Sua língua na Internet

 

(bi.co)

sm.

1. Extremidade saliente na boca das aves; ROSTRO: bico da galinha

2. Por metonímia, qualquer ave doméstica: Tenho mais de cem bicos em meu galinheiro

3. Extremidade ou prolongamento em ponta de um objeto qualquer: bico do sapato: chapéu de três bicos

4. Protuberância, saliência em forma de bico (1) numa superfície ou no perímetro de uma superfície: bico do seio: o bico a sudoeste do mapa de Minas Gerais

5. Extensão em ponta de um dispostivo ou receptáculo que permite a saída de algo de seu interior (bico da chaleira, do bule, de gás)

6. Focinho em ponta de certos cetáceos, como o golfinho

7. A boca humana, esp. como órgão da fala: Bico calado aí!

8. Configuração dos lábios juntos e projetados para frente, ger. como gesto de amuo, frustração, ofensa etc.: Ao ser censurada, fez um bico e quase chorou

9. Beijo rápido com os lábios em bico (7); BICOTA

10. Dispositivo macio, ger. de borracha, us. na boca da mamadeira, para que o bebê possa sugar o leite

11. Renda que tem um lado terminado em ponta: renda de bico

12. Ponta-pé ou chute dado com o bico do sapato ou da chuteira: Deu um bico na bola e a isolou

13. Ant. Chanfradura feita na ponta de pena de ave para usá-la como pena de escrever

14. Pop. Trabalho extra ou eventual; BISCATE: Trabalhava no banco, mas arranjou um bico durante a noite

15. Tubo de borracha com um pino ou uma válvula em uma das extremidades, que serve para encher de ar bola de couro, câmara de ar, pneumático etc.

16. Bras. Gír. Cachaça

17. Ligeira embriaguez

18. Lus. Em Portugal, pessoa não confiável, de moral comprometida ou suspeita

19. Bras. Ant. Pop. Mil-réis


interj.

20. Expressa comando para que não se fale, para que se guarde silêncio, em geral ou sobre determinado assunto: O chefe está chegando, bico aí! Nenhuma palavra sobre o que combinamos!

[F.: Do lat. beccus. Ver tb. bicos.]


Abrir o bico
1 Bras. Gír. Falar; contar o que sabe.
2 Delatar alguém, revelar segredo.
3 Ficar (atleta, alguém que esteja fazendo esforço físico) ofegante, dar sinais de cansaço.


Baixar o bico
1 Bras. Exagerar ao comer ou beber


Bico de Bunsen
1 Quím. Bico de gás us. em laboratório químico para produzir uma chama cuja temperatura pode ser regulada mediante a regulagem da entrada de ar.


Bico de diamante
1 Arq. Ornato típico do estilo românico, na forma de um diamante lapidado.
2 Padrão ornamental de azulejo na forma de diamante lapidado, típico da península Ibérica, séculos XVI e XVII.


Bico de gás
1 Tubo de cuja extremidade sai o gás que vai sendo queimado para produzir chama. [Cf.: bico de proa.]


Bico de mocho
1 Arq. Aresta saliente da cornija, que impede que a água da chuva escorra pela parede.


Bico de proa
1 Ponto mais avançado da proa de uma embarcação.


Bico do peito
1 Mamilo (1).


Calar/fechar o bico
1 Calar, não revelar segredo.


De bico
1 Fut. Gír. Com o bico da chuteira.


Fazer bico
1 Contrair a boca (ger. criança) quando na iminência de chorar.
2 P.ext. Ficar agastado, ofendido.


Molhar o bico
1 Bras. Pop. V. embriagar.


Não ser para o bico de (alguém)
1 Bras. Fam. Estar (algo) fora da possibilidade de alguém de tê-lo, usufrui-lo, realizá-lo etc.


Pegar no bico da chaleira
1 Bras. Fig. Adular, bajular.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.