Sua língua na Internet

 

(au.to.ri.za.do)

a.

1. Que se autorizou, permitiu; APROVADO; CONSENTIDO

2. Que tem aprovação expressa do autor ou de quem constitui o tema (de livro, filme, hino, canção etc.) (biografia autorizada).

3. Que recebeu autorização ou licença para atuar (representante autorizado, oficina autorizada); CREDENCIADO; OFICIAL

4. Que tem autoridade; digno de respeito e crédito: "Falou por último Andiara, o mais venerável e o mais autorizado dos pajés." (Bernardo Guimarães, O ermitão do Muquém))

[F.: Part. de autorizar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Direito

Substantivo

juro = jus,privilégio,regalia,prerrogativa,imunidade,atribuição,pertença,competência,jurisdição,alçada;faculdade,poder,privilégio;título,pretensão,merecimento,o devido,legitimação,legitimidade,liberdade,franquia,foros,revalidação,sanção,autoridade,garantia;autorização;constituição (lei);patente,inviolabilidade,inalienabilidade,imprescritibilidade,inamissibilidade,incessibilidade,intransmissibilidade,jurisprudência,ciência do direito e das leis,romanismo;reclamante,reivindicador,queixoso,querelante;apelante,recorrente,agravante,arrestante,embargante,inventariante.

Adjetivo

qualificado para,digno de,merecedor de,talhado para,privilegiado,permitido,sancionado,consagrado,garantido,autorizado,ordenado,prescrito,constitucional,conferido por lei,regulamentar,prescritível,presuntivo;absoluto,inatacável,irrevogável,inalienável,intransmissível,inabdicável,imprescritível,inamissível,inviolável,sacrossanto,sagrado,intangível,inamovível,indestronável,incessível;devido,justo,digno,condigno,(altamente) merecido,permissível;legal,lícito,não vedado,invedado,legítimo,verdadeiro,justo,exato,honesto,em regra,inexcepcional,equitativo;apropriado,plausível,correto,requerido,decoroso,conforme ao decoro,decente,nobre,nomotético.

Verbo

ter direito,título a;caber a,tocar a,competir a,estar na lista para,ter feito jus a,ser inestendível a,merecer,ser digno de,estar talhado para,remerecer,ser merecedor de,assistir o direito a,ter carradas de direito,impor-se,ser de direito restrito,tornar-se digno de;exigir,reclamar,recorrer (para),apelar (para),querelar,embargar,arrestar,confiscar,não transigir,não ceder uma linha,assumir,avocar,defender os seus direitos,fazer questão de,desafiar,vindicar;reivindicar os seus direitos,fazer valer os seus direitos;pretender,pleitear,arrogar,arrogar-se com o direito de,substanciar,sustentar,responder com a dignidade de seus direitos;dar direitos,conferir direitos;qualificar,autorizar;santificar,legalizar,ordenar,canonizar,prescrever,repartir,privilegiar,dar cuique suum = dar o seu ao seu dono,fazer observar,pôr em vigor;ter em vigor,estar em vigor;estar de pé,viger,vigorar,vigorizar,não estar prescrito,legitimar,desbastardar,revalidar,autenticar,legalizar;ter um direito,usar de um direito,usar de suas atribuições;ser da sua alçada,tocar a,pertencer a,cumprir a,impender a,incumbir a,caber a,ser credor de,estar a cargo de.

Advérbio

devidamente e adj.;em forma,em devida forma,ex-officio,de jure,de juro e herdade = por direito de herança,jure divino = por direito divino,Dei gratia,por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,por delegação popular,jure et facto,em direito,em bom direito;segundo as regras do direito,segundo as regras da justiça,segundo as regras da equidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

O estudo do direito seria inútil, se a justiça não pudesse ser reduzida a ato. (Pereira e Sousa.).

Conjunção