Sua língua na Internet

 

(sis.te.ma)

sm.

1. Conjunto de elementos (concretos ou abstratos) interligados e que funciona como um todo estruturalmente constituído (sistema digestivo; sistema eleitoral)

2. Conjunto de ideias que configuram uma concepção do mundo e da condição humana (sistema filosófico); DOUTRINA; TEORIA

3. Complexo de normas e padrões de organização da economia, do exercício do poder e da sociedade (sistema econômico; sistema político; sistema social)

4. Conjunto de estabelecimentos e instalações de um determinado setor de atividade ou de serviço (sistema de comunicações; sistema bancário; sistema penitenciário)

5. Reunião bem ordenada de ideias e meios aplicados a certos fins; MÉTODO; PLANO: "...0 a minha impunidade era um caso especial do afamado sistema das punições morais..." (Raul Pompeia, O Ateneu))

6. Qualquer forma específica de classificação ou esquematização (sistema métrico)

7. Equipamento composto de diversos integrantes interdependentes (sistema de som; sistema de computadores)

8. Soc. Complexo de estruturas políticas, éticas e estéticas preponderantes numa dada ordem social: O sistema é repressivo: Eles desafiaram o sistema

9. Procedimento, técnica utilizada por uma pessoa para organização de atividades profissionais, pessoais, domésticas etc: Na firma, havia dois chefes e cada um tinha um sistema próprio para lidar com os empregados

10. Mús. Conjunto de pautas musicais

[F.: Do lat. systema. Ideia de ' sistema': oma - (genoma), -taxia (ataxia), -tonia (distonia).]


Por sistema
1 De caso pensado.


Sistema aberto
1 Fís. Sistema de natureza física no qual se podem trocar energia e massa com o exterior.


Sistema afocal
1 Ópt. Sistema óptico no qual um objeto no infinito forma imagem apenas no infinito.


Sistema anastigmático
1 Ópt. Aquele no qual não há astigmatismo.


Sistema aplanético
1 Ópt. Sistema óptico corrigido quanto à aberração esférica e o coma1 (7).


Sistemastigmático
1 Ópt. Sistema óptico no qual há astigmatismo.


Sistema binário
1 Mat. Sistema de numeração de base dois, no qual só se usam dois dígitos, um e zero. [É o sistema us. em linguagem de computadores, correspondendo o dígito 1 à passagem de sinal, o dígito zero à não-passagem de sinal.]
2 Qualquer sistema formado por dois elementos.


Sistema Braille
1 Sistema de escrita para cegos, que consiste numa sequência de matrizes formadas, cada uma, de pontos em relevo, cuja disposição na matriz representa um signo, percebido pelo leitor ao nela passar a polpa dos dedos. [Inventado pelo francês Louis Braille.]


Sistema cardiovascular
1 Anat. Sistema circulatório do corpo, formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.


Sistema cartesiano
1 Geom.an. Sistema de coordenadas cartesianas (ver no verbete coordenada).


Sistema cgs
1 Fís. Metrol. Sistema de unidades de medida que tem como unidades fundamentais o centímetro (comprimento, cm), o grama (massa, g) e o segundo (tempo, s).


Sistema cgs eletromagnético
1 Fís. Metrol. Sistema de unidades de medida em que às três unidades do sistema c. g. s. acrescenta-se a da permeabilidade do vácuo.


Sistema cgs eletrostático
1 Fís. Metrol. Sistema de unidades de medida em que às três unidades do sistema c. g. s. acrescenta-se a da permissividade do vácuo.


Sistema cilíndrico
1 Geom.an. Sistema de coordenadas cilíndricas.


Sistema compatível
1 Álg. Sistema de equações para o qual há pelo menos uma solução determinada.


Sistema conjugado
1 Fís. Sistema de duas forças paralelas, em suportes diferentes e em sentidos opostos, que atuam sobre um corpo.


Sistema conservativo
1 Fís. Aquele no qual não há dissipação térmica da energia.


Sistema cristalino
1 Crist. Grupo de cristais que apresentam eixos cristalográficos com as mesas relações angulares constantes. [Subdividem-se em sistemas cúbico, tetragonal, hexagonal, trigonal, ortorrômbico, monoclínico e triclínico]


Sistema cromático
1 Mús. Aquele no qual a oitava divide-se em 12 intervalos iguais.


Sistema cúbico
1 Crist. Ver Sistema isométrico.


Sistema de barracão
1 Bras. Sistema de pagamento de fazendeiros a empregados rurais (ainda em uso em certos locais do interior do Brasil) por meio de vales que só têm valor no barracão da fazenda, onde se vendem mantimentos e outros produtos, muitas vezes a preços arbitrados e acima do valor de mercado.


Sistema decimal
1 Mat. Sistema de números de base dez, em que um algarismo numa certa ordem vale dez vezes o que valeira na ordem imediatamente anterior (escrita à direita). [Assim, 777 equivale a 7 + (10 x 7) + (100 x 7).]


Sistema de computação
1 Inf. Ver Sistema de processamento (de dados).


Sistema de comunicação
1 Comun. Conjunto de elementos e processos que formam o fenômeno complexo da comunicação, assim esquematizado: um emissor usa um código para transformar o conteúdo de uma mensagem em uma série de sinais ou signos convencionados, transmitindo-os de uma fonte e através de um canal; os sinais chegam a um receptor, que utiliza o mesmo código para converter os sinais na mensagem original, e fazê-la alcançar o destinatário (se este não é o mesmo que o receptor).


Sistema de coordenadas
1 Geom.an. Conjunto de n números que determinam univocamente a posição de um ponto (em relação a n eixos, ou planos, ou outras referências) num espaço n-dimensional.


Sistema de equações
1 Mat. Conjunto de equações que estabelecem simultaneamente relações diversas variáveis, eque admite ao menos uma solução que as satisfaça.


Sistema de informações
1 Inf. Sistema que registra, processa, organiza e recupera informações por meio de banco de dados.


Sistema de numeração
1 Mat. Sistema coerente de notação de números.


Sistema de preços
1 Econ. Conjunto de critérios e mecanismos que atuam na formação de preços numa economia de mercado em função das condições de oferta e de demanda e de outros fatores inerentes ao mercado.


Sistema de processamento (de dados)
1 Inf. Conjunto de equipamentos (ger eletrônicos), métodos, procedimentos e programas capaz de registrar, processar, organizar, guardar e recuperar dados segundo critérios determinados.


Sistema de referência
1 Fís. Referencial (6); sistema referencial.


Sistema Didot
1 Tip. Sistema de medidas tipográficas cuja unidade é o ponto (0,3759cm). [Criado pelo francês François-Ambroise Didot.]


Sistema digestório
1 Fisl. Conjunto de órgãos responsável pela digestão dos alimentos, com assimilação dos nutrientes e eliminação das sobras. [Na antiga nomenclatura anatômica, aparelho digestivo.]


Sistema dissipativo
1 Fís. Aquele em há perda de energia (como temperatura), mesmo sem que seja realizado trabalho.


Sistema duodecimal
1 Mat. Sistema de numeração de base doze (no qual um algarismo numa ordem tem doze vezes o valor que teria na ordem imediatamente anterior). [Usa os dez algarismos e as letras A e B.]


Sistema endócrino
1 Fisl. O conjunto das glândulas endócrinas (tireoide, hipófise ou pituitária, timo, suprarrenais, pâncreas, testículos, ovários etc.).


Sistema especialista
1 Inf. Sistema de computação capaz de obter inferências a partir do processamento de dados e das regras que os relacionam.


Sistema fechado
1 Fís. Aquele que não troca massa com o exterior, embora possa trocar formas de energia.
2 Lóg. Sistema lógico bem definido, no qual toda proposição pode ser demonstrada como falsa ou como verdadeira.


Sistema filogenético
1 Bot. Sistema de classificação vegetal que tem como base de seus critérios a teoria da evolução.


Sistema geocêntrico
1 Astron. Sistema segundo o qual a Terra era considerada o centro do Universo, e em torno da qual giravam todos os astros.


Sistema Giorgi
1 Metrol. Sistema de unidades de medidas que tem como unidades fundamentais o metro (comprimento, m), o quilograma (massa, kg) e o segundo (tempo, s), e no qual a permeabilidade do vácuo é igual a 10-7.


Sistema heliocêntrico
1 Astron Sistema segundo o qual o Sol é o centro do Universo, e em torno do qual giram os astros do sistema solar.


Sistema heterogêneo
1 Fís-quím. Aquele que apresenta mais de uma fase.


Sistema hexadecimal
1 Mat. Sistema de numeração de base dezesseis, no qual um algarismo numa ordem tem dezesseis vezes o valor que teria na ordem anterior. [Usa os dez algarismos numéricos e as letras A, B, C., D, E e F.]


Sistema hexagonal
1 Crist. O sistema cristalino que apresenta três eixos cristalográficos horizontais iguais, formando ângulos de 120o, e um eixo vertical perpendicular a estes.


Sistema homogêneo
1 Fís-quím. Aquele que apresenta uma só fase.


Sistema imunológico
1 Fisl. Conjunto de componentes orgânicos (o sistema linfoide e s formações de defesa, como a epiderme, o muco, certas secreções etc.) que defendem o organismo contra a ação de agentes patogênicos e de corpos estranhos.


Sistema indeterminado
1 Álg. Sistema de equações que admite uma infinidade de soluções.


Sistema internacional de unidades
1 Fís. Metrol. Sistema de unidades us. internacionalmente, que tem sete unidades fundamentais: o metro (comprimento, m,), o quilograma (massa, kg), o segundo (tempo, s), o ampère (corrente elétrica, A), o kelvin (temperatura termodinâmica, K), o mol (quantidade de matéria, mol); e a candela (intensidade luminosa, cd). [Sigla: SI.]


Sistema isolado
1 Fís. Aquele que não troca nem massa nem energia com o exterior.


Sistema isométrico
1 Crist. Sistema cristalino que apresenta três eixos cristalográficos iguais e retangulares, e cujos cristais têm quatro eixos de simetria ternários; sistema cúbico.


Sistema límbico
1 Anat. Fisl. Região cerebral formada por estruturas que atuam em várias funções, como o metabolismo, o funcionamento das vísceras e, esp. a emoção, a memória e o comportamento.


Sistema linfoide
1 Fisl. Conjunto de estrutura orgânicas que pertence ao sistema imunológico, e que compreende a medula óssea, as amígdalas, os gânglios linfáticos, o timo, o sangue, o baço etc.


Sistema locomotor
1 Fisl. Conjunto de membros e órgãos que aciona o deslocamento e a movimentação, e que compreende, nos vertebrados, os ossos, os músculos, os tendões, as articulações, os ligamentos etc.


Sistema métrico decimal
1 Metrol. Sistema de unidades de medida baseado no metro (comprimento, m)e em seus múltiplos e frações decimais, e que tinha ainda como unidades o litro (volume, l) e o quilograma (massa, kg).


Sistema MKS
1 Fís. Metrol. Sistema de unidades de medida que tem como unidades fundamentais: o metro, (comprimento, m), o quilograma (massa, kg) e o segundo (tempo, s).


Sistema monoclínico
1 Crist. Sistema cristalino que apresenta três eixos cristalográficos desiguais, dois deles perpendiculares (um vertical, outro horizontal), o terceiro perpendicular ao eixo horizontal, mas oblíquo em relação ao vertical.


Sistema MTS
1 Fís. Sistema de unidades de medida que tem como unidades fundamentais: o metro, (comprimento, m), a tonelada (massa, t) e o segundo (tempo, s).


Sistema nervoso
1 Anat. Fisl. Nos vertebrados, conjunto das células (neurônios), tecidos e órgãos que formam centros nervosos (encéfalo, medula e gânglios) e nervos que comandam todas as funções orgânicas e sua coordenação, a recepção e percepção de estímulos e a atividade psíquica, intelectual e emocional.


Sistema nervoso autônomo
1 Anat. Fisl. Parte do sistema nervoso que coordena funções não voluntárias, como a cardíaca, a respiratória, a digestiva, a glandular etc. Divide-se em dois grandes setores que se complementam: o simpático e o parassimpático; sistema nervoso vegetativo.


Sistema nervoso central
1 Anat. Parte do sistema nervoso formada pelo encéfalo e a medula espinhal.


Sistema nervoso da vida vegetativa
1 Anat. Ver Sistema nervoso autônomo.


Sistema nervoso parassimpático
1 Anat. Fisl. A parte do sistema nervoso autônomo responsável pelas funções do repouso, com retardamento do ritmo cardíaco e regulação das funções digestivas e a dos esfíncteres.


Sistema nervoso periférico
1 Anat. Fisl. Conjunto dos nervos raquidianos e cranianos, e dos gânglios nervosos, que são prolongamento do sistema nervoso central, fora do crânio e da coluna vertebral.


Sistema nervoso simpático
1 Anat. Fisl. A parte do sistema nervoso autônomo que atua para alertar o corpo nos momentos de ação, elevando as atividade cardíaca e respiratória, acionando neurotransmissores (como a adrenalina), contraindo artérias e dilatando brônquios etc.


Sistema nervoso somático
1 Anat. Fisl. A parte do sistema nervoso que controla as percepções corporais, como as sensações de frio e calor, o tato, a visão, o olfato, a audição, o paladar, a dor etc.


Sistema nervoso vegetativo
1 Anat. Ver Sistema nervoso autônomo.


Sistema octal
1 Mat. Sistema de numeração de base oito.


Sistema operacional
1 Inf. Conjunto de programas (softwares) básicos que gerenciam e controlam o funcionamento de outros programas de computador, o armazenamento na memória e recuperação de dados, a entrada e saída de dados etc.


Sistema ortorrômbico
1 Crist. Sistema cristalino que apresenta três eixos cristalográficos de tamanhos diferentes, em ângulo reto, e com um eixo de simetria dupla.


Sistema planetário
1 Astron. O conjunto dos planetas do sistema solar.


Sistema polar
1 Geom. an. Sistema de coordenadas polares.


Sistema porta
1 Anat. Fisl. Aquele formado por capilares e veias oriundos do sistema digestório, que convergem para a veia porta e para o fígado.


Sistema presidencial
1 O mesmo que presidencialismo.


Sistema ptolemaico
1 Astron. Sistema cosmológico concebido pelo astrônomo grego Ptolomeu, segundo o qual os astros giram em movimentos circulares em volta da Terra.


Sistema quadrático
1 Crist. Sistema cristalino que apresenta três eixos retangulares, sendo dois do mesmo tamanho, e um eixo de simetria quádrupla; sistema tetragonal.


Sistema referencial
1 Fís. Referência (6); sistema de referência.


Sistema representativo
1 Jur. O sistema, definido em constituição, pelo qual a nação se faz representar nas assembleias e órgãos políticos.


Sistema reprodutor
1 Anat. Fisl. Conjuntos de órgãos responsáveis pela reprodução.


Sistema respiratório
1 Anat. Fisl. Conjunto de órgãos e dutos que permitem e que realizam a respiração. [Nos vertebrados compreende ger. as vias aéreas e os pulmões. Na antiga nomenclatura anatômica, aparelho respiratório.]


Sistema reticuloendotelial
1 Anat. Fisl. Complexo de células distribuídas por todo o corpo que têm funções imunológicas, metabólicas, hematopoéticas etc. [No fígado, na medula óssea, no baço, nos gânglios linfáticos etc.]


Sistema sexagesimal
1 Mat. Sistema de numeração de base sessenta.


Sistema sexual
1 Bot. Sistema de classificação vegetal baseado somente nas características dos órgãos de reprodução. [De autoria do naturalista Lineu.]


Sistema solar
1 Astron. Sistema que tem como centro o Sol, em torno do qual giram planetas (e seus satélites), asteroides, cometas, meteoritos e poeira cósmica.


Sistema temperado
1 Mús. A divisão da oitava em 12 semitons iguais, para afinação de instrumentos que produzem sons fixos. [Ver achega enciclopédica.]


Sistema tetragonal
1 Crist. Ver Sistema quadrático.


Sistema triclínico
1 Crist. Sistema cristalino que apresenta três eixos desiguais oblíquos.


Sistema trigonal
1 Crist. Sistema cristalino que apresenta três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e simétricos em relação a um eixo de simetria ternária, com o qual fazem ângulo diferentes de 90o.


Sistema urinário
1 Anat. Fisl. Conjunto de órgãos e dutos responsáveis pela elaboração e eliminação da urina. [Composto de rins, ureteres, bexiga, uretra. Na antiga nomenclatura anatômica, aparelho urinário.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ordem

Substantivo

ordenação,regularidade,harmonia,correção,boa disposição,critério,conformidade,proporcionalidade,incomplexidade,correspondência,simetria,música das esferas,periodicidade,arranjo,ciclo,classificação,acomodação,sintaxe,distribuição ordenada,regra,método,simplicidade,gradação,graduação,passo,grau,progressão,série;ritmo,cadência;subordinação,rotina,método,compasso,disciplina,disposição,orientação,coordenação,alinhamento,sistema,economia,seriação,direção,fileira;arranjo.

Adjetivo

ordenado,regulado,bem regulado,bem disposto,simétrico,organizado,enfileirado,alinhado,acomodado,formado,formado & v.;sistemático,gradual,gradativo,graduado,serial,seriário,seriado,disciplinar,uniforme,normal,incomplexo,simples,regrado,rítmico,ritmado,metódico,trístico,em três fileiras.

Verbo

ordenar,ordenar-se,arrumar,organizar,dispor,estar,ficar em ordem;formar,enfileirar-se,alinhar-se,colocar-se,ocupar o lugar devido,acomodar-se,estar em regra,corresponder,funcionar regularmente,arregimentar-se.

Advérbio

ordenadamente,sistematicamente,reguladamente,rganizadamente,alinhadamente,alinhadamete & adj.;metodicamente,por ordem,em marcha regulada,seriatim,de grau em grau,apostadamente,em boa ordem,em escala ascendente,em escala descendente,com movimento de relógio,em períodos fixos;por escala,por tabela;obedecendo a um critério,obedecendo a uma lei.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Hábito

Substantivo

costume,vezo,moda,uso,usança,prática,manhas,forma,voga,prática constante e consagrada,sistema,padrão,mesmice,toada,modo,maneira,praxe,precedentes,rotina,senda,enga,doito (ant.),soeiras,costumeiras,costumagem,tradição,tradicionalismo,provincianismo;costume ou hábito geral,velho,imemorial,natural,tradicional,inveterado,arraigado;trilha batida,caminho trilhado;chavão;prescrição,usança,observância,procedimento,tenência,convencionalismo,etiqueta;ordem permanente,conformidade;misoneísmo;ramerrão,rotina,ramerrame,nhenhenhém;cantochão,ladainha,cantilena,caminho coimbrão,estrada coimbrã,velha escola,veteris vestigia flammæ,laudator temporis acti,esnobismo,esnobe,a maioria,sebastianista,geral,parrana,praxista,tradicionário,tradicionalista,saudosista,pé de boi,misoneísta,burocrata,regra,norma,treita medida,precedentes,toupeira,pragmática,burocracia,fórmulas burocráticas,formalidade,longo tirocínio,pegada,batida;cacoete,assiduidade;treinamento (educação);aclimatação,segunda natureza,radicação,ceva,cevo = treina;perícia;calejamento.

Adjetivo

habitual,normal,sacramental,sólito,indispensável,guisado (ant.),costumado,useiro e vezeiro,costumeiro,batido,repetitivo,costumário,consueto,assíduo,prescritivo,consuetudinário,tradicional,cadimo = usual,da vida diária,pragmático,do estilo,de praxe,geral,miúdo,ordinário,comum,frequente,vulgar,ramerraneiro,rotineiro,banal,curial,trivial,sediço,usado,cotidiano,que se repete todos os dias,diário,cotio,regular,recebido,estabelecido,aceito,consagrado,admitido,corrido,corriqueiro,corrente,dominante,bem palmilhado,bem conhecido,familiar,clássico,inveterado;conforme;segundo o costume,a rotina,a praxe;em voga;habituado,acostumado,avezado,afeito,atreito,adito,preso,dado,amoldado,dedicado,arrimado,o hábito de,retrógrado,misoneico,antiprogressista,conservador,reacionáro,fixo,casado,arraigado e v.;enxertado,permanente,intrínseco.

Verbo

habituar(-se),acostumar(-se),adaptar(-se),estar (acostumado e adj.);não estranhar,achar muito natural;adotar um costume;pisar,seguir,palmilhar a vereda batida;stare super antiquas vias,imobilizar-se,anquilosar-se,não evoluir,recuar = ter ideias contrárias ao progresso,não sair da trilha,marcar passo,conservar os seus antigos hábitos,inveterar,afazer,dispor,avezar,amoldar,aguerrir,aguerrear,conformar,familiarizar,banalizar,aclimar,aclimatar,nacionalizar,ensinar,educar;impor-se (ant.),acompanhar,treinar,domesticar,amadrinhar,amansar,adestrar,afreguesar,criar à mão,engar,cevar,saginar,encarnar,encarniçar;adquirir,contrair,tomar o costume;cair no costume,afeiçoar-se,aderir,ficar adito a,entregar-se a,adaptar-se a,ser habitual,vir à moda,tornar-se uso,generalizar-se,criar raízes,radicar-se,arraigar-se,enraigar-se,passar a costume,estar (curtido e v.);ir à enga.

Advérbio

habitualmente e sempre;geralmente,diariamente,de cote,como de costume,como é praxe,ad usum,a uso de,à moda de,segundo o costume,instar omnium = como toda gente,à usança,de costume,por costume = de more;in morem,na maioria dos casos,por via de regra,geralmente,de regra,muitas vezes,quase sempre,as mais das vezes,cada vez que,sempre que,sistematicamente,por sistema,por formalidade,de profissão;segundo a regra,o costume,a lei de;more suo,more solito.

Provérbio

Interjeição

Frase

Cela s’entend;Isto é de regra;O regular é fazer;O costume faz lei;Quod fere fieri solet;o que acontece geralmente.

Conjunção

Plano

Substantivo

esquema,desenho,projeto,design,arquitetura,traçado,proposta,sugestão,resolução,opinião,alvitre,precaução;premeditação;tenção;sistema;organização;germe (causa);investigação,informação,coleta de dados,objetivação,esboço,traço,borrão,minuta,rascunho,esqueleto,arcabouço,carcaça,anteprojeto,bosquejo,compecilho,delineamento,cópia,prova,segunda prova,planilha,cronograma,fluxograma,revisão;programa,plataforma,prognóstico,prospecto,protocolo,cartaz,placard,ordem do dia,cardápio;papel,política (linha de conduta);método,recurso,previsão,probabilítica,estatística;invenção,incubação,elaboração,expediente,receita,fórmula,segredo,artifício,descoberta,estratégia,tática,dolos da guerra,ardil,estratagema;peça (decepção);alternativa,escapatória,mudança (substituição);trunfo,última cartada;medida,passo,golpe;acompanhamento,feed-back,retroalimentação,realimentação,adaptação;golpe de audácia,golpe de mestre,dama,rei,valete,cavalo de batalha,artilharia pesada,golpe de estado,golpe feliz,golpe ousado,golpe certeiro,jogo acertado,jogo atrevido,manobra bem inspirada,ideia luminosa;intriga,teia,cabala,mexerico,milongas,maranha,baralha,enredo,malhoada,trapalhada,tramoia,armadilha,arapuca,malha,malhada,meada,atrapalhada,cambolhada de grelos,onzenice,enliço,envoltas;trama,conciliábulo,conspiração,conluio,conchavo,conjura,conjuração,conspirata (fam.),urdidura,maquinação,urdume,entrecho,estratégico,estrategista,tracista,maquinador,planejador,projetador,projetista,arquiteto,arquitetor,empreiteiro,artista,promotor,organizador,conjurador,conspirante,conspirador,conjurado,mexeriqueiro,onzeneiro,intrigante.

Adjetivo

planejado e estratégico,tático,planejador e v.

Verbo

planear,planejar,desenhar,bosquejar,detalhar,formar,compor,imaginar,idear,idealizar,excogitar,fazer o plano de,fantasiar,esboçar,arquitetar,fabricar,confingir,maquinar,fraguar,forjar,forgicar,cunhar,artificiar,inventar,fingir,preparar,projetar,chocar,atentar,delinear,gizar,traçar,tramar,preconceber,premeditar,conchavar,preestabelecer,predeterminar;manobrar,engenhar um plano,engendrar um plano,tecer um plano,estabelecer um plano;deitar suas linhas,lançar suas linhas;sonhar,guisar,concertar,preconceber,preestabelecer,preparar um plano;amadurecer um plano;urdir,fiar,conjurar,minar,enliçar,enredar,mexericar,cabalar,conspirar,intrigar;pôr um rastilho,intrigar;sistematizar,organizar,arranjar;dirigir,amadurecer,mancomunar-se com,combinar com,estar de inteligência com.

Advérbio

em vias de preparação;em estudo,em apreço,sub-jove,na bigorna,no tapete,em incubação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Passadouro

Substantivo

forma,maneira,método,meio,modo,jeito,som,guisa,processo,sistema,norma,rumo,praxe,hábito,modus operandi,linha de conduta;via,viação,guia (ant.),trânsito,caminho,trilho,vereda,passagem,corte,desfiladeiro;servidão,arcobotante,trilha,senda,atalho,carreiro,carreirão,atravessadouro,estrada,autoestrada,rodovia,atalho,rota,trajeto,trajetória,órbita,pista,listão,lista,lustrão,esteira,carril,ândito,avenida,rua,ruela,travessa,beco,viela,dromo (ant.),alameda,aleia,bulevar;degraus,escada,escadaria,escadório;escada rolante,elevador,ascensor;rampa,corredor,galeria,ponte,viaduto,elevado,pontão,ponte levadiça,minhoteira,prancha,coxia,ponte de barcas,ponte pênsil,ponte volante,pinguela,alpondras,pondras,poldras,passadeiras,desfiladeiro,vau,barca,túnel,canudo,ramal;porta,portão,canal,estreito,passadiço,passagem,artéria,caleja,quelha,talinheira,congosta,calhe,azinhaga,rodeiro,carreiro,estrada real,estrada coimbrã,rodovia,autopista,alfazar,estrada de rodagem,estrada de ferro,via férrea,ferrovia,berma,caminho batido,caminho trilhado,travessio,carreiro de formigas,passeio,calçada,trâmite,trottoir,variante,desvio = semideiro,atalho,picada,caminho vicinal;caminho de cabras,de pé posto;carreteira,patinheiro,releixo,canal;rua.

Adjetivo

multívio,vicinal.

Verbo

Advérbio

como? de que maneira? por que modo? quão assim,desta maneira,segundo esta moda,de um ou outro modo;via,in transitu;de passagem,em trânsito,a caminho de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Uso

Substantivo

usança,emprego,prática,aplicação,manuseio,manipulação,meneio,praxe,rotina,empirismo,sistema,exercício,aplicação,aplicabilidade,exercitação,manejo,maneio,consumo,agência;usufruto,utilidade,gozo,proveito,vantagem;hábito,costume,tradição;utilização,serviço,serventia,moda,tirocínio,dedicação,consagração,usança.

Adjetivo

em uso,usado e v.;útil,usável,fruível,aproveitável,disponível;comum,gasto,coçado,surrado,safo,poído,bem trilhado,batido,utente,utilizante,fungível;vigente.

Verbo

usar;pôr em uso,pôr em prática;gastar,despender,fazer uso de,aplicar,manejar,versar,manusear,manipular,menear,exercer,servir-se de,empregar,pôr em movimento,utilizar-se,apelar para,despejar,não passar sem,utilizar-se de,lançar mão de,servir-se de,dispor de,socorrer-se de,valer-se de,aplicar,prevalecer-se,abraçar-se,abordoar-se,estear-se,agarrar-se,apegar-se,ater-se,recorrer;auferir,tirar vantagem ou proveito de;apoiar-se,alicerçar-se,escudar-se,aproveitar,aproveitar-se de,pôr as mãos em,entregar-se,deitar-se a,ficar-se a,largar-se a;estar em uso,usar-se,vigorar,viger,estar em voga = vogar;trabalhar,praticar,manejar,empunhar,manusear,tratar,compulsar,manipular,executar,exercitar,pagar-se com,contentar-se com,experimentar,trazer,levar,tornar útil;utilizar,usufruir,gozar,pôr em jogo,evocar,pôr a serviço,dedicar,consagrar,votar,tirar partido de,fazer bulha com;usufruir,usufrutar,desfrutar,feitorizar,pôr no trabalho.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Uti et non abuti;Use mas não abuse.

Conjunção