Sua língua na Internet

 

sm.

1. Mistura de gases que forma a atmosfera terrestre, constituída principalmente por nitrogênio e oxigênio, e uma proporção mínima de vapor d'água e gases nobres.

2. Camada de ar(1) que envolve a Terra; o espaço que ela ocupa; ATMOSFERA

3. Espaço ocupado pela atmosfera: A águia cortou o ar em voo rasante.

4. Clima, ou condição climática de um determinado lugar: O ar da montanha faz bem à saúde. [Muito us. no pl.: ares de montanha]

5. Vento, aragem: Sentia no rosto o ar fresco da manhã

6. Fig. A aparência ou a postura de alguém: Ar de nobreza/ ar de superioridade.

7. Fig. Conjunto de relações e disposições humanas que constituem um ambiente; ATMOSFERA: A sala tinha um ar carregado.

8. Indício; aspecto, aparência: Estas palavras dão ao enredo um ar de mistério.

9. Respiração, fôlego (falta de ar).

10. Bras. Pop. Paralisia, estupor.

11. Fig. Motivo, razão: Que ares o trazem aqui? [Us. no pl.]

[F.: Do gr. aér, aéros, pelo lat. aer, aeris. Hom./Par.: ares (pl.), ares (fl. de arar). Ideia de 'ar': aer(i/o)-, aeroviário, e pneumat-, pneumático.]


Ao ar livre
1 Fora de ambiente ou recinto fechado


Apanhar ar
1 Tomar ar fresco


Apanhar no ar
1 Captar (informação, conhecimento) com rapidez.


Ar comprimido
1 Ar confinado em câmara fechada, sob pressão maior que a da atmosfera.


Ar condicionado
1 Ar ambiente resfriado, ou aquecido, ou umidificado de acordo com certa regulagem, em aparelhagem a isso destinada. [Cf.: ar-condicionado.]


Ar de família
1 Semelhança entre os traços fisionômicos dos membros de uma família.


Ar de poucos amigos
1 Semblante fechado e carrancudo.


Ar encanado
1 Ver Corrente de ar.


Dar um (o) ar de sua graça
1 Fam. Manifestar presença com ação, dito etc.: Durante toda a reunião, não deu o ar de sua graça.


Estar fora do ar
1 Telc. Estar suspensa transmissão de rádio, televisão etc., provisória ou definitivamente.
2 P. ext. Estar provisória ou definitivamente inativo canal de rádiom televisão etc.
3 Fig. Gír. Estar (alguém) desatento, distraído, com lapso de memória.


Ir ao ar
1 Telc. Ser transmitido (programa, notícia etc.)


Ir pelos ares
1 Explodir
2 Fig. Deixar de se realizar (projeto, plano etc.): Com os problemas na produçao, suas férias foram pelos ares.


Mudar de ares
1 Mudar de lugar, de residência, de trabalho etc., ger. para tentar melhorar as condições de vida


No ar
1 Não definido, não bem delineado, não completamente resolvido: Está tudo no ar, ainda não temos um projeto claro.
2 Com sinais perceptíveis, mas imprecisos, sendo motivo de boatos e comentários: Há mais coisas no ar que aviões de carreira.
3 Distraído, alheio, desatento: Tentei explicar, mas ele parecia estar no ar.


Sair do ar
1 Passar a estar fora do ar.


Tomar ar
1 Ver Apanhar ar.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Leveza

Substantivo

levidão,levidade,ligeireza,imponderabilidade,sutileza,flutuação,levitação,volatilidade,ausência de gravidade,gravidade zero;pena,pluma,pó,poalha,argueiro,átomo,corpúsculo,floco ou froco,felpa,froixel ou frouxel,teia de aranha,filandras,palha,cortiça,quinta substância,quinta-essência,bolha,flutuador,ludião,boia,éter,ar,os imponderáveis,espuma,folha seca.

Adjetivo

leve,leveiro,ligeiro,imponderoso,sutil,fino,esponjoso,aéreo,que mal se sente,esvoaçante;flutuante e v.;levitante,breve,etéreo,incompressor,astático,volátil,natátil,nadante,flutuável,fácil de se manejar,manejável,maneiro,portátil,carregável,transportável,andejo,insubmersível,insubmergível,manual;leve como uma (pena e subst.);comportável.

Verbo

ser (leve e adj.);flutuar,levitar,pairar,voar,ficar suspenso no ar,ter pouco peso,ser fácil de se transportar,librar-se,esvoaçar,sobrenadar,vir à tona,aflorar,boiar,vogar,subir aos ares;tornar (leve e adj.);alijar,desalijar,deslastrar,descarregar,desonerar,aligeirar,desencostalar,suavizar,diminuir o peso,minorar,aliviar;.

Advérbio

levemente e adj.;leve e leve,de leve,ao de leve,em suspensão.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Vento

Substantivo

corrente de ar,ar,sopro,assopro,bafo,insuflação,baforada,monção,vento leve,zéfiro,frescor,galerno,bafagem,brisa,favônio,aragem,hálito,oressa,viração,aura,assopradela,flabelação,abano,bafagem,bafejo;pé de vento,lufada,borbotão de vento,tufão,tornado,rabanada,ventania,rajada,gregalada,lufa,ciclone,torvelinho de vento,furacão,vórtice,ecnefia,rabanada de vento,refrega de vento,bulcão,polvorinho (pop.),turbilhão,golpe de vento,refega,sobrevento,trabuzana (pop.),tempestade,grande temporal,pampeiro,vendaval,procela,tormenta,tornado,estrupada,euro,rolo,remoinho,redemoinho,eurônoto,borrasca,borriscada,borrisco,cansim,simum,samiel,siroco (ventos quentes),bise,nordestia,lestada;ventos gerais,colaterais;minuano,(ventos frios),rexio,terrenhos,áfrico,aquilão,aguião (ant.);ventos de repiquete,ventos de rachar;subsulano,tarasco,barbeiro,ventosidade,flatulência;anemografia,aerodinâmica,barosânemo,anemologia,anemógrafo,anemômetro,anemopausa,cata-vento,anemoscopia,anemoscópio,grimpa,insuflação,inflação,abanação,abanadela,ventilação,espirro,esternutação,soluço,resfôlego,respiração,recolho,ofego,bufido,bufo,alento,fôlego,dispneia = ortopneia;Éolo,Bóreas,caverna de Éolo,bomba de ventilação,máquina pneumática,leves (de aves),pulmões,bofes (pop.),boches,fole,ventana,leque,flabela,ventarola,abano,chaminé,ventilador,vênula,assoprador.

Adjetivo

ventoso,tarasquento,flatulento,ofegoso,ofegante,borrascoso,tempestuoso,proceloso,furioso (violento),fervente,austrífero,agreste,marulheiro,mareiro,galerno,brando,sereno,bonançoso (moderado),alisados,alísio,aquilonal,aquilonar,aquilônio,gregal,etésios,travessão;ventilado,arejado;lavado de ares,lavado dos ares;esternutatório,ventígeno,ventilativo,nubífero,nubífugo,vorticoso,imbrífero,imbrífugo,remoinhoso,nubícogo,eóleo.

Verbo

ventar,soprar,assoprar,ressoprar,varrer,bafejar,aflar,arejar,ventilar,ventanear,ventanejar,refrescar,perpassar,agitar,fustigar,varejar,açoutar,lufar,encrespar,brincar,ondear,empolar,soluçar,gemer,sibilar,rugir,suspirar,uivar,assobiar,ulular,vassourar,desgrenhar,passar em febre;suestar,descair para o S. O,sudoestar,respirar,alentar,tresfolegar,resfolegar,ofegar,arfar,arquejar,bafejar,abanar,flabelar,insuflar,espirar,espirrar,tossir,pigarrear,baforar,bufar,inflar,ventilar (sons de vento).

Advérbio

ventosamente e adj.;às lufadas,de vento em popa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Aparecimento

Substantivo

afloramento,surgimento,aparição,manifestação,advento;superfície,fenômeno,espetáculo,exibição,surto,vislumbre,viso,aparência,simulacro,catadura,continência (ant.);cena,cenário,coup d'œil,golpe de vista,look-out,vista,prospecto,mostra,mostrança,panorama,perspectiva,quadro,paisagem,ostentação,exposição,feira,mise-en-scène,encenação;afastamento da cortina,afastamento do velário;reaparecimento,fantasma (ilusão de óptica),pompa,aparato,teatro ambulante,sombras chinesas,magia,mágica branca,lanterna mágica,fantascópio,fantasmatoscópio,fantasmagoria;diorama,neorama,poliorama,cosmorama,uranorama,georama,totilimúndi,jogo de cena,luxo (ostentação),insígnia (indicação),aspecto,talhe,porte,contenho,semblante,facies,feição,face,configuração,feitio,forma,aparência,antojo,exterior,mostra,exterioridade,trajo,vestuário,cor,imagem,ar,compleição,matiz,presença,expressão,aspecto,ponto de vista,prosopografia;lineamento,traços gerais,trait,traço,linhas,esboço,perfil,contorno,cara,fisionomia,rosto,semblante,metoposcopia,postura,posição,atitude,pose.

Adjetivo

aparente,ostensivo,descoberto,escancarado,evidente,patente,visível. ostensório;fantasmagórico.

Verbo

aparecer;ser,tornar-se visível;parecer,sembrar (ant.),semelhar-se,ter ares de;apresentar aspecto,ter aspecto,trazer aspecto,exibir aspecto,tomar aspecto,apresentar aparência,ter aparência,trazer aparência,exibir aparência,tomar aparência,assumir a aparência ou o aspecto de;fazer uma figura,aparentar,configurar (-se),apresentar-se aos olhos,mostrar-se,nascer,assomar,surgir,emergir,deseclipsar,reaparecer,entremostrar.

Advérbio

aparentemente e adj.;como que,como se,com todas as aparências,prima facie,na aparência,à primeira vista,ao primeiro lance ou golpe de vista,ao primeiro aspecto,sob este prisma,por esse lado,neste particular,aos olhos de,à vista do observador,de modo que (fam.),parece que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Moda

Substantivo

uso,vezo,maneira,estilo,tom,bom tom;fashion elite,escol,nata,high life,corte,o grande mundo,o mundo aristocrático,o mundo elegante,alta sociedade,high society;luxo (ostentação);loja de modas,maneiras,ademanes,educação (polidez);ar,porte;savoir faire,savoir vivre,urbanidade,ar distinto,distinção;polidez,elegância de maneiras;galhardia,garbo,aprumo,elegância,trinque,gentileza,nobreza de porte,airosidade,apuro,fidalguia,aristocracia;decoro,decência,conveniência,convencionalismo,convenções sociais,etiqueta,protocolo,formalismo,formalidade,rigorismo;observância rigorosa das leis da etiqueta,observância rigorosa da pragmática;costume,voga;modista,vestes;correção e esmero no trajar,figurino,trajos domingueiros;escravo da moda;árbitro da elegância;Petrônio,formalista,rigorista,janota;almofadinha,dândi,chibança,chibantismo,casquilho,paraltice,casquilhice,caquilharia,garridice,coquetismo,chiquismo,janotaria,janotice,janotismo,janotada,tafularia,peralvilhice,catitismo.

Adjetivo

elegante,distinto,cheio de distinção,gentil,aprimorado,esmerado,airoso,repuxado,vestido com elegância = bizarro,esquipado,chafalheiro,garrido,apilarado,puxadinho,casquilho,xibante,puxado,arreitado,janota,gamenho,trinques = liró = catita,sécio,lampeiro,candeia,taful,pintalegrete,proluxo,gaiteiro,espanéfico,tirado das canelas (pop.),aperaltado e v.;requintado,loução,louçainho,formalista,degagé,galante,alinhado,enfeitado;afidalgado,cavalheiresco,cortês;up-to-date,da última moda,de ponto em branco.

Verbo

estar na moda,estar fashion,es tar na beta,estar no gosto do dia,estar em voga,estar nos trinques;reinar,prevalecer,estar de ponto em branco,andar no requinte da moda,andar nas pontinhas,trajar com apuro,finfar;seguir a moda,acompanhar a moda,aceitar a moda;conformar-se com a moda;ir com a corrente;vestir-se com esmero,vestir-se com primor,vestir-se com elegância;pôr-se à moda,pôr-se à última moda;desfilar,espenicar-se,enfeitar-se,exibir bons vestuários,adornar-se,fazer um figurão,servir de modelo,galhardear trajes vistosos,andar no trinquete;deitar moda,criar moda,pôr em moda,dar a moda,encasquilhar-se,puxar-se,esmerar-se,janotar,luxar,embonecar-se,aperaltar-se,fragatear,tafular,enfeitar-se,pimponar,pimponear,chibar,chibantear,casquilhar,peraltear,andar no requinte da moda,andar como um taful,galear,adonisar-se,aperalvilhar-se,arrebitar-se.

Advérbio

elegantemente e adj.;no rigor da moda,na última moda,à moda,en grande tenue (ornamento);a caráter,por amor à moda,comme il faut,à guisa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ar

Substantivo

ar atmosférico,atmosfera,ar livre,estratosfera,espaço,céu,latíbulo,vento,brisa,sopro,clima,azul,nuvem,oxigênio;tempo;oscilações do barômetro;(ciência do ar): aerologia,aeroscopia,aerografia,aerometria,meteorologia,climatologia,eudiômetro,barômetro,aerômetro,barógrafo,meteorógrafo,aeroscópio,anemômetro,anemógrafo,aneroide,simpiezômetro,meteoroscopia,barosânemo,baroscópio,manoscópio,zingamocho,cata-vento,bandeira,anemoscópio,grimpa;ventilação,aerostação,aerofagia,aerofobia.

Adjetivo

aeriforme,aerífero,aéreo,flatulento,efervescente,ventoso,atmosférico,meteorológico,isobárico,isobarométrico;ventoso.

Verbo

arejar,pôr ao ar,expor ao tempo,soprar,ventar,ventilar,abanar (ar em movimento).

Advérbio

aeriferamente e adj.;ao ar livre,al fresco,pela fresca,sub Jove,sub divo,ao relento,ao sereno,a céu aberto,entre o céu e a terra,no espaço,ao relento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção