Sua língua na Internet

 

(ca.va.lo)

sm.

1. Mastz. Grande mamífero herbívoro da fam. dos equídeos (Equus caballus), de cascos resistentes, domesticado pelo homem desde a pré-história, us. como animal para montaria e tração, originalmente encontrado apenas na Ásia e Europa mas introduzido e disseminado no resto do mundo. [Nesta acp., fem.: égua]

2. Fig. Pej. Pessoa grosseira e ignorante; CAVALGADURA

3. Fig. Pej. Pessoa violenta.

4. Cada uma de duas peças do jogo de xadrez, movimentada em L no tabuleiro (duas casas em direção lateral e uma casa em direção longitudinal, ou vice-versa), e a única que pode 'saltar' sobre outras peças (deslocar-se mesmo quando uma ou mais casa adjacente não estão desocupadas)

5. Agr. Planta resistente em que se faz um enxerto de melhor qualidade.

6. Esp. Aparelho us. em ginástica artística; espécie de cavalete cuja parte superior, a meia altura, serve como apoio para as mãos, devendo o ginasta saltar sobre o aparelho com movimentos acrobáticos no ar, ou, usando alças presas à parte superior, realizar movimentos de impulsão das pernas e outros exercícios estáticos ou dinâmicos.: salto sobre o cavalo [nome de prova ou modalidade de ginástica artística]

7. Banca us. no fabrico de tonéis, barris etc.

8. Tenaz us. no fogão

9. PE SE Agr. Certa variedade de feijão [Tb. us. como adj.]

10. Geol. Parte de rocha que penetra num filão

11. Tip. Corpo estranho que se prende sob a forma e desalinha as letras

12. Pop. Med. Cancro venéreo

13. Rel. Pessoa que recebe o santo, em rituais afro-brasileiros como o candomblé, esp. de caboclo, a umbanda etc.

[F.: Do lat. caballus.]


Abrir o cavalo
1 Bras. Exigir que outrem retire o que disse.


A cavalo
1 Montado sobre cavalo.
2 P.ext. Montado sobre qualquer coisa.
3 Art.gr. Diz-se de grampeamento (de revista, caderno etc.) em que o(s) grampo(s) é aplicado sobre a linha de dobra; grampo canoa.


Andar no cavalo dos frades
1 Joc. Irôn. Andar a pé.


Cair do cavalo
1 Fig. Ter grande surpresa, ger. associada a decepção.


Cavalo da sela
1 Em parelha de cavalos que puxam carruagem, o que vai à esquerda do cocheiro.


Cavalo de batalha
1 Antq. Montaria adestrada para ser us. em batalha.
2 Fig. Aquilo que traz dificuldade ou impedimento, que é objeto de discordância ou disputa, e a que se dá grande ou exagerada importância
3 Fig. Área ou assunto preferidos de alguém, ou nos quais tem bom desempenho.
4 Fig. Meio ou argumento com que alguém conta para vencer uma disputa; p.ext. aquilo que é objeto de ênfase ou insistência
5 Fig. P.ext. Ver carro-chefe.


Cavalo de campo
1 N. Cavalo adestrado para campear o gado.


Cavalo de corrida
1 Cavalo adestrado para o turfe.


Cavalo de meia jornada
1 Bras. Cavalo com aparência de velho.


Cavalo de pobre
1 Bras. Burro ou jumento.


Cavalo de sela
1 Bras. Aquele que só é us. como montaria, esp. por ter qualidades (agilidade, boa andadura, obediência etc.) mais adequadas para esse trabalho do que para carga e tração.


Cavalo de Troia
1 Fig. Meio ardiloso e traiçoeiro, us. por alguém para se infiltrar em terreno de adversário, competidor, inimigo etc., com a ajuda inadvertida destes; p.ext. aquilo ou aquele que se infiltra entre o inimigo para provocar, de dentro, a derrota deste


Convidar o cavalo nas puas
1 RS Espicaçar o cavalo com espora(s).


Passar de cavalo a burro
1 Piorar de nível, de situação etc.


Tirar o cavalo/cavalinho da chuva
1 Desistir de um intento.





Como montaria em batalhas e expedições, como meio de transporte e força de carga, como partícipe em vários esportes, o cavalo tem sido parte da história da humanidade. A criação de cavalos é importante atividade econômica, bem como a de cavalos de linhagem adequada à prática de esportes (saltos, corridas, provas de adestramento etc.). Entre os países criadores de cavalos destacam-se China, Brasil, México, E.U.A., Argentina, Colômbia, Mongólia, Rússia, Etiópia.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Carregador

Substantivo

carrejão,moço de fretes,recoveiro,tropeiro,portador,estivador,almocreve,azemel,arrocheiro,tocador,cargueiro,condutor,guia,cornaca,guiador,mensageiro,aguadeiro,bájulo (ant.),machileiro;(abreviaturas usadas nos vocábulos seguintes: v = velho,m = magro,f = fraco);alazão,alfarás,Pégaso (mit.),corcel,ginete,palafrém,animal,badana (gír.),bagual,bicho,bucéfalo,campeão,campeador,catrapós,catrapus,catraio (gír.),cavalgadura,caxito,cavalo,changueiro,estrela,faca,facaneia ou hacaneia,flete,frisão,gaio,garanhão,guinilha,hemíono,montada,montaria,morzelo,nambi,parelheiro,pastor,pecherão,pingaço,pingo,piquete,poldro,puro sangue,redomão,tranquito,trotão,urco;(cavalos pequenos) andareco (depr.),canivete (m. f.),cavalicoque (depr.),garrano,mosquete,peceta (depr.),pequira = petiço,pica-pau (depr.),pileca (depr.),pônei,quartão,rocim,rocinante,pangaré;(cavalos velhos) arenque,arrasto,azêmola,bagual,catrapão,grelha (m.),mancarrão (m.) = pilunga,matungo (depr.),pica-fumo (depr.),reiuno (f.),sendeiro;égua,grani,horsa,biriba = beriba,brivana,candorça (m.),facaneia,forroia (v.),jumento,orelhudo,asno,burro,jerico,hechor,jegue,onagro,besta,bestiaga,burra,burranca,burrica,burreca,quadriga,tropa,muletada,muar,mula ou mua,guecha;(cores e sinais de cavalos);rena,rangífer,camelo,dromedário,lhama,elefante,pombo,correio,arranca-pinheiro (pop.);hipomania.

Adjetivo

equino,asinino,cavalar,muar,elefantino,elefântico,alfario;(cores e sinais de cavalo);trotador,troteiro.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Animal

Substantivo

animalejo,reino animal,fauna,irracionalidade,os irracionais,criação,semovente;alimária,bruto,animália,besta,fera,solípede,quadrúpede,quadrúmano,bicho,pegulhal,rebanho (reunião),grei;animais domésticos,animais selvagens;caça,feræ naturæ,animais do campo,hóspedes da floresta;animalão,animalaço,mamífero,invertebrado,vertebrado,paquiderme,réptil,reptante,bovídeo,bicharão,molusco,peixe,crustáceo,aracnídeo,marisco,verme,bicha,sanguessuga,lagartixa = sardanisca,sirgo = bicho-da-seda;leão;rei dos animais,do deserto;girafa = camelo-pardal (ant.),mu,muar,cavalo,gorila,chimpanzé = pongo,orangotango,antropomorfo,bugio,mono,símio,macaco,pataz;gado,rês,touro,cornípede,vaca,bezerro (animal novo),ovelha,carneiro,merino,cordeiro,chacim,cerdo,porco,suíno,marrão,suídeo,rinoceronte,lince,lobo cerval,ábada,bode,cabrão,cabro,capro,chiba,chibarro,aguti = cutia,aí,preguiça,porquinho-da-índia,cobaia,coelho,láparo,lebre,lebracho,lebrão,caçapo,peixe,aquícola,ginoto elétrico = poraquê = treme-treme (Goiás),torpedo,carapó,enguia elétrica,raposa,ginete,apereá,javali,gambá,sariguê,sarigueia,cervo,alce,veado,jiboia,cigarra,cega-rega,cascavel (animais malfazejos),jacaré,caimão,aligátor,cão,canzarrão,podengo = barbaças,cachorro,galgo,cuxiú,sabujo,alão,cusco,perdigueiro,umbro;cão de mostra,cão de levanto,cão de fila;buldogue,gozo,cão-d’água,rafeiro,rateiro,totó,cão-rasteiro,cão de guarda,perro,bigle,fraldeiro,fraldisqueiro,fraldiqueiro,lebréu,lebreiro,ventor,terra-nova,mastim,cães de manga,molosso,mabeco,jaguané,cinografia,gato,gatorro,gatarrão,vicente (pop.),miau,felino,felídeo,bichano,gato murador,marracho;boi,garrote,marruaz,zebu,caracu,cabresto,mocambeiro;ave,a gente emplumada,avejão,passarola,avezinha,avezita,avícula,palmípede,pássaro,criação,passarinho,passarola,passarada,passaredo,pássaros canoros (músico),galo = cantor matinal,andorinha = progne,salangana,taperá,colibri,guainumbi,beija-flor,vicilino,chupa-flor,pica-flor,chupamel,cotovia = popinha,pelicano,alcatraz,açor,açorenho,mutum,rato,calunga,camundongo,murganho,arbustramelo = pixuna,punaré,capote = galinha-d’angola = cocá,nambu = zabelê,anhuma,gralha.

Adjetivo

Verbo

quadrupedar,nidificar,berrar (vozes de animais).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,;,.

Macho

Substantivo

machão,homem,homão,varão,cavalheiro,cidadão,cavaleiro;menino,rapaz,gato,moço,adulto,velho,idoso,macróbio,patriarca,patriarcado;macheza,machismo,varonia,virilidade (adolescência),hombridade;masculinidade;ele,patrão,amo,namorado,noivo,marido,senhor,indivíduo,sujeito,barbadão,barbacena,barbaças,tipo;Adão = protoplasto,protoparente;calças,barba;(animal macho),galo,galispo,pato,garnizé,ganso,cão,porco,marrão,varrão,varrasco,veado,pai de égua,alotador,pastor,gamo,burro,cavalo,garanhão,cavalo de padreação,cavalo-pai,cavalo de lançamento,cavalo castiço,garrote,touro,marruá,cornúpeto,guadimá,lapiga (depr.),gato,bode,carneiro,cachaço,capado = cevado,frango,perdigão,polhastro,reprodutor;marel = padreador,marouco,pardal.

Adjetivo

macho,másculo,masculino,varão,barbífero,barbado,barbudo,barbaçudo,barbiteso,marel,padreador,reprodutor;termos depreciativos: efeminado,alfenado,amaricado,amulherado,amulherengado,melindroso,mulherengo,adamado.

Verbo

ser do sexo masculino;machear,cobrir (animal a fêmea) pertencer ao sexo feio,pertencer ao sexo barbado,pertencer ao sexo forte;vestir calças,masculinizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção