Sua língua na Internet

 

sm.

1. Homem que teve filho(s), que cria ou criou filho(s); GENITOR; PROGENITOR

2. P.ext. Homem que de fato cria ou educa criança ou jovem. [NOTA:Nas acps. 1 e 2, é tb. us. como forma de tratamento pelos filhos]

3. Qualquer animal macho que gerou (com uma fêmea) outros animais.

4. Fig. Autor ou criador de algo, ou fundador de uma doutrina, instituição etc.: Santos Dumont é o pai da aviação.

5. Fig. Aquele que faz o bem a outrem, que protege, ajuda ou favorece algo ou alguém (pai dos necessitados); BENFEITOR; PROTETOR

6. Fig. Causador, gerador: O trabalho é pai do progresso.

7. Forma carinhosa de se referir aos escravos mais velhos: "Pai Francisco entrou na roda." (, cantiga de roda))

8. Rel. Designação bíblica da divindade, responsável pela criação de tudo e de todos os seres, esp. o homem; DEUS

9. Rel. A primeira pessoa da Santíssima Trindade, para os católicos. [NOTA: Us. com inicial maiúsc.]

10. Forma de tratamento dada aos padres por alguns fiéis.

11. Bras. Cacique, morubixaba.


[F.: Do lat. pater, patris. Hom./Par.: pai(s) (pl.), país (sm.). Ideia de: pater - e patr(i/o)-.]


De pai e mãe
1 Expressão que realça qualidade ou defeito, como se fossem totais, inescapáveis: Ele é burro/inteligente de pai e mãe.


O pai da criança
1 Bras. Fam. O responsável por algo; o causador de um fato: Quer saber detalhes dessa proposta? Pergunte ao João, que é o pai da criança.


O Santo pai
1 Ver O Santo Padre.


Pai adotivo
1 Homem que dota alguém para criá-lo como filho; pai de criação.


Pai da aviação
1 Antonomásia do brasileiro Alberto Santos Dumont, que realizou o primeiro voo registrado com aparelho mais pesado que o ar a decolar pelo impulso de seus próprios motores.


Pai da Mentira
1 Demônio.


Pai da pátria
1 Hist. Em Portugal e outras monarquias, par do reino; senhor feudal ligado diretamente ao rei, por vassalagem.
2 Aquele que defende um país, sua independência ou soberania, valores e ideais.
3 Irôn. Deprec. Líder ou chefe político, especialmente o de tipo autoritário, que se apresenta ou é considerado como protetor do povo.
4 Joc. Parlamentar (deputado ou senador).


Pai de criação
1 Ver Pai adotivo.


Pai de família
1 Homem casado, considerado juridicamente como sujeito de responsabilidades perante a mulher e os filhos.


Pai do Mal
1 O diabo, o chefe dos demônios.


Pai espiritual
1 Aquele que exerce grande influência sobre os valores e atitudes de alguém, que dá orientação para a vida moral ou religiosa; guia espiritual.


Ser o pai cortado
1 MG Ser (alguém) muito semelhante, fisicamente, ao pai.


Ter o pai alcaide
1 Ser protegido de alguém importante.


Ter pai vivo e mãe bulindo
1 Bras. Pop. Não carecer de proteção, ajuda ou castigo, por ter os dos pais.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Identidade

Substantivo

comunidade,coincidência,semelhança perfeita,indistinção,paridade absoluta,aderência,coalescência,aglutinação,convertibilidade,igualdade;sinonímia;identificação,consubstanciação;monotonia,tautologia;Pai,Filho e Espírito Santo;fac-símile,cópia perfeita,alter ego,ipssima verba;o mesmo,o mesmíssimo;sinônimo perfeito,igualdade geométrica.

Adjetivo

idêntico,indistinto,natural,sinônimo,igual;exatamente,matematicamente igual;igual sob todos os aspectos,igual encarado por qualquer prisma;homogêneo,gêmeo.

Verbo

ser idêntico,ser (idêntico & adj.);não ser outro,ser o próprio,unir-se;ligar-se,coincidir em toda a extensão;identificar,fazer de duas ou mais coisas uma só,consubstanciar,coincidir,acertar,ajustar;irmanar,confundir em toda a linha.

Advérbio

identicamente,identicamente & adj.;sem mais nem menos;tal qual,sem tirar nem pôr (ponto);sem discrepar duma coma,ponto por ponto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ascendência

Substantivo

paternidade,geração,autoria,sangue,consanguinidade;pai,tatá,genitor,palúrdio (gír.),aba,gerador,autor dos dias de alguém,procriador,pater-familias,papai,progenitor,padrasto,mamãe,mãe,genetriz,mamã,madrasta,megera (depr.),primogenitor,avô,bisavô,trisavô,tetravô,bisdono,genearca,patriarca,costado,casa,lar,tronco,árvore,linhagem,estirpe,estema,árvore de geração,árvore genealógica,árvore de costados;linhagem,progênie,sementeira,geração,família,linha,tribo,horda,cabilda,casta,nação,ramo,raça,ascendência,prosápia,ascendentes,antepassados,ancestrais,os nossos pais,os nossos antecessores,predecessores,os maiores,avoengos,os antigos,patriarcas;maternidade,mãe,mater-familias,mamã,genitora,progenitora,primogenitora,avó,vovó.

Adjetivo

paterno,paternal,filheiro,materno,maternal,parental,familiar,lineal,linear,patriarcal,tribul,genealógico,ascendente,avoengueiro,ancestral,ávito,avoengo,avoengado.

Verbo

estudar a genealogia de alguém,desenterrar os ossos.

Advérbio

paternalmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Livro

Substantivo

livrinho,escrito,manual = enquirídio,livrete,ripanço,texto,alfarrábio,livrório (depr.),bacamarte,calhamaço,cartapácio,libreto,livresco (depr.),obra,volume,tomo,cadeixo,opúsculo,compêndio,in-folio,tratado,brochura,capa-dura,tríptico,caderno,impresso,folheto,panfleto,monografia,memória,memorial,poligrafia,homiliário,textuário,prontuário,códex,códice,código,publicação,incunábulo;parte,edição,editoração,revisão,copidesque,tiragem,número,fascículo,caderneta,livraison,álbum,pasta,periódico,órgão,publicação periódica,magazine,composição lipogramática,revista,efemérides,anuário,hebdomadário,diário,semanário,quinzenário,livro de orações;decamerão;papel,cartaz,anterrosto,folha,guarda,página,lauda,resma,mão,capítulo,título,subtítulo,seção,cabeçalho,artigo,parágrafo,cláusula,gazetilha,passagem,trecho,folhetim;sumário,apêndice,anexo,encarte,índice,glossário,notas;fólio,quarto,oitavo,duodécimo,octodécimo,sextodécimo;caderno livro virtual,livro eletrônico,e-reader,e-book,enciclopédia,dicionário,léxico,compilação,livraria,imprensa (publicação);caga-sebo,sebo,casa de alfarrabista,livralhada,livroxada (depr.);antologia,coleção,acervo;escritor,autor,publicista,intelectual,esteta,estilista,burilador da língua,colorista,literato,homem de letras,prosador,gazetilheiro,gazetilhista,gazetista,gazeteiro (depr.),pena,escrevinhador,produtor,pai;periodicista,jornalista,folhetinista,panfletista,foliculário,articulista,cerzidor (depr.),plumitivo (depr.),rabiscador,organizador,compilador,borrador;periodiqueiro (depr.),gazeteiro,memorista,tratadista,homiliasta,testa de ferro,compositor,sumista,enciclopedista,genealogista,logógrafo,biógrafo,jurisconsulto,polígrafo,monógrafo,redator,colaborador,escrevinhador,correspondente,repórter;representante da imprensa;romancista,contista,prosador,noveleiro,novelista,fabulista,estigmônimo,croniqueiro,editor,impressor,subeditor;dicionarista,vocabularista,vocabulista;lexicógrafo,editorador,revisor,diagramador,paginador,impressor,ilustrador,editora,publicador,impressor,gráfica,encadernador,distribuidor,livreiro,bibliopola,bibliopolista,alfarrabista,bibliotecário,bibliotecônomo,bibliógrafo,bibliomaníaco,bibliófilo;bibliótafo,bibliomania,bibliofilia,bibliografia;biblioteconomia,bibliopeia;arte de fazer livros,bibliátrica;arte de restaurar livros.

Adjetivo

editorial,gráfico;tabulário,livresco.

Verbo

escrever,traduzir,digitar,copidescar,editorar,rever,diagramar,paginar,ilustrar>,imprimir,encadenar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Benfeitor

Substantivo

Messias,Salvador,sacerdote,protetor,samaritano,valedor,apóstolo,boa estrela,amparador,protegedor,salvaguarda,redentor;gênio,espírito,anjo tutelar;anjo da guarda,anjo custódio,bom samaritano,obregão (ant.),pater patriæ = pai da pátria,pai da nação,portugal velho,repúblico,sal da terra (homem bom);protetor;padrinho,pai,mãe,patrão,patrono,altruísta,fada;mecenas;benemérito (fig.);amicus humani generis = amigo da raça humana,amigo do gênero humano = filantropo.

Adjetivo

caridoso,pródigo,generoso.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Fazer o bem sem ver a quem.

Conjunção

Consanguinidade

Substantivo

sanguinidade,agnação,agnatia,relação,linha colateral,grau colateral,grau de parentesco,cognação natural,parentela,germanada,sangue,carne;paternidade;filiação,fraternidade,linhagem,parentesco,ascendência,ancestralidade,conexão,afinidade,aliança,família,laços de sangue,nepotismo,linha dos ascendentes,os quatro costados,estirpe,colacia,irmandade,casta,raça,geração,vergôntea,ramo,parente,agnado,propínquos,pervinco,afim,tio,sobrinho,primo-irmão;primo-segundo,parente próximo,parente remoto;parente distante,parente em grau arredado,irmão;agnato,irmão uterino,colaço;colatâneo,irmão de leite,os meus,os seus;os nossos etc,entes queridos.

Adjetivo

aparentado,parente,semiparente,divedo (ant.),ligado pelas raízes do parentesco,consanguíneo,chegado,próximo,remoto,carnal,cognato,agnato,germano,materno,maternal,paterno,paternal,legítimo,legitimado,colateral,ilhargueiro,avuncular,contraparente,parental,parenteiro,gêmeo,trigêmeo,trigêmino;familiar.

Verbo

ser parente,ser do mesmo sangue de alguém,ser da família de,estar ligado a alguém por vínculos de sangue,aparentar,aparentelar,contrair parentesco,adotar,ter costela,afilhar,perfilhar,receber legalmente como filho,servir de padrinho.

Advérbio

aparentadamente,aparentadamente e adj.;carnis lege.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.