Sua língua na Internet

 

(co.ne)

sm.

1. Geom. Sólido formado por uma figura plana e todos os segmentos de reta que ligam os pontos dessa figura a um ponto (o vértice do cone) situado fora dela; o espaço contido por uma superfície cônica

2. Geom. Sólido gerado pela rotação de um triângulo reto tendo um de seus catetos como eixo; o mesmo que Cone circular reto.

3. Geom. Superfície cônica, isto é, aquela descrita por uma reta que se desloca em torno de um ponto fixo nela situado (o vértice) [O uso nesta acp. é considerado impróprio.]

4. Qualquer objeto com a forma exata ou semelhante à de um cone: uma bola de sorvete dentro do cone da casquinha.

[F.: Do fr. cone.]


Cone aluvial
1 Depósito de material de aluvião trazido por corrente de água, cuja forma é de um leque, ou cone; cone de dejeção; cone de detritos; leque de aluvião; leque de dejeção.


Cone assintótico
1 Geom. Cone cujas geratrizes são assintóticas das hiperboloides.


Cone circular
1 Geom. Cone cuja base é um círculo.


Cone de aluvião
1 Geol. Ver Cone aluvial.


Cone de avalancha
1 Geol. Acúmulo de material trazido por avalancha (neve, fragmentos de rocha, gelo etc.).


Cone de dejeção
1 Geol. Ver Cone aluvial.


Cone de detritos
1 Geol. Ver Cone aluvial.


Cone de luz
1 Fís. No contínuo espaço-tempo (segundo a geometria de Lorentz), espaço cônico acessível a sinais que são emitidos de um ponto situado no seu vértice.


Cone de sombra
1 Astron. Zona de sombra que a Terra projeta sobre a Lua nos eclipses lunares ou que a Lua projeta sobre a Terra nos eclipses solares.


Cone diretor
1 Geom.an. Superfície cônica descrita por uma reta que passa por um ponto fixo do espaço e se move paralelamente à geratriz de uma superfície regrada em seu movimento de gerar essa superfície.


Cone equilátero
1 Geom. Cone circular cuja altura é igual ao diâmetro da base.


Cone eruptivo
1 Geol. Ver Cone vulcânico.


Cone esférico
1 Geom. Sólido limitado por uma superfície cônica circular e por uma superfície esférica cujo centro coincide com o vértice da primeira.


Cone oblíquo
1 Geom. Cone cuja altura não passa pelo centro da base, não sendo, portanto, seu eixo perpendicular à base.


Cone quádrico
1 Geom. Aquele cuja seção reta é uma cônica (circunferência, ou elipse, ou hipérbole, ou parábola).


Cone reto
1 Geom. Cone cuja altura passa pelo centro da base, sendo, portanto, seu eixo perpendicular à base.


Cone Sul
1 Designação do bloco de países - e da respectiva área geográfica - formado por Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.


Cone truncado
1 Geom. Parte de um cone compreendida entre dois planos não paralelos que cortam todas as suas geratrizes; tronco de cone.


Cone vulcânico
1 Geol. Acumulação de material lançado pela cratera de um vulcão, no formato de um cone que envolve a cratera; cone eruptivo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção