Sua língua na Internet

 

(sa.co)

sm.

1. Recipiente de papel, pano, couro ou material plástico, aberto em um dos lados, us. para transportar ou acondicionar coisas

2. O conteúdo de um saco: Comeu um saco de pipocas

3. Pequena mala; MALETA

4. Text. Tecido tosco, ger. us. na fabricação de sacos; ANIAGEM

5. Anat. Órgão ou parte do corpo em forma de bolsa (saco uterino)

6. Bras. Tabu. Os testículos (saco escrotal)

7. Bras. Gír. Amolação, chateação: Mas que saco! Esse ônibus não sai do lugar!

8. Bras. Gír. Paciência: Não tive saco para ouvir o discurso do ministro!

9. Parte que sobra em roupa malfeita: A camisa está com um saco debaixo do braço

10. Pequena enseada: O saco de São Francisco, em Niterói

11. Parte larga da chaminé sobre a lareira

12. GO Linha circular formada por um rio

13. Pes. Rede de pesca de forma cônica

14. Pej. Pessoa gorda e de formas desajeitadas

15. BA Entre os garimpeiros, provisão semanal de gêneros

16. Nos rebordos escarpados das serras, corte de forma circular ou em meia-lua

17. Antiga peça de vestuário que se usava em casos de luto ou penitência

[F.: Do lat. saccus, i, do gr. sákkos, ou. Hom./Par.: saco (sm.), saco (fl. de sacar). Ideia de 'saco': sac(i)- (saciforme).]


Dar no saco
1 Bras. Chulo Aborrecer, importunar; encher o saco de.


De saco cheio
1 Bras. Chulo Aborrecido, entediado, sem mais paciência.


Despejar o saco
1 Desabafar, contar tudo que sente; contar tudo que sabe.


Encher/torrar o saco (de)
1 Bras. Chulo Aborrecer-se, irritar-se, perder a paciência; ficar de saco cheio.
2 Aborrecer, irritar (alguém), importunar até o limite da paciência alheia.


Estar sem saco
1 Bras. Chulo Gír. Estar sem paciência, sem vontade, sem disposição para algo.


Puxar o saco de
1 Vulg. Adular, bajular.


Saco amniótico
1 Emb. Saco membranoso que envolve o embrião, depois o feto, e que contém o líquido amniótico; Pop. bolsa-d'água.


Saco coriônico
1 Emb. Membrana que envolve o embrião dos mamíferos e que, em certos mamíferos, forma a placenta.


Saco de água quente
1 Saco de borracha, que, depois de se encher de água quente, pode-se fechar hermeticamente aparafusando uma rolha, para aplicar em áreas corporais doloridas, para aquecer etc.


Saco de café
1 Pequeno saco de algodão ou papel us. para coar café.


Saco de dormir
1 Saco comprido, de tecido resistente, impermeável e quente, dentro do qual uma pessoa pode dormir, isolada da umidade do solo e protegida do frio. [Ger. us. em acampamentos. Sin. (Lus.): saco-cama.]


Saco de pancada
1 Bras. Pessoa que costuma apanhar muito, ger. por ser visada (num grupo).
2 P.ext. Joc. Em um campeonato esportivo, equipe ou competidor que perde frequentemente.
3 Fig. Pessoa que, num grupo, costuma levar a culpa pelas faltas de outrem.


Saco de viagem
1 Mala em forma de saco, us. em viagens.


Saco embrionário
1 Bot. Célula muito grande, no interior da nucela, em uma de cujas extremidades estão o gameta feminino, ou oosfera, e as células vegetativas, ou sinérgides, e, na outra extremidade, três antípodas e no centro, o núcleo secundário da célula.


Saco escrotal
1 Anat. Bolsa que contém os testículos e os epidídimos.


Saco herniário
1 Med. Numa hérnia, bolsa formada por membrana (peritônio), contendo as formações anatômicas que pressionaram a membrana para formar a hérnia.


Saco lacrimal
1 Anat. A parte mais dilatada do canal lacrimal, que contém a lágrima.


Saco pericárdico
1 Anat. Card. O pericárdio.


Saco sem fundo
1 Pop. Quem não é capaz de guardar segredo; boquirroto.
2 Quem come demais, ou gasta demais.
3 Aquilo (obra, empresa, atividade etc.) que dá muitas despesas, ou que exige gastos recorrentes, sem retorno financeiro.


Saco vitelínico
1 Emb. O mesmo que saco vitelino.


Saco vitelino
1 Emb. Membrana de proteção do embrião de vertebrados, e que armazena substâncias nutritivas. Nos mamíferos placentários se atrofia, tendo função até a formação da placenta; saco vitelínico.


Ser (um) saco furado
1 Bras. Não saber guardar segredo, ser boquirroto.


Torrar o saco Bras.
1 Chulo Ver Encher/torrar o saco (de).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Receptáculo

Substantivo

conceptáculo,receptor,receptador,recipiente,repositório,recebedor,colhedor,coletor,captador,colheiceiro (ant.),continente,contêiner,arca d’água,reservatório,tanque;compartimento,alcova,cela,célula,câmara,antessala,antecâmara,aposento,quarto,camarinha,recâmara,beliche,camarim,camarote,escritório,vestíbulo,andar,sala,salão,hipóstilo,locutório,parlatório,grade,galeria,gabinete,reservado,tinelo,cenáculo,refeitório,triclínio,sala de jantar;lóculo,abada,ciste,bexiga,estábulo,concavidade,utrículo,estômago,crespina,bucho,bandulho (pop.),abômaso,inglúvias,papo,folhoso,moela,folho,barriga,rúmen,pansa,abdômen,bojo,panturra,ventre,ventrículo;claustro materno,seio,útero,madre,matriz,cofre,cacifo,cacifro,guarda-prata,burra,guarda-roupas,guarda-vestidos,guarda-louças,rouparia,armário = escaparate;prateleira,caixa,caixeta,caixão,caixote,gaveta,cheiradeira = boceta = exátula,estojo,funda;invólucro,coldre,bainha,vagínula,sobrebainha,saco,sacola,sáculo,surrão,alforje,merendeira,marmita,carapetal,mântica,golpelha,bornal,embornal,porta-mantô,maleta,capeiro,cabide,mala,almafreixe,mochila,porta-manta,canastra,baú,canastrel,valise,barjuleta,mocó,posta,porta-colo,carteiro,cesto,cesta,cestinho,alcofa,samburá,corbelha,teiga,cofo,seira,seirão,cabaz,tanho,condessa,paneiro,poceiro,cabaneiro,balaio,giga;gamela = alguidar,barrenhão,pilhota,selha,amassadeira,masseirão,mácea,vaso,vasilha,lata,palangana,gomil = jarro,jarra,jarrão,louça,porcelana,faiança,tremonha,canoura,tabuleiro,bandeja,salva,açafate,escarradeira,cuspideira,maceta,escarrador,quimanga,bolso,algibeira = sacola;(para objetos sagrados ou preciosos): cibório,gazofilácio,empelota,redoma,âmbula,artóforo,firmal,hostiário,píxide,relicário,encólpio,nômina,osculatório,sacrário,santuário,edícula,nicho,escrínio,cúneo,guarda-joias,guarda-prata,medalhário,medalheiro;cálice;(para líquidos): pia,vaso,tacha,tacho,odre = cúleo,tina,tinote,tinalha,cuba,bacia,tonel,bota,chaguer,garrafa,garrafão,garrafinha,frasco,frasquinho,bécher,pipeta,proveta,cálpar (ant.),hídria,hidrião,ânfora,cântaro,alcarraza,moringue,bilha,botelha,botija,infusa,barnegal,balde,concha,igaçaba,tarro,tambatajá,cado,jarro,jarra,decanter,gomil,caldeira,pipo,pipa,pipote,borracha,ancoreta,cantil,conca,tigela,escudela,malga,cratera,picho,pichel,pichorra,tazza,taça,cápide (ant.),caneca,pincha = galheta,saleiro,salseiro,épergne,cabaça,cabaço,chiquel,cumbuca,ferrado,pote,talha,porrão,odre,canjirão,boião,matrás,retorta,alambique,chaleira,copo,copázio,púcaro,acéter (ant.),cuia,xícara,chávena,licoreiro,panela,caçarola,caçoila,marmita,sertã = frigideira = caço,terrina,prato,travessa,pires,cadinho,crisol,bátega,bateia,bolinete,urinol,mijadeiro,mijarete,mictório,sumidouro,penico,cagarrão (pleb.),cagatório (pleb.),bispote,camareiro,comadre,vaso noturno,bacio,barrenhão.

Adjetivo

receptacular,capsular,sacular,ventricular,saculiforme,utriforme,calciforme,vesicular,celular,locular,multilocular,coletador,receptor,ventral,abdominal,conchador,poligástrico.

Verbo

captar,receber,receptar,coletar,pôr no seu bojo,angariar,ser o receptáculo de,servir de despejo,ter,conter,encerrar,guardar,abrigar,arrecadar,trazer.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Largura

Substantivo

largueza,anchura,latitude,amplitude,envergadura,diâmetro,calibre,raio;extensão superficial,transversal;espessura,crassice,crassidão,crassidade,corpulência,corpanzil;(homem gordo): richarte,sapo,saco,pesadão,manipanço,masseirão,pipa,pitorra,texugo,tortulho,sapudo,trambolho,urca.

Adjetivo

largo,lato,grande,ancho,espaçoso,vasto,amplo,largueirão,desafogado,campeiro (pop.),imarginado,extenso,extensivo,latitudinário,frouxo,folgado,grosso,mangaz,largo como o estuário do Amazonas.

Verbo

alargar(-se),ser (largo e adj.),estender(-se).

Advérbio

largamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Furto

Substantivo

roubo,roubalheira,roubadia,saltada,assalto,subtração,defraudação,ratonice,afano,tunga,mosco,latrocínio,sub-repção,empalmação,copiangagem,fajardice,apropriação,escamotagem,escamoteação,plágio,plagiato,depredação,raid,furacidade,devorismo,espoliação,esbulho,expilação,saque,saqueio,saco,sacomano (ant.),devastação,incursão,gaziva,razzia,razia,pilhagem,rapina,rapinagem,usurpação,cresta,limpa,brigandage,bandoleirismo,pirataria,piratagem,corso,gatunagem,gatunice,ladroíce,ladroeira,ladroagem,trambique,mamparra,ranfo,infidelidade;cleptomania;mensalão,propina (ilegal),propinoduto,apropriação indébita,formação de quadrilha,improbidade administrativa,crime de colarinho branco,corrupção,quebra de decoro parlamentar,abuso de prerrogativas;descaminho,sumiço,desvio de dinheiro;desfalque,dilapidação,rombo,alcance,concussão,improbidade;estelionato,chantagem,encostadela,peculato,contrabando,fraude;malversação,candonga,conto do vigário,comedela,negociata,traficância,sisa,sede de roubo,contas aladroadas,bote,abacto,abigeato,rapto,levamento (ant.),carta de corso,gazua,pé de cabra,chave-mestra;espelunca,valhacouto,homizio,covil de ladrões;falperra,centro de pilhagens,pinhal de Azambuja,caverna de Ali-Babá,cacaria.

Adjetivo

depredatório e;ladravaz,ladro,gatuno,agatunado,despojador e v.;aladroado,malversador,dilapidador,desonesto;sub-reptício,pirático,roubado e v.;de contrabando = entrelopo.

Verbo

furtar,roubar,saltear,safar;tomar,tirar o alheio;ladroar,ladroeirar,ladripar,abafar,deitar a mão,afanar,fazer mão baixa,desviar,apropriar-se indevidamente de,latrocinar,rapar,bispar,subtrair,sorratear,arrebatar,desencaminhar dinheiro,rapinar,rapinhar,cardar,empandilhar,agadanhar,gadunhar,comer,gualdripar (fam.),tirar,bifar,sonegar,gatunar,gazofilar (pop.),surripiar,surrupiar,usurpar,limpar,depenar,levar,mamar a alguém todo o seu cabedal;limpar as algibeiras a alguém,apalpar as algibeiras a alguém;empalmar,maquiar,abiscoitar,escamotear,fazer pinto,fazer mão baixa,fazer um firme e quatro rodarem,abotoar-se com alguns contos de réis,desvalijar = roubar os alforjes,capiangar,tomar,afreguesar-se com alguém (fam.),traficar,larapiar,pegar-se alguma coisa à mão de alguém,encher a mochila,fazer passar como seu,expilar,raptar,fugir com;dilapidar,malversar,concussar,desfalcar,sizar,defraudar,fraudar;saquear,crestar,dar uma cresta,dar saco a,pilhar;assaltar,pôr a saque,meter a saque,meter a mão,enfiar a mão;talar,assolar,forragear,devastar,piratear,depredar,fazer depredação,prear,escalar,andar ao salto,despojar,lesar,espoliar,escorchar,contrabandear,candongar,malandrar,esfolar,tosquiar,tonsurar,tosar,rentear,levar couro e cabelo (tomar);ser ladrão e;não fazer distinção entre o meu e o teu,arraposar-se,ter as manhas da raposa para furtar,conjugar o verbo rapio em todos os seus tempos;receptar,encobrir furtos,ser capa de ladrões,agatunar,ter unha na palma da mão,ser roubado,ser presa de,ser vítima dos ladrões,cair no conto do vigário,levar uma bolada de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Sic vos non vobis.

Conjunção