Sua língua na Internet

 

(le:al)

a2g.

1. Que é honesto e sincero.

2. Que honra os compromissos assumidos; FIEL

sm.

3. Num. Nome de duas moedas portuguesas, uma do tempo de d. João I e outra cunhada em Goa, por Afonso de Albuquerque.


[Pl.: -ais.]

[F.: Do lat. legalis, e, 'digno, fiel' . Hom./Par.: leais (pl.), leiais (fl. de ler) e liais (fl. de liar).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Veracidade

Substantivo

sinceridade,veridicidade,autenticidade,fa(c)tualidade,confiança,franqueza,lisura,verdade,fidedignidade,candura,candidez,lhaneza,lhanura (des.),honestidade;fidelidade,pureza,boa fé,bona fide,amor à verdade,culto da verdade,simplicidade (ausência de artifícios);a verdade por princípio,a verdade por base,a verdade por fim;a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade;o resplendor da verdade,o rochedo da verdade,a luz da verdade;verdade inconcussa;verdade verdadíssima (fam.),exatidão.

Adjetivo

verdadeiro,autêntico,certo,exato,cristalino,desmalicioso,desartificioso,inequívoco,incontestável,deveras,veraz,vero,verídico,lídimo,factual,real,de antes quebrar que torcer,veríssimo,honesto,às direitas,escrupuloso,leal,dedicado,probo;sério,seriíssimo,lhano,sincero,lavado,cândido,alvar,puro,de ouro,franco de lei,reto,límpido,pio,fidedigno,não disfarçado (real);expansivo,amigo,consciencioso,de boa fé,imáculo,imaculado,intemerato,ingênuo (sem artifício);insuspeito,incorruptível,cujos lábios não mentem,de boa fonte,de autoridade,de boa mão,de consciência,de conta,de peso e medida,de honra,de luz e de candura,de peso,de preço,de marca G,que preza e cultua a verdade.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);estar na consciência de;falar a verdade,dizer a verdade,cultuar a verdade,prezar a verdade;mostrar nas suas verdadeiras cores,pintar nas suas verdadeiras cores;dar-lhe nas maturrangas,mostrar o lado vulnerável,fazer fé,reivindicar os direitos da verdade,dizer sempre a verdade,desconhecer o requinte da hipocrisia,não ter papas na língua,lançar fora o manto da hipocrisia,destecer um enredo,abrir os olhos a alguém;elucidar,desmistificar,desmascarar,desvendar,desmentir;falar alto,falar rasgado;falar pela porta dianteira,dizer alto e bom som,ser incapaz de mentir,odiar a mentira,deixar-se de reservas e reticências,falar português velho e relho,ser homem de veras,desmascarar-se,amar a sinceridade;ter o coração na boca,ter o coração no rosto;ser coração lavado,não mentirem os lábios,desenganar,desiludir,estar no coração,traduzir a verdade,pôr os pontos nos is,não enganar;não v..

Advérbio

verdadeiramente e adj.;realmente e adj.;com a verdade, pela verdade e dentro da verdade;em linguagem sóbria;fiel à verdade;fiel como o gnômon ao sol,fiel como a agulha ao polo;na verdade,com candura,sem refolho,sem malícia ou artifício,planamente,sem requinte de hipocrisia,bona fide,do íntimo d’alma,de coração,ex-corde,entranhadamente,de todo o coração,com todas as veras do coração,desfingidamente,do peito,às veras,ab imo pectore,de ponto em branco,desassombradamente,rasgadamente,sem rebuço,sem lisonja,sem dobrez,de corpo e alma,sinceramente,sem temor de desmentido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Amicus Plato,sed magis amica veritas. Veritas quamvis dura,tamen veritas est. Dura veritas sed veritas. Valha a verdade. A verdade primeiro que tudo. Id vero verius = nada há mais verdadeiro.

Conjunção

Perseverança

Substantivo

afinco,insistência,persistência,constância,continuação;permanência;firmeza;afincamento,aturamento,tenacidade,constância,fortaleza,fidelidade,lealdade,fieldade (pop.);apego,aferro,aguerrimento,dedicação,coragem,porfia,consistência,firmeza de ânimo,trabalho assíduo,ardor,aplicação frequente,assiduidade,paciência,paciência beneditina,atividade;pertinácia;iteração;infatigabilidade.

Adjetivo

perserverante,porfioso,tenaz,ardoroso,imudável,inconcusso,constante,firme,inabalável,indesviável,inamolgável,irremitente,indefesso,incansável,assíduo,incessante,inquebrantável,indestrutível,brônzeo,infatigável,rijo de ânimo,desvelado,invicto,trabalhador,industrioso;sólido,robusto,acérrimo,pertinaz,persistente,nunca esmorecido,indomável,forte,acarraçado,teimoso,dedicado,invencível;esforçado;seguro,devotado,fiel a,fido (poét.),leal,inalterável,imutável;inconquistável (forte);fiel até a morte,constante,aturado,insistente,estrênuo,contínuo.

Verbo

perseverar,ser (perseverante e adj.);persistir,ter na alma a resistência de granito,ter firmeza,aturar,afincar,insistir,ancorar,conservar-se firme e constante,ser perseverante e adj.;pegar-se,ficar na sua,não se desviar de,levar as coisas a fio,desunhar-se em,apegar-se a,ater-se,aderir,agarrar-se a,aferrar-se a,acarrapatar-se,continuar;prosseguir,não cessar de,conservar-se fiel a,trabalhar assiduamente;morrer equipado,morrer no seu posto.

Advérbio

perseverantemente e adj.;per fas et nefas,sem falta,com perseverança e subst.;permanentemente,sem desfalecimento,sem esmorecimento,sem descontinuar,sem parança,sem descanso,sem solução de continuidade,com afinco,noite e dia,com insistência,sem fraquejar,à pé firme;vogue la galère,tira que tira.

Provérbio

Quem porfia, mata caça;Alcança quem não cansa;Porfia mata veado e não besteiro cansado.

Interjeição

Frase

Nunca diga: desisti;Vestigia nulla retrorsum;Aperietur vobis.

Conjunção

Candura

Substantivo

simplicidade,simpleza,chaneza,naturalidade,espontaneidade,inexperiência,inocência,bonomia,bisonhice,desafetação,pureza,naïveté,ingenuidade,lhaneza,lhanura,candura,candidez,sinceridade;falta de malícia,singeleza,liberdade,compostura,credulidade,modéstia;honestidade,boa fé,lisura,retidão,franqueza,confiança,lealdade,desassombro,expansão de sentimentos,direção de intenções,inocência paradisíaca,linguagem franca e rude,épanchement;desabafo,diamante bruto,le palais de verité;enfant terrible.

Adjetivo

cândido,puro,sem arte,natural,nato,nado,nativo,nascidiço,espontâneo,fácil,pronto,sem malícia,despretensioso,desafetado,límpido;não estudado,não contrafeito,não adquirido,não factício,desartificioso,inartificioso,nadivo,nadível,inartificial,incompto,singelo,modesto,ingênuo,naïf,redondo,sincero,leal,confiável,franco,lhano,chão,cândido,aberto,escancarado,patente;honesto;inocente,chaníssimo,reto,arcadiano,bucólico,indissimulado,que não sabe enganar,sem rebuços;nem ideias reservadas,simples,singelo,inexperiente,bonachão;bonacheirão.

Verbo

ser (sincero e adj.);ter caráter aberto,não usar de rodeios,falar com franqueza,falar sem rebuço,ser um coração aberto,trazer o coração no rosto,ter o coração na boca,andar de face (ant.),falar rasgado,falar rudemente a verdade,falar do coração,não conhecer o mundo,não ter prática do mundo;fazer uma coisa na melhor das intenções,ser um cordeiro,mostrar as cartas,denotar candura,confiar;dizer pão, pão, queijo, queijo;aborrecer a hipocrisia,detestar a velhacaria e subst..

Advérbio

puramente e adj.;em português claro,com simplicidade,sem refolhos,sem armadilhas,sem malícia,sem artifício,sem veneno,planamente,lisamente,despretensiosamente,chãmente,boamente,rasgadamente,desassombradamente.

Provérbio

Interjeição

bofé!.

Frase

Conjunção

Obediência

Substantivo

cumprimento,acatamento,acato,docilidade,respeito subserviência,apoio,submissão;consentimento,obtemperação,aquiescência,condescendência,complacência,disciplina,sujeição;passividade,docilidade,resignação,obediência passiva;fidelidade,fieldade,lealdade,constância,preito,deferência,vassalagem,preito e homenagem,dedicação,adesão,submetimento,tributo,subordinação,ductilidade;obsequiosidade;jugo,preito de obediência,torre,menagem.

Adjetivo

obediente,obedencial,sujeito,tributário,complacente,condescendente,fiel,fido,leal,devotado,dedicado,escravo de,dócil,docílimo,dócil aos acenos de,obsequente,bem mandado,ordeiro,disciplinado,cumpridor;amigo da disciplina,cultor da disciplina;pacato,restringível,resignado,submisso;subserviente,passivo,flexível,dúctil,cativo,sensível,doce de freio,governável,domável,domesticável,humilde,suportável.

Verbo

obedecer,ser obediente e adj.;obedecer,obtemperar,sujeitar-se,aquiescer,anuir,submeter-se à vontade de;respeitar,cumprir,acatar,prestar obediência,jurar obediência,render obediência;obrigar-se a alguém,obedecer sem replicar,fazer boa cara,submeter-se;desvoluntariar-se ao sabor de seus superiores,baixar a cabeça,servir fielmente,acolitar,curvar-se,humilhar-se,ir ao encontro da vontade de alguém;receber ordens de,cumprir leis,cumprir ordens de;seguir à bandeira de,satisfazer às ordens de,estar à mercê de,obedecer à espora de,deixar-se levar pelo nariz (servilismo);aquiescer às ordens,aquiescer às intenções de;executar as ordens de,apajear;acudir ao apelo,acudir ao leme de;atender às ordens de,obedecer à espora do cavaleiro,cumprir,dar execução,corresponder;ir ao beija-mão;render preito e homenagem,protestar respeito e vassalagem,tributar-se,tornar-se tributário;cingir-se,limitar-se,seguir estritamente,desamotinar,depor as armas.

Advérbio

obedientemente e adj.;à disposição de,às ordens de,sob o controle de,em obediência,em cumprimento.

Provérbio

Interjeição

Frase

jube domine;Perinde ac cadaver.

Conjunção

Observância

Substantivo

execução,implemento,adimplemento,comprazimento,obediência;prática,cumprimento,satisfação,perfazimento,desempenho,preenchimento,recoleição,cumprimento de dever;respeito;acatamento,acato;cuidado,atenção,adesão,reconhecimento,lealdade,fidelidade (probidade);fidelidade (rigorosa e,docilidade,irresistência;rigor,precisão,pontualidade,zelo,escrúpulo,disciplina.

Adjetivo

observante,seguidor,observador e v.;praticante,cumpridor,fiel,cultor,leal,fido;fiel como o quadrante ao sol,fiel como a agulha ao polo;supersticioso,formalista,pontual,pontoso,honrado;escrupuloso,cumpridouro,consciencioso,religioso,rigoroso;intransigente,intimorato,exato,cumpridor de,impertérrito,irredutível,vigilante,inviolável,intangível,sagrado,sacrossanto.

Verbo

observar,aguardar,seguir,cumprir,adimplir = dar cumprimento à,guardar,satisfazer a,respeitar,acatar,atender,ater-se a,ficar,adstrito a,não se afastar uma linha,ter diante dos olhos,apegar-se,agarrar-se,aderir a,ser fiel a;cumprir à letra,cumprir à risca;executar,levar a efeito,professar;seguir os preceitos,seguir as prescrições,seguir os ditames;praticar,cultivar;obedecer,não se esquecer de;desempenhar uma missão;cumprir uma obrigação,preencher uma obrigação,desempenhar uma obrigação;desobrigar-se,desencarregar-se,desonerar-se,preencher sua palavra,honrar sua palavra,cumprir com fidelidade os compromissos,fazer seu ofício,ser como um relógio,resgatar um penhor.

Advérbio

fielmente e adj.;à letra,ao pé da letra,à risca,sem refolhos,literalmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Amizade

Substantivo

aderência (ant.),afeições do coração,fraternidade,fraternização,irmandade,confraternidade,consonância (fig.),harmonia (concórdia);paz;sodalício,contubérnio;comunhão espiritual;aliança;amizade firme,amizade funda,amizade inquebrantável,amizade cordial,amizade sincera,amizade duradoura,amizade indissolúvel,amizade eterna;cordialidade,camaradagem,companheirismo,compadrio,compaternidade,coleguismo,aproximação,confraternização,entente cordiale (em referência à aliança ou bloco formado pela França e a Grã-Bretanha,na I Guerra Mundial),convívio,convivência,dedicação,relações íntimas,caso de xifopagia (fig.),entranha,intimidade,relações,união,irmanação,liga,ligação,ligamento,laços de amizade,relações amigáveis,colacia = familiaridade,estreiteza (fig.),seio (fig.);estreitamento de relações,vinculação,comunicação,trato,acesso (fig.),intercurso,confiança,simpatia,afeto,afeição,inclinação,estima,apreço,cotação,consideração,amor,lealdade,fidelidade,respeito,identidade,igualdade de sentimentos;conhecimento,privança,relacionamento (fraterno),cabida,protestos de amizade,apresentação,amizade de barca (de pouca duração);encontro,aproximação,aceitação,afinidade,empatia,identificação,construção de um afeto,construção de uma convivência.

Adjetivo

amigo,caroável,amigável,amistoso,que denota amizade,fraterno,fraternal,amorável,íntimo = interior,familiar,confidente,valido,benvindo;que está ligado pelos laços de afeto,que está ligado pelos laços de confiança;confidente,xifópago (fig.),inseparável,unido,confraternal,afetuoso,cordial,amicíssimo,amigaço,amigão,privado,de muita confiança,de muita amizade,confiável,benquisto,quisto,estimado,leal,fiel,que tem cabimento,cabido,devotado a,dedicado a,afeiçoado a,ligado a,amante de,hederoso (poét.).

Verbo

ser amigo e adj.;serem a corda e o caldeirão,serem a corda e a caçamba;ter amizade a,ter relações com,ser da intimidade de,ser visita de,gostar de,visitar-se com alguém (sociabilidade);serem unha e carne,ter intimidade com,gozar da confidência,gozar da confiança,privar,frequentar,estar em convivência com,rodear,estar muito pegado a,ter grande cabida com;ser chapa de (gír.);ter grande estima a (ou por);ter grande afeição a (ou por);ter grande carinho a (ou por);ser o melhor amigo de alguém;ter afinidade com;possuir as graças o coração de alguém;ser de casa de alguém,ser do seio de alguém;puxar para alguém = dedicar simpatia a alguém,simpatizar com,comer na mesma gamela,entreconhecer-se,professar sincera amizade,privar da intimidade de,estar em graça para com alguém,ser livre com alguém,ser baú de alguém,amar;inclinar-se por alguém,resguardar como santas as leis da amizade;ter valimento com alguém,ter graça com alguém,ter favor com alguém;estender a mão direita a,cultuar a amizade,professar a amizade a;contrair amizade,cobrar amizade,cobrar afeição;mergulhar-se na intimidade penetrável do lar de alguém,ganhar a amizade de,afeiçoar-se,benquistar-se,compadrar-se,acompadrar-se,acamaradar-se,estabelecer relações íntimas,estabelecer relações fraternais,estabelecer relações amigáveis;apertar relações com,estreitar as relações com,ganhar terra com alguém,encontrar entre aqueles muros o frouxel e o carinho de um segundo lar,acomadrar-se com,contubernar-se,conviver,tomar familiaridade com,fraternizar-se;travar conhecimento,travar amizade,travar afeição;meter-se de gorra com alguém,relacionar-se,tomar alguém em seu deúdo (ant.),insinuar-se,granjear a simpatia de,cair em graça a,inspirar amizade,cativar o ânimo de,amistar,apreciar,estimar,ter em apreço,apreçar,considerar;votar estima,consagrar estima;prezar,ter em muito,ter em grande consideração,confraternar,confraternizar,irmanar,receber de braços abertos,ser compatriota de = ter natureza com.

Advérbio

amigavelmente e adj.;em amizade,de braços abertos,de braço dado,seu do coração,ombro a ombro,com familiaridade,em intimidade,mão por mão.

Provérbio

Na necessidade se prova a amizade;Amizade é como o vinho: quanto mais velha, melhor.

Interjeição

Frase

Na frágua do padecer é que se acrisola a amizade;São inseparáveis como a xícara e o pires.

Conjunção

Probidade

Substantivo

honradez;integridade,inteireza moral;retidão,brio,pundonor,capacidade,correção,dignidade,honorabilidade,hombridade,honradez,honestidade,lisura,pontualidade,fé,honra,boa-fé = bonna fides,rigor,seriedade,idoneidade,limpeza,incorrupção,intransigência no manejo dos dinheiros públicos,exatidão,justiça,justeza,equidade,imparcialidade,austeridade,têmpera,irrepreensibilidade,lhaneza,virtude,direitura,moralidade,moralismo;caráter incontaminado,caráter imaculado,caráter inteiro,caráter inconsútil,caráter íntegro,caráter incorruptível ou incorrutível,caráter sem jaça;constância,fieldade,fidelidade,lealdade,imaleabilidade,incorruptibilidade ou incorrutibilidade,imaculabilidade,dignidade,franqueza,sinceridade,grandeza,os sentimentos da honra e do dever,arminho (fig.),candor,candura,candidez,pureza d´alma,pureza de coração,elevação moral,alteza,veracidade;rasgo = ação nobre ou heroica,consciência (cumprimento do dever);compostura,decência,decoro,seriedade,pejo,pudor,recato,reserva,delicadeza de sentimentos,barbas honradas,inteireza de caráter,consciência limpa,nobreza de coração,escrupulosidade,escrúpulos,temor,pontualidade,resguardo,delicadeza de consciência,coerência,congruência;dignidade;altivez,sentimento do decoro,timbre,respeitabilidade,venerabilidade,invulnerabilidade,ponto de honra,zelo da reputação própria,tribunal de honra,argumentum ad verecundiam (= apelo à autoridade = falácia na qual se acredita que se X crê em algo,sendo X digno de crédito,aquilo em que ele acredita também deve ser entendido como tal);generosidade,magnanimidade;gentileza,amabilidade;zelo,diligência. cavalheiro;homem de palavra;homem de honra;homem de caráter;homem de princípios;homem enche-mão;homem de honra;homem de boa capa;homem de boas contas;homem de boa laia;homem da mais alta respeitabilidade;galantuomo = gentleman = cavalheiro,barbas honradas,pé de chumbo,portugal-velho,espírito firme,alma fácil a todos os sentimentos nobres;homem às direitas,homem da estofa dos antigos,homo antiqua fide = homem de reconhecida probidade.

Adjetivo

honrado,digno,íntegro,de bem,correto,respeitável,liso,probo,idôneo,honesto,decente,omnibus virtutibus politus = ornado de todas as virtudes,veraz;virtuoso;justo,reto,imparcial,insuspeito,desinteresseiro,desinteressado,excelente,desapaixonado;equitativo,são = inteiro,íntegro,impecável (fig.),intocável (fig.),invulnerável = invictus ad vulnera,integérrimo,escrupuloso,impoluto,virtuoso,insuspeito;conciliado com a sã moral,conforme com os princípios da honra,capaz,fidedigno,sério,incorruto a promessas e lisonjas,limpo de mãos,incorruptível ou incorrutível,imarcescível,supramundano,austero,inflexível,decente;inseduzível,por quem se pode pôr a mão no fogo,constante como a estrela polar,fiel à sua bandeira,fiel como a agulha ao polo,inabalável,digno de confiança,digno de fé,digno de crédito,digno de respeito,em quem se pode confiar,fiel,leal,lealdoso,fidelíssimo,insubornável,inconquistável,inacessível a empenhos,imaleável;franco,direto,lhano,verdadeiro,cândido,de coração bem formado,de ordem superior,sincero,formoso,perfeito,espartano,inteiriço,consciencioso,de consciência delicada,de espírito nobre,de princípios austeros,escrupuloso;apreciado pelos elevados dotes do coração,estimável,religioso,decoroso,pontual,atilado,pontoso,inquebrantável,timbroso,pundonoroso,altivo,respeitável,venerando,de correção impecável,coerente,congruente,criado no trabalho e na honestidade;limpo,inocente;puro,sem mancha,irrepreensível,imaculado,ilibado,sem jaça,impoluto,intato,incontaminado,inatacável,de procedimento airoso,de conduta exemplar,intangível,justus et tenax propositi = justo e obstinado em seus propósitos,acatado;bem-conceituado,acreditado,prezado,inteiro na vida,prezável,incapaz de qualquer deslize,cavalheiroso,andantesco,cavalheiresco,galhardo,brioso,galante,notável,cioso de sua honra,integer vitæ scelerisque purus = que é impoluto em vida e livre de culpa,bem-visto,distinto;magnânimo,generoso;gentil,amável;zeloso,diligente,cuidadoso;eminente,insigne,considerado,assinalado,distinto.

Verbo

ser honrado,ser digno,ser idôneo,ser reto,ser correto,ser a essência da (honradez e subst.);ter boas referências,ter caráter,seguir os princípios morais,ser a encarnação viva e perfeita da honra,ser homem de (consciência e subst.);proceder ou agir com honradez,proceder ou agir com integridade,proceder ou agir com lisura,proceder ou agir com decência,proceder ou agir com consciência,proceder ou agir dentro da razão;mostrar-se ilibado,andar direito,estimar-se,respeitar-se,prezar-se,ter dignidade;ter um nome a zelar,ter uma tradição a zelar;portar-se com honestidade,honestar-se,não ter nada em que se lhe pegue,ter bons sentimentos;fazer capricho em,fazer timbre de;caprichar-se,timbrar em ser justo;ser sempre seu timbre,ter sempre sua divisa de honra;proceder nobre e cavalheirescamente,só conhecer a superfície plana, sem altos nem baixos;cumprir o seu dever;amar a virtude;cumprir os seus compromissos com fidelidade,mostrar-se ilibado = tirar a sua a limpo,vitam impendere vero = dedicar a vida à verdade,cultuar a verdade;ser homem de consciência,ter consciência,ser de alto coração,portar-se honradamente,ter poder em si;manter uma grande seriedade de princípios,manter um espírito implacável de justiça;cumprir sua palavra,não faltar à fé jurada,manter o decoro de sua posição,afirmar princípios e contrariar interesses;pagar por honra da firma.

Advérbio

honradamente e adj.;bona fide,de boa fé,com a consciência limpa,sem deslize,com honra,a serviço das mais lindas e fortes inspirações,com dignidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção