Sua língua na Internet

 

(ma.ré)

sf.

1. Oc. O movimento das águas do mar que faz com que o seu nível aumente e diminua regularmente ao longo dos dias (maré alta/baixa).

2. Fig. Período de acontecimentos que supostamente vêm em ondas alternadas, como as marés: maré favorável aos envolvimentos amorosos.

3. Fig. Disposição de ânimo: não estar de boa maré.

4. Fig. Grande quantidade (maré de gente; maré de protestos).

5. PA Distância itinerária de um ponto a outro nas viagens fluviais que dependem do fluxo ou refluxo da maré.

[F.: Do fr. marée.]


Contra a maré
1 Fig. Contra a opinião ou posição vigente, contra a corrente.


Estar de maré
1 Fig. Estar satisfeito, de bom humor, de bem com a vida.


Estar/ir contra a maré
1 Fig. Adotar posição ou ação de contestação à opinião, regime, normas vigentes.


Maré alta
1 Geof. A maior altura que atingem as águas do mar na subida da maré, e a partir da qual começa a sua vazante; maré-cheia; preamar.


Maré antilunar
1 Geof. A maré no lado da Terra oposto àquele voltado para a Lua, no qual, ao contrário do que ocorre neste, no fenômeno da maré as águas não estão sob a atração direta do satélite, mas se elevam como consequência de sua elevação no lado oposto.


Maré antissolar
1 Geof. A maré no lado da Terra oposto àquele voltado para o Sol, no qual, ao contrário do que ocorre neste, no fenômeno da maré as águas não estão sob a atração direta do astro, mas se elevam como consequência de sua elevação no lado oposto.


Maré atmosférica
1 Geof. Variação para mais e para menos da espessura da camada atmosférica em consequência da força de gravitação do Sol e da Lua, em fenômeno similar ao das marés; maré barométrica.


Maré baixa
1 Geof. A menor altura que atingem as águas do mar na vazante da maré, e a partir da qual começa a maré alta; baixa-mar.


Maré barométrica
1 Geof. Ver Maré atmosférica.


Maré cortical/da crosta
1 Geof. Ver Maré terrestre.


Maré de águas-vivas
1 Geof. Ver Maré de sizígia.


Maré de carvoeiro
1 Amaz. Coisa efêmera, passageira.


Maré de equinócio
1 Geof. Maré em período próximo a um equinócio, na qual aumenta o nível de elevação e descida das águas devido à posição relativa da Terra, do Sol e da Lua.


Maré de Lua
1 Ver Maré de sizígia.


Maré de quadratura
1 Geof. Maré que ocorre pouco depois (entre um e dois e meio dias) de um quarto crescente ou de um quarto minguante, com pouca amplitude; maré de quarto. [Ver achega enciclopédica e ilustração.]


Maré de quarto
1 Geof. Ver Maré de quadratura.


Maré de sizígia
1 Maré que ocorre nas proximidades da lua cheia ou da lua nova, com grande amplitude, devido ao alinhamento entre Sol, Terra e Lua; maré de águas-vivas, maré de Lua. [Ver achega enciclopédica e ilustração.]


Maré direta
1 Geof. Maré que se forma no lado da Terra diretamente voltado para o Sol e para a Lua. [P.op. a Maré oposta.]


Maré gravimétrica
1 Geof. Variação do campo gravitacional da Terra, devido à atração sobre ele por parte do Sol e da Lua.


Maré oposta
1 Geof. Maré que se forma no lado da Terra oposto àquele diretamente voltado para o Sol e para a Lua. [P.op. a Maré direta.]


Maré sólida
1 Geof. Ver Maré terrestre.


Maré terrestre
1 Geof. Variação periódica da altura da crosta terrestre (com elevação e abaixamento) causada pela força de atração do Sol e da Lua; maré sólida; maré cortical/da crosta.


Maré vazia
1 Geof. Ver Maré baixa.


Maré vermelha
1 Ecol. Densa e extensa concentração de certas algas marinhas (dinoflageladas) na superfície de águas litorâneas, que com isso adquirem cor avermelhada, e que podem afetar a vida marinha devido às toxinas que produzem.


Nadar/navegar/remar contra a maré
1 Levar algo adiante enfrentando situação desfavorável.





As marés (subidas e descidas cíclicas do nível das águas dos mares e de grandes lagos) são causadas pela atração do Sol e, principalmente, da Lua sobre essas águas. A Lua, apesar de 27 milhões de vezes menor que o Sol, tem, para a Terra, devido à sua proximidade, uma atração mais de duas vezes mais forte. À medida que a Terra gira em torno de seu eixo a atração da Lua faz subirem as águas no hemisfério diretamente voltado para ela (e no oposto, ver ilustr.), na chamda maré alta, ou preamar; as águas vão baixando à medida que a rotação da Terra afasta essas áreas desse eixo (maré baixa, ou baixa-mar), voltando a subir quando estão no lado oposto etc., em ciclos de aproximadamente 6h12min. Quando a Lua e o Sol estão alinhados com a Terra, somam-se suas atrações, e as marés são as mais fortes (marés de sizígia, ou de águas -vivas); quando o Sol e Lua estão em ângulo reto com a Terra, suas atrações sobre as águas se equilibram, e as marés têm menos amplitude (marés de quadratura, ou de águas-mortas).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Oportunidade

Substantivo

ocasião,azo,razão,ensejo,ansa,entrada,monção,vez,vagar,léu,lazer;ocasião favorável,ocasião propícia,chance,brecha;comenos,conjuntura de circunstâncias favoráveis,lance,momento,ocorrência de tempo,acerto,tempo próprio,conveniência,cabimento,aberta,circunstância,campo livre,pó de cantiga (fam.),obra de circunstância,licença,faculdade,liberdade,ensancha,entrada,maré do carvoeiro;oportunidade favorável,oportunidade feliz,oportunidade áurea,oportunidade benvinda,oportunidade auspiciosa;o momento conveniente,o momento psicológico,o momento crítico;crise,tempo,maré,conjuntura,tempestividade.

Adjetivo

oportuno,justo,azado,frisante,favorável,propício,presente,adequado,de bom ensejo,feliz,ditoso,benvindo,abençoado,excelente;venturoso;conveniente;providencial,providente,promissor,prometedor,próprio,hábil,tempestivo,imprematuro,sazonado,maduro,crítico,auspicioso,obiter dicta,talhado de molde.

Verbo

ser (oportuno & adj.);vir a talho de foice,como talhado de molde,a talho,a jeito,ao pintar,à própria hora,ao caso;ter seu lugar,não ser deslocado;vir a pelo,vir a propósito;ser bem cabido,ser ouro sobre azul,estar a calhar,vir a calhar,cair a sopa no mel,dar ocasião a,ocasionar ensejo de,aproveitar-se da ocasião,lançar mão de uma aberta,agarrar a ocasião pelas repas,malhar no ferro enquanto está quente,aproveitar o momento psicológico,não deixar resvalar a ocasião,ensejar,agarrar a oportunidade pelo cabelo,azar-se;tornar (oportuno & adj.);proporcionar,apropositar,facilitar,facultar,battre le fer sur l’enclume,bater com a vara na cabeça da cobra,prendre la balle au bond,propiciar.

Advérbio

oportunamente & adj.;na quadra,na estação,na época conveniente;em boa hora,em bem nascida hora;a boas horas,agora ou nunca,a ponto,a ponto dado,à certa confita,na ocasião aprazada,a propósito,a pelo,à propos,en passant,pro re nata,pro hac vice,entre parênteses,ad rem,a talho de foice,ad hoc,ao pintar da faneca,de molde,na ocasião própria,em havendo vagar,a tempo,em tempo,de feição,a calhar,a jeito,ao pintar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Carpe diem;Occasionem cognosce;Quando há vento, molha-se a vela;Quando te derem um porquinho, acode logo com o baracinho;Commodita est consideranda,é preciso estudar a oportunidade.

Conjunção

Rio

Substantivo

deflúvio,flume ou flúmen (poét.);água corrente,viva,doce;borbotão,cachão,borbulhão,repuxo,escoamento,afusão,jorro,jorramento,esguicho,esguichadela,bica,zicho,jato,jacto,golfada,jet d’eau,gorgolão,gorgolhão,dimanação,difluência,descento da maré,Gulf-stream,subcorrente;revessa = corrente marinha,corrente submarína;mãe;tromba d’água,manga d’água;serpes de cristal,catadupa,assonjo (ant.),catarata,cascata,levada,salto,cachoeira,queda d’água,itupava = itupeba = itupeva,ravina,corredeira,despenho,caudal;Niágara,Iguaçu,Paulo Afonso,cataclismo,débâcle,cheia,enchente,undação,inundação,dilúvio,chuva,rega (pop.),garna,garoa,relento,sereno,orvalho,rocio,molhe-molhe,chuvisco,merugem,meruginha,chuvisqueiro,molinha,moinha,bruega,aguaceiro,borraceiro,estilicídio,stillicidium,gotejar,gota,pingos,borrifos,salpicos,peneira;pancada,corda,pazada d’água;chuvada,chuvarada,temporal,tempestade,salseiro,salsada,bátega d’água,chuveiro,pirajá,cordoada,corrente,correnteza,lada,curso,influxo,fluxo,afluência,fluência,fluidez;maré,ressaca,caudal,raudal (ant.),rolheiro,torrente,olheiro,olheirão;ribeira,ribeirada,fonte,fontainha,olho-d’água,chafariz,arroio,ribeiro,ribete = regato,córrego,regueira,regueiro,ribeirinho,manancial,manadeira,manadeiro,matriz,riacho,ribeirada,braço,esteiro,ria,enxurro,regadeira,enxurrada,lava,lavada,rega,pena d’água;afluente,tributário,contribuinte,vassalo,súdito,aliado,irmão gêmeo,onda,enciclia,remoinho,sorvedouro,vórtice,maremoto,absorvedouro,turbilhão,voragem,Maëlstrom,vaga,vagalhão,carneiro,carneirada,mareta,levadia,marulhada,quebrança,enchia,fola,encapeladura,saca,marejada,maresia,fluxo e refluxo,rafa (ant.),maré cheia,preamar,esto,contramaré,baixa-mar,maré vazia,vazante,macaréu,pororoca;chapeleta,aguagem,transbordamento,confluência,reunião,junção,barra,ligação,juntura,comporta;represa,eclusa;(ciência dos líquidos em movimento): hidrodinâmica,hidráulica,potamografia,hidromecânica,hidrometria;pluviometria;ombrômetro,pluviômetro,udômetro,irrigação,alagamento,bomba,tomadoura,nora,estanca-rios,cegonha,regador,aguador,aríete,carneiro,bombacho,chupela,chupadouro,seringa.

Adjetivo

fluente,fluido,diluente,afluente,correntio,corrente,largífluo,trépido,blandífluo,serpejante;fluminense,flumíneo,fluvial,fluviátil,chuvoso,nimbífero,nimboso,pluvial,pluvioso,pluviátil,molinhoso,ribeirinho,justafluvial,setênfluo (poét.),multifluente;caudaloso,diluvioso,unduloso,grande,grosso,soberbo,nubígeno,flutuoso,undoso,fontal,fontanal,fontanário ou fontenário,desaguador,derramado e v.;aparcelado,revolto,espadanado,vorticoso,caudal,torrentoso,turbinoso,undante,undoso = caudaloso,undífero,undíssono,undífluo,undíflavo,torrencial,cabedal,principal,marulhoso,tempestuoso,pateiro,piscoso,venoso,venífluo.

Verbo

correr,difluir,fluir,passar,escoar-se,derivar,serpear,ondear,arroiar,gorgolhar,rebentar,zichar,refluir,sair em borbotões,precipitar-se em torrentes;ir,deslizar,vazar,esguichar,espipar,sair de jato,jorrar,golfar = resfolegar,espirrar,repuxar,espadanar,chapinhar,fazer a água repuxo,sair em repuxo,esparrinhar,borbotar,sair,nascer,manar,brotar,escorrer;gotejar,golfar,golfejar,gorgolar,gotear,pingar,porejar,destilar,filtrar,desbordar,espraiar,transbordar,derramar-se,regurgitar,desestagnar,abundar;sair da madre,do leito,verter,correr em jorro,bofar,regar,encharcar,inundar,alagar,lançar,deitar,botar,entornar,despejar,sair,espargir,despargir,efundir,infundir,acachoar,cachoar,escachoar,formar cachão,marulhar,irrigar,sangrar,molhar,transbordar,fazerem as águas revessa,tempestear,tempestuar,chover;chover azagaia,chover copiosamente,chover por uma pá velha,chover a cântaros,chover a canivetes;cair água a cântaros,diluviar,pingar,cair garna,garnar,chuvinhar,chuviscar,peneirar,molinhar,chover molinha,merujar (pop.);correr para,afluir para,lançar-se em,precipitar-se em,descarregar-se,despejar-se,dessangrar-se,perder-se,levar o tributo de suas águas a,fundir-se com,misturar suas águas com as de,descarregar suas águas em,descabeçar (a maré);(fechar o jorro): estancar,estagnar,represar,açudar (fechar),obstruir.

Advérbio

fluentemente e adj.;em bica,a cântaros,a torrentes,copiosamente,torrencialmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção