Sua língua na Internet

 

(den.te)

sm.

1. Anat. Cada uma das estruturas ósseas incrustadas lado a lado na gengiva e que servem para morder e mastigar. [Col.: dentadura, dentição.]

2. Qualquer objeto semelhante a um dente (1) (dente de alho).

3. Cada uma das saliências pontudas de certos objetos ou instrumentos: os dentes de um serrote.

4. Bot. Recorte na borda de certos órgãos vegetais.

5. Cons. Tijolo proeminente deixado na extremidade de uma parede e que serve de amarração a outra parede; DENTILHÃO

[F.: Do lat. dens, entis. Ideia de 'dente': dent(i)- (dentifrício); odont(o) - (odontologia).]


Armado até os dentes
1 Com muitas armas.


Bater os dentes
1 Tremer (de frio, de medo etc.)


Com unhas e dentes
1 Com aguerrimento, com denodo.


Dente apontado
1 Dente que foi limado, ou que sofreu outro tipo de desgaste, até ficar pontudo, triangular.


Dente canino
1 Od. Cada dente de cada par de dentes pontudos, um par superior outro inferior, que fica, em cada lado, entre o incisivo lateral e o pré-molar. [Tb. apenas canino.]


Dente carniceiro
1 Zool. Dente característico de animais carnívoros, de coroa grande, pontuda e afiada, que perfura e estraçalha a carne da presa.


Dente de coelho
1 Coisa estranha, mistério: Isso está mal explicado, nessa história tem dente de coelho.
2 Dificuldade, impedimento difícil de remover: Não vou cumprir a tarefa a tempo, só deu dente de coelho.
3 Artimanha, armadilha oculta: Este negócio parece bom demais, aí tem dente de coelho. [Cf.: dente de coelho.]


Dente de leite
1 Od. Cada um dos 20 dentes dentes provisórios da primeira dentição. [Cf.: dente de leite.]


Dente de siso
1 Od. Cada um dos quatro terceiros e últimos molares, que nascem ger. entre os 17 e os 21 anos de idade; dente do juízo. [Tb. apenas siso.]


Dente do juízo
1 Bras. Ver Dente de siso.


Dente incisivo
1 Od. Cada um dos quatro dentes dentes centrais em cada maxilar, sendo dois centrais e um lateral de cada lado; são chatos e cortantes. [Tb. apenas incisivo.]


Dente molar
1 Od. Cada um dos seis dentes de formato mais ou menos cúbico, seis em cada maxilar (três de cada lado), que servem para triturar os alimentos. [Tb. apenas molar.]


Dente permanente
1 Cada um dos 32 dentes definitivos, da chamada segunda dentição.


Dente por dente
1 Com revide igual (em intensidade, meios, objetivos etc.) à ofensa.


Dente pré-molar
1 Anat. Cada um dos quatro dentes em cada maxilar (dois de cada lado da boca) que ficam, dois a dois, entre os caninos e os molares. [Tb. apenas pré-molar.]


Dente queiro
1 N.E. Ver Dente de siso.


Dente queixeiro
1 Bras. Ver Dente de siso.


Dentes viliformes
1 Zool. Dentes pequenos e muito juntos, como em certos peixes.


Dente vomeriano
1 Zool. Dente incrustado na base do vômer, como em certos peixes.


Falar entre os dentes
1 Resmungar, rosnar.


Mostrar os dentes
1 Demonstrar agressividade.





É nos dentes do homem, com a mastigação, que começa a preparação do alimento para deles se extraírem os elementos necessários ao crescimento e à preservação do corpo e para a energia que consome ao viver e atuar. Daí sua importância, e a importância de bem cuidar deles. A higiene bucal e uma alimentação rica em cálcio favorecem o fortalecimento dos dentes, esp. na infância e na adolescência. Na primeira dentição (os chamados ' dentes de leite') há vinte dentes temporários em cada arcada. A dentição definitiva tem 16 dentes em cada arcada, e só se completa entre os 17 e 21 anos, com o aparecimento dos últimos molares, chamados ' dentes de siso'.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Convexidade

Substantivo

alombamento,ressalto,proeminência,protuberância,prognatismo,extradorso,projeção,projetura,intumescimento,avançamento,alteamento,avoamento,duna,elevação,gibosidade,marreca,corcova,bojo,buco,saliência,alambor,releixo,bossagem,nodosidade,intumescência,turgidez,inturgescência,calosidade,tuberosidade,fungosidade,excrescência;tumor,exostose,aneurisma,sarcoma,carbúnculo,antraz,furúnculo (doença),calombo,vesícula,empola,quisto,abscesso,lobinho,vergão,pápula,pústula,papo,papeira,trasorelho,bócio,broncocele,caxumba,terçogo,terçol = torçol,torçolho,verruga,arestim,dente,inchaço,inchação,anarca,anarco,apófise,côndilo,bolbo,nodo,nódulo,probóscida,tromba,bossa,mochila,giba,geba,corcunda,carcunda,galo,pão de açúcar,calo = tilose,tiloma,variz,bolha,borbulha,maléolo,pólipo,fungo,fungão;bibo,teta,mama,peito,seio,glândula mamal,mamilo,poma,bochechas,belfas,nariz,beque,batata,bicanca,penca,focinho,lábio,beiço,beiçana,beiçada,barriga,abdome,ventre,bandulho,pança,panturra,cernelha,espádua,espalda,espaldeta;escápula,botão,anquinhas,mamilho,munhão,sacada,balcão,cúpula,zimbório,arco,arcada,abóbada,refendimento,concameração,écfora,relevo,cameo,alto-relevo,entalhadura,cimbre;outeiro,cabo,promontório,recife.

Adjetivo

convexo,alombado,extradorsado,alcatruzado e v.;abaulado,cupulado,cupuliforme,proeminente,sobranceiro,esbugalhado,arqueado,papudo,protuberante,saltado,saliente,saído,nodoso,noduloso,caloso,avançado,que ressalta,corcovado,em relevo,ressaltado,tufado,relevado,claviforme,encrespado,moutonné,cheio de altos e baixos,croquento;barrigudo,beiçudo,narigudo,corcunda,tumuroso,intumescido,túmido,túrgido,mamudo,mamífero,mamiloso,mamalhudo,mamilar,mastoide,mastóideo,vesical,bolboso,papuloso,lentiforme,lenticular,fungoso,labial,labelado,repoussé,enfunado,vesicular,vesiculoso,tuberoso,tuberculado,tubercular,aneurismático,cepáceo.

Verbo

ser (proeminente e adj.);projetar-se,avançar,bojar,fazer bojo,relevar,apresentar saliência arredondada,ressair,sair,sobressair,avultar,realçar,destacar-se,salientar-se,ressaltar;fazer barriga,fazer saliência,ter avançamento,emergir,tomar espaço,arquear,entufar,dilatar,intumescer,bolhar,borbulhar,abaular,alombar,alamborar,alcatruzar,arredondar,copar,frondear,frondescer,frondejar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gosto

Substantivo

sabor,gusto,saibo,ressaibo,travo,prova,provança,provadura,gustação,degustação,delibamento,percepção do sabor;papila gustativa paladar,palato,céu da boca,língua,dente.

Adjetivo

sápido,saboroso,saporífico,saporífero,gustativo;palatal,palatino,palatinal.

Verbo

provar,petiscar,gostar,chincar,levar à boca,morder,degustar,pregustar,libar,assaborar,saborear,dar dentadas,cravar os dentes,prelibar,lamber os beiços;saber,ter o sabor de,ressaber,deixar um sabor.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Gosto não se discute.

Conjunção

Veneno

Substantivo

peçonha,tóxico,droga,crack,cocaína,heroína,haxixe,ópio,LSD,maconha,canabis sativa,álcool,fumo,envenenamento,apeçonhamento,intoxicação,toxemia,toxidade,peste,maldição;desgraça;ruindade;flagelo,tara,damnosa hereditas,venenosidade;sofrimento,aguilhão,espinho,acúleo,dente,dardo,sarça,espinheiro,urtiga;mancenilha,toxina,vírus,arsênico;rosalgar,ácido prússico;cianídrico,bicloreto de mercúrio,solimão,antimônio,tártaro emético,nicotina,estramonina,estricnina,cianeto,bromo,água tofana;bororé,sarin,agente biológico,arma biológica,arma química,miasma,azoto,nitrogênio,gás deletério,mefitismo,malária,impaludismo,sezonismo,gás asfixiante,peste,mancenilha,manipueira,cicuta,abioto,cegude,beladona,meimendro,acônito,euforbiáceas,apocalbase;coxo,secreção,poção venenosa;poção letífera,uirari,ticuna,curare,trovisco,troviscada,embude,timbó;upa japicaí,(ciência dos venenos): toxicologia,teriacologia;toxicografia;ofidismo,ferrugem,gusano,cupim,caruncho,alforra,cárie,podridão,cancro,torpedo;víbora (ente malfazejo);demônio.

Adjetivo

pernicioso,tóxico,venenoso,venenífero,viroso,virulento,peçonhento;rosalgarino,estricnínico,mefítico,pestífero.

Verbo

envenenar,empeçonhar,apeçonhentar,empeçonhentar,propinar veneno,toxicar,intoxicar,corroer,impaludar,minar,embudar,enviscar,ervar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.