,mão,coração,cérebro,criatura terrestre,filho de Deus,cabeça,indivíduo;comportamento,linguagem,cultura,ética,relacionamento;rei do mundo,rei do universo,rei da criação;dramatis personæ,meco,tipo,vulto,figura,personalidade,outrem,cavalheiro,gentleman,lady. dama,senhor;fulano,fuão,zé dos anzóis,zé da véstia,beltrano,beltrão,sicrano,um tal quidam,um quid,patrazana,vulto;povo,população,pessoas,casta,multidão,turba,público,sociedade,mundo,as nações,coletividade,comunidade em geral,comunidade,colônia,classe;massa popular,massa anônima;nação,tribo,nacionalidade,república,corpo político;terráqueo,cosmopolita,cidadão,concidadão,compatriota,conterrâneo,os quirites.

Adjetivo

humano,humanal,humanitário,pessoal,individual,coletivo,universal,nacional,internacional,mundial,planetário,terráqueo,mundanal,mundano,mundável (ant.),civil,cívico,social,cosmopolita,orbícola,unissexuado,celícola,mortal,bípede,bímano;antropológico,sociológico,cultural.

Verbo

humanar,humanizar;ser mortal,ser terra.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Macho

Substantivo

machão,homem,homão,varão,cavalheiro,cidadão,cavaleiro;menino,rapaz,gato,moço,adulto,velho,idoso,macróbio,patriarca,patriarcado;macheza,machismo,varonia,virilidade (adolescência),hombridade;masculinidade;ele,patrão,amo,namorado,noivo,marido,senhor,indivíduo,sujeito,barbadão,barbacena,barbaças,tipo;Adão = protoplasto,protoparente;calças,barba;(animal macho),galo,galispo,pato,garnizé,ganso,cão,porco,marrão,varrão,varrasco,veado,pai de égua,alotador,pastor,gamo,burro,cavalo,garanhão,cavalo de padreação,cavalo-pai,cavalo de lançamento,cavalo castiço,garrote,touro,marruá,cornúpeto,guadimá,lapiga (depr.),gato,bode,carneiro,cachaço,capado = cevado,frango,perdigão,polhastro,reprodutor;marel = padreador,marouco,pardal.

Adjetivo

macho,másculo,masculino,varão,barbífero,barbado,barbudo,barbaçudo,barbiteso,marel,padreador,reprodutor;termos depreciativos: efeminado,alfenado,amaricado,amulherado,amulherengado,melindroso,mulherengo,adamado.

Verbo

ser do sexo masculino;machear,cobrir (animal a fêmea) pertencer ao sexo feio,pertencer ao sexo barbado,pertencer ao sexo forte;vestir calças,masculinizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tópico

Substantivo

alimento,pão do espírito;pábulo mental,cevo;assunto,pasto,matéria,progimnasma,tema,assunto,ponto,texto,objeto,sujeito,conteúdo,teor,termo,ponto,item,caso,alvo,intriga,enredo,entrecho,ação,nó,tese,anquilha (ant.),questão,secreta,argumento,sentido,noção,resolução,título,capítulo,caso,proposição,teorema,texto,objeto de discussão,problema;campo,cavalo de batalha.

Adjetivo

considerado,dominante,in petto.

Verbo

fundar,flutuar no espírito;constar,rezar,tratar,conter,versar.

Advérbio

em consideração,em questão,em apreço,em estudo,sobre o tapete,na tela,sub judice,relativo a e.

Provérbio

Interjeição

Frase

Trata-se de. Está em jogo.

Conjunção

Servo

Substantivo

fâmulo,sujeito,vassalo,feudatário,dependente,familiar,servidor,súdito,subordinado,sequaz,assecla,subalterno,inferior,estipendiário,mercenário,assalariado,subsidiado,homem,pajem,varlete,valete,rascão,avençal,sargente (ant.),armígero,criado,preposto,encarregado,camarada,pessoa do serviço de alguém,veleiro (de frade),cliente,moço,doméstico,contínuo,bói,auxiliar de escritório,servente,lacaio,groom,paquete,serviçal,limpa-botas,empregado,funcionário,estagiário,soldadeiro,caudatário,colomim,curumim,moço de recados,copeiro,cozinheiro = vatel,bicho de cozinha,mirmidão,samurai (Japão),andador,basculho,comitiva,acompanhamento,séquito,estado-maior,casa militar,casa civil,corte,ministério,lacaiada,clientela,criadagem,escudeiro,aio,atabaque,donzel,garçon,garçom,valet de chambre,moço da câmara,criado de quarto,caudatário,viador (rainha),palafreneiro,estribeiro,estribeiro-mor,ordenança,satélite,estafeiro (ant.),cavalariço,cubiculário,guarnicioneiro,cuvilheira,mensageiro,mandadeiro,pegureiro,vaqueiro,guardador de gado,peão,caseiro,eunuco = semíviro;conclavista,mordomo,castelão,senescal,vedor,camarista,camareiro,tesserário,secretário,assistente,amanuense,escriturário,auxiliar,agente;repostaria,criada,serva,ancila,paqueta,sopeira (fam.),servilheta,confidente,dama d’honor,cuvilheira,ama nutriz,mucama,macuma,aia,retreta (da rainha),ráscoa,moça,ama de leite,criadeira,bonne,cozinheira,fregona,cordon bleu,açafate,cufaia,veleira (de freira),femme de chambre,fille de chambre,Cinderela;copeiro,escanção,cocheiro;escravo,mancípio (ant.),negro,preto,cativo,ilota,anagnoste,cursor,servo da gleba = adscriptus glebæ,recativo,acontiado,tricliniário,meia-cara,orcino,odalisca,sultana,escrava,tangalheira,carptor,vilão,leigo,pensionário,pensionista,anteâmbulo,parasita;valido,protegido,pupila,menor,apaniguado,capanga,jagunço;libré,escravidão.

Adjetivo

servil,serviçal,servidor,servicial,servo,estipendiário,soldadeiro,adstrito à gleba,mercenário,condutício,escudeirático.

Verbo

servir,prestar serviços como criado,desempenhar o mister de criado;estar à soldada,estar ao serviço de,estar às ordens de;depender de,comer o pão de,ser criado e subst.;cuidar de,tratar de,ter a seu cargo,apajear,escudeirar;alugar,assalariar,assoldadar,avençar,ajustar,subsidiar,estipendiar,ajornalar,engajar,trazer a soldo,pôr a servir,fazer as contas com,ter a serviço.

Advérbio

servilmente e adj.;à soldada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Plebeísmo

Substantivo

plebeidade,democracia;(Muitos dos termos seguintes frequentemente têm conotação pejorativa,depreciativa ou ofensiva,o que desaconselha seu uso indiscriminado) baixa esfera,camada,categoria,classe,condição;hoc genus omne,abunhadio,proletariado,os proletários,a multidão,fruges consumere nati,vulgo,plebe,patuleia,zé-povo,zé-povinho,povoléu,poviléu,enxurro,enxurrada,gentinha,o vulgacho,caiçarada;a plebe miúda,a plebe ignara;tropa fandanga,a rua (fig.),gentalha,gentaça,a escuma,o escumalho,a populaça,o populacho,gentiaga,ralé,escória,choldra,sarandalhas,os pequenos,os infelizes,os miseráveis,os sofredores a última camada social,pedintaria,a pelintragem,a pelintraria,a mendigagem,as classes inferiores,os párias,profanum vulgum,ignobile vulgum,o vulgo profano,a alma ignara das multidões,a farândola,a farandolagem,vulgata (p. us.),sudra (Índia),sangue plebeu = almagre,classe média,burguesia,mediania,épicier,burguês,grisette,demi-monde,plebeu = ruão,camponês,campônio,maloio,labrego,aldeão,matuto,labrosta ou labroste,lapuz,lapônio,vilão,moleque,mestiço,garoto,lazzaroni,gato pingado,escarro,farricoco,melcatrefe,mequetrefe,homem sem avoengos,ganhão,ganhador;ganhadeiro,filho do ganha-dinheiro;filho do ganha-pão,bandarra,cafumango,ratinho,lixeiro,sebeiro,lacaio,latrineiro,pica-milho,fraca gente,gamenho,calaceiro,chinchorro,pessoa de calcanhar rachado,maroto,haragano,lagalhé,meco,maltrapilho,farrapão,farroupilha,samango,fuão,gandaieiro,homenzinho,indivíduo,sujeito,tipo,barril do lixo (burl. e fig.),diamante bruto,mariola,sacripanta,madraço,madraceirão,bigorrilhas,bisbórria,sanfona (fam.),mangano,malandro,malandréu,malandrim,mandrião,mundeiro,sorna,vadio,valdevinos,falpárreas,inês-dorta,passanito,cafajeste,salafrário,sendeiro,saiaguês,rústico;pastrano,homem roto,desgraçado,infeliz,mendigo,pedinte,mondongueiro,mateiro = cloaqueiro,fateiro,côdea,xéu,badameco,camafonje,pica-milho,pastel,um quid,um quídam,pessoa de pouco mais ou menos,medrincas,petreco,pingarelho,rodilha,senhoraço,um ninguém,ninguenzito,pulão,fraca figura,homúnculo,pigmeu;pobre diabo,tartaranha,totó piruleta,joão-ninguém,zé-ninguém,chochinha,trolha,joão-fernandes,janeanes,ningres-ningres,zé-quitólis,zé-faz-formas,jagodes,pessoa de quolitiquê,sujeitório,chineleiro,borra-botas,zebedeu,zé-cuecas,zé da véstia,zé dos anzóis,zé-godes,zeimão;zé-prequeté (pessoa inútil),gata borralheira,filho das ervas = fideputa,malandra;senhoraça,parvenu,novo rico,trapeiro,upstart,senhoraço,profiteur,Cinderela,democrata,plebeu;republicano,democracia,vulgocracia;oclocracia.

Adjetivo

plebeu,rústico,vilão,ignóbil,desgraçado,mesquinho,baixo,vil,ananicado,soez,desprezível = moncoso,insignificante,desqualificado,zero à esquerda,refece = ordinário,reles,pirangueiro,apoucado,lançadiço,pequeno,catingueiro,que não tem valia,ínfimo,abaixo de zero,apagado,obscuro,humilde,desconhecido,ignorado,medíocre,parrana (mal trajado);pífio,chué,pulha,rústico,saiaguês,sáfio,saloio,incivilizado,fajuto,escroto (pleb.),grosseiro,bárbaro,chambão,inculto,agarotado,de baixa estofa,de baixa esteira,rasteiro,rastreiro,rastejante,mal nascido,malandrino,proletário,burguês;de baixa origem,de baixa estirpe,aburguesado,oriundo da mais humilde camada social;.

Verbo

ser plebeu e adj.;não ter berço,descender de humilde prósapia,catingar,ser fraca roupa,ser de baixa condição,ser um ilustre desconhecido;não ter pai alcaide,estar na obscuridade;viver na obscuridade,gandaiar,andar à gandaia,aburguesar-se,agarotar-se,aplebear-se;acanalhar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

doloroso contraste de fortuna!.

Frase

Conjunção

Risco

Substantivo

possibilidade,perigo,ameaça,pique,ponto,contingência;eventualidade,suscetibilidade,probabilidade,sujeição.

Adjetivo

arriscado,perigoso,ameaçado,ameaçador,periclitante;exposto,vulnerável,sujeito,inisento de,em risco;aberto a,franqueado a,obnóxio,apto para,passível de,propenso a,suscetível de,capaz de,pendente de,dependente de;contingente,aleatório,eventual,acidental,possível,provável.

Verbo

arriscar,arriscar-se a,estar (sujeito & adj.) a;correr risco,incorrer em,expor-se a,atrair sobre si,achar-se exposto a;correr o risco,correr o perigo;aventurar-se,arriscar-se,sujeitar-se a,ficar a mercê de,abrir a porta a,não estar isento de;dar oportunidade ao azar;dar lugar a,dar ocasião a,dar ensejo a.

Advérbio

à mercê de,ao arbítrio de,ao sabor de;no talante,ao capricho de;ao bel-prazer de,sob a dependência de,a ponto de,em perigo de,a risco de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Submissão

Substantivo

subjugação,capitulação,entrega,redução,rendição,subordinação,rendedura,resignação,conformidade,apatia,irresistência,acatamento,acato,jugo,sujeição;obediência,homenagem,vassalagem,preito,genuflexão,prostração,humilhação,humildade,docilidade.

Adjetivo

submisso e v.;resignado,irresistente,prosternado,prostrado,rastejante,calcado aos pés,humilhado,oprimido,flexível;vencido,rendido,subjugado,subordinado,dominado,entregue,sujeito,amartelado,batido,ferido,derrotado,indefeso,empolgado por força inexorável;insustentável,indefensável,humilde.

Verbo

sucumbir,abater-se,não poder resistir,sujeitar-se,subordinar-se,atar-se ao jugo;sucumbir às armas de,sucumbir ao ferro de;pôr-se à disposição;dobrar a cerviz,dobrar o joelho;procumbere humi = cair por terra,beijar o pó,chegar ao relho,curvar a fronte,curvar a cabeça,entregar-se,vergar-se,vergar-se ao prestígio da força,dar com a carga em terra,dar parte de fraco,abaixar a cabeça,zumbrir-se,ser dominado;arriar a carga;render as armas,depor as armas,abater as armas,arriar as armas;entregar a espada,dar a palma a alguém,pedir quartel;arriar bandeira,mochila;render-se à discrição,humilhar-se;entregar-se à mercê de,bater em retirada,render-se,submeter-se,vassalar (p. us.),dar-se por cangado;morder o pó,morder a poeira;dar-se a partida,declarar-se vencido,render-se à clemência dos vencedores,capitular diante da imposição,render as armas,arvorar a bandeira branca,hastear a bandeira branca,brandir a bandeira branca,pôr-se à mercê de,entregar-se,capitular,levantar os braços,erguer os braços,cair por terra vencido,apresentar as chaves,rojar a fronte no pó;rojar-se,volver-se no pó;ficar debaixo,genufletir,curvar-se,preitear,prosternar-se,prostrar-se,cair de rojo,ficar sucumbido,afocinhar-se,patear,atrelar-se ao carro dos vencedores,preitegar,cair de joelho,deitar-se aos pés,agachar-se,obedecer;amolecer,resignar-se,conformar-se;ir a Canossa,ajoujar-se aos destinos de,inclinar-se à vontade de,oferecer o colo ao jugo,mostrar o pescoço já inclinado ao jugo,alçar o braço,agitar a bandeira,passar pelas forcas caudinas,cair debaixo das lanças de;ficar à mercê de,estar à mercê de;oferecer a outra face,avaler des couleuvres;sorver lágrimas,engolir lágrimas,engolir injúrias,engolir a pílula,engolir em seco;devorar,engolir uma afronta;agradecer o insulto,passar recibo da ofensa,não responder ao insulto,ter sangue de barata,ter bom estômago,engolir cobras e lagartos,devorar a humilhação,não reagir;curtir,tragar a afronta,bater no peito.

Advérbio

resignadamente e adj.;com a corda no pescoço;genibus flexis,de joelhos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Seja tudo pelo amor de Deus!,Não há mais remédio. Amém!,Assim seja!,Fiat voluntas tuas.

Conjunção

Obediência

Substantivo

cumprimento,acatamento,acato,docilidade,respeito subserviência,apoio,submissão;consentimento,obtemperação,aquiescência,condescendência,complacência,disciplina,sujeição;passividade,docilidade,resignação,obediência passiva;fidelidade,fieldade,lealdade,constância,preito,deferência,vassalagem,preito e homenagem,dedicação,adesão,submetimento,tributo,subordinação,ductilidade;obsequiosidade;jugo,preito de obediência,torre,menagem.

Adjetivo

obediente,obedencial,sujeito,tributário,complacente,condescendente,fiel,fido,leal,devotado,dedicado,escravo de,dócil,docílimo,dócil aos acenos de,obsequente,bem mandado,ordeiro,disciplinado,cumpridor;amigo da disciplina,cultor da disciplina;pacato,restringível,resignado,submisso;subserviente,passivo,flexível,dúctil,cativo,sensível,doce de freio,governável,domável,domesticável,humilde,suportável.

Verbo

obedecer,ser obediente e adj.;obedecer,obtemperar,sujeitar-se,aquiescer,anuir,submeter-se à vontade de;respeitar,cumprir,acatar,prestar obediência,jurar obediência,render obediência;obrigar-se a alguém,obedecer sem replicar,fazer boa cara,submeter-se;desvoluntariar-se ao sabor de seus superiores,baixar a cabeça,servir fielmente,acolitar,curvar-se,humilhar-se,ir ao encontro da vontade de alguém;receber ordens de,cumprir leis,cumprir ordens de;seguir à bandeira de,satisfazer às ordens de,estar à mercê de,obedecer à espora de,deixar-se levar pelo nariz (servilismo);aquiescer às ordens,aquiescer às intenções de;executar as ordens de,apajear;acudir ao apelo,acudir ao leme de;atender às ordens de,obedecer à espora do cavaleiro,cumprir,dar execução,corresponder;ir ao beija-mão;render preito e homenagem,protestar respeito e vassalagem,tributar-se,tornar-se tributário;cingir-se,limitar-se,seguir estritamente,desamotinar,depor as armas.

Advérbio

obedientemente e adj.;à disposição de,às ordens de,sob o controle de,em obediência,em cumprimento.

Provérbio

Interjeição

Frase

jube domine;Perinde ac cadaver.

Conjunção

Sujeição

Substantivo

obediência,respeito,acatamento,acato;retenção,atamento,jugo,dependência,submissão,subalternidade,subordinação,serventia (desus.),escravidão,acorrentamento,escravização,subjugação,cativeiro,cadeia,servidão,ilotismo,escravatura,feudalismo,tutela,tutelagem,vassalagem,preito,contingência;constrangimento;opressão;jugo;submissão;obediência;tráfico negreiro,senzala,tanganhão,páreas.

Adjetivo

sujeito,submisso,domado,escravizado e v.;dependente,encabeçado,subordinado,subalterno,feudal,feudatário,subfeudatário,adstrito,escravo,heril,cativo,recativo,constrangido;efeminado,calcado aos pés,pisado,sopeiro,encostadiço,parasítico,conduzido pelo nariz,escravo de,estipendiário.

Verbo

submeter(-se) 725,estar sujeito e adj.;ser simples máquina,ser boneco de engonço,não ter vontade própria,estar à mercê de,estar nas mãos de,servir;obedecer;submeter-se;amansar,domar,reter,sujeitar,constrangir,compulsar,compelir,forçar,injungir,oprimir,refrear,subjugar,cangar,jugular,submeter,avassalar,enfeudar,tutelar,senhorear-se,tutorar,tutorear,controlar,assenhorear-se de,conquistar;mancornar,vincular,vencer,obrigar,reduzir à escravidão,atrelar ao carro do vencedor,escravizar,acorrentar,subalternizar = subalternar,agrilhoar,reduzir à condição de escravo,mergulhar no cativeiro,cativar;deitar grilhões,arrojar grilhões;reduzir à obediência,estender a sua influência,senhorear,coarctar a liberdade;dominar;conquistar braços hercúleos e baratos,montar no cachaço de alguém,conduzir alguém pelo nariz;ter alguém sob seu mando,ter alguém de mangas;dobrar a cerviz à escravidão,dar o pé à braga,comer pela mão de alguém,andar à corda,estar à obediência de alguém = estar às suas sopas,estar às suas atenças;deixar-se levar pelo nariz,deixar-se levar,deixar-se conduzir,deixar-se oprimir,viver numa jigajoga;morder o pó,curvar-se,ajoelhar-se.

Advérbio

submissamente e adj.;a ferros,sob as ordens de,sob o comando de;em poder de,nas mãos de,nas garras de,aos pés de,sujeito a;à mercê de,ao arbítrio de,sob o azorrague de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção