Sua língua na Internet

 

(pei.xe)

sm.

1. Zool. Denominação. comum aos animais aquáticos e vertebrados de diversas classes que possuem respiração branquial, têm os membros convertidos em nadadeiras, e o esqueleto cartilaginoso ou ósseo.

2. Bras. Ver peixinho.

[F.: Do lat. piscis, is. Ideia de ' peixe': icti(o)- (ictiologia)]


Como peixe fora d'água
1 Desajustado, desconfortável, pouco à vontade em certa situação ou circunstância.


Como o peixe na água
1 Confortável, à vontade no assunto ou na situação, em seu elemento: Quando se fala de música, ele fica como o peixe na água.


Falar aos peixes
1 Mar.G. Gír. Vomitar pela borda de embarcação.


Fazer render o peixe
1 Conseguir manter e prolongar uma situação favorável.


Mudo como um peixe
1 Não dizer uma palavra, manter silêncio absoluto.


Não ser nenhum peixe podre
1 Ter algum valor ou mérito, não ser desprezível.


Não ser peixe nem carne
1 Não se definir a favor ou contra, não tomar partido.


Não ter nada (a ver) com o peixe
1 Ser indiferente ou alheio a situação, disputa, causa etc.


Peixe de couro
1 Zool. Bras. Designação comum a certos peixes teleósteos siluriformes sem escamas, ou revestidos de placas ósseas. [São os bagres e os cascudos].


Pregar aos peixes
1 Tentar aconselhar, ou explicar algo, sem qualquer resultado.


Vender o seu peixe
1 Convencer ou tentar convencer com seus argumentos.
2 Cuidar dos próprios negócios e interesses.





Os peixes foram os primeiros vertebrados a aparecer na Terra. Existem cerca de 30 mil espécies com característica variadas, a maior parte delas marinhas. São em geral cobertos de escamas ou couro e têm corpo afunilado (para melhor cortar as águas em sua movimentação). Membranas chamadas nadadeiras, de acordo com sua localização os impulsionam ou lhes dão direção e estabilidade. Têm esqueleto (crânio e coluna vertebral, da qual saem ossículos estruturais), sistema nervoso (encéfalo e medula espinhal) e digestivo. A respiração se processa pela absorção de água pela boca, a retirada de seu oxigênio pelas brânquias, ou guelras, e sua expulsão por pequenos orifícios no corpo. Um sistema circulatório simples leva o oxigênio, pelo sangue, a todo o corpo. A temperatura do sangue é variável, de acordo com o ambiente.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Animal

Substantivo

animalejo,reino animal,fauna,irracionalidade,os irracionais,criação,semovente;alimária,bruto,animália,besta,fera,solípede,quadrúpede,quadrúmano,bicho,pegulhal,rebanho (reunião),grei;animais domésticos,animais selvagens;caça,feræ naturæ,animais do campo,hóspedes da floresta;animalão,animalaço,mamífero,invertebrado,vertebrado,paquiderme,réptil,reptante,bovídeo,bicharão,molusco,peixe,crustáceo,aracnídeo,marisco,verme,bicha,sanguessuga,lagartixa = sardanisca,sirgo = bicho-da-seda;leão;rei dos animais,do deserto;girafa = camelo-pardal (ant.),mu,muar,cavalo,gorila,chimpanzé = pongo,orangotango,antropomorfo,bugio,mono,símio,macaco,pataz;gado,rês,touro,cornípede,vaca,bezerro (animal novo),ovelha,carneiro,merino,cordeiro,chacim,cerdo,porco,suíno,marrão,suídeo,rinoceronte,lince,lobo cerval,ábada,bode,cabrão,cabro,capro,chiba,chibarro,aguti = cutia,aí,preguiça,porquinho-da-índia,cobaia,coelho,láparo,lebre,lebracho,lebrão,caçapo,peixe,aquícola,ginoto elétrico = poraquê = treme-treme (Goiás),torpedo,carapó,enguia elétrica,raposa,ginete,apereá,javali,gambá,sariguê,sarigueia,cervo,alce,veado,jiboia,cigarra,cega-rega,cascavel (animais malfazejos),jacaré,caimão,aligátor,cão,canzarrão,podengo = barbaças,cachorro,galgo,cuxiú,sabujo,alão,cusco,perdigueiro,umbro;cão de mostra,cão de levanto,cão de fila;buldogue,gozo,cão-d’água,rafeiro,rateiro,totó,cão-rasteiro,cão de guarda,perro,bigle,fraldeiro,fraldisqueiro,fraldiqueiro,lebréu,lebreiro,ventor,terra-nova,mastim,cães de manga,molosso,mabeco,jaguané,cinografia,gato,gatorro,gatarrão,vicente (pop.),miau,felino,felídeo,bichano,gato murador,marracho;boi,garrote,marruaz,zebu,caracu,cabresto,mocambeiro;ave,a gente emplumada,avejão,passarola,avezinha,avezita,avícula,palmípede,pássaro,criação,passarinho,passarola,passarada,passaredo,pássaros canoros (músico),galo = cantor matinal,andorinha = progne,salangana,taperá,colibri,guainumbi,beija-flor,vicilino,chupa-flor,pica-flor,chupamel,cotovia = popinha,pelicano,alcatraz,açor,açorenho,mutum,rato,calunga,camundongo,murganho,arbustramelo = pixuna,punaré,capote = galinha-d’angola = cocá,nambu = zabelê,anhuma,gralha.

Adjetivo

Verbo

quadrupedar,nidificar,berrar (vozes de animais).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,;,.

Notícia

Substantivo

nova,novidade,nota,informação;razão,referência,aviso,comunicado,punhado de notícias;noticiário,noticioso,informativo;fait divers;linguiça,tripa;alvitre,conselho,mensagem,recado,cabograma,despacho,marconigrama,radiograma,telegrama,satélite,telefonema,carta,comunicação;jornal,telejornal,rádio,radiojornalismo,telejornalismo,reportagem,relato,boletim,crônica,noticiário;manchete,versão = boato,soada,toada,cacha,falácia,fosquinha,conversa,falatório,parlatório,rumor,ruge-ruge,atoada,atoarda,a voz pública,fama,zum-mum,a voz corrente do boato,grita,murmúrio,murmuração,local,sussurro,dizem,ouvi dizer,disse me disse,escândalo,palestra,chocalhice,fuxico,tagarelice,mexerico,fofoca,fofocagem,trica,onzenice,coscuvilhice,díxemes,díxeme-díxeme (pop.),mexericada,intriga,urdimaça,enredo;corrilhos,o evangelho,o assunto do dia;o prato do dia,o tema de todas as palestras,o assunto necessário ao comentário do dia,o herói do dia,más notícias,correio de Jó,pantim;pavorosa,notícia sensacional,notícia fresca,notícia triste,notícia pavorosa,notícia alvissareira,notícia espaventosa;notícia borborinhante,notícia fantasiosa,rebate falso,notícia falsa,balela,abafarete,canard,peixe,barriga,um lampejo de novidades;segredo de polichinelo,divulgador,jornalista,repórter;narrador,comentarista,cesta-rota,saco-roto = boateiro,novidadeiro,porta-voz,noticiador,passador = noveleiro,porta-novas,noticiador,noticiarista,zizaneiro,gazeteiro,bisbilhoteiro,calhandreiro,coscuvilheiro,chocalheiro,chocalho,onzeneiro,tagarela,conversador,coscuvilheira,intriguista;novelista,alvíçaras;evangélias.

Adjetivo

noticioso,informativo;linguaraz,linguareiro,linguarudo,loquaz,parlador,mexeriqueiro,fofoqueiro,mexeriqueiro,boateiro,chocalheiro,bisbilhoteiro,palreiro,flutuante,corrente,dominante,em circulação,na boca de todos;que sacode a cidade,que preocupa a cidade,que agita a cidade.

Verbo

noticiar,ser boateiro,propalar,divulgar,informar,comunicar,relatar,reportar;zizaniar,andar com chocalho,alviçarar,transpirar;correr de boca em boca,voar de boca em boca;vogar,circular,vagar nos ares,divulgar-se,cair no domínio público,espalhar-se,zunzunar,constar,propalar-se,rotejar-se,saber-se,soar na boca do povo,andar na boca do povo,ser o Evangelho do dia,passar por certo,estar na ordem do dia,soar um rumor,divulgar-se,ser o assunto para o comentário da semana,soar uma nova aos ouvidos de,mexericar,intrigar,fofocar,intrigar,onzenar,onzenear,bisbilhotar,enredar,coscuvilhar,grassar a notícia,murmurar-se,rosnar-se,rumorejar-se,propalar-se,correr voz entre,correr voz de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção