Sua língua na Internet

 

(be.xi.ga)

sf.

1. Anat. Bolsa localizada na parte frontal e inferior do abdome, que recebe dos rins a urina, via ureteres, e lhe serve de receptáculo até a excreção

2. Essa bolsa, retirada de um boi ou porco, seca e cheia de ar, e us. em brincadeiras de crianças, para dar socos etc.

3. Pop. Varíola. [Tb. us. no pl.]

4. Marca na pele deixada por essa doença. [Tb. us. no pl.]

5. SP Pop. Balão inflável de borracha colorida.

6. Pint. Tubo de tinta a óleo.

7. Lus. Pop. Troça, pilhéria.

[F.: Do lat. vessica.]


Bexiga natatória
1 Anat. Zool. Bolsa presente na maioria dos peixes ósseos e dipnoicos que possui função hidrostática ou respiratória respectivamente. [Em algumas espécies, tem função na respiração, ou como órgão de sentido e de produção de sons. Sin.: vesícula natatória.]


Bexigas negras/pretas
1 Pop. Pústulas escuras, na varíola hemorrágica.


Da bexiga
1 N.E. Pop. Muito, à beça: É um jogador ruim da bexiga.


Estar com a bexiga
1 N.E. Pop. Estar irritado, com raiva.


Pedir bexiga
1 Bras. Gír. Dar-se por vencido, desistir, render-se; pedir clemência.





A estrutura da bexiga é muscular e membranosa, e suas paredes são formadas por 3 camadas, as duas externas de fibras longitudinais, a intermediária de fibras transversais; ela pode se expandir para receber até 500mml de urina pelo ureteres, que vêm dos rins. A saída de urina se dá pela uretra, que no aparelho urogenital masculino também é o canal de saída do sêmen.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Receptáculo

Substantivo

conceptáculo,receptor,receptador,recipiente,repositório,recebedor,colhedor,coletor,captador,colheiceiro (ant.),continente,contêiner,arca d’água,reservatório,tanque;compartimento,alcova,cela,célula,câmara,antessala,antecâmara,aposento,quarto,camarinha,recâmara,beliche,camarim,camarote,escritório,vestíbulo,andar,sala,salão,hipóstilo,locutório,parlatório,grade,galeria,gabinete,reservado,tinelo,cenáculo,refeitório,triclínio,sala de jantar;lóculo,abada,ciste,bexiga,estábulo,concavidade,utrículo,estômago,crespina,bucho,bandulho (pop.),abômaso,inglúvias,papo,folhoso,moela,folho,barriga,rúmen,pansa,abdômen,bojo,panturra,ventre,ventrículo;claustro materno,seio,útero,madre,matriz,cofre,cacifo,cacifro,guarda-prata,burra,guarda-roupas,guarda-vestidos,guarda-louças,rouparia,armário = escaparate;prateleira,caixa,caixeta,caixão,caixote,gaveta,cheiradeira = boceta = exátula,estojo,funda;invólucro,coldre,bainha,vagínula,sobrebainha,saco,sacola,sáculo,surrão,alforje,merendeira,marmita,carapetal,mântica,golpelha,bornal,embornal,porta-mantô,maleta,capeiro,cabide,mala,almafreixe,mochila,porta-manta,canastra,baú,canastrel,valise,barjuleta,mocó,posta,porta-colo,carteiro,cesto,cesta,cestinho,alcofa,samburá,corbelha,teiga,cofo,seira,seirão,cabaz,tanho,condessa,paneiro,poceiro,cabaneiro,balaio,giga;gamela = alguidar,barrenhão,pilhota,selha,amassadeira,masseirão,mácea,vaso,vasilha,lata,palangana,gomil = jarro,jarra,jarrão,louça,porcelana,faiança,tremonha,canoura,tabuleiro,bandeja,salva,açafate,escarradeira,cuspideira,maceta,escarrador,quimanga,bolso,algibeira = sacola;(para objetos sagrados ou preciosos): cibório,gazofilácio,empelota,redoma,âmbula,artóforo,firmal,hostiário,píxide,relicário,encólpio,nômina,osculatório,sacrário,santuário,edícula,nicho,escrínio,cúneo,guarda-joias,guarda-prata,medalhário,medalheiro;cálice;(para líquidos): pia,vaso,tacha,tacho,odre = cúleo,tina,tinote,tinalha,cuba,bacia,tonel,bota,chaguer,garrafa,garrafão,garrafinha,frasco,frasquinho,bécher,pipeta,proveta,cálpar (ant.),hídria,hidrião,ânfora,cântaro,alcarraza,moringue,bilha,botelha,botija,infusa,barnegal,balde,concha,igaçaba,tarro,tambatajá,cado,jarro,jarra,decanter,gomil,caldeira,pipo,pipa,pipote,borracha,ancoreta,cantil,conca,tigela,escudela,malga,cratera,picho,pichel,pichorra,tazza,taça,cápide (ant.),caneca,pincha = galheta,saleiro,salseiro,épergne,cabaça,cabaço,chiquel,cumbuca,ferrado,pote,talha,porrão,odre,canjirão,boião,matrás,retorta,alambique,chaleira,copo,copázio,púcaro,acéter (ant.),cuia,xícara,chávena,licoreiro,panela,caçarola,caçoila,marmita,sertã = frigideira = caço,terrina,prato,travessa,pires,cadinho,crisol,bátega,bateia,bolinete,urinol,mijadeiro,mijarete,mictório,sumidouro,penico,cagarrão (pleb.),cagatório (pleb.),bispote,camareiro,comadre,vaso noturno,bacio,barrenhão.

Adjetivo

receptacular,capsular,sacular,ventricular,saculiforme,utriforme,calciforme,vesicular,celular,locular,multilocular,coletador,receptor,ventral,abdominal,conchador,poligástrico.

Verbo

captar,receber,receptar,coletar,pôr no seu bojo,angariar,ser o receptáculo de,servir de despejo,ter,conter,encerrar,guardar,abrigar,arrecadar,trazer.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Anedota

Substantivo

piada,1º de abril,gracejo,besteirol,bexiga,pilhéria,tirada,gag,mogiganga,pantomima,espetáculo,chocarrice,palhaçada,gracinha,graçola,comédia,farsa,raboleva,bonecos de engonço,trejeito,esgares,careta,macaquice,bobice,truanice,bugiaria,bufão,marzoco,truão,catimbau,palhaço,totó,mascarado,xexé,figura de presepe,bobo alegre,bobo do rei,pessoa ridícula e desfrutável = petisco,piegas,ratazana,bugio,mono,macaco,carniça,chalaça (espírito),arreburrinho.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção