Sua língua na Internet

 

(pu.lar)

v.

1. Mover o corpo para cima, afastando-se do chão; SALTAR [int. : Os sapos se deslocam pulando.]

2. Passar por cima de (obstáculo). [td. : pular a cerca.]

3. Jogar-se de (lugar alto); SALTAR [ta. : O louco ameaçava pular do décimo andar.]

4. Deixar de ler, de contar; SALTAR [td. : Pulei um capítulo do romance.]

5. Colocar-se de pé bruscamente [ta. : Quando o relógio despertou, pulou da cama.]

6. Dançar com animação, divertir-se (esp. no carnaval). [td. : Pularam carnaval a noite toda.] [int. : Pularam a noite toda.]

7. Manifestar alegria, animação; VIBRAR [int. : pular de alegria.]

8. Pulsar com vigor (ger. devido a sobressalto). [int. : Seu coração pulava de susto.]

9. Fig. Passar (para valor, posto, fortuna maior); aumentar depressa; SUBIR [tr. + para : A passagem pulou para três reais.] [int. : Com o aumento do salário, os preços pularam.]

10. Trocar com frequência de (casa, emprego etc.). [tr. + de : Vive pulando de emprego.]

11. Desenvolver-se rapidamente (esp. plantas); PULULAR [int. : Na primavera, as flores pulam.]

[F.: Do lat. pullare. Hom./Par.: pula(s) (fl.), pula(s) (sm.sf.[pl.]), pula(s) (fl. de polir); pulamos (fl.), pulamos (fl. de polir); pulais (fl.), pulais (fl. de polir); pulo (fl.), pulo (sm.); pula(s) (fl.), pulá(s) (s2g.[pl.]).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Deficiência

Substantivo

escassez,desprovimento,exiguidade,parcimônia,míngua,privação,inópia,carência,insuficiência;falha,lacuna,omissão,falta,silêncio,defeito,buraco,estacionamento;imperfeição;precariedade,senão,imaturidade,vacuidade,inanidade;defeito,deficit,desfalque,omissão,supressão,caret,intervalo;sinalefa,elisão,inacabamento;vácuo,solução de continuidade;oco,vazio,croca,falha.

Adjetivo

deficiente,incompleto,interminado,inacabado,mútilo (poét.),mutilado,lascado,manco,imperfeito,precário;semipleno,incompletado;defectivo,defeituoso;deficitário,restrito,falho,magro,lacunar,lacunoso,superficial,perfunctório,em falta,em atraso,desprovido de,pobre de,despido de,falto de,diminuto,esboçado,cru;vazio,inane,decepado,truncado,negligenciado,postergado,desprovido,desfalcado,desfalcado & v.;em andamento,em construção,em preparo,em agraço,por encher.

Verbo

estar incompleto,não atingir a meta;demear,carecer,mancar,faltar,escassear;negligenciar;omitir,suprimir,cancelar,desfalcar,desprover,rarear,truncar,esquecer,preterir,passar em claro,abstrair-se de,esvaziar,vazar o conteúdo,esgotar,exaurir,ficar em meio,ficar por concluir,faltar pouco,despejar,pôr de parte,prescindir-se de,dispensar,refugar,desprezar,eliminar,expulsar,desalistar,segregar;passar por cima,pretermitir,sotopor,postergar,deitar fora,largar de mão,pular,glosar,cortar,tesourar,excetuar;passar em silêncio,passar em claro;deixar no tinteiro;capinar,esgaraminhar,mondar,comer.

Advérbio

incompletamente,deficientemente,interminadamente,inacabadamente,imperfeitamente,imerfeitamente & adj.;por partes,a retalho,às migalhas,por prestação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Omissão

Substantivo

exclusiva,ressalva,exceção,inadmissão,inadmissibilidade,pretermissão,omissão,pulo,salto,silêncio,supressão,expulsão,eliminação,repúdio,rejeição,divórcio,exílio,banimento,proscrição;restrição,separação,segregação,isolamento,corte,dispensa,demissão,exoneração.

Adjetivo

excluído,exclusivo,excluso,inincluído,disperso,inadmitido,inadmissível,inaceito,inaceitável,eliminado,dispensado,demitido,eliminador,eliminatório,eliminável,excluível,barrável,segregágel,segregável & v.;exceto,afora,salvo,sem entrar na conta,excluindo,tirante,menos,salvante;.

Verbo

ser excluído,ficar de fora,não ganhar admissão,extravagar,andar fora do número,excluir,barrar,deixar fora,vedar a entrada,varrer do cenário,rejeitar,recusar,afastar,desviar,tirar,deserdar,privar de,prescindir,passar sem,dispensar,abstrair-se de,refugar,desprezar;expulsar,esquadrilhar,eliminar,desalistar,dar baixa,repelir,distanciar,segregar,negligenciar;banir;demitir,exonerar,desjungir;extirpar,passar por cima,pretermitir,sotopor,postergar,largar de mão,omitir,pular,suprimir,glosar,cortar,tesourar,excetuar;passar em silêncio,passar em claro;deixar no tinteiro,joeirar,capinar,peneirar,esgraminhar,mondar.

Advérbio

com exceção de,com exclusão de;exclusive,fora,à parte;pondo de parte,pondo de lado;abstraindo-se de,a menos que,a não ser que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Velocidade

Substantivo

celeridade,ligeireza,ligeirice,presteza,rapidez,destreza,agilidade,desfilada,fugacidade,carreira vertiginosa,carreira louca,pernada,expedição (atividade),aceleração,(pressa),precipitação;movimento rápido;voo,trote rasgado;corrida,galope,galopada,disparada,meio galope,fuga,marcha forçada,marche-marche,vertigem;asas,pensamento,relâmpago,raio,luz,eletricidade,vento,bala,foguete,míssil,jato,bólide,flecha,seta,dardo,mercúrio,azougue;telégrafo,más notícias,torrente,tufão,ventania,águia,lince,guepardo,antílope,corcel,gazela,veado,galgo,lebre,corça,esquilo,expresso;Mercúrio,Ariel,Camila,papa-léguas.

Adjetivo

veloz,veloce,rápido,apressado e v.;prestes,precípite,arrebatado,apressurado,célere,ligeiro,desembarçado,manipresto,apressado,remeiro,ágil,rapto (poét.),desabalado,impetuoso,violento;alígero,alífero,alipotente,aliveloz,velívolo,levípede,presto,correntio,andador,andadeiro,vivo,esperto,expedito,expresso,ativo,voador,volante,trotador,galopador,galopante,de pé leve,voante;elétrico,telegráfico,rápido como uma (seta e subst.);fugaz,fugidio,fugitivo,vertiginoso,infernal,entontecedor,estonteante,desabrido,louco;fulminis ocior alis = mais veloz que o raio.

Verbo

ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.

Advérbio

velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Transcursão

Substantivo

transcurso,transgressão,traspassação,traspassamento,traspasse,trespasse,usurpação,exorbitância,descomedimento,excesso,exacerbação,imperialismo,infração,violação,extravagação,transcendência,transbordo,sobrepujamento,excrescência (redundância),ultrapassagem.

Adjetivo

transgressivo,transgressor e v.;transcendente,exorbitante,imperialista.

Verbo

transgredir,transcorrer,transcursar,traspassar,transcender os limites,transmontar,vingar,sobressaltar,transpor,pular,saltar,galgar,despassar,ultrapassar;passar as marcas,passar as raias;passar além,varar,descompassar,decomedir-se,exceder-se,exacerbar,ir fora das raias,infringir,ir de monte a monte,levar de vencida os diques,romper,arrombar,demasiar-se,desmedir-se,desmesurar-se,sair fora de,esbordar,transbordar,sair da madre,exorbitar,aborbitar,sobre-exceder,desmandar-se,cavalgar,superar,forçar,violentar;saltar a meta,saltar a barreira;ir de foz em foz,invadir,usurpar,passar o Rubicão.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Salto

Substantivo

saltada,salteada,pulo,pincho,pinote,galão,corcovo,curveta,upa,sacão,safanão,rabanada,gambade,gambado,cabriola,tranco,guinada,meia volta,travessura,cambalhota,cambadela,solavanco,reviravolta,salsifré;salto beduíno,salto mortal;veado,canguru,onça,cabra,cabrito,rã,gafanhão,gafanhoto,pulga,saltador,salta-valados,saltão,pulantissátiros,saltadouro,pula-pula;salto em altura,salto em distância,salto triplo,salto com vara;salto com queda livre;salto ornamental jeté,cabriole,balloné.

Adjetivo

saltitante,saltatriz,saltante,saltador,saltão,saltarelo,saltarilho,saltígrado,caprissaltante,pulante,pulador e v.

Verbo

saltar,pular,esgarabulhar,subsultar (poét.),saltitar,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,dar cambalhotas,dar cambotas,corcovear,caracolar,curvetear,saltaricar,saltarilhar,galgar de um pulo,dançar,dar à perna,cabritar-se,encabritar-se,pernear,espernear,caprissaltar.

Advérbio

aos saltos,às upas,aos pinotes,de salto,aos pulos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Negligência

Substantivo

ignávia,imprevidência,imprevisão,falta de cuidado,descuido,incuriosidade,desleixo,deleixo,deleixação,deleixamento,frialdade,des caso,imprecaução,falta,falha,preterição,paralipse,desídia,desmazelo,indiligência,invigilância,relaxação,relaxamento,acídia,preguiça,segnícia ou segnície,abandono;inércia,apatia,assinergia,ócio,inação,descompostura,preguiça,indiscrição,indolência,inatividade;ronçaria,roncice,relaxo,desatenção;nonchalance (insensibilidade);laissez-faire,laissez-aller,laissez-passer;lapso,imprudência,indiferença;desalinho (desordem),relaxidão,desmazelo,sujidade;improvidência;inacabamento;inexatidão (erro);bagateleiro,rascão,rascoeiro,desmanchadão,atamancador,sarrafaçal,desmazelado,sebentão;zaranza,cabeça de vento.

Adjetivo

descuidoso,negligente,invigilante,apático,napeiro,descuidado,desaplicado,incurioso,descurioso,desleixado,desmazelado,esmalmado (pleb.),desmedrado,remisso,ignávio,indolente,indiligente,vagaroso;malhadiço,irrefletido,irreflexo,incauto,falho,omisso,ralaço,relaxado,relaxo,relapso;inconsiderado,levantadiço,imponderado,bagateleiro,inconsulto,incircunspecto,imprevidente,imprudente,desacautelado,desapercebido,imprecatado,desprevenido;tardio,serôdio,inativo;inatento;insouciant,desapressado,indiferente;desalinhado (desordenado);sujo;inexato;imprevidente;frouxo,tíbio,friacho,perfunctório,passageiro,superficial,atalhoado,negligenciado e v.;de banda.

Verbo

ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.

Advérbio

negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Supressão

Substantivo

obliteração,deleção,emenda,rasura,canceladura,cancelamento,respançadura,respançamento,raspança,raspadura,raspagem,rasura,riscadura,apagamento,delimento,desarrisca,circundação,tabula rasa,litura,papel em branco,baixa,saída,descarga,anepigrafia,raspador,raspadeira,borracha.

Adjetivo

suprimido,deletado,obliterado e que não deixou vestígio,esgotado,intestado,ab-intestado,esparso,não registrado,irregistrado,dessinalado,anepigráfico.

Verbo

suprimir,apagar,deletar,obliterar,safar,comer,omitir,varrer palavras,pular,saltar,delir,riscar,inutilizar com traços em cruz,despintar,cancelar,expungir,eliminar,limpar,desvanecer,desaverbar,derriscar,riscar,raspar,respançar,descarregar,desarquivar,dar baixa,dar saída,tornar sem efeito,arrancar,desnotar,desarrolar,sonegar,tornar ilegível,não deixar vestígio;declarar nulo e sem efeito,trancar,ficar em branco,desarriscar.

Advérbio

obliteradamente e adj.;em branco.

Provérbio

Interjeição

Dele!.

Frase

Conjunção