Sua língua na Internet

 

(li.vro)

sm.

1. Reunião de cadernos manuscritos ou impressos, cosidos ou colados por uma das extremidades e brochados ou encadernados

2. Obra literária, artística ou científica reunida em um ou mais volumes

3. Essa obra em qualquer suporte (dísquete, CD etc.)

4. Cada uma das partes em que se divide um obra de grandes proporções: estudo do livro de Mateus

5. Com. Registro onde estão assentadas as operações comerciais; livro-caixa

6. Fig. Tudo que ensina ou instrui como se fosse um livro: aprendeu no livro da vida

[F.: Do lat. liber, bri.]


Livro brochado
1 Enc. Livro costurado e com capa de papel ou cartão; brochura.


Livro cartonado
1 Enc. Livro encadernado com capa de cartão revestida de papel (nele colado), ger, impresso na lombada e nas pastas.


Livro comercial
1 Livro no qual se registram e contabilizam operações mercantis.


Livro de arte
1 Art.gr. Edit. Livro caracterizado pela priorização de elementos visuais e pela qualidade gráfica (projeto gráfico, papel, impressão e acabamento de qualidade, ger. de formato grande etc.)


Livro de bolso
1 Art.gr. Edit. Livro de formato pequeno, ger. uma nova versão de livro já publicado em outro formato, projetado para ser barato e, portanto, de boa venda. [Em ing.: pocket-book.]


Livro de cabeceira
1 Fig. O livro favorito de alguém, ou aquele que a pessoa releu ou relê várias vezes com prazer
2 Fig. Obra que tem sobre alguém grande influência, à qual a pessoa sempre recorre como fonte de ensinamentos, inspiração, orientação, etc.


Livro de horas
1 Litu. Livro que contém as orações das horas canônicas e outros textos de culto.


Livro de ocorrências
1 Aquele no qual se registram os fatos relevantes ocorridos em uma instituição.
2 Em delegacia de polícia, aquele no qual se registram queixas, delitos e ocorrências policiais em geral, que podem vir a ser a base factual de inquérito ou ação.


Livro de ouro
1 Aquele no qual se registram contribuições para certa causa, comentários, assinaturas de apoio etc.
2 Aquele no qual se registram nomes e fatos importantes em determinado contexto.


Livro de ponto
1 Livro no qual funcionários de firma ou instituição apõem diariamente sua assinatura como registro e comprovante de sua presença. [Tb. apenas ponto.]


Livro de protocolo
1 Livro us. em empresas, instituições, repartições públicas etc., para receber a assinatura do destinatário de encomenda, comunicado, documento etc. como comprovante de seu recebimento, e onde se anotam informações sobre se trâmite.


Livro de registro
1 Aquele que, em bibliotecas, museus, arquivos etc., registra a aquisição e a incorporação ao acervo de livros, documentos, peças de coleção etc; livro de tombo.


Livro de registro civil
1 Jur. Aquele no qual se registram nascimentos, casamentos e óbitos. [Tb. apenas registro civil.]


Livro de texto
1 Ver Livro didático.


Livro de tombo
1 Ver Livro de registro.


Livro didático
1 Aquele que visa ao ensino de determinada matéria, de acordo com currículos e programas escolares; livro de texto.


Livro dos mortos
1 Ant. No antigo Egito, livro de orações e exorcismos que visava a orientar os mortos no além.


Livro eletrônico
1 Versão de um livro publicada em mídia digital, como, p. ex., CD-ROM.


Livro encadernado
1 Enc. Livro de capa dura, costurado, com miolo preso a capa por meio de guarda colada, e cuja capa é feita de cartão forrado de couro, tecido, percalina etc., gravada ou não (a seco, com ouro ou outro material etc.).


Livro fiscal
1 Cont. Livro de escrituração de todas as operações sujeitas a tributo.


Livro tabular/tabulário
1 Ver Livro xilografado.


Livro xilografado/xilográfico
1 Antq. Livro que era impresso diretamente de matrizes de madeira com texto e imagens gravadas em relevo, de um lado só de cada folha de papel, colando-se duas dessas folhas para se obter uma folha com frente e verso; livro tabular, livro tabulário.


Ser um livro aberto
1 Não ter ou pretender não ter segredos: Marta é um livro aberto, não tem segredos para ninguém.
2 Ser do conhecimento geral: As opiniões dele sobre o governo são um livro aberto.





O primeiro livro impresso com tipos móveis conhecido é a Bíblia de Gutenberg, do século XV. Até então, o registro escrito tivera como suporte as tábuas de argila da Mesopotâmia, gravadas em escrita em forma de cunha (c. 4000 a.C.), os papiros escritos em hieroglifos no Egito(c. 3000 a.C.), os pergaminhos gregos e romanos, as tábuas de madeira e depois a seda com seus dizeres em ideogramas, na China. Foi no século II que, na China, foi inventado o papel. No século IV, o formato em rolo dos pergaminhos grego e romano foi substituído pelo códice, precursor do formato atual do livro, no qual o pergaminho era cortado em folhas e estas agrupadas entre duas capas de couro ou de madeira. No início da Idade Média o acesso aos livros, copiados à mão, era prerrogativa da Igreja e dos mais ricos. Mas crescia a difusão do livro como portador de ideias e de conhecimento, beneficiada pelo uso do papel em lugar do pergaminho. A prensa de tipos móveis de Gutenberg e consequente serialização da reprodução dos livros, e a impressão nos dois lados do papel com tinta de secagem rápida marcaram uma nova época para o livro e para a difusão da cultura.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Livro

Substantivo

livrinho,escrito,manual = enquirídio,livrete,ripanço,texto,alfarrábio,livrório (depr.),bacamarte,calhamaço,cartapácio,libreto,livresco (depr.),obra,volume,tomo,cadeixo,opúsculo,compêndio,in-folio,tratado,brochura,capa-dura,tríptico,caderno,impresso,folheto,panfleto,monografia,memória,memorial,poligrafia,homiliário,textuário,prontuário,códex,códice,código,publicação,incunábulo;parte,edição,editoração,revisão,copidesque,tiragem,número,fascículo,caderneta,livraison,álbum,pasta,periódico,órgão,publicação periódica,magazine,composição lipogramática,revista,efemérides,anuário,hebdomadário,diário,semanário,quinzenário,livro de orações;decamerão;papel,cartaz,anterrosto,folha,guarda,página,lauda,resma,mão,capítulo,título,subtítulo,seção,cabeçalho,artigo,parágrafo,cláusula,gazetilha,passagem,trecho,folhetim;sumário,apêndice,anexo,encarte,índice,glossário,notas;fólio,quarto,oitavo,duodécimo,octodécimo,sextodécimo;caderno livro virtual,livro eletrônico,e-reader,e-book,enciclopédia,dicionário,léxico,compilação,livraria,imprensa (publicação);caga-sebo,sebo,casa de alfarrabista,livralhada,livroxada (depr.);antologia,coleção,acervo;escritor,autor,publicista,intelectual,esteta,estilista,burilador da língua,colorista,literato,homem de letras,prosador,gazetilheiro,gazetilhista,gazetista,gazeteiro (depr.),pena,escrevinhador,produtor,pai;periodicista,jornalista,folhetinista,panfletista,foliculário,articulista,cerzidor (depr.),plumitivo (depr.),rabiscador,organizador,compilador,borrador;periodiqueiro (depr.),gazeteiro,memorista,tratadista,homiliasta,testa de ferro,compositor,sumista,enciclopedista,genealogista,logógrafo,biógrafo,jurisconsulto,polígrafo,monógrafo,redator,colaborador,escrevinhador,correspondente,repórter;representante da imprensa;romancista,contista,prosador,noveleiro,novelista,fabulista,estigmônimo,croniqueiro,editor,impressor,subeditor;dicionarista,vocabularista,vocabulista;lexicógrafo,editorador,revisor,diagramador,paginador,impressor,ilustrador,editora,publicador,impressor,gráfica,encadernador,distribuidor,livreiro,bibliopola,bibliopolista,alfarrabista,bibliotecário,bibliotecônomo,bibliógrafo,bibliomaníaco,bibliófilo;bibliótafo,bibliomania,bibliofilia,bibliografia;biblioteconomia,bibliopeia;arte de fazer livros,bibliátrica;arte de restaurar livros.

Adjetivo

editorial,gráfico;tabulário,livresco.

Verbo

escrever,traduzir,digitar,copidescar,editorar,rever,diagramar,paginar,ilustrar>,imprimir,encadenar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção