Sua língua na Internet

 
arrobar 1 v. tr. || pesar ou medir por arrobas, vender por grosso, a olho. || Avaliar, pelo tato ou a olho, o peso de um objeto. F. Arroba+ar.

arrobar 2 v. tr. || converter em arrobe, temperar com arrobe. || Adoçar. F. Arrobe.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Gravidade

Substantivo

gravitação,atração universal,quintalada,peso,pesadume,pesadumbre,carregação,carregamento,peso específico,peso absoluto,peso relativo,densidade,ponderabilidade,atratividade,pressão;lei de Newton;massa,tara,arrecova,carga,ônus,fardo,fardete,bagagem,fardelagem,madeiro,trambolho,sobrecarga,sobrepeso,cruz,contrapeso,chumbo,lastro,lastração,pesagem;ponderação,preponderação;medidas de peso: tonelada,quintal,arroba,libra,quilo,arrátel,onça,marco,sêxtulo,oitava,escrópulo,grama,manjelim,quilate;balança,pesadora,romana;(ciência da gravidade): estática,barologia,barimetria.

Adjetivo

gravitacional,pesado e v.;grave,sujeito à lei da gravidade,grávido,carregado,onusto,sobrecarregado,pesado como chumbo,pesadão,esmagador,insuportável,intolerável,intransportável,importátil,preponderante,ponderoso,ponderável,incômodo,fatigante,exaustivo,extenuativo,extenuante,maciço,plúmbeo,premente,oneroso.

Verbo

gravitar,pesar,ser (pesado e adj.);estar sujeito à lei da gravidade,atrair,ser atraído,ir ao fundo,exercer pressão,puxar para baixo,descer,afundar,premer,preponderar,oprimir,comprimir,esmagar,achatar,prensar,imprensar,carregar,sopesar,tomar o peso de = pesar,arrobar,aquilatar,vergar-se,ajoujar,dobrar-se,gemer;tornar pesado,onerar,apresentar-se,chumbar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Medida

Substantivo

medição,comensurabilidade,mensura (p. us.),comparação,meças,avaliação,avaliamento,louvação,apreciação,estimativa,cálculo,orçamento,cômputo,suputação,cordeação,numeração;arqueação,arqueamento,estatística,censo,recenseio,recenseamento,demografia,cadastro,cadastragem,quilometragem,cubagem,pesagem,afilamento,aferição,aferimento,aritmologia,estatmética = uso de pesos e medidas;metrologia,metrografia,sistema métrico decimal,estereometria,pesos,medidas,escala,jarda,bitola,padrão,calibrador,arquétipo,craveira,estalão,darmadeira,escantilhão,petipé,régua,cadeia,decâmetro,metro,vara,teiga,compasso,bússola,medidas de capacidade,estere;padrão,unidade,metro,decímetro,centímetro cúbico;alqueire,canada,litro,almude,côngio (ant.),índice;medidas agrárias,hectare,adival,arpente (ant.),alqueire = aguilhada,saca,courela (ant.),geira;escala,graduação,nônio,vernier,paquímetro,calibre,micrômetro (pequenez);anemômetro,dinamômetro,termômetro,barômetro,gônio (244),pirômetro,estádia,párea;marco divisório (limite);balança (peso);coordenadas terrestres,coordenadas celestes,coordenadas equatoriais,coordenadas polares,geográficas,coordenadas cartesianas;ordenada,abscissa,latitude,longitude,ascensão,declinação,altura,distância zenital,altitude,azímute;geometria,estereometria,astrometria,hipsometria,gromática = agrimensura,agrimecoordenadas nsão,geodesia,longimetria,ortometria,altimetria;armila,esfera armilar,astrolábio;agrimensor,geômetra,engenheiro topográfico,topógrafo,engenheiro,medidor,aquinhoador,abalizador,afilador,aferidor,aquilatador,avaliador,lotador,varador.

Adjetivo

métrico,mensurável,comensurável,geodésico,estimativo,apreciável,computável,medível,dimensível,agrimensório,topográfico,cadastral.

Verbo

medir,mensurar,avaliar,fazer orçar,balizar,esmar,apodar,contar,cotar,dimensionar,reastrear,rasar,calcular,lotar;computar pela estimativa,computar pelo grosso;quilometrar,suputar (ant.),coletar,taxar,agrimensar,cordear,alqueirar,apreciar,estimar;avaliar a esmo,avaliar a olho;ateigar,comensurar,varejar = varear,pesar,arrobar,lançar na balança,arromanar,quilatar,aquilatar,aplicar o compasso,arquear,cubiçar,cubar,sondar,maquiar,almudar,calibrar,tomar a média;graduar,aferir,afilar,recensear,cadastrar,fazer o cadastro,parear.

Advérbio

a granel,sem conta nem peso,a lota,por estimativa,a olho,a esmo,à orça;mathematicis racionibus = segundo os cálculos matemáticos;por cálculo aproximado,em número redondo,aproximadamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Venda

Substantivo

vendição,redibição,vazão,saída,extração,consumo fornecimento,exportação,alienação,alienabilidade,vendibilidade;oferta;venda a retalho,venda por grosso,venda por atacado,venda a varejo;retrovendição;leilão,praça,hasta pública;vendedor,exportador,alheador,alienador,mercador;pregoeiro,leiloeiro;oferta (p.op. a procura).

Adjetivo

vendível,vendável,exportável,mercável,negociável;alheável,disponível,alienável,de grande procura.

Verbo

vender,pôr à venda,dispor de,alienar,alhear,impingir,reduzir a dinheiro;converter em metal sonante,negociar;redibir;oferecer,ofertar;comerciar,comercializar,disponibilizar,lançar,fornecer,colocar,distribuir;dar,deixar por;dispor de,levar ao mercado,colocar no mercado;exportar,efetuar a venda,regatar,mascatear,atavernar,arratelar,arrobar,revender,retrovender,vender à rasa;pôr em leilão,pôr em hasta pública;almoedar;pôr a preço,pôr em preço;fazer leilão,leiloar,entregar a quem mais der,deitar no leilão;pôr a laços,meter a laços;fazer veniaga de;pôr em praça,vender em praça;pracear,tirar alguém do lanço,chiscar = picar o lanço,cobrir o lanço a alguém,levantar o lanço,entregar o ramo,sub-hastar,vender às rebatinhas,fiar.

Advérbio

sob o martelo,ao correr do martelo,à venda,em hasta pública,em lanço,em leilão,a quem mais der;a prazo,à vista,a dinheiro,a prestação,fiado,financiado,no cartão,parcelado.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção