Sua língua na Internet

 

(cla.re.ar)

v.

1. Tornar(-se) claro ou mais claro [td. : Esse sabão clareia a roupa] [int. : Depois do tratamento, os dentes clarearam Antôn.: enegrecer; escurecer ]

2. Romper a aurora; AMANHECER [int. : No verão o dia clareia mais cedo Antôn.: escurecer ]

3. Tornar(-se) nítido, inteligível; suscitar ou encontrar (em problema, dúvida etc.) resposta, solução etc.; ESCLARECER [td. : A explicação clareou minhas ideias] [int. : Com as consultas, minhas dúvidas clarearam]

4. Abrir(em-se) lacunas, vãos, clareiras em) [td. : Clareou parte da mata para construir um campo de pouso] [int. : À noite ouviu os tratores, pela manhã constatou que a mata clareara.]

5. Ficar ou fazer ficar (o céu) sem as nuvens que antes o cobriam [int. : Com o vento, o céu clareou.] [td. : A forte ventania clareou o céu.]

6. Fazer ficar ou ficar (a voz) mais clara, límpida [td. : Pigarreou para clarear a voz.] [int. : Tinha a voz rouca, mas com o tempo ela clareou.]

[F.: claro + - ear2.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Pureza

Substantivo

simpleza,simplicidade,genuinidade,homogeneidade,clareza,transparência cristalina,cristalinidade,autenticidade;eliminação,peneiramento,desoxidação,destilação,deflegmação,purificação,limpeza;coadura,filtração,filtragem,filtramento,coadouro,coador,filtro,alambique,retorta,cadinho,crisol;número primo,ouro,corpo.

Adjetivo

simples,puro,indivisível,intemperado,extremo,genuíno,do papo amarelo,da gema,legítimo,verdadeiro,germano,homogêneo,impermisto,de sangue,de raça,de lei,isento de,alheio a qualquer mistura,acrato,maciço,superfino,autêntico,infalsificado,incomposto,indecomponível,límpido,claro,pur et simple,elementar,chilro,imesclado,sem liga,sem confeição,uniforme,homogêneo,incontaminado,impoluto,transparente,diáfano,casto,castiço,lídimo,exclusivo,mero.

Verbo

ser puro,não conhecer outra substância;tornar (simples & adj.);simplificar,joeirar,ageirar,cernir (ant.),peneirar;passar pela joeira,passar pelo crivo;cirandar,coar,deflegmar,filtrar,alambicar,acrisolar,coar,purificar,clarear,clarificar,refinar,depurar,limpar;isolar,libertar de impurezas,apresentar um produto genuíno,desoxigenar.

Advérbio

meramente,simplesmente,puramente,genuinamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Manhã

Substantivo

madrugada,alvorada,anteaurora,matinada,primeira raiada,alvor,albor,alva,alba,o primeiro branquejar do horizonte,antemanhã,dilúculo,crepúsculo matutino,ponta do dia,alvorada,aurora,angélia,titônia,arraiada,manhãzinha,o primeiro raio de luz,o primeiro alvor da manhã,claro-escuro,o dealbar da madrugada,galicínio,galicanto,alectriofonema,o rosicler da aurora,arrebol;nascer do sol,sobremanhã,os primeiros albores da manhã;manhã luminosa,manhã radiante,manhã doce,manhã radiosa,manhã pálida,manhã risonha,manhã mimosa,manhã de rosas e de ouro;o esplendor da manhã,nascer do sol,sobremanhã,alto dia,alta manhã,horas antemeridianas,Deusa Matuta,máter Matuta;matrália,meio-dia,meridiano,zênite,sol a pino.

Adjetivo

matinal,matutino,auroral,auroreal,antelucano,amanhecente,crástino,antemeridiano,madrugador.

Verbo

alvorecer,alvorar,amanhecer,romper o dia,rasgar,raiar,arraiar,despontar,repontar,aparecer,surgir,brilhar;clarear,enclarear,alvorejar,fazer-se a luz por todos os lados,vir a manhã surgindo,romper a manhã,ser sobremanhã,empinar-se o sol.

Advérbio

matinalmente,de manhã,pela fresca,prima luce,ao repontar da madrugada,ao romper da manhã,aos primeiros assomos do amanhecer,prima luce,na primeira gaita,de manhãzinha,ao cantar do,ao sair do sol,ao raiar do sol,ao nascer do sol;ao levantar do sol,na névoa matutina;sub luce,de dia,entre dia,no pino do dia,com o sol empinado.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Luz

Substantivo

raio,clarão,claror,lampejo,relâmpago,claridade,esplendecência,resplandecência,lucidez,esplendidez,luz viva,luzerna,claridade intensa,lume,luzeiro,fulgor,esplendor,deslumbramento,ofuscamento,luzimento,réstea de sol,feixe de luz,aurora;dia,luz do dia,sol (fontes de luz),banho de luz,pincel de luz,luar,brilho,reslumbre,vivacidade,coruscação,nictescência,fulguração,cintilação,radiação,irradiação,refulgência,perfulgência,rutilação,rutilância,esplendidez,fulgência,brilhantismo,iluminação e v,nitidez,nitideza,efulgência,revérbero,lustre,fogo,faísca,scintila,fácula,centelha,fagulha,choina (rég.),faúlha,chispa,feila;faiscar,jactos;golfadas de luz,fagulharia,luminosidade,incêndio,chama (fogo),fogo-fátuo,luz solar;natural,águas,diamante,brilhante,ouropel,lentejoila,joias,ouro,latão,sol,fotografia,heliografia,fotômetro,(ciência da luz): óptica,fotologia,fotometria,diótrica,catótrica,catadiótrica,espectro,espectroscópio,espectrologia;especulária,laser;blu-ray,halo,glória,auréola,nimbo,parélio,fotosfera,coroa luminosa,resplandor;resplendor,reflexão,refração,reflexo,dispersão,luz irreflexa,nictação;tremulina.

Adjetivo

brilhante,aluziado,luminoso,chamejante,flamante,flâmeo,coruscante,esplendente,resplendente,deslumbroso,refulgente,fulgente,fulguroso,rútilo,rutilante,fúlgido,fulgente,ofuscante,encarnado,lucilante,fosforescente,aurifulgente,aurifúlgido,resplendoroso,dardejante,tremeluzente,fuzilante;estrelante,cintilante,prelúcido,nictente,irizante,perfulgente,lúcido,vívido,nítido,iriante,auriluzente,auritrêmulo,brilhante como a prata,gemante = brilhante como as pedras preciosas,preclaro,claro,sem nuvens,micante (poét.),estelante,radioso,deslumbrante,lucífero (poét.),luzidor,luzidio,vivo,incendido,fulmíneo,fulminívomo,açacalado,clarífico,dilúcido,mais claro que a luz do sol;congesto,resplendente de luz;argênteo,argentino,argentador,faulhento,lustroso,lustrino,fotogênico,fotográfico,heliográfico;destoldado e fortemente,fartamente,fulguramente iluminado;claro,desanuviado;anaclástico,refrato,refrangente.

Verbo

alumiar,brilhar,aclarar,alvorar,alvorecer,alvorejar,arcoirisar,arder,arraiar,aurejar,aureolar,aureolizar,aurorar,aurorecer,campar,centelhar,chamear,chamejar,chamejar em fogos de diversas cores,chispar,claraboiar (ant.),clarear,clarejar,constelar,coriscar,coruscar,dardejar,esfuzilar,esplander,esplandecer,esplender,esplendecer;espargir os seus raios,estrelar,estrelejar,fagulhar,faular,faiscar,faulhar,flamear,flamejar,fulgentear,fulgir,fulgurar,fulminar,fuzilar,iluminar,iriar,irisar,irradiar,lampadejar,lampejar,lucilar,luciluzir,luzir,patentear intensa luz,fosforear,fosforejar,fosforecer,pontear,prefulgir,preluzir,radiar,raiar;rebrilhar,refulgir,refulgurar,relampear,relampejar,relampadejar,relampaguear,relumbrar,reluzir,resplandecer,resplendecer,resplender,reverberar,rutilar,centelhar,cintilar,sobredourar,transluzir,tremeluzir,tremulinar,vagalumear,deslumbrar;quebrar os olhos,ferir os olhos;espraiar raios,fazer-se a luz por todos os lados,reluzir de um fulgor vivíssimo;lançar luz,emitir luz;dardejar faíscas,vibrar raios;cegar,ofuscar,ferir a vista;espancar com o seu clarão,argentear,argentar,ter um reflexo argênteo,pratear,abrilhantar,andar pelo céu um luar esquivo,iriar,esbater as trevas,descobrir-se o sol,espelhar,refletir,polarizar-se,refranger,desentenebrecer,aclarar,desescurecer,dessombrar,desanuviar;ser iluminado,receber estrias ou um cálido banho de luz.

Advérbio

brilhantemente e adj.;em áureos reflexos,à claridade albente da lua.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inteligibilidade

Substantivo

compreensibilidade,perceptibilidade,clareza,diafaneidade,transparência,simplicidade,singeleza,luminosidade,distinção,lucidez,perspicuidade,legibilidade,linguagem clara;precisão;certeza;meia palavra para um sábio,elucidário,glossário,expositor,vocabulário,mateologia.

Adjetivo

inteligível,compreensível,acessível,legível,comezinho,abarcável,interpretável,discernível,penetrável e v.;evidente,perceptível,concebível,atingível,fácil,claro;claro como o dia,claro como a própria evidência;transparente como a gaze,lúcido,dilúcido,perspícuo,nítido,límpido,cristalino,límpido como cristal,chão,simples,caseiro,líquido,transparente,diáfano,luminoso,fácil de se compreender,inequívoco,palpável,inescurecível,manifesto,patente,aberto,à altura de cérebros indoutos,popularizado e v.;singelo,natural,inquestionável,incomplexo,distinto,explícito,inequívoco,unívoco,definido (preciso);corrente,enucleado;gráfico,expressivo (significativo);legível,reconhecível,óbvio;iniludível;ilustrativo (explanatório).

Verbo

ser (inteligível e adj.);falar por si,dizer a sua própria história,jazer à superfície,dar nos olhos,ser de uma transparência cristalina,dizer tudo,entrar pelos olhos a dentro,perceber-se facilmente;não deixar lugar para dúvida,não deixar margem para dúvida,não deixar brecha para dúvida;dar nos olhos,não oferecer dificuldades,estar ao alcance de,dispensar qualquer comentário,projetar seu clarão;tornar (inteligível e adj.);pôr ao alcance de,evidenciar,popularizar,simplificar,assingelar,distinguir,classificar,clarificar,clarear,transparentar,aclarar,objetivar;ilustrar,explanar com exemplos;dilucidar,elucidar,esclarecer,exemplificar,enuclear,iluminar,alumiar;dirimir dúvidas,dissipar dúvidas;projetar luz sobre,entrar por,explicar;rasgar os véus que encobrem,desentenebrecer;levar um raio de luz a,desembrulhar,desenredar,desenrascar,destrinçar,pôr em pratos limpos,pôr os pingos nos ii;pôr o preto no branco;compreender,entender,sentir,cair na conta que,abranger,alcançar,apreender,fisgar,apanhar,assenhorear-se de,senhorear-se de,atingir a,penetrar,perceber,ver claro e pronto,discernir,abarcar com o pensamento,ter visão nítida de,apanhar no ar;não precisar dizer,saltar logo aos olhos;ser óbvio que.

Advérbio

inteligivelmente e adj.;em linguagem singela,à face da letra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Apparet id etiam cœco = até um cego veria isto.

Conjunção

Limpeza

Substantivo

limpamento,alimpamento,higiene,assepsia,pureza,imaculabilidade,asseio,alinho,mundície,mundícia,purificação,depuração,fumigação,mundificação,defecação,evacuação,purgação,expurgação,lustração,lavação,lavadela,elutriação,detersão,abstersão,abstergência,detergência,lavatório,refinadura,refinação,refinamento,refinaria,depuração;Ensaboadura,ensaboamento,ensaboadela,lavadura,lavagem,ablução,limpadura,limpadela,coadura,desinfecção,sufumigação,sufumígio,diasóstica,dealbação,sublimação,esgoto,banho,varredura,varredela,faxina,peneiração;lavatório,lavanderia,banheiro;basculho,vasculho,ciranda,varredouro,ancinho,raspadeira,almofaça,escovalho,escovilhão,rasqueta,pá,peneira,crivo,filtro,coadouro,loção,detergente,catártico,purgante,purgativo,purga,desinfetante,purificador,coada,barrela,cenrada,lixívia,infundice ou infundiça,barrilha,lamoja,lixiviação,penteadela,penteadura,lavadeira,varredor,faxineiro,gari,limpa-chaminés,limpa-calhas,limpador,limpa-botas,engraxador,engraxate;lenço,mandil,avental,vassoura,espanador,escova,esponja,cartabuxa,pente,desinço,sabão = sabonete,ondulina,esgaravatador,palito.

Adjetivo

limpo,asseado,desenxovalhado e v.;ensaboado,mundo,neto,nítido,puro,imaculado,refinado,mundificado e v.;sem mancha,absterso,abstergente,abstersivo,abluente,detergente,detersivo,lixivioso,alimpador e v.

Verbo

ser limpo,estar (limpo e adj.);estar um brinco,estar umas pratas,estar uma limpeza;tornar (limpo e adj.);alimpar;limpar,tirar sujidades;descasquejar,assear,higienizar,dessujar,acrisolar,mundificar,enxaguar,lavar,perlavar,abluir,ensaboar,escovar,raspar,cartabuxar,esfregar,lixiviar,absteger,abstergir,encendrar,purgar,expurgar,adoçar o ouro,purificar,sublimar,acrisolar,desmarear,clarear,clarificar,desborrar,depurar,despoluir,cendrar ou acendrar,escovilhar,almofaçar,apurar,elutriar;livrar de,desembaraçar de,defecar,mondar,edulcorar,purificar,lustrar,esborrar;filtrar = refinar,sedear,desempestar,desinfetar = sufumigar,desinfeccionar,fumigar,defumar,descontagiar,mechar,ventilar,arejar,caiar,basculhar,vasculhar,varrer,esfulinhar,vassourar,peneirar,joeirar,acirandar,palitar,capinar,pentear,desinçar,peinar-se,arear,desempoar,desempoeirar;bandejar (o trigo),descascar,desencascar,desencardir,dealbar,escasquear,branquear,desborrar,desembaciar,desenlambuzar,desenlamear,desenxovalhar,esgaravatar,espanar,espanejar,destilar,restilar,decruar (a seda),descaliçar,destoldar,descaspar,espiolhar,deslendear,desenlodar,desenodoar,desensebar,desensaburrar,desaranhar,desengordurar.

Advérbio

limpamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção