Sua língua na Internet

 
Adj. || purificado pela refinação; puro: Sal refinado. Na indústria da destilação dos petróleos, há, além do petróleo refinado, os subprodutos. ( Arm. Marq. Guedes , Para Uma Nova Economia , III, c. 1, p. 269.) || (Fig.) Apurado, rematado, levado ao requinte; completo: Um ladrão refinado; mentiroso refinado. Dizem uma refinada falsidade. ( Aq. Ribeiro , Luz ao Longe , c. 3, p. 49, ed. 1949.) Aquela refinada afetação, que à força de estudo, deixa de o parecer, e se confunde com a naturalidade... (Oliv. Mart., Febo Moniz, c. 8, p. 66, 1ª ed.) || (Fig.) Afetado, amaneirado: Cortesias refinadas. F. Refinar.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Grandeza

Substantivo

quantia,quantidade,magnitude,magnificência,pujança,tamanho,abundância,fartura,profusão,munificência;multidão;imanidade,imensidão,imensidade,vasteza,vastidão,amplidão,enormidade,imensurabilidade,imensurabilidade & adj.;fundura,profundidade,infinito;poder,força,intensidade,agudeza,plenitude,esplendor,importância;graveza,gravidade,incredibilidade,o máximo,mundos e fundos,coisas e lousas,montes de ouro,reunião;o grau de,grande quantidade,roda,rima,montão,parga,pilha,pecúlio,mole,volume,peso,extensão,mundo,montanha,massa,abalada,rosário,saraivada,carrada de,tarraçada,monte,cabazada,moroiço,taco,número,acervo,enchente,fardo,amontoado,cheia,dilúvio,rosal,rol,rolo,pacote,série,estoque;embrulho,remessa,ruma,pratalhaz,carregação,carregamento,arroba,alqueire,tonelada,quilômetro,uns bons pares de;sudário,estendal,monturo,quadrilha.

Adjetivo

grande,palmar,maior;considerável,alenado,avultado,vultoso,crescido,graúdo,quantioso,acima do par,volumoso;amplo,largo,lato,tanto,vasto,rasgado,abundante;cheio,pleno,plenário,forte,intenso,são,pesado,completo,profundo,alto,assinalado,incontestável,inacabável;sonoroso,clangoroso,escandaloso,estrepitoso,retumbante,ruidoso;muitos;imenso,desabalado,enorme,urca ou urco,extremo,desordenado,tremendo,abracadabrante,excessivo,extravagante,imane,fantástico,monstruoso,grandíssimo,fero;grandioso,esmensurado,monumental,descomunal,colossal,estupendo,prodigioso,surpreendente;inarrável,inenarrável,incrível,inimaginável,incalculável,maravilhoso;descabelado,formidável,formidante (poét.),renhido,encarniçado,sobrenumerável,infinito,irrestrito,ilimitado;fabuloso,inaudito,terrível,importante;impressionante,imponente,respeitável,valioso,decisivo,de exceção,numeroso,absoluto,positivo,decidido,inequívoco,essencial,perfeito,acabado,notável;digno de nota,digno de menção;subido,extraordinário,transordinário,inapreciável,gordo,pingue,grosso,ingênito,desmedido,descomedido,desmarcado,descompassado,desmesurado,infrene,sobre-humano,interminável,tantíssimo,sobrenatural,fidagal,entranhado,mortal;gigantesco,despropositado,fora do comum,ciclópico,agudo,tremendo,formidando,horrendo,ideal,insuportável,inadmissível,indeclarável,inextirpável,inextinguível,invencível,invejável,mirabolante,dantesco,sem precedentes,penoso,doloroso,desenvolvido,extenso,vasto,não acanhado,refinado,de marca,de marca G,de marca maior,maior da marca,fenomenal,peregrino,invulgar,quantitativo.

Verbo

ser (grande & adj.);transcender,não conhecer limites,estar à prova de fogo,aumentar;ocupar uma grande área,pulular,fervilhar;avultar,dilatar-se;ir longe,perder-se de vista,esfervilhar aos centos,revestir proporções assombrosas.

Advérbio

grandemente,grandemente & adj.;muito,muitíssimo;exatamente;decididamente,inequivocamente,irrefragavelmente,matematicamente,fatalmente,pura e simplesmente,solidamente,seriamente,essencialmente,visceralmente,fundamentalmente,radicalmente,pronunciadamente,sensivelmente;plenamente,inteiramente,integralmente,absolutamente,redondamente,totalmente,ricamente,completamente;abundantemente;largamente;grandemente,sobremodo,sobremaneira,deveras,muito,bastante,intensamente,altamente,enormemente,supinamente,piramidalmente,nimiamente,sobradamente,sobejamente,incalculavelmente,vivamente,em alta escala;maximamente,exaustivamente,até a ponta dos cabelos,até mais não poder,em assombrosa quantidade,em barda,às braçadas;em subido grau,em sumo grau;até a medula dos ossos,no cúmulo,no auge,no apogeu,no zênite,em toda a plenitude,até os olhos,até as orelhas,a morrer,até mais não (seguido de um verbo no infinito);poderosamente,preeminentemente,desmesuradamente,sumamente,superlativamente,superiormente;infinitamente,ilimitadamente,em toda a extensão da palavra;particularmente,especialmente,singularmente,curiosamente,ordinariamente,comumente,notavelmente,assinaladamente,principalmente,enfaticamente,egregiamente,vantajosamente,admiravelmente,estupendamente,de maneira toda especial,a olhos vistos;peculiarmente,anomalamente,escandalosamente,anormalmente,grotescamente,fantasticamente,prodigiosamente,abusivamente,exclusivamente,excetuadamente;violentamente,agressivamente,imoderadamente,furiosamente;desesperadamente,loucamente,endiabradamente,caprichosamente,estrondosamente,veementemente,fanaticamente,desenfreadamente;tibericamente,iradamente,raivosamente,colericamente,despoticamente,atramente,descabeladamente,obstinadamente;penosamente,tristemente,amargamente,cruelmente,desgraçadamente,lamentavelmente,lamentosamente,horrivelmente,lugubremente,pobremente,plangentemente,clamorosamente,funereamente,melancolicamente,tetricamente,sombriamente,lutuosamente;mortificantemente;otimamente,deliciosamente,festivamente,solenemente,exultantemente,alegremente,gostosamente,prazenteiramente,deleitosamente,gratamente;feericamente,satisfatoriamente,encantadoramente,ledamente,jubilosamente,sorridentemente;diabolicamente,nocivamente,perversamente,infernalmente,satanicamente,zangadamente,endemoninhadamente,perniciosamente,truculentamente,desumanamente,despoticamente,ferozmente,iniquamente,maldosamente,impiedosamente,sadicamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Completamento

Substantivo

completação,complementação,integração,integralização,preenchimento,remate;enchimento,inteireza,integridade,perfeição;solidez,solidariedade,unidade,tudo,nec plus ultra,ideal,limite;complemento,suplemento,apódose,cogulo;plenitude,saturação,saciedade,preamar,abastança,suficiência,abundância.

Adjetivo

completo,perficiente,inteiro,todo;perfeito;cheio,pleno,cabal,maciço,rematado,bom,absoluto,total,plenário,sólido,indiviso,com todas suas partes,íntegro,integrante,bruto,ilíquido;exaustivo,radical,regular,consumado,bem-acabado,incondicional,inqualificado,livre,exuberante,abundante;transbordante,recheado;abarrotado,cheio até a boca,cheio até as bordas;replenado,lotado,superlotado,entulhado & v.;alambazado,congestionado,repleto,superabundante;saturado,supersaturado,atestado,empanturrado,copioso,onusto,prenhe,completável,complementar,suplementar,supletivo,supletório,chapado,rematado,matriculado,experimentado,refinado,matraqueado,com todos os acessórios,sem faltar um til,redondo.

Verbo

estar (completo & adj.);tornar completo & adj.;integrar,integralizar,inteirar,completar,complementar,perfazer;colmar,encher,lotar,atestar,carregar,preencher,atufar,imbuir,ingurgitar,inçar,pejar,rechear,empanturrar,abarrotar,fartar,saciar,preencher as deficiências,suprir,saturar,encher até as bordas,atulhar,entulhar,entupir,obstruir,impregnar,alforjar,apinhar,apinhoar,povoar,congestionar.

Advérbio

completamente,completamente & adj.;redondamente,unidamente,perfeitamente;totalmente,in toto,plenamente,eficazmente,uma vez por todas,por força;sob todos os aspectos,todos os pontos de vista;de todo o ponto,cabalmente,para todos os fins e intenções,toto coelo,amplamente,até a medula dos ossos,de corpo e alma;com todos os sacramentos,com todos os requisitos,com todos os matadores;até as orelhas,até os cotovelos,até os olhos;sem faltar nada,tanto quanto possível,à outrance,como sói ser;por todo,do primeiro ao último,do princípio ao fim,do alfa ao ômega,de uma extremidade a outra,da cabeça aos pés,de alto a baixo,de fond en comble,de fio a pavio,de cabo a rabo,de ponta a ponta,de mar a mar,de meio a meio,fibra por fibra,à fond,a fundo,a capite,ad calcem,ab ovo usque ad mala,a pleno,na íntegra,de lado a lado,de lés a lés,de um extremo a outro,pela proa e pela popa,de pied en cap,cap à pied,de ponto em branco,até o fim da linha,sous tous les rapports.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Manifestação

Substantivo

franqueza,sinceridade,transparência,evidência,comunicabilidade,comunicação,linguagem franca,amostra,expressão,atestado,exposição,demonstração,desnudação,exibição,produção,apresentação,ostentação,aparato,abertura,assomos,rasgos,voos,surto,lampejo,sinal;indicação (chamada de atenção);publicidade;revelação;veracidade;candura;expansão,efusão,desabafo,epanchement,desvendamento.

Adjetivo

manifesto,exposto,aparente,evidente,patente,presente,óbvio,público,natural,saliente,onipatente,impressionante,demonstrativo,proeminente,notável,onipresente;flagrante,indubitável e indubitado,notório (público);insigne,rematado,chapado,refinado,consumado,completo,requintado,redondo,pronunciado,acentuado,descarado,definido,definito,distinto,claro,luminoso,bem visível,discriminável à vista,conspícuo;vidente,inquestionável,intuitivo,da maior evidência,limpo,preciso,cabal,formal,iniludível,indisfarçável,palpável,nítido,tangível,não velado,compreensível;claro como o dia,claro como a água,claro como o sol,claro como a própria evidência;pátulo (poét.);ostensivo,convicto,confesso,ostentoso,expresso,explícito,nu,descoberto,literal,exotérico,indisfarçado,desrebuçado,desvelado,franco,aberto (despido de artifício);singelo.

Verbo

manifestar,tornar (manifesto e adj.);produzir,apresentar,aduzir,trazer;pôr em cena,pôr em evidência;aclarar,evidenciar,expor,revelar,abrir;expor à vista,expor à contemplação;abrir os olhos a alguém,pôr ante os olhos de;proclamar;pôr em foco,pôr em acentuado relevo;focalizar,trazer à luz,mostrar à evidência,transverberar,transparentar,deixar transparente,testemunhar,não fazer mistério,trair,deixar transparecer,deixar a descoberto,dar em espetáculo,provar,demonstrar em circunstâncias muito concludentes,atestar,patentear,ressaltar,ostentar,exibir,meter à cara de alguém,tirar do bucho,desembuchar,falar bem alto,botar à luz,correr a cortina a alguma coisa oculta,manifestar-se,dar sinal,falar,fazer ver,mostrar,dar provada demonstração de,falar rasgado,desnudar,desenrolar,desfraldar uma bandeira,descerrar;ser manifesto,brotar à luz,mostrar-se,antolhar-se,prefigurar-se,afigurar-se;revelar-se de modo brilhante,revelar-se com ostentação;dar nos olhos,resplandecer,irromper,assomar,manifestar-se com esplendor (ser visível);desenhar-se,parecer,transparecer;levantar a cabeça;dar sinal de,dar indicação de,dar indícios de;aflorar,ressumbrar,contar a sua própria história;indicar (chamar a atenção);revelar;desencadear-se;ressaltar a todos os espíritos,dar provada demonstração de.

Advérbio

manifestamente e adj.;abertamente,à luz do dia,escancaradamente,de praça,à barba de,face a face;cara a cara,à vista,à mostra,cartas na mesa,jogo franco,à luz do dia,em pleno dia,às claras,meridianamente,à vista de todos,diante de Deus e de todo o mundo,a peito descoberto,de coração aberto,à boca cheia,com desassombro,redondamente,pelo claro;sem disfarce,sem eufemismo,sem rodeios,na lata,sem circunlóquios,sem rebuço,sem refolhos,sem reserva,à fiveleta,em toda a luz,clara voce = em voz alta,sem mais cá nem mais lá,em circunstâncias mui concludentes,rasgadamente,desassombradamente,às escâncaras,coram populo,paladinamente,a olhos vistos,em português claro,em bom romance,à letra,ao pé da letra,de portas abertas e janelas escancaradas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Isto entra pelos olhos;Está na cara.,É o óbvio ululante.;Só não vê quem é cego.;Não é preciso o Espírito Santo para mostrar.,A significação está à tona.,Cela va sans dire,Ça va sans dire.,Sem comentários.,Res ipsa loquitur,Apparet id etiam ceco = um cego veria isso.

Conjunção

Perfeição

Substantivo

excelência,maturidade,plenitude,perfectibilidade,aperfeiçoamento,limpeza,pureza,acabamento,excelente acabamento,indefectibilidade,impecabilidade,infalibilidade,imaculabilidade,inerrância,irretocabilidade,irrepreensibilidade,inatacabilidade,incensurabilidade,perfeição típica,perfeição ideal,magistralidade,repica-ponto,modelo,exemplar,padrão,protótipo,paradigma,rebuçado,Deus,fênix;a fina flor,o modelo da perfeição;arquétipo,ideal,primor,mimo,quilate,flor,nata,escol,suco,quintessência,auge,requinte,supra-summum,suprassumo,state of the art,estado da arte,refinamento,atilamento,correção,esmero,apuro,capricho,escamel,toque,expressão máxima da arte,lima,retoque;cygne noir,pedra filosofal,crisólita,crisólito,diamante sem jaça,joia da coroa,cereja do bolo,prata sem liga,kooh-i-nor;non plus ultra,nec plus ultra,primus inter pares,espelho,trunfo,o rei de..,obra-prima,pintura;superexcelência (bondade);transcendência (superioridade);limagem.

Adjetivo

perfeito,perficiente,primo,limpo,indefectível,indeficiente,apurado,fino,excelso,esmerado,refinado,harmonioso,primoroso,de primor,limpo,puro,castiço,impecável,irrepreensível,de mão de mestre,inexcedível,de sobremão,sem mancha,imaculado,asseado,são,intato,casto,de um perfeito acabamento,acurado,isento de imperfeição;são,neto,sem jaça,incorrutível,inconcusso,ileso,incólume,perfectivo,perfectível,são e escorreito,íntegro,pintado,limado e v.;in seipso totus teres atque rotundus,chapado,rematado,completo;consumado,acabado;bem acabado,inatacável,incensurável,incriticável,primoroso,de fina estética,executado com mestria,lapidar,feito por mão de mestre,magistral,do mais fino quilate,pindárico (excelente);sem par,exemplar,modelar,acataléctico,inimitável,incomparável,sem paralelo (superior);sublime,celso,celeste,celestial,sobre-humano,divino,acima de todo o louvor (aprovação);de mão cheia,sans peur et sans reproche,imáculo,exímio,de enche-mão,de arromba.

Verbo

ser (perfeito e adj.);ser a última palavra;ser o máximo;servir de regra,servir de espelho,servir de modelo,servir de paradigma;não ter par,não deixar nada a desejar,atingir um aperfeiçoamento,não ter jaça,estar uma limpeza;servir de timbre,servir de quilate,servir de padrão;aperfeiçoar,acrisolar,sublimar,primar,exceler,aquilatar,melhorar,apurar,caprichar,esmerar,lapidar,burilar,cinzelar,amadurecer,madurar,sazonar,abluir de máculas e imperfeições,polir,limar,rebulir,retocar,limpar,desbastar,corrigir,pôr o remate a,desemburrar (fam.),completar;preparar;dar a última mão a,escoimar,relimar,sacar de lustre,refinar,requintar,aprimorar,esmerar.

Advérbio

perfeitamente e adj.;ad unguem;de modo cabal,de modo completo,de modo acabado;de repica-ponto,a capricho,com esmero.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Limpeza

Substantivo

limpamento,alimpamento,higiene,assepsia,pureza,imaculabilidade,asseio,alinho,mundície,mundícia,purificação,depuração,fumigação,mundificação,defecação,evacuação,purgação,expurgação,lustração,lavação,lavadela,elutriação,detersão,abstersão,abstergência,detergência,lavatório,refinadura,refinação,refinamento,refinaria,depuração;Ensaboadura,ensaboamento,ensaboadela,lavadura,lavagem,ablução,limpadura,limpadela,coadura,desinfecção,sufumigação,sufumígio,diasóstica,dealbação,sublimação,esgoto,banho,varredura,varredela,faxina,peneiração;lavatório,lavanderia,banheiro;basculho,vasculho,ciranda,varredouro,ancinho,raspadeira,almofaça,escovalho,escovilhão,rasqueta,pá,peneira,crivo,filtro,coadouro,loção,detergente,catártico,purgante,purgativo,purga,desinfetante,purificador,coada,barrela,cenrada,lixívia,infundice ou infundiça,barrilha,lamoja,lixiviação,penteadela,penteadura,lavadeira,varredor,faxineiro,gari,limpa-chaminés,limpa-calhas,limpador,limpa-botas,engraxador,engraxate;lenço,mandil,avental,vassoura,espanador,escova,esponja,cartabuxa,pente,desinço,sabão = sabonete,ondulina,esgaravatador,palito.

Adjetivo

limpo,asseado,desenxovalhado e v.;ensaboado,mundo,neto,nítido,puro,imaculado,refinado,mundificado e v.;sem mancha,absterso,abstergente,abstersivo,abluente,detergente,detersivo,lixivioso,alimpador e v.

Verbo

ser limpo,estar (limpo e adj.);estar um brinco,estar umas pratas,estar uma limpeza;tornar (limpo e adj.);alimpar;limpar,tirar sujidades;descasquejar,assear,higienizar,dessujar,acrisolar,mundificar,enxaguar,lavar,perlavar,abluir,ensaboar,escovar,raspar,cartabuxar,esfregar,lixiviar,absteger,abstergir,encendrar,purgar,expurgar,adoçar o ouro,purificar,sublimar,acrisolar,desmarear,clarear,clarificar,desborrar,depurar,despoluir,cendrar ou acendrar,escovilhar,almofaçar,apurar,elutriar;livrar de,desembaraçar de,defecar,mondar,edulcorar,purificar,lustrar,esborrar;filtrar = refinar,sedear,desempestar,desinfetar = sufumigar,desinfeccionar,fumigar,defumar,descontagiar,mechar,ventilar,arejar,caiar,basculhar,vasculhar,varrer,esfulinhar,vassourar,peneirar,joeirar,acirandar,palitar,capinar,pentear,desinçar,peinar-se,arear,desempoar,desempoeirar;bandejar (o trigo),descascar,desencascar,desencardir,dealbar,escasquear,branquear,desborrar,desembaciar,desenlambuzar,desenlamear,desenxovalhar,esgaravatar,espanar,espanejar,destilar,restilar,decruar (a seda),descaliçar,destoldar,descaspar,espiolhar,deslendear,desenlodar,desenodoar,desensebar,desensaburrar,desaranhar,desengordurar.

Advérbio

limpamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Habilidade

Substantivo

aptitude,aptidão,expertise,poder,especialização,capacitação,suficiência,engenho,jeito,arte,tato,modo,destreza,indústria,maneira,astúcia,manha,esperteza,viveza de engenho,inventiva,proficiência,capacidade,competência,estratagema,peloticas,ardileza,facilidade,sagacidade,perspicácia;tino,atilamento,tática,acerto,artifício,sutileza,escamoteação,empalmação,mestria,perícia,bossa,excelência,ambidestreza,floreio,prestidigitação;maroma,malabarismo;conhecimentos;dotes,flexibilidade,predicados,tineta,talento,vocação,gênio,prenda,dom,condão,saber,ciência,tecnicismo,técnica,ética profissional,o dedo do artista,jeito,pendor,queda,veia,gosto,inclinação,tendência,mãos professas em;sabedoria,savoir faire,sagacidade;discrição (cautela);finura,diplomacia,tino,centelha,velhacaria;conduta;ars celare artem,habilitações,bulas,partes,faculdade,inteligência,idoneidade,mérito,merecimento,agudeza de espírito,perspicácia,atividade;invenção (imaginação);curiosa felicitas,qualificação,habilitação,proficiência;obra-prima,golpe de mestre,tour de force,golpe feliz.

Adjetivo

hábil,habilidoso,destro,cadimo,ágil,jeitoso,safo,azado,maneiroso,industrioso,indústrio (ant.),próprio,ativo;engenhoso,pronto,vivo,qualificado,capacitado,grande,versado,proficiente,exímio,ressabido,amestrado,adestrado,galopado,perito,professo,esperto,fino,gaio,atilado,de recursos,azougado,condecorado,premiado,laureado,refinado,chapado,mitrado;escanado,conhecido,experimentado,encanecido em,perito em = taful de,abalizado,de mão cheia,provecto,de patente,traquejado,de circo,taful,suficiente,feito,prático,versado,matriculado,matraqueado,exercitado,afeito a,competente,perfeito em,capaz,capacíssimo,eficiente,talhado para,que se recomenda pela sua capacidade,capaz de,fadado a grandes destinos,esperançoso,prometedor,promissor,que promete muito,treinado,digno da missão que lhe deram,aparelhado para,idôneo,conveniente,artificioso,dedáleo,talentoso,prendado,perfeito,inventivo;astuto;sutil,vivo,sagaz,penetrante;matreiro,de mão cheia,de muito boas prendas,milagrento (pop.),de mãos de prata,ambidestro,seguro,desembaraçado;técnico,artístico,profissional,científico,aprimorado,genial.

Verbo

ser (hábil e adj.);ser senhor de,ter pendor para,ter aptidão para,ser dotado de aptidão para,revelar certa aptidão para,usufruir de certa aptidão para,ter inclinação para,ter jeito para,ter dedo para,ter dedos de prata,ter olhos na ponta dos dedos,ter dedos de fada,ser um flecheiro para,ter o instinto de,ter talento,ser talentoso,ser mestre e remestre na arte de,fazer milagres,ser veterano em,ter boas mãos,saber seu papel,saber do seu ofício = entender de lagares de azeite,ser taful no seu ofício,ter tento,ter conta e juízo,ter,ser dotado de,usufruir de,estar ao seu alcance,dar provas de,ter bom olho,ter lume no olho,ter dedo,ajeitar-se,ter posses para,poder,estar no caso de,estar talhado para,não precisar de andadeiras,ser um azougue;ser boa tesoura (alfaiate) = talhar bem = ter bela tesoura;saber o que dizer,saber ser homem,saber levar a barca a bom termo,dirigir sua barca com tento,scire quid valeant humeri quid ferre recusent,ver onde está o vento,navegar com todos os ventos,saber de que lado sopra o vento,ter tática da vida,andar com sapatos de feltro,não desandar no sentido oposto ao,ficar com o santo e a esmola,não ir contra o vento,encarar as coisas pelo lado positivo,não meter a cabeça na boca do leão,não comprar nabos em sacos,não malhar em ferro frio,segurar o golpe,vibrar golpe certeiro,encarrilhar um negócio,assentar a mão;tirar vantagem,tirar proveito,colher vantagem,colher proveito,usufruir vantagem,usufruir proveito;aproveitar-se de;acertar no alvo (sucesso);fazer da necessidade uma virtude,carregar pedra enquanto descansa (oportunidade);dar no vinte;uno saltu duos apros capere = de uma cajadada matar dois coelhos;tornar hábil e adj.;traquejar,sazonar,traquear,matraquear,adestrar,amestrar,habilitar,aptar,aptificar,capacitar,azougar,exercitar,industriar,adequar,prendar.

Advérbio

habilmente e adj.;bem;com habilidade,secundum artem,suo Marte,com mão de mestre,a toda a prova,à altura de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Emisit ore caseum;deixou cair o queijo.

Conjunção

Infamação

Substantivo

aviltamento,abaixamento,degradação,degeneração,agravo,conspurcação,poluição,gemônias,rebaixamento,subalternidade,subalternização,humilhação,denigrimento,desaprovação;desconsideração,ignobilidade,prostituição,inquinação,contaminação,envilecimento,profanação,descrédito,desconceito,desfavor,desdouro,mau nome,deslustre,lodo,vilta,viltança (ant.),vilipêndio,perdição,indecoro,abjeção,ignomínia,flagelo,baixeza,desonra,desar,desaire,vergonha,opróbrio,miséria,pulhice,chagas,escândalo,desabono,ação indecorosa,vilanagem,vileza,sordidez,indignidade,merdice (pleb.),torpeza (improbidade);arestas desonrosas,lodaçal,atoleiro,mácula,nota,mancha,tisne,nódoa,borrão,rabos,nota infamante,mazela,labéu,estigma,ferrete,pedra de escândalo,infâmia,enxovalho,injúria,ofensa,afronta,desvalia,escárnio,labéu,oblóquio,desvalimento,ultraje,desacato,desfeita,vexame,insulto,impropério,vitupério,ignomínia,imputação,escandalum magnatum,estenderete,argumentum ad verecundiam,impopularidade,sentimento de vergonha.

Adjetivo

desgraçado e v.;calcado aos pés,coberto de vergonha,sem reputação,sem imputabilidade,cuspido de opróbrio e de desonras,maculoso,poluto,despido de sua glória,desafamado,aferreteado,comprometido,incapaz de mostrar-se em público,impopular,na sombra,na penumbra,na obscuridade,desvalido,abandonado,demérito,inglório,inglorioso,desconhecido da fama,de baixa estofa,de baixa esteira,obscuro,ignorado,apagado,inglorificado,que brilha pelos falsos ouropéis de que se veste,miserável,acanalhado,safado,deslustroso,infame,desacreditado,desprezível = moncoso,trasvisto = mal visto,indigno,de má fama,vulgívago = que se avilta,asqueroso,repugnante,sórdido,infra dignitatem,sujo;tinto,indecoroso,escandaloso,vergonhoso,deprimente,refece,repreensível,feio,torpe,vil,soez,tenebroso,chocante,ignominioso,indecente,flagicioso,reles,de baixos sentimentos,pulha,desairoso,desonroso,infamante,chagado,oprobrioso,atentatório da dignidade,rastejante,afrontoso,ultrajante,ultrajoso,insultante,aviltante,humilhoso,humilhante,inqualificável,indesculpável,ínfimo,vituperável,vituperioso,injustificável,condenável,abjeto,rasteiro,refinado,baixo (desonra);nojento,que não tem nome,ominoso,abominável,nefando,leproso (sem virtudes).

Verbo

ser inglório e adj.;cair no desagrado,no desfavor;perder o valimento;ter uma triste reputação,adquirir uma triste reputação;desgraçar-se,expor-se,ter a desgraça de,incorrer,ficar implicado;incorrer no desagrado,incorrer na excomunhão;envolver-se,enrascar-se,comprometer-se,incorrer nota de,ser indigno,encher-se de mazelas;dar triste cópia de si,ficar relegado a um plano inferior,perder a casta,ficar na penumbra,estar na obscuridade,viver na obscuridade;cair do seu pedestal,reconhecer a sua desgraça;fazer uma triste figura,fazer cenas,praticar escândalos,soçobrar no negro abismo da infâmia,sofrer um desaire,perder-se na opinião de alguém,decair da estima pública,ir num plano inclinado,ter sua crônica escandalosa,caminhar para a desonra,impopularizar-se,despopularizar-se,pecar contra a honra;abdicar da própria dignidade,deslustrar um passado,degradar(-se),deteriorar(-se),degenerar(-se),depravar(-se),rebaixar(-se),depreciar(-se),desapreciar,desvidrar-se,aviltar-se,atolar-se;perder o conceito,perder o crédito,perder a reputação;despersonalizar-se,dar-se por desonrado e infamado,desconcertar-se na vida,salpicar-se de lama,descer a infâmias,estar mal visto,desmerecer(-se),desprezar-se,rebaixar-se,subalternizar-se,fazer falada,dar que falar,fazer falar de si,cometer baixezas,incorrer na excomunhão,saltar a honra e o brio de alguém pela janela,deixar murchar os louros,ser uma ruína do que foi;desprezar-se,desvergonhar-se,causar vergonha e subst.;achincalhar,desgraçar,desvirtuar,desonrar,amesquinhar levar a desonra a,lançar a desonra sobre;manchar,enxovalhar,sevandijar,tisnar,macular,embaciar,cobrir de opróbrios,ignominiar,cobrir de luto eterno,desengrandecer,infamar = funestar,desdourar,comprometer,cobrir de vergonha,pôr alguém a calva à mostra = desmascarar,deixar de cama,deixar corrido de vergonha,desairar,mazelar,enodoar,sujar,emporcalhar,abastardar,perverter,profanar,enegrecer,obscurecer,desluzir,deslustrar = dedecorar = marejar,deprimir,espezinhar,avacalhar,aviltar,avilanar,corromper,conculcar,pejorar,denigrir;menosprezar,desendeusar,aviltar = viltar,vilipendiar,apeçonhentar,empeçonhar,arrefecer,abandalhar,envilecer,avilonar,deslavar,poluir,conspurcar,ultrajar;degradar da milícia do clericato (punir);enlamear;desprestigiar,desautorar,desautorizar,desmoralizar,pôr-tacha,desclassificar,desconceituar,pôr alguém de rasto,deitar um borrão,(fig.),irrogar,imputar,abater a fama a alguém;desabonar,desacreditar,acoimar,abocanhar a reputação a alguém,apregoar como digno de desprezo;impor tacha,impor defeito,impor labéu;ferretear,estigmatizar,fazer subir a cor ao rosto de alguém,condenar alguém às gemônias,despenhar em desvarios,arrastar alguém às gemônias,fazer-lhe os últimos ultrajes = expor à irrisão pública,acanalhar,humilhar,desafamar,desrespeitar;salpicar,difamar;acusar de ação infame,prostituir = contaminar,obscurecer,eclipsar,desenobrecer;salpicar de lama,salpresar de lama.

Advérbio

desgraçadamente e adj.

Provérbio

Do Capitólio à rocha Tarpeia não há senão um passo.

Interjeição

que vergonha!,pró pudor!,ó tempora,ó mores!,sic transit gloria mundi.

Frase

Conjunção

Desonestidade

Substantivo

desonra,improbidade,desvio (de conduta),desencaminhamento,sordidez,torpeza,torpidade,vileza,infâmia;fraude;falsidade;má-fé,fé púnica,mala punica,mala fides,infidelidade,deslealdade,beijo de Judas,traição,perjúrio,fealdade,traconismo = perfídia,aleivosia,obliquidade,achadilha,falta de escrúpulo,falta de decência,falta de caráter,falta de hombridade;inescrupulosidade,trampolinice,inconfidência,fraudulência,alta traição,felonia,prodição,sicofantismo,maquinação;quebra de promessa,violação da promessa;abuso de confiança,apostasia;inobservância;amesquinhamento,degenerescência do caráter;baixeza,vilania,vilanagem,mesquinhez,pequenez,safadice requintada,vileza,mariolada,indignidade,infâmia,trapaça,trapaçaria,abjeção,descrédito,desvergonha,torpeza,biltraria,veniaga = tranquibérnia = manivérsia,dilapidação,deslize,tortuosidade,desenvoltura,prevaricação;bandalheira,bandalhice;vergalhada,pouca-vergonha,imoralidade,descaramento,desfaçatez,canalhice,canalhismo,cinismo,patifaria,maroteira,marotagem,granjolada,granjolice,furacidade,devorismo,estelionato,corrupção,peculato,concussão,traficância,negociata,dolo,tratantada,tratantice;atraiçoamento,prodição,cilada,armadilha,conluio,emboscada,maquiavelice,maquiavelismo,duplicidade,dissimulação,fingimento,doblez;injustiça,bargantaria,velhacaria,tramoia,conduta desleal,venalidade;nepotismo,compadrio,compadrice = corrução ou corrupção,bilontragem,pouca-vergonha,sem-vergonhice,desbrio,despudor,despundonor,impudência,ribaldaria;transação vergonhosa,prática condenável,cambalacho (pop.),embuste,engodo,cálculos interesseiros e vistas individuais,adulação;crime de lesa-majestade;crime de lesa-pátria,crime de leso-patriotismo;barganha,bargantaria,biltraria,cafajestada,cachorrice,mofatra,pulhice;baixaria,sacanagem (pleb.),sacanice (pleb.);negócio escuso,negócio fraudulento,negócio de bandeirola;mãos azinhavradas,homem safado;mau-caráter,pústula,patife,pilantra,cachorro,sem-vergonha,tratante,miserável,meliante,malandro,safardana,canalha,safado,crápula.

Adjetivo

desonesto.

Verbo

ser (desonesto e adj.);ter a consciência larga,ter a consciência elástica;não ter consciência;ser boa peça,ser boa bisca,não ter por onde se lhe pegue,estar mal visto,praticar falsidades revoltantes;ser perjuro,ser de uma falsidade revoltante,faltar à promessa,mentir à fé jurada,quebrantar um juramento,dar quebra à palavra,roer a corda,deslealdar,atraiçoar = cachar,renegar a fé e a pátria,mentir;entregar,trair,usar de traição,usar de má-fé,chocar traição;chorar por um olho azeite e por outro vinagre,soprar quente e frio,praticar ações vis,ser grande a torpeza de suas palavras e ações;abusar da boa-fé de;voltar com a palavra atrás,falsear,usar de perfídias,refalsear,manejar torpes armas;prevaricar,sujar as mãos,levar-se do interesse,vender-se,fazer almoeda da honra,ganhar pela porta traseira,aceitar peitas,aceitar bola,aceitar propina,aceitar suborno,corromper-se,pôr a consciência em leilão,faltar aos seus compromissos,iliçar,baratar a honra por dinheiro,vender a alma ao diabo;quebrar a promessa,quebrar a palavra;não ter consciência,vender a consciência;iludir,ludibriar,embromar,empulhar,engrupir,engambelar,engodar,empulhar;fazer intrigas;negociar a pena,negociar o talento;empregar os meios mais vis para conseguir os seus fins,malversar,dilapidar,receptar,fazer negócios fraudulentos,calotear,lesar,mercadejar,trampear,traficar,meter mãos criminosas nas arcas do Tesouro (ant.),desgraçar-se,manchar-se,inquinar-se;degenerar,perverter-se,avilanar-se,degradar-se,rebaixar-se,infamar-se,rastejar-se,aviltar-se,envilecer-se,dar-se ao desprezo,desavergonhar-se,desbriar-se,rebaixar-se,velhaquear,velhacar,bargantear,mariolar,pandilhar,abandalhar-se,atavernar-se,enlamear-se,enxovalhar-se,achincalhar-se,rastejar-se,sevandijar-se,desautorar-se,desautorizar-se,obliquar = obrar com malícia,traficar = veniagar = tranquibernar,maganear;corromper,subornar,peitar,insidiar,calabrear,adulterar (documento),untar as mãos a alguém,furtar uma assinatura,falhar ao que se comprometeu,perjurar,ficar abaixo do andar dos brutos,bandear-se para o inimigo,prejudicar,lesar,dar prejuízo,dar-se o pé a alguém e tomar ele a mão,sonegar = ocultar fraudulentamente,sair um grande velhaco;ser a ovelha negra;desonrar ou desvirtuar (alguém);sacanear (pleb.),ferrar com alguém (pleb.).

Advérbio

desonestamente,mala fide,à falsa fé,à traição,de má-fé,falsamente,indignamente,traiçoeiramente,falsamente,deslealmente,desavergonhadamente,infielmente,mau-caráter,falso,insincero,pilantra,sem escrúpulos (morais),inconsciente,inconsciencioso,inescrupuloso,desenvolto,maquiavélico,industrioso,doloso;fraudulento,velhaco,doble,safado,tratante,trampão,trampista,trampolineiro,tramposo,patife,biltre,salafrário,salafra (gír.),pícaro,maroto,birbante,velhaquesco,avelhacado,agarranado,brejeiro,ribaldo,tratante,trapaceiro;trapacento,desbrioso,desbriado,despudorado;despundonoroso,sem brio;nem dignidade,desavergonhado,descarado,impudente,cínico,impudico,destabocado,prevaricador,venal,concussionário,corruto ou corrupto,corrutor ou corruptor,comprável,compradiço,de mãos azinhavradas;peiteiro,pérfido,refalsado,refece,desleal,deslealdoso,fingido,infiel,infido,fedífrago,perjuro,púnico,inconfidente,traidor,tracônico,seitoso,proditório,de consciência larga,bifronte,ancípite,dúplice,elástico,fementido,aleivoso,leonino,traiçoeiro,perjuro,intriguista,intrigante,torpe,asqueroso;infame,inconveniente,indesejável,malconceituado,desacreditado,baixo,vil,inqualificável,impuro,mesquinho,ananicado (fig.),ignóbil,ignominioso,malvisto,pulha,afrontoso,acanhado,refinado,chapado,ínfimo,piranga,pirangueiro,desprezível,contemptível,indigno,abjeto,imundo,de baixa estofa,desqualificado;menosprezível,repugnante,asqueroso,nojento,engulhoso,rasteiro,ordinário,ralão,rastejante,rabudo,raboso,vilão,vilanesco,vilanaz,de sentimentos baixos,maculável,indigno,sem qualificativo,infra dignitatem = abaixo da dignidade,que não tem nome,vulgívago,morto para a honra;donde desertou a moralidade,moleque,malandro,vadio,vagabundo.ignobilmente,tortuosamente;por caminho resvaladiço e tortuoso = obliquamente.

Provérbio

Interjeição

O tempora! O mores! (ó tempos! ó costumes! = em que tempos vivemos? - Cícero).

Frase

Conjunção