Sua língua na Internet

 

(fun.do)

a.

1. Que tem grande profundidade: "Haviam-se esquadrinhado todas as anfractuosidades, e todos os dédalos rasgados entre pedras, e todos os algares fundos..." (Euclides da Cunha, Os sertões))

2. Reentrante, cavado (olheiras fundas)

3. Que é sólido, firme (fundas convicções)

4. Que vem do íntimo (suspiro fundo)

5. Bras. Gír. Despreparado, fraco: Ela está muito funda em matemática

sm.

6. Parte que, num objeto ou cavidade, fica mais distante da abertura ou da borda (fundo da caverna)

7. A parte mais baixa em que repousam ou correm as águas (fundo do mar)

8. Parte mais afastada de um lugar ou região (fundo da floresta)

9. Fig. A parte mais profunda, mais pessoal, mais íntima de uma pessoa; o âmago, o cerne do indivíduo: Falou do fundo do coração

10. Econ. Conjunto de recursos administrados por um banco de investimentos ou sociedade corretora, visando a determinado fim (fundo de pensão)

11. Porção mais interna de um órgão (fundo do olho)

12. Art.pl. Em desenho ou pintura, plano que parece mais distanciado na perspectiva do observador

13. Primeira camada de tinta em um quadro, sobre a qual se pintam as demais

14. Cont. Capital financeiro ou outros valores que constituem o ativo de uma sociedade

adv.

15. Até o fundo; no lugar mais fundo, mais profundo (tb. Fig.): Seu exemplo calou fundo; O espinho penetrou fundo.

[F.: Do lat. fundus, i.]


A fundo
1 Com profundidade, ou com largueza: Estudou a fundo todas as possibilidades.


A fundo perdido
1 Econ. Sem expectativa ou previsão de retorno, de reembolso (esp. recursos financeiros aplicados em projetos de interesse social, atendimento de situações emergenciais etc.).


A um de fundo
1 Um depois de outro, em fila.


Dar fundo
1 Mar. Lançar âncora (embarcação, navio).


Entupir no fundo
1 Perseguir (vaqueiro) o animal por trás, para agarrar sua cauda e derrubá-lo.


Fundo de ações
1 Econ. Fundo de investimento com aplicação em ações.


Fundo de bateia
1 Bras. Resíduo de ouro remanescente na bateia, depois de retirada desta a areia.
2 Reunião de satélites do diamante.


Fundo de comércio
1 Econ. Conjunto de bens materiais e imateriais (produtos, direitos, ponto, contratos etc.) de que dispõe o comerciante para sua atividade.


Fundo de commodities
1 Econ. Fundo de investimento com aplicação em títulos de commodities (ver commodity).


Fundo de coral
1 Esp. Designação do tipo de fundo do mar propício à formação das melhores ondas para a prática do surfe.


Fundo de investimento
1 Econ. Fundo administrado por instituição financeira, do qual os investidores detêm quotas segundo as quais são rateados os rendimentos auferidos por aplicações, investimentos etc; fundo em condomínio; fundo mútuo.


Fundo de pensão
1 Econ. Aquele cujos rendimentos destinam-se ao pagamento de aposentadorias e pensões.


Fundo de reserva
1 Econ. Parte dos lucros líquidos de uma empresa reservados como provisão para eventuais necessidades futuras.


Fundo de resgate
1 Econ. Parte dos lucros líquidos anuais de uma empresa reservados como provisão para resgate de determinada dívida ou para aquisição de ações da própria empresa.


Fundo de segurança
1 Art.gr. Clichê ou outra superfície impressora do fundo de documento, título, cédula de dinheiro etc., com gravação de difícil reprodução, para impedir ou dificultar falsificações.


Fundo do poço
1 Fig. O ponto (presumivelmente) mais difícil e penoso de uma situação ou processo em si já difíceis e penosos.


Fundo em condomínio
1 Econ. Ver Fundo de investimento.


Fundo musical
1 Música(s) ou trecho(s) musical(is) que acompanha(m) as imagens de um filme, as cenas de uma peça de teatro, as falas de um programa de rádio, a exibição algum espetáculo, ou alguma atividade qualquer.


Fundo mútuo
1 Econ. Ver Fundo de investimento.


Ir ao fundo
1 Afundar.
2 Ficar muito deprimido, abatido, desanimado. [Tb. se diz Chegar ao fundo.]


Ir fundo
1 Pop. Envolver-se decididamente em ação, empreendimento, projeto etc; ir às últimas consequências.


No fundo
1 Essencialmente, intrinsecamente: É duro no tratar, mas, no fundo, é amável e cordial.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Intrinsecabilidade

Substantivo

inerência,hereditariedade,tara,atavismo,essencialidade,intimidade,subjetividade,fundo,essência,veio,quinta-essência,âmago,imo,encarnação,imanência,persistência,quididade,especialidade;seiva,elementos vitais,suco,medula,tutano,vísceras,entranhas,alma,coração,sangue,cerne,durame,força,energia,virtude,substância,espinha dorsal,miolo;composição,contexto,contextura,princípio,natureza,constituição,caráter,tipo,qualidade,apanágio,disposição,predisposição,bossa,atributo,gênio,requinte,índole,predicado,feição,temperamento,qualidade inata,crase,hábito,diátese,espírito,humor,dom,capacidade,poder;fisionomia,semblante;aspecto,particularismo,particularidade;idiossincrasia,tendência,instinto,inclinação,pendor,queda;sintoma.

Adjetivo

intrínseco,subjetivo,íntimo,radical,básico,fundamental,essencial,visceral,precípuo,quididativo,normal,conato,congênito,ínsito,de nascença,nado,nato,inato,nativo,nadível,inerente,inadquirível,nascidiço,encarnado,hereditário,herdado,imanente,implantado,privativo,especial;permanente,constante,imutável,interno;constitutivo,orgânico,natural,característico,indicativo;“que a natureza fez assim de nascimento”,atávico,especificativo,invariável,incurável,inauferível,invaporável,irradicável,inextirpável,inabdicável,inalienável,inalterável;arraigado,inartificial,inadmissível,imperdível,anímico,idiossincrásico,qualitativo.

Verbo

estar no sangue,estar na massa do sangue;ser inerente;ser inerente & adj.,inerir,vir a alguém de casta,não poder separar-se de,ser herdado;dormir e acordar com,pertencer a alguém “como o riso à inocência;como o aroma à flor”,ser qualidade essencial,ser adjetivo explicativo;constituir uma segunda natureza.

Advérbio

intrinsecamente,intrinsecamente & adj.;na substância,no fundo,na essência;praticamente,virtualmente,visceralmente.

Provérbio

Quod natura datur nemo negare potest. Quem torto nasce,tarde ou nunca se endireita,O pelo muda a raposa,mas o natural não o despoja;O que o berço dá,só o túmulo o leva.

Interjeição

Frase

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Profundidade

Substantivo

profundas,profundez,profundeza,profundura,fundo,fundura,depressão,abisso,insondabilidade;voragem,mergulho,pego,pélago,perau,abismo,precipício,despenhadeiro,itambé,fosso,cova,buraco,fojo,cratera,poço,cisterna,algibe,entranhas da terra,oceano,talvegue = caneiro,madre,leito,massame,sonda,sondagem.

Adjetivo

profundo,fundo,côvo,cavo,sepultado,submerso,subaquático,submarino,subtérreo,subterrâneo,insondado,insondável,impenetrável,inatingível,inacessível,invadeável,abismal,abissal,hiante,hiulco,crateriforme,côncavo.

Verbo

aprofundar(-se),ser (profundo e adj.);ir fundo,ter muito fundo,perder pé,não ter pé,achar sonda de tantas braças,abismar,fundar,profundar,refundar,afundar,cavoucar,cavar,escavar,sondar,fazer sondagem,afundir,submergir,desfundar,calar (navio).

Advérbio

profundamente e adj.;bem dentro,no âmago de,nas entranhas de,no fundo,nas profundas de,interiormente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Base

Substantivo

alicerce,fundo,fundamento,pedra angular,lastro,apoio,assento,embasamento (de coluna),encaixe,plinto,mísula,soco,pedestal,represa = peanha,chapim,acropódio (suporte),substrutura,substratum,supedâneo,estrado = taburno,bocel,toro,chão,solo,piso = pavimento,andar,pavimento,berma,sapata,repisa,cabouco,tapete,rés do chão,tabulado,soalho,porão,nadir,pé,planta;chanca,pata,sola,soleta,tornozelo,apófise,basificação,radícula,rodapisa,fralda,falda,aba,raiz,sobpé,sobcoxa,apófige,sopé,pedra fundamental.

Adjetivo

básico,basilar,nadiral,radicular,o mais baixo,ínfimo,essencial,fundamental;fundado,apoiado,estribado,alicerçado em.

Verbo

basear,basificar,firmar,estabelecer as bases de,assentar,alicerçar,fundamentar,sopear,calcar,librar.

Advérbio

ao socairo,no sopé.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Interioridade

Substantivo

interior,os dentros,profundeza,intervalo,subsolo,substratum,substrato,santuário,sanctum sanctorum;conteúdo,substância,essência,seiva,medula = miolo,mesocarpo,durâmen = cerne,núcleo,caracu;espinha dorsal,coração (centro),gema,alma,peito,vísceras,miudezas,entranhas,debulho (de porco),miúdos,intestino,tripa,estômago,fressura,mondongo,bofe,baço,útero,madre,matriz,reboleira (do bosque),ventre,seio,regaço,recesso;segredo,mistério,âmago,penetrais,recôndito,escaninho,íntimo,intimidade,fundo,grêmio,reconditório,recâmara,recôncavo,retrete,ventrecha,enroladouro (centro),entrecasca,samo,alburno,sertão.

Adjetivo

interior,interno,íntimo,introspectivo,ensimesmado,imo,arraigado,central,intestino,civil,do interior,subcutâneo,intracraniano,intermediário,intrínseco,nacional,vernáculo,doméstico,familiar,intermural,intramedular,intraocular,intrapulmonar,intravascular,intramarginal,endêmico,celíaco = intestinal,alvino,entérico,medular,meduloso,cavadiço,visceral,visceroso.

Verbo

interiorizar,ser (interno e adj.);não se manifestar,estar latente,internar,colocar dentro,centralizar,circunscrever,entranhar,embrenhar-se,incrustar.

Advérbio

interiormente e adj.;dentro,de dentro,em,ab intra,por dentro,do lado interior,no interior de,entreportas,intramuros,no lar,no remanso do lar,na intimidade do lar,no ambiente paterno,no ninho paterno,em família,camarariamente,de portas a dentro,januis clausis,no mais entranhado de,no meio de;no coração;no âmago,no recesso de;na paz do lar,no frouxel do lar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Retaguarda

Substantivo

costas,lombada,dorso,tergo,verso,avesso,costado,posterioridade,última fileira,contrafileira,lanterna,fundo,fundilho,hinterland;occipício,occipúcio,região occipital,nuca,cogote,espinha dorsal (pop.),toutiço,gorja,cachaço,cerviz,espinhaço;calcanhar,uropígio,garupa,atafal,anca,cadeiras,quadris,costaneira,lombo,nádegas,culatra,pousadeiro,pousadouro,bunda (pleb.),bumbum,nalga,reiras (pop.),rabiosque = rabioste = rabiote,assento,traseira,sesso,pódice (poet.),ânus,cu (pleb.),reto,ás de copas,posterioridade (pop.),rabadilha,rabada,cauda,rabo,cola (desus.),rabisteco,fundilho,alcatra,tarso,rabeira,rabicho,rabadela,coice,dorsum,rins,região lombar,rabiça,cerra-fila,ordenança (indo atrás),(de couro): carnaz;(de espelho): aço;(de exército): cauda,fundo,retaguarda;(de mão): dorso,reverso;(de medalha): reverso;(de navio): bombordo,estibordo;(de tecido): avesso;rasto,esteira,pegada,encalço,séquito,comitiva.

Adjetivo

posterior,traseiro,último,caudal,caudato,urodelo,lombar,nucal,dorsal,cortical,posteroinferior,posterossuperior,posteroexterior,posterointerior;nadegudo,nadegueiro,alcatreiro,costal,retal,anal,sedal,uropigial,culatral,rabado,rabudo,raboso,opistógrafo.

Verbo

ficar atrás,ficar na retaguarda,ser o lanterna,curvar-se para trás,fechar a raia.

Advérbio

posteriormente e adj.;na retaguarda,na cauda,para trás,de trás,por de trás.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Pintura

Substantivo

óleo,desenho,forma,perspectiva,escorço,chiaroscuro;pintura de regraxo;bico de pena,quadro histórico,pinacoteca,ciografia,cenografia,escola,estilo,gênero,artes visuais,arte decorativa;monocromia,policromia,colorido,matiz,tintas,morte-cor,vagueza,tons quentes,sombreado,paleta,palheta,cavalete,tela,ponta-seca,pincel,brocha,espátula,lápis,carvão,esfuminho,colhedeira,plombagina crayon,giz,tabaxir,pastel,empastamento,colorido;aquarela,pintura a óleo,carnação,encarne,verniz;veladura ou velatura,aguada,guache,têmpera;pintura a têmpera,pintura a fresco;quadratura,esmalte,regraxo,encáustica,meliana,mosaico,tapeçaria,pintura pastosa,desenho a esfuminho,granido,iluminura,pintura de iluminação,pintura a pastel,engana-vista,trompe-l’oeil,empaste;fotografia,heliografia,fototipia,fototelegrafia,heliocromia,litocromia,heliogravura,esgrafito,retrato;corpo inteiro,meio corpo,meio busto,miniatura,perfil;gravura,xilogravura,litografia,quadro,painel,tela = barramaque,tableau,fresco,retábulo,estampa,obra-prima,cartão;gabinete,atelier,studio,galeria de pintura,calco;esboço,debuxo,perfil,bosquejo,ponto de vista;meia tinta,toque meduloso,campo,fundo,fugente,longe de quadro,sombra,silhueta,fotógrafo,heliógrafo,daguerreótipo;paisagem,quadro de gênero,marinha,vista,cenário,panorama,diorama,massas;linha fundamental,base do quadro,linha de terra,artes plásticas.

Adjetivo

pintado e v.;pintado a fresco,pitoresco,pinturesco,icástico,pictórico,gráfico,eludórico,monogramo.

Verbo

pintar,debuxar,desenhar,estampar,esboçar,figurar,apaisar,rabiscar,miniaturar,bosquejar,manejar o pincel,delinear,esquissar,granir,sombrear,pôr sombras escuras,lavrar,perfilar,adumbrar,tracejar,pincelar,campir,panejar,lapijar,esgrafiar,escarvoar,riscar,empastar,colorir,envernizar,esmaltar,pintar a óleo,modelar,representar;regraxar,acidentar,produzir acidentes de luz,esbater,aquecer de tons amorosos,pintar com cores vivas,miniaturar,dar expressão animada,transmitir à tela,encarnar,escorçar,fotografar,fototipiar,daguerreotipar;ser bom pincel,ser pincel amestrado.

Advérbio

a lápis e subst.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fecit delineavit.

Conjunção

Depósito

Substantivo

repositório,contêiner,escrínio,estojo;jazigo,jazida,estoque,galpão,fundo,mineira,mineiro,mina,pepineira,veia,veio,filão,vieiro,beta,fonte,poço,vaca de leite,teta,manancial,lençol,faisqueira,mina de ouro,mante,turfeira,abastecimento,monte (coleção);tesouro,reserva,fundo de reserva,endez,sobressalente,retém ou retenho,economias,bonne bouche;colheita,apanha,guilha,messe,vindima;sortimento,sorteio,acumulação,armazenagem,provisão,almoxarifado,feixe,meda,lugar,lagariça,celeiro,silo,relego,tercena (ant.),granel,hórreo (desus.),colmatagem,espigueiro,comboio,armazém,cantina,trapiche,hangar,gudão ou godão,armazém de retém,entreposto,adega,armarinho,mercearia,pataia (ant.),tulha = silo,ucha,ucharia,depôt,cache,pilheira,pilheiro,repertório,reportório,arquivo,arca,paiol,matriz,prontuário,copa,despensa,apoteca,tênder,clavaria,nubilar,nibilário,banco (tesouro);arrecadação,arsenal,armaria,galeria,parque,museu,conservatório,potreiro,viveiro,aquário,piscina,seminário,aviário = passareira,cisterna,castelo d’água,arca-d’água,cratera,almácega,tanque,cacimba,carcás,aljava,pasta,cofre (receptáculo).

Adjetivo

armazenado e v.;disponível,supranumerário = ascritivo;agareiro.

Verbo

armazenar;meter em armazém,recolher em armazém;depositar;meter em depósito,pôr em depósito,guardar em depósito;acumular,atulhar,entulhar,entupir,enceleirar,aceleirar,encher,atestar,entesourar = apedourar,coacervar,acavaleirar,acavalar,amontoar,encastelar,acondicionar,abocetar,empilhar,guardar,aferrolhar,economizar,arrecadar,enfrascar,engarrafar,ensacar,encaixotar,encapoeirar,embaular,engavetar;enviveirar,autuar,capitalizar.

Advérbio

de sobresselente,supranumerário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estabilidade

Substantivo

intransmutabilidade,subsistência,imutabilidade,intransmissibilidade,inalterabilidade,constância,manutência,manutenência,fixidez,conservadorismo,solidez,incomutabilidade,equilíbrio estável,irrevogabilidade,imobilidade,rotina,tradicionalismo,culto das tradições,imobilismo,fixura,fixidade,cronicidade,vitalidade,consistência,persistência,preservação,emperramento,firmeza,firmidão,segurança,rigidez,anquilose,acampsia,hibernação,aplomb,permanência;obstinação;irredutibilidade;alicerce,rochedo,torre,montanha,granito,penedo.

Adjetivo

imutável,imudável,imodificável,incristalizável,inalterável,inabalável,estacionário,perpétuo,constante,persistente;indispensável,permanente;indeclinável,inflexionável,inexterminável,inconjugável,invariável,indesviável,inabalável,incontrastável,irrevogável,inextirpável,incalcinável,inquebrantável,inerradicável,irretratável,irrevocável,intransmutável,incomutável,irreformável,indeformável,incongelável,imóvel,seguro,emperrado,perene;consistente,fixo,fixado,firme,assente,sólido,imoto,inconcusso,inconsunto,maciço,arraigado,fundo,radicado,inveterado,velho;rotineiro,crônico,obstinado;fatal,irremediável,imperecível,insuscetível de mudança,sem direito nem avesso,insimplificável,indelével,intransferível,incorrutível,inconversível,inflexível,irremovível,inamovível,inconsuntível,invertível,inextinguível,irredutível,irreduzível,indestrutível,indecomponível,indivisível.

Verbo

estar (firme & adj.);ter a solidez do granito;ficar,permanecer firme;persistir,afrontar a tempestade,subsistir,estabelecer-se,imobilizar-se,anquilosar-se,ossificar-se,fossilizar-se,inalterar,endurecer,emperrar,afixar-se,consolidar-se,preservar-se,firmar-se,tomar pé,assentar-se em bases sólidas,fundamentar-se,assentar a tenda;lançar raízes,fincar-se,arraigar-se,enraizar-se;fazer seu quartel general em,fazer sua tenda em;estacionar-se,inveterar-se,encruar,construir sobre um rochedo,firmar,perpetuar,atar.

Advérbio

imutavelmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dor

Substantivo

sofrimento,traspasso,padecimento;sofrimento físico,sofrimento corporal;terebração,aixe (fam.),dodói,guinada,fisgada,pontada,agulhada,alfinetada,cólica,dor de cabeça,cefaleia,cefalalgia,cefalia;otodinia = dor de ouvidos,dor de dentes,odontagra,neuralgia,tique;hiperalgia,neuralgia facial,algia,angialgia,artralgia,cervicalgia,cinesalgia,cistalgia,condralgia,coxalgia,dorsalgia,faringodinia,gastralgia,glossalgia,gnatalgia,gonalgia,hepatalgia,laringalgia,lombalgia,lombociatalgia,otalgia,mialgia,mastodinia,metralgia,nefralgia,mielalgia,raquialgia,reumatalgia,cardialgia,odontalgia,oftalmagia,omalgia,ooforalgia,ostealgia,metralgia,esplenalgia,notalgia,orquialgia,pancreatalgia,pigalgia,pneumonalgia,prostatalgia,quiralgia,retalgia,epigastralgia,costalgia,tinalgia,ureteralgia,uretralgia,urodinia,proctalgia,talalgia,telalgia,tenalgia,histeralgia,reira;dor viva,dor penetrante,dor cruciante,dor aguda,dor desabalada,dor violenta,dor funda;pleurodinia,reumatismo,espasmo,cãibra,breca,lumbago,tenesmo,pesadelo,dandão,íncubo,opressão,sobressalto,convulsão,mal estar,desconforto;dor de parto,dor de tortos;puxo,agonia,palpitação,angústia,fundura da dor,eslabão,golpe,vergão,contusão,lanho,chaga,ferida,pressum vulnus = ferida profunda,equimose,tolontro,mossa,úlcera,mal,estrepada,doença,pancada,lambada,paulada,bordoada,navalhada,esmechada,pazada;estorcegão,cacheirada,calamocada,cajadada,coque,chulipa,carolo,morsegão,pontapé,murraça,murro,ferimento = rascadura,coroa do martírio;trauma,traumatismo,tormento,tortura,belisco,beliscão,beliscadura,cruciato,tratos,suplício,cruciação,farpão,mortificação,crucificação,crucifixão,martírio,cilício,disciplinas,açoite,polé (castigo),aguilhão,seta,xara,aguilhoada,espetada,espinho,acúleo,ferrão,picada,urtiga,aziar,vivissecção;punctura,queimadura,tomadura = pisadura,matadura,mazela,cutilada,ferroada,ferretoada,aguilhoada,vergastada,zagunchada,lancetada,fusada,fustigo,picada,picela,picadura,unhada,bicada,marrada = topetada,mordedura,mordedela,mordicação,morso,levadente,gemido,contorsão,gritos lancinantes (expressão de dor).

Adjetivo

dorido,doloroso,dolente,pungente,cruciante,terebrante,lancinante,excruciante,dolorífico,dolorido,faretrado,magoado e v.;contuso,contundente,obtundente,mordente,tormentoso,desumano,pungente,pungitivo,terrível,conquassivo = atormentador;cruel,severo,agudo,penetrante,sevo,fundo,vivo,inquisitorial,traumático,agrilhoador,vulnífico;odontálgico,otálgico,costálgico,cardiálgico,nefrálgico,cefalálgico,reumático,tenesmódico.

Verbo

experimentar uma dor,sofrer uma dor;padecer com uma dor,ficar a pedir misericórdia,ver estrelas ao meio-dia,doer a alguém;levar vida negra,levar má vida,levar vida de cão;sofrer maus tratos,padecer,fugir a luz dos olhos,deitar-se sobre espinhos,contorcer-se,gemer,estorcer-se,retorcer-se,espojar-se,torcer-se em convulsões;picar,sangrar,lancinar,macerar,magoar,retalhar,lancetar,traspassar,golpear = refender,amputar,decepar,cesurar,aferretoar,pungir,ferir,urtigar,chagar,chuçar,pisar,ferroar,ferretoar,setear,assetear,malhar,esmordaçar,morder,mordicar,morsegar,abocanhar,bandarilhar,seviciar,fustigar,queimar,grelhar,faretrar (poét.),dardejar,navalhar,terebrar,azagaiar,zagunchar;rasgar,romper,lacerar a,dilacerar,macerar,perfurar a carne;machucar,esmigalhar;assentar,pespegar,impingir um murro;calamocar,esfolar,penetrar,torcer,arrancar,puxar;maltratar,obtundir,contundir,luxar o pé,molestar,afligir,atormentar,infligir dor,sugilar = produzir equimose em,esmechar,crucificar,cruciar,excruciar,martirizar,chagar,algozar,torturar;dar ou por a tratos de polé;açoitar,fazer alguém num Cristo,aguilhar,espetar,encher alguém de aguilhoadas;crivar de golpes,crivar de balas;lanhar,estiletear,estrepar,malferir,espicaçar,bicar,unhar,gatanhar = escarpelar,nicar,escarificar,pôr a tormentos,matar,aleijar,trilhar,pisar = magoar,dentar.

Advérbio

doridamente e adj.;loco dolente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.