Sua língua na Internet

 

(cam.ba.lho.ta)

[ó]

sf.

1. Movimento em que se gira o corpo sobre a própria cabeça, apoiando ou não as mãos no chão ou em qualquer superfície sólida; CAMBOTA; CABRIOLA

2. Acrobacia no ar

3. Giro ou rodopio sobre si mesmo (na direção vertical, de baixo para cima ou vice-versa) sem apoio; REVIRAVOLTA

4. Queda desastrada com as pernas para o ar; TRAMBOLHÃO

5. Fig. Mudança repentina (numa situação etc.)

[F.: Posv. dev. de cambalear]


Dar cambalhotas
1 Fig. Fazer ou dizer coisas opostas, contraditórias (seja de modo hábil, ou desajeitadamente) para conseguir algo muito difícil sem perder o controle da situação, o equilíbrio, a coerência: Teve de dar cambalhotas para explicar suas declarações.


Dar uma cambalhota
1 Fig. Sofrer mudança acentuada e brusca; ter ou passar por uma reviravolta

Explore seu vocabulário com o Aulete

Revolução

Substantivo

bouleversement,derrocada,esborralhada,conflagração,incêndio,subversão,transposição de polos,desmoronamento,viravolta,giravolta,reviravolta,preposteração,soçobro,desmoronamento (destruição);trambolhão,cambadela,cambalhota,crise,peripécia;mudança súbita,mudança radical,mudança orgânica,mudança completa;mudança de fond en comble,mudança de alto a baixo,mudança de fio a pavio;golpe de estado,coup d’état,reversão,inversão de valores,salto,saltada,salto mortal,mergulho,imersão,queda repentina,choque,explosão,espasmo,convulsão,revulsão,tempestade,ciclone,grisu,furacão,vendaval,tornado,ciclone,lufada,terremoto,tremor de terra,terramoto,maremoto,tsunâmi,sismo,cataclismo,dilúvio,varinha de fada.

Adjetivo

revolucionário,subversor,subversivo,eversor,eversivo,remodelador,transformador,convulsionador.;sísmico,sismal,ciclônico,radical.

Verbo

revolucionar,desencadear-se a revolução,operar grande transformação,transformar,convulsionar,revolver,subverter,preposterar,inverter a ordem,transmudar,mudar a face,criar novas diretrizes,traçar novos rumos,mudar,sofrer alteração profunda na sua estrutura,romper com o passado,calcar aos pés a rotina,algemar a praxe,derrocar,abalar os alicerces,rentear a praxe,criar nova mentalidade,abrir novos horizontes,remodelar,refundir,revirar,não deixar pedra sobre pedra,soçobrar,submergir,afundar,ruir,desmoronar,trabucar.

Advérbio

revolucionariamente,subversivamente,rebeladamente,radicalmente;por arte mágica.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inversão

Substantivo

eversão,subversão,preposteração,reviravolta,reviramento,introversão,retroversão,contraposição,antítese,inverso,reverso,avesso,enviés,cambalhota,revulsão,arlequinada,salto,cabriola,pirueta,trambolhão,viravolta,emborco,ordem inversa = resmuda;transposição,anástrofe,metátese,hipérbato,sínquise,tmese,diácope,antimetábole,antimetalipse,antimetátese,hysteron,proteron,palindromia,palíndromo.

Adjetivo

invertido e v.;avesso,avessado,torto,errado,prepóstero,revoluto,revolto,reverso,(contrário),aposto,eversor,eversivo,subversor,subversivo,reversal,reversível.

Verbo

inverter,estar (invertido e adj.);virar,revirar,preposterar,voltar de cima para baixo,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,girar,virar de borco,emborcar,virar-se em sentido contrário,trambolhar,ficar de cabeça para baixo,plantar bananeira,ficar às avessas;pôr de avesso,avessar,envessar,reversar,revessar,contraverter,transverter,subverter,interverter,retroverter,introverter,transtrocar,revolver,revolucionar;turbar,perturbar,transtornar,dar cambalhota,transpor,alternar,deborcar,emborcar,entornar,arrepiar.

Advérbio

invertidamente e adj.;de dentro para fora,de cima para baixo,de pernas para cima,de cabeça para baixo,de ponta cabeça,de chapuz,de borco,de revesilho,de revés,de arrepio,às avessas,pelo avesso,a pospelo,contra o correr do pelo,às canhas,a contrapelo,ao revés,sans dessus dessous;in adversum = em sentido contrário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descida

Substantivo

descimento,descenso,descensão,declive,queda,trambolhão,estatelamento,boléu,caída,caimento,descaída,tombo,cambalhota,baque,pancada,despenho,esboroo,esboroamento,desabe,desabamento,decadência,declinação,cadência,precipitação,gotejamento,chuva,granizada,saraiva;escorregadela,resvaladura,tropicão,tropeção,procidência = prolapso,derrocada,avalanche,declividade (plano inoclinado),nadegada,culapada,cuzapada,cuada,batecu.

Adjetivo

descendente,descensional,caduco,cadente,cadivo,peristáltico,decíduo,descente,tombador.

Verbo

descer,descender,cair,tombar,sucumbir;ir,vir de queda em queda;redescender,rolar,vir abaixo,despencar,malhar de um sítio abaixo,ir ladeira abaixo,culapar,cair de fio comprido,despenhar-se,precipitar-se,lançar-se por ladeira abaixo,trambolhar,estatelar-se,declinar,descair,caminhar para o ocaso;gravitar,obedecer às leis da gravidade,depositar-se,submergir,afundar,sumir-se,chapuzar,afundir,naufragar,soçobrar,mergulhar,desmoronar = trabucar,esbarroar,esboroar,desboroar,esbarrondar,esborralhar,ruir,destribar-se,atirar-se,resvalar,tropeçar,escorregar;desmontar,descavalgar,apear-se,saltar,desempoleirar-se,destronar-se,destrepar,desengrimpar-se,desencarapitar-se,desencumear-se,desalcandorar-se,desencomoroçar-se,desfaiar-se;abater-se,cair sobre a presa;gotejar,pingar,baixar,vasar,descabeçar (a maré),abaixar-se.

Advérbio

descendentemente e adj.;de escantilhão,de tombo em tombo,ladeira abaixo,de cambalhota,de chapuz.

Provérbio

Interjeição

zumba!,cachapuz!,truz!.

Frase

Conjunção

Salto

Substantivo

saltada,salteada,pulo,pincho,pinote,galão,corcovo,curveta,upa,sacão,safanão,rabanada,gambade,gambado,cabriola,tranco,guinada,meia volta,travessura,cambalhota,cambadela,solavanco,reviravolta,salsifré;salto beduíno,salto mortal;veado,canguru,onça,cabra,cabrito,rã,gafanhão,gafanhoto,pulga,saltador,salta-valados,saltão,pulantissátiros,saltadouro,pula-pula;salto em altura,salto em distância,salto triplo,salto com vara;salto com queda livre;salto ornamental jeté,cabriole,balloné.

Adjetivo

saltitante,saltatriz,saltante,saltador,saltão,saltarelo,saltarilho,saltígrado,caprissaltante,pulante,pulador e v.

Verbo

saltar,pular,esgarabulhar,subsultar (poét.),saltitar,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,dar cambalhotas,dar cambotas,corcovear,caracolar,curvetear,saltaricar,saltarilhar,galgar de um pulo,dançar,dar à perna,cabritar-se,encabritar-se,pernear,espernear,caprissaltar.

Advérbio

aos saltos,às upas,aos pinotes,de salto,aos pulos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção