Sua língua na Internet

Índice

17.01 Figuras de palavras

Comparação

A comparação ou símile consiste em estabelecer um confronto entre dois termos da oração, a fim de ressaltar a semelhança entre eles. Na comparação nota-se a presença dos conectivos: como, tal como, tal qual, assim como, que nem. Assim:

Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. (J. de Alencar)

Metáfora

A metáfora consiste no desvio do sentido normal de uma palavra, resultante de uma comparação latente entre dois termos da oração. Na metáfora os termos comparativos não aparecem. Assim:

Ele era um pássaro, nascera para cantar. (V. de Moraes)

Metonímia

A metonímia consiste no emprego de uma palavra por outra, com que se acha relacionada. Pode ocorrer, quando se emprega: o abstrato pelo concreto; o autor pela obra; o efeito pela causa; o instrumento pela pessoa; a parte pelo todo; o continente pelo conteúdo; o sinal pela coisa significada; a matéria pelo objeto; o indivíduo pela classe; o lugar pelos seus habitantes.

A Câmara Municipal discutia o orçamento para 1920. (C. D. de Andrade)
Longe, na linha do horizonte, entre a mancha de duas ilhas, o recorte de uma vela branca. (J. Montello)

Catacrese

A catacrese consiste em transferir a uma palavra o sentido próprio de outra, pela semelhança de significado entre elas. Por ser de uso tão corrente, muitas vezes não lhe percebemos o sentido figurado. É o caso, por exemplo, de: da cama, barriga da perna, boca do fogão, dente de alho, bala de revólver.

Nesta boca da noite, cheira o tempo a alecrim. (C. D. de Andrade)

Perífrase

A perífrase, denominada também antonomásia, consiste em substituir a designação simples de uma noção por uma sequência de palavras que lhe exprime as principais características. Assim: o poeta dos escravos = Castro Alves; o rei da selva = leão.

Em São Paulo, viveu o Poeta dos Escravos os dias mais inquietos e perturbadores de sua efêmera existência. (E. Gomes)

Sinestesia

A sinestesia consiste em transferir percepções de um sentido para o de outro, resultando um cruzamento de sensações.

Tem cheiro a luz, a manhã nasce...
Oh sonora audição colorida do aroma! (A. de Guimarães)