Sua língua na Internet

 

(prin..pi:o)

sm.

1. Ação ou resultado de principiar; COMEÇO; INÍCIO; ORIGEM

2. O momento em que se faz alguma coisa pela primeira vez; a primeira formação de uma coisa: Desde o princípio do mundo, partículas chocam-se incessantemente.

3. Causa primária: o princípio do bem e o princípio do mal: o trabalho é o princípio de toda a riqueza.

4. Valor moral, dignidade: É um homem de princípios. [Nesta acp., mais us. no pl.]

5. Preceito, regra, lei (princípio de geometria/de direito).

6. Dito ou provérbio moralizante.

7. Quím. Elemento ou conjunto de elementos que sob algum ponto de vista assume predomínio na constituição de um corpo orgânico qualquer: A quinina é o princípio ativo das quinas.

8. Qualquer causa natural que concorra para que os corpos se movam, operem e vivam (o princípio do calor/da vida).

9. Fil. A origem de um conhecimento, de um saber.

[F.: Do lat. principium,ii. Hom./Par.: principio (fl. de principiar).]


A princípio
1 No início, no começo.


Em princípio
1 Conceitualmente; antes de mais nada: Em princípio, não temos nada contra a proposta, mas vamos examinar melhor os detalhes.


Princípio ativo
1 Farm. A substância (em medicamento) que é a base da ação terapêutica.


No princípio
1 Ver A princípio.


Por princípio
1 Como resultado de regras, valores, orientações previamente estabelecidas (e não por gosto, ou por impulso momentâneo, ou em função das circunstâncias presentes).


Princípio cíclico
1 Ling. Na gramática gerativa, conceito de que cada complemento em uma estrutura gramatical constitui um ciclo, um domínio onde se aplicam as regras da sintaxe.


Princípio cosmológico
1 Cosm. Conceito de que o universo é homogêneo ao longo de todas as direções.


Princípio da bivalência
1 Lóg. Na lógica clássica, conceito de que uma proposição ou é verdadeira ou é falsa. [Cf.: Princípio do terceiro excluído.]


Princípio da causalidade
1 Fil. Conceito relacional básico de que todo fenômeno tem uma causa.


Princípio da contradição
1 Lóg. Princípio aristotélico de que nada pode ser simultaneamente o que é e o que não é, ou seja, de que nada que é pode ser também o que não é. O que significa que a negação de uma proposição verdadeira é falsa, e vice-versa; princípio de não-contradição.


Princípio da finalidade
1 Fil. Conceito relacional básico de que tudo que é tem uma finalidade, o que implica em tentar compreender o que é por aquilo que fará vir.


Princípio da identidade
1 Lóg. Conceito relacional básico de que qualquer coisa é idêntica a si mesma.


Princípio da não-contradição
1 Lóg. O mesmo que Princípio de contradição.


Princípio da razão suficiente
1 Fil. Segundo o matemático Leibniz, princípio de que nada acontece sem haver uma razão para tal.


Princípio da realidade
1 Psic. Conceito de que o princípio do prazer com suas exigências deve se adaptar à realidade, como forma de garantir sua satisfação. [Cf.: Princípio do prazer.]


Princípio de Arquimedes
1 Fís. Princípio de que um corpo parcial ou totalmente imerso num fluido sofre um empuxo de baixo para cima igual ao peso do volume de água deslocado pela parte imersa.


Princípio de constância
1 Psic. Na teoria freudiana, inclinação psíquica de manter o nível de excitação constante e o mais baixo possível.


Princípio de Pascal
1 Fís. Princípio que estabelece que um fluido num recipiente transmite uma pressão externa a que esteja submetido em todas as direções e de forma equivalente.


Princípio do prazer
1 Psic. Inclinação psíquica a buscar o prazer e evitar o sofrimento, sem considerar a realidade. [Cf.: Princípio da realidade.]


Princípio do terceiro excluído
1 Lóg. Princípio de que não existe meio-termo entre uma proposição verdadeira e uma falsa. [Cf.: Princípio da bivalência.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Intrinsecabilidade

Substantivo

inerência,hereditariedade,tara,atavismo,essencialidade,intimidade,subjetividade,fundo,essência,veio,quinta-essência,âmago,imo,encarnação,imanência,persistência,quididade,especialidade;seiva,elementos vitais,suco,medula,tutano,vísceras,entranhas,alma,coração,sangue,cerne,durame,força,energia,virtude,substância,espinha dorsal,miolo;composição,contexto,contextura,princípio,natureza,constituição,caráter,tipo,qualidade,apanágio,disposição,predisposição,bossa,atributo,gênio,requinte,índole,predicado,feição,temperamento,qualidade inata,crase,hábito,diátese,espírito,humor,dom,capacidade,poder;fisionomia,semblante;aspecto,particularismo,particularidade;idiossincrasia,tendência,instinto,inclinação,pendor,queda;sintoma.

Adjetivo

intrínseco,subjetivo,íntimo,radical,básico,fundamental,essencial,visceral,precípuo,quididativo,normal,conato,congênito,ínsito,de nascença,nado,nato,inato,nativo,nadível,inerente,inadquirível,nascidiço,encarnado,hereditário,herdado,imanente,implantado,privativo,especial;permanente,constante,imutável,interno;constitutivo,orgânico,natural,característico,indicativo;“que a natureza fez assim de nascimento”,atávico,especificativo,invariável,incurável,inauferível,invaporável,irradicável,inextirpável,inabdicável,inalienável,inalterável;arraigado,inartificial,inadmissível,imperdível,anímico,idiossincrásico,qualitativo.

Verbo

estar no sangue,estar na massa do sangue;ser inerente;ser inerente & adj.,inerir,vir a alguém de casta,não poder separar-se de,ser herdado;dormir e acordar com,pertencer a alguém “como o riso à inocência;como o aroma à flor”,ser qualidade essencial,ser adjetivo explicativo;constituir uma segunda natureza.

Advérbio

intrinsecamente,intrinsecamente & adj.;na substância,no fundo,na essência;praticamente,virtualmente,visceralmente.

Provérbio

Quod natura datur nemo negare potest. Quem torto nasce,tarde ou nunca se endireita,O pelo muda a raposa,mas o natural não o despoja;O que o berço dá,só o túmulo o leva.

Interjeição

Frase

Conjunção

Componente

Substantivo

componência;parte integral,parte ntegrante,parte essencial;componente,componente constitutiva,célula;elemento,elemento constitutivo,constituinte,forças componentes,princípio,símplices,material,ingrediente,substância,droga,fermento,levedura,parte e parcela,fator,fragmento,átomo,molécula,protoplasma,conteúdo,mônada,pertences,membro,parte;base,dependência;insumo,matéria-prima.

Adjetivo

componente,inclusivo,constitutivo,constituinte,compositivo,integrante,essencial,inerente,indispensável.

Verbo

combinar-se,entrar na composição;entrar na confecção,ser a base de;incorporar-se,fazer parte de,ser elemento componente de,compor,constituir,pertencer a,formar,participar de,constituir a essência de.

Advérbio

inclusivamente,integrantemente,constitutivamente,inerentemente,indispensavelmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Começo

Substantivo

início,iniciação,princípio,primitiva,instauração,encetamento,aparecimento,incipiência,incoação,primórdio,incipit,introito,introdução,prólogo,proêmio,prefácio;alfa,instalação,inauguração,exórdio,estreia,debute (fam.),iniciativa,compeço;origem;causa,tronco,botão,rebento,nascença,semente,raiz,embrião,feto;germe,ovo,primeiro degrau,primeira etapa,rudimentos,elemento inicial,fundamento,pedra fundamental,alicerces,abecedário,alfabeto,bê-a-bá,abc primeiras noções,gênese;incunábulo,berço,cuna (poét.),pátria,vida intrauterina,nascimento,orto,natal,natividade,infância;ponto de partida,dilúculo,aurora,alvorada,albor,alvor;manhã;advento,os primeiros vagidos,os primeiros tartareiros;os primeiros passos,abertura,entrada,entrância,entrança,bicada,boca,fonte,cabeceira,nascente,nasceiro,nascedouro,manancial,fonte,minadouro,manadouro,umbral,ombreira,soleira,coição,couceira,soportal,ádito,pronau,propileu,pilone,pórtico,átrio,portal,anteporta,ante portão,saguão,vestíbulo,postigo,limiar,liminar,portaló,batente,pátio,borda,fronteira,dianteira;beirada,título,cabeçalho,epígrafe;precursor.

Adjetivo

inicial,iniciatório,iniciativo;inaugural,principiante,introdutor,novo,recém-fundado,incipiente,proemial;nascente,ortivo,primeiro,primário,incoativo,embrional,embrionário,rudimentar,fetal,primeiro,primogênito,primordial,primal,primitivo,primevo,primígeno,primigênio,aborígene,autóctone,natal,nascente,primoponendo.

Verbo

começar,compeçar (ant.),principiar,iniciar,encetar,deslanchar,empreender,entabular,dar a partida,incoar,originar,conceber,abrir,assomar no horizonte,raiar,nascer;despontar,esboçar-se,estalar,irromper,explodir,ter pátria,fundar;lançar os alicerces,lançar a primeira pedra,lançar os fundamentos;instaurar,inaugurar,abrir a porta a,empreender,dar o lamiré;tomar a iniciativa,tomar a mão;brotar,aflorar,vir à existência,renascer,abrir os olhos à luz,vir à luz,aparecer,surgir,assomar,iniciar os passos;estar em germe,estar em estado embrionário,estar em estado rudimentar,estar em embrião,estar em mantilhas,estar em seu choco,estar em sua primeira infância;agomar,madrugar,matinar,aurorar;meter mãos à obra,pôr mãos à obra;fazer sua estreia,estrear,debutar (fam.),abrir praça,assentar praça,jurar bandeira,tomar posse,entrar em função.

Advérbio

inicialmente,primordialmente,primariamente,primeiramente,incoativamente,icoativamente & adj.;a princípio,primeiro,primo,em primeiro lugar,primeiramente,antes de tudo,in limine,no nascedouro,em botão,em embrião,na infância de,no berço de,desde o princípio,às mantilhas,ab initio,ab ovo,ab incunabilis,in primo loco,à primeira vista.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Regularidade

Substantivo

normalidade,harmonia,regra,proporção,eutaxia,ordem,medida,compasso,ritmo,batuta,proporcionalidade,precisão de relógio,constância,pontualidade,rigorosidade,uniformidade,exatidão;método,observância;atenção,rotina,rotineira,uso,usança,costume,ramerrão,chavão,mesmice,obviedade;fórmula,lei,nomia,chapa,código,palavras rituais,preceito,praxe,estilo,formalidade,dídia,pragmática,ritual,regimento,roteiro;ditame,analogia,caso análogo,nota tônica,padrão,paradigma,modelo,calibrador,exemplo,precedente,molde,protótipo;princípio,conformidade,teorema,axioma,provérbio,norma,teor,esteira,bitola,craveira,natureza,postulado,ordem das coisas;condição normal,condição ordinária;lei procustiana,lei dos medas e dos persas,princípios basilares,preceituário.

Adjetivo

regular,uniforme,corriqueiro,costumeiro,cediço,habitual,usual,banal,comum,óbvio,ordinário,trivial,usitado,vulgar,constante,proporcional,harmônico,normal,normativo,inalterável,imutável,imudável,permanente,eterno,sacrossanto,sagrado,metódico,sistemático,moente e corrente,pautado,consagrado pela lei e pelo uso,geralmente recebido,uniformemente admitido.

Verbo

Advérbio

regularmente,uniformemente,corriaqueiramente,costumeiramente,habitualmente,usualmente,comumente,ordinariamente,ordinariamente & adj.;a preceito,com todas regras,por via de regra,sempre assim,como é de praxe,sem exceção,em voga.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Causa

Substantivo

motivo,origem,procedência,nascença,processão,proveniência,vida,princípio,mãe,nascimento,elemento,objeto,fator,razão,respeito;causa geradora,causa ocasionadora (autor);semente,sementeira,primum mobile,vera causa,causa causans,fundamento,móbil,mola real,título,agente,força motriz,alicerce,base;primitiva,fons et origo,fonte,primórdio,matriz,manadeiro,manancial,cabeceira,gênese,embriogenia,embrião,vergôntea,broto,teta,geração,paternidade;genitura,pivot,eixo,chave,alavanca;razão por que,pé,princípio fontanal,causa final (intenção);les dessous des cartes,corrente submarina,influência,rudimento,ovo,germe,plúmula,embrião,rebento,rebentão,renovo,grelo,botão,gema,raiz,radix,radical,étimo,núcleo,tronco,estirpe,linhagem,raça,raiz mestra,ascendência,viveiro,alfobre,cuna,incunábulo,berço,pátria,nascedouro,minadouro,ventre,ninho,nidus,terra natal,foco,mãe pátria,causalidade,produção.

Adjetivo

causal,causado & v.;original,primitivo,primário,primordial,aborígine,radical,matriz,fundamental,embrionário,in embryo,in ovo,germinal,embriogênico,congênito,natural,seminal,natural de,filho de,terrantês de;causador & v.;implicatório,gerativo,determinante,propiciante,causativo,produtor,suscitador,provocador,promovedor,determinante,originador.

Verbo

ser a causa de,azar (ant.),causar,decidir,trazer;fazer nascer,fazer brotar;ocasionar,acarrear,acarretar,implicar,envolver,significar,originar,importar,ficar,produzir,procriar,fabricar;frutar,dar origem,dar motivo,dar margem,dar razão,dar ocasião;ter culpa de,trazer no bojo,ser sementeira de,ter como resultado,surtir,ser responsável por,atear,acender,suscitar,acirrar,levantar,provocar,excitar,dar lugar a,infundir,abrir a porta a,abrolhar,desabrolhar,redundar em,ser a causa determinante,promover,provocar,levantar,engendrar,criar;instituir,fomentar,introduzir,inspirar,semear,procurar,induzir,gerar,germinar,agomar,levar a,tender a;contribuir,influir,motivar,despertar,evocar,proporcionar,oferecer,dar;fazer pender,inclinar a balança;atear o facho de;terem origem comum,emanar,derivar sua origem de.

Advérbio

originalmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Sublata causa, tollitur effectus.

Conjunção

Raciocínio

Substantivo

senso,critério,raciocinação,racionabilidade,racionalismo,intelecção,indução,dedução,generalização,arrazoação,arrazoamento,moral,afabulação,moralidade,debate,questão,tese,comentário,análise,reflexão,ventilação,interrogação,inquirição;entendimento,compreensão,percepção;argumentação,dialética,lógica,coerência,pendência,controvérsia,disceptação,discussão,polêmica,torneio,pegadilha,debate,certame,querela,altercação,contestação,disputa,contenção,contenda;parlenda,guerra de penas,debate oral,logomaquia,questiúncula;(arte de raciocinar): lógica,dialética;cadeia de raciocínios,síntese,análise,raciocínio suasório;argumento,razão,alegação,prova,arrazoado,razoado,razoamento,encadeamento de argumentos,parouvela,discurso,exposição,sermão,conferência;argumento de rachar,de escacha-peroba;tapa,coarctada,tira-teimas,tapa-boca,cidadela,lema,termos,premissas,premissa maior,premissa menor,assunção,postulado,dados,princípio,base,proposição,teorema,teoria,corolário,inferência (julgamento);lanças,armas;silogismo,entimema,epiquirema,sorites,cadeia silogística,prossilogismo,ergotismo,dilema;argumento bicórneo,cornuto,perilepsis,a priori,reductio ad absurdum,apagogia,pontas aceradas dum dilema,argumentum ad hominem,analogismo;raciocinador,racionalista,argumentador,lógico,dialeto,disputador,pensador,controversista,questionador,altercador,analogista,polemista,debatedor,casuísta,causídico,cientista,teórico,filósofo,moralista;sequência lógica;.

Adjetivo

raciocinativo,racional,racionalista,argumentador,arguitivo,debatidiço,controversial,argumentativo,dilemático,dialético,polêmico,discursivo,disputante,disputador,disputativo;razoável,conforme à razão,lógico,de se lhe tirar o chapéu,producente,verdadeiro,plausível,procedente,são,válido,sólido,robusto,consequente,consistente,coerente,científico,concludente,conclusivo,decisivo,correto,irrepreensível,provado,de um vigor supremo de lógica,sem requinte de sofisma,roqueiro,de maravilhosa simplicidade,de grande poder eficiente,de lógica inderrocável,indestrutível;positivo,inconcusso,incontestável,indiscutível,convincente = ponderoso,que deve calar,iniludível,a que se atribui excelente fundamento,a que se atribuem sólidos fundamentos;irrespondível,fecundo,belo,luminoso,brilhante;insofismável,irretorquível;irrecusável,irreplicável,forte;vigoroso,fulminante,enérgico,potente,inteligente,à altura até de cérebros indoutos,que faz calar o adversário,importante.

Verbo

raciocinar,filosofar,argumentar,arguir,discutir,ir às causas,debater,tirar induções,analisar,induzir,intuir,deduzir,concluir,eludir,disputar,altercar,trocar documentos,arrazoar,razoar,argumentar,discorrer;exibir,aduzir argumentos,razões;silogizar,sintetizar,controverter (negar);comentar,bordar comentários,moralizar,espiritualizar,considerar,ocupar-se de uma questão por diversas formas e pontos de vistas opostos,discutir,debater com igual denodo,digladiar,tratar,abrir discussão,certar,romper debate,apontar razões;trazer à baila ou à balha,trazer à tona,trazer à arena da discussão;perceber,captar,entender,compreender,discernir;agitar uma questão,ventilar uma questão,martelar uma questão;questionar,levantar a lebre,acirrarem-se os debates,apreciar,levar em linha de conta,indicar as várias faces sob as quais se possa encarar uma questão,encarar sob várias faces,ferir o ponto,ir direto ao alvo,experimentar conclusões,sustentar controvérsias,contender,batalhar,insistir,martelar,inferir;tirar conclusões;comparar os prós e os contras,pôr na balança.

Advérbio

racionalmente,raciocinativamente e adj.;porque,pois,logo,daí,donde,visto que,pelo que,em vista do que,portanto,eare = por isso,consequentemente,à vista disso,por esse motivo,assim sendo,em consequência,forçosamente,indisputavelmente,por maioria de razão,com mais forte motivo,a fortiori,por conseguinte;conseguintemente,finalmente,por ende (ant.),ora pois,em conclusão,em última análise,por conclusão,ergo,por despedida,por último remate,por cabo,enfim,por fim;afinal,por fim de contas;de arte que,de tal arte que,de modo que,de feição que,de maneira que,tanto quanto,de qualidade que,destarte,assim,conformemente,logicamente,por força,considerando que,em consideração,atendendo às circunstâncias de,entretanto,visto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Suposição

Substantivo

cuido (ant.),assunção,postulação,condição,pressuposição,conjetura,hipótese,cogitação,esmo,suposto,pressuposto,postulado,prognóstico,postulatum,teoria,princípio,dados,elementos,proposição,premissa,expressão de um juízo,tese,teorema,prognose,prognóstico,proposta (plano);secreta;simples suposição,mera suposição,vaga suposição;vislumbre ou sugestão,suspeita,barrunto,inspiração,ideal,bafo;presunção (crença),adivinhação,desconfiança,suspeita,alusão,assomo,insinuação,palpite,pressentimento,pancada,sugestão,fantasia,previdência,associação de ideias;especulação.

Adjetivo

suposto,dado,pretenso,pressuposto,admitido,supositivo,supositício,gratuito,especulativo,teórico,teorético,conjetural,cefalomântico,hipotético,ideal,figurado,imaginável,ideável,presumível,presuntivo,putativo,a que a imaginação concede os foros de,sugestivo,alusivo;.

Verbo

supor,subentender,ter para si,achar,esmar,prever,assentar,desconfiar,julgar,suspeitar,fazer algo em alguma parte,conjecturar = barruntar,adivinhar,criar teorias,teorizar,admitir,dar de barato,conceder,presumir,palpitar,cuidar,imaginar,pensar,pressupor,prefigurar,presumir,conceder os foros de,cogitar,figurar,assumir,querer,fantasiar,planear na fantasia,fazer conjetura,estabelecer por hipótese,fazer de conta que,dar um palpite,especular,parafusar,crer,ousar dizer,tomar a liberdade de dizer,meter-se na cabeça de alguém,sentir na cabeça de alguém,admitir como certo,dar de barato,aventurar-se a conjecturas,tirar indução de indícios,inventar,fabular,fingir;oferecer à consideração de alguém,lembrar,sugerir,propor,alvitrar,aventar,indigitar,levantar uma ideia,suscitar,imaginar,fantasiar,pintar na imaginação,lembrar-se,ocorrer ao espírito,despontar ao espírito uma sugestão,fazer proposta;emitir uma sugestão,aventurar uma sugestão;sugestionar;aludir,insinuar,incutir,meter na cabeça de alguém.

Advérbio

e Conj. supostamente e adj,teoricamente;abstraindo-se da prática,na hipótese de,pressuposto,no pressuposto de,na eventualidade de,caso,se,por hipótese,ex hypothese,no figurado caso de,dado que assim seja,suposto que,partindo do princípio que,no caso de,quanto mais,dado o caso que,quando for caso que,contanto que,já que,uma vez que,talvez (possibilidade).

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Motivo

Substantivo

motor,causa propulsora;razão,fundamento,base,princípio,mola real,primum mobile,móvel,alma,princípio vital,nervo,sangue,segredo,elemento vital,essência,condição essencial,o porquê e o portanto,a causa causans,o pneuma,o pró e o contra,a razão por quê,a cúpula,motivo secreto,arrière pensée,segunda tenção,intenção;ambição,vontade,impulso,pulsão;convicção,convencimento;indução,consideração,atração,atrativo,ímã,magneto,magnetismo,força magnética,reclamo,visco,engodo,chamariz,aliciação,tentação,cócegas,sedução,induzimento,provocação,instigação,sopro,acoroçoamento,careio,açulamento,sugestão,força,aguilhoamento,concitação,encanto,encantação,amuleto,feitiço;carícia,lisonjas,afago;palavras melífluas,palavras adocicadas;mão pendente,peita,suborno,corrupção,prato de lentilhas,canto de sereia,cevo,petinga,negaça,atrativos;pomo,fruto proibido;maçã de ouro,bandeirolas,persuasibilidade,atraimento,motivação,raiz,aliciamento,cooptação,atratibilidade,força de atração,fascinação,fascínio,tantalização;impressionabilidade,suscetibilidade,brandura,meiguice;influência,preponderância,hegemonia,ascendência,supremacia,ação,influxo,influxo moral,excitação,estímulo,incentivo,ditame,injunção,instância,impulso,impulsão,incitação,incitamento = rebate,solicitação,atiçamento,premência,excitação;assopro,inspiração,bafo,alento,persuasiva,persuasão,poder (persuasivo e adj.);insinuação,encorajamento,animação,exortação,conselho;suasão,súplica,esporas de fogo,acicate,látego,lategada,espora,esporada,acúleo,aguilhão,ferrão,azorrague,estimulante,aperitivo,beliscão,beliscadura,excitante afrodisíaco,perrexil,encarne,injeção de óleo canforado;gorjeta,isca,anzol,chama,agude,sedutor,promotor,concitador,açulador,incentor,fomentista,instigador,atiçador,inventor,provocador,atiça (fam.),causador,persuasor,excitador;induzidor,indutor,agitador,botafogo,incendiário,ignívomo,acendedor,sereia,Circe,alma,cabeça,o cérebro e o braço,o impulsor e condutor de,o alimento de,agente,a alma danada,a figura principal,protagonista,autor,alma mater.

Adjetivo

motivador,motor,motriz,acionador,propulsor,impulsor,impulsivo,instigador,estimulante = hiper-estésico,indutivo,indutor,suasivo,suasório,persuasivo,persuasório,insinuante,insinuativo,exortativo,convidativo,tentador,tentativo,sedutor,atrativo,fascinante (agradável);provocativo,provocatório,provocante (excitador);incitativo,incitante,incitador,excitante,excitativo,excitatório,excitador,alevantadeiro (ant.),mordicante,mordicativo,afrodisíaco,aperitivo,induzido (v. persuadível (dócil);peiteiro;encantado,movido,deslumbrado,inspirado,predisposto,inclinado,propenso,atraído,elícito;.

Verbo

induzir,mover,excitar,motivar,causar,propiciar,implicar,desencadear,fazer acontecer,inflamar;forçar,arrastar,carear,empuxar,levar a,abalançar,fascinar,dar coca,atrair,captar,cooptar,aliciar,ganhar,suscitar,despertar,provocar,impulsar,impulsionar,dar impulso a,levar à afinação de,inspirar,sugestionar,sugerir,insistir,ditar,despertar,espertar,puxar,pungir,prurir;reacender,alimentar,concitar,acoroçoar,acirrar,açular,alentar,insuflar,apressar,ser a linha de,beliscar,veliscar,meter em brios,reavivar,infundir coragem,afoitar,animar,atiçar,incitar,picar,assomar,inocular,abrasar,encandecer,aguilhoar,chuçar,mordicar,ferretoar,espicaçar,agarrochar,aguçar,estugar,atabular;provocar,fomentar,semear,encorajar,levantar o ânimo,incutir coragem,entusiasmar,desentibiar,instigar,açodar,influenciar,infundir energia,pesar,exercer uma ascendência,fazer vibrar a corda de,preponderar,agir,atuar,exercer influência,merecer,influir,concorrer para,predispor,fazer pender a balança,capacitar,compenetrar,encasquetar,calar no espírito de,engodar,cevar,saginar (enganar);virar a cabeça a,seduzir,atrelar,fazer alguém do seu partido,insinuar,magnetizar;persuadir,instilar,convencer,imbuir,inculcar,ungir,vencer,falar alto,falar mais alto;ganhar,conquistar,ganhar terreno,procurar,alistar,recrutar,angariar,cativar,fascinar,prender o coração,subjugar,dominar,morder,estimular,sovelar,assovelar,assovinar,irritar,apimentar,dourar a pílula,colorir,subornar,peitar,corromper,render alguém com peitas;untar as mãos,as rodas,as unhas;dar a alguém um osso a roer;impelir;propulsar;chicotear,esporear,arrimar esporas ao cavalo,afilar,filar,acirrar,encarniçar,desentibiar,atear o fogo,aconselhar;pedir;dar o exemplo,estabelecer a moda,advogar;ser (persuadido e adj.);ceder à sedução,deixar-se levar pelo canto da sereia,consentir;obedecer ao chamado;deixar-se subornar,corromper-se;seguir os impulsos,seguir os ditames,seguir os conselhos;chegar ao relho.

Advérbio

impulsivamente e adj.;portanto,visto que,atento que,pelos olhos de,pelos belos olhos de,na qualidade de,por virtude de,em razão de,por efeito,ex vi de,em atenção a,por consideração a.

Provérbio

Interjeição

eia!,sus!,ora sus!,coragem!,ânimo!,avante!,à unha!.

Frase

Conjunção