Sua língua na Internet

 

venda1 (ven.da)

sf.

1. Ação ou resultado de vender [ Antôn.: compra. ]

2. Com. Ato de vender objetos, bens de consumo etc. por lojistas, comerciantes etc.: As vendas não foram boas, no último Natal. [Nesta acp., mais us. no pl.]

3. Jur. Transferência de posse de um bem móvel ou imóvel para outrem por meio de contrato firmado entre as partes: A venda da casa foi demorada. [ Antôn.: compra. ]

4. Bras. Estabelecimento em que se comercializam gêneros alimentícios de primeira necessidade em pequena quantidade; QUITANDA; ARMAZÉM

[F.: De vender. Hom./Par.: venda (fl. de vendar e vender).]


Venda a descoberto
1 Econ. Jur. Aquela (ger. em bolsa de valores, de mercadorias etc.) na qual os valores vendidos não estão disponíveis para entrega no momento da venda, mas que se espera estejam na data de entrega prevista em contrato.


Venda casada
1 Com. Venda conjunta de dois ou mais produtos, na qual a venda de um deles é condicionada à compra de outros(s). [Ou seja, para que o vendedor concorde em vender um deles, o comprador deve necessariamente comprar outro(s)]


Venda condicionada
1 Com. Venda em que a transferência de propriedade do bem vendido só é feita depois que o pagamento for integralizado pelo comprador.


Venda direta
1 Com. Aquela feita diretamente (sem intermediário) entre produtor e consumidor.


Venda por telefone
1 Venda acertada por telefone entre comprador e vendedor, us. em telemarketing.

venda2 (ven.da)

1. Tira de pano com que se cobrem os olhos impedindo a visão

[F.: Do germânico binda 'faixa, tira, venda'. Hom./Par: venda (fl. de vendar e vender).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Cegueira

Substantivo

ceguidade,as sombras dos sem-luz,amaurose,gota serena,ablepsia,,caligem,catarata negra,tracoma,obscurecimento,escuridão,trevas;falta de visão,deficiência visual,privação da vista;venda,tiflografia,tiflologia,hemeralopia,hemeralgia,criptoftalmia.

Adjetivo

cego,lusco,sem vista,deficiente visual,amaurótico,privado da vista,turvo da vista.

Verbo

ser deficiente visual,ser (cego e adj.);não ver;perder a vista;ter catarata,ter névoas nos olhos;ter os olhos vendados,ter arestas nos olhos,tatear nas trevas,deixar de ver,fechar os olhos ao mundo,ter os olhos abotoados,apagar-se a luz dos olhos a alguém;ter peneira nos olhos,ter poeira nos olhos;tornar (cego e adj.);cegar,obcecar,ferir de cegueira,enceguecer,vendar os olhos,ofuscar,privar da vista,ir-se a alguém a luz dos olhos,tolher a vista,ocultar à vista,jogar poeira nos olhos,não olhar para,despregar a vista de,desfitar;fechar os olhos,desviar os olhos;desavistar.

Advérbio

às cegas,cegamente e adj.;na escuridão,às apalpadelas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Transferência

Substantivo

transporte,alienação,abalienação,transmissão (transferência);lavramento de escrituras,pertence,enfeudação,doação,subenfiteuse,sublocação,sub-rogação,arrendamento,subarrendamento,traspasse,aforamento,venda,troca;substituição;sucessão,reversão.

Adjetivo

alienável,cedível,transferível,negociável,vendível,transferido e v.;sub-rogador,sub-rogatório.

Verbo

transferir,passar para outrem,desalhear,alienar,abalienar,sublocar,subarrendar = traspassar,sub-rogar,transmitir,pôr nas mãos de;passar a outras mãos,passar a mãos de terceiros;subenfiteuticar,subemprazar,negociar,doar;ceder,vender,arrendar,enfiteuticar,aforar,andar de mão em mão,andar em morgado,herdar-se,passar de pais a filhos,vir às mãos de (adquirir);deserdar,desapossar,substituir;destituir.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Mercado

Substantivo

praça,telônio,praça de comércio,ágora,vendedouro,feira,núndinas (ant.),quermesse,bazar,chandeu (na China),bezesã (Síria),entreposto,núcleo,empório,interposto,centro comercial,ribeira,alfândega,aduana;ponto de venda,armazém,armarinho,loja,mostruário,taceira,mostrador,vitrina,montra,papelaria,tabacaria,estanco,vidraçaria;casa comercial,casa de negócio;mercearia,quiosque,taverna,baiuca,quitanda,bodega,locanda,chafarica,botequim,bar,tasca,esteiraria,malcozinhado,sebo,casa de alfarrabista,venda,vendola;mercado virtual,internet,e-commerce,mobile;mercado de ações,mercado de títulos,investimento,investidor,derivativos,bolsa de valores,pregão,mercado futuro,commodities,fundo de investimento.

Adjetivo

tabernal,tabernório,nundinário;comprador,oferecido;volátil,estável.

Verbo

Advérbio

em alta,em baixa,estável.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Embriaguez

Substantivo

vinolência,ebriedade,intemperança,vinhaça,beberronia,bico (= leve ebriedade) = pilequinho,raposeira,taçada,bebedeira,trapizonda,bebedice,berzunda,canjica,porre,cachaceira,manguaça,bruega,ema,tertúlia (gír.),gateira,turca,tiorga (pop.),piela,perua,pifa,pifão,vinhaça,trabuzana (pop.),carraspana,carapanta ou carpanta (pop.),cardina (pop.),prego (pop.),marta (pop.),rasca (pop),moafa,camoeca,piteira,cabeleira,pileque,fogo,beberricação,xumberga,lequéssia ou lequésia,temulência,borracheira,borrachice,aguardentia,tarraçada,alcoolismo;enomania dipsomania;delirium tremens = delírio alcoólico,bacanal,orgia,farra,libação;olhos avinhados,bebida branca,bebida espirituosa,bebida inebriante;bebida de guerra,beberes,álcool,carrascão,vinho,quod ore,briol (pop.),aguardente,restilo,conhaque,vinho,vinhão,champanha ou champanhe,prosecco,espumante,pinga,parati,absinto,ponche,jeribita,minduba,cachaça,ratafia,caipirinha,caju-amigo,cajuína,jeropiga,calibrina,genebra,genebrada,marasquino,sícera,cidra,rum,uísque ou whisky,grogue,bitter,vermute,licor,licor báquico,coquetel,traçado,tari,marufo,vinhoca (depr.),água-pé,mata-ratos;cerveja,morraça,zurrapa,mijoca = bebida reles,vinhaça,sangria,poncheira,copo;garrafa,bêbedo ou bêbado,sopão (pleb.),beberrão,bebum,bebaço,bebedor,bebedor emérito,piteiro (pop.),biriteiro,cachaceiro,cachaça,caneado,ébrio,pinguço,pingueiro,sanguessuga,borracho,vinhote,esponja,funil,encarraspanado;chupista,etilista,alcoólatra,alcoólico,alcoômano;alcoomaníaco,bacante,mênade (f.),devoto de Baco;baquista,odre de vinho,decilitreiro,defunto de taverna,amigo da taça,goliardo,beberrico,beberrote,chupista,chupador;baiuqueiro,bar,botequim,bitaca,baiúca,bodega,taverna = locanda,chafarica,tasca,tendinha,tenda,boteco (pej. por vezes),venda,vendinha,birosca,aguardentaria,uisqueria,pub;libatório (ant.),copo,taça,enóforo (ant.);simpúvio (ant.).

Adjetivo

bêbedo,embriagado,fumado,alto,tonto,encarraspanado,chumbado,chumbeado,melado,aguardentoso,aguardentado,aguardenteiro,onibebedor,canjicado (pop.),temulento,avinhado,chupista,avinagrado,assombrado,pregado,tocado de pinga,ferido de asa,entrado de vinho;assomado,encachaçado,tocadete,tocado de vinho;ebrifestante,ebrissaltante,ebrifestivo,pingueiro,ébrio,vinolento,zarro,malavinhado,envernizado,sopão,beberraz,piteireiro,borracho,caneco,enófilo,xumbregado,ebrioso,dado a;bêbedo como uma sopa,bêbedo como um lorde,bêbedo como Cloe;bêbado como um gambá;inebriante,capitoso,enântico,vinário,víneo,vináceo,vinháceo.

Verbo

estar (bêbedo e adj.);estar como um cacho,estar com a perua,estar com a pinga,estar de fogo,estar de pileque,estar de porre;tomar um porre,tomar um pileque,tomar umas e outras,tomar umazinha,tomar todas;estar no seu estado normal (irôn.);ser amigo da taça,ser uma esponja,não estar em estado de deliberar;estar quente,estar alegre;estar pombinho (burl.),estar embriagado,estar/ pio (gír. ant.);ter a língua grossa,ter a sua ponta de vinho,ter dois grãos na asa;estar entre as dez e as onze (pop.),estar debaixo da mesa;embriagar-se,entornar,arrimar-se à parede,fazer bordos,bordejar,caminhar em zigue-zagues,estar pegando frangos,cambalear,ourar,andar à roda,beber,virar,libar,decilitrar,bebericar ou beberricar;afogar as penas em vinho,alcoolizar-se,afogar-se em vinho,avinhar,embebedar,alcoolizar,encarrascar-se,molhar a palavra,demasiar-se em vinho,adegar;estontear,entontecer,fazer andar a cabeça à roda,assomar-se,xicarar-se,embebedar-se,inebriar-se,levar o seu grãozinho na asa,avinhar-se,emborrachar-se,encachaçar-se,encatrinar-se,dar em bêbedo;alegrar-se,subir o vinho ao cérebro,subir o vinho à cabeça,encarrascar-se,encharcar-se,encervejar-se,enchampanhar-se,enconhacar-se,envenizar-se,envinagrar-se,escorar-se,esquinar-se,inebriar-se,toldar-se,bicar,chupar,roer,xumbergar,diluir-se em vinho;desmandar-se no beber,descomedir-se no beber;enfrascar-se em genebra,intoxicar-se..

Advérbio

aos bordos,cambaleando ou caindo de bêbedo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Vini capacissimus est;ninguém o vence na bebida.

Conjunção

Venda

Substantivo

vendição,redibição,vazão,saída,extração,consumo fornecimento,exportação,alienação,alienabilidade,vendibilidade;oferta;venda a retalho,venda por grosso,venda por atacado,venda a varejo;retrovendição;leilão,praça,hasta pública;vendedor,exportador,alheador,alienador,mercador;pregoeiro,leiloeiro;oferta (p.op. a procura).

Adjetivo

vendível,vendável,exportável,mercável,negociável;alheável,disponível,alienável,de grande procura.

Verbo

vender,pôr à venda,dispor de,alienar,alhear,impingir,reduzir a dinheiro;converter em metal sonante,negociar;redibir;oferecer,ofertar;comerciar,comercializar,disponibilizar,lançar,fornecer,colocar,distribuir;dar,deixar por;dispor de,levar ao mercado,colocar no mercado;exportar,efetuar a venda,regatar,mascatear,atavernar,arratelar,arrobar,revender,retrovender,vender à rasa;pôr em leilão,pôr em hasta pública;almoedar;pôr a preço,pôr em preço;fazer leilão,leiloar,entregar a quem mais der,deitar no leilão;pôr a laços,meter a laços;fazer veniaga de;pôr em praça,vender em praça;pracear,tirar alguém do lanço,chiscar = picar o lanço,cobrir o lanço a alguém,levantar o lanço,entregar o ramo,sub-hastar,vender às rebatinhas,fiar.

Advérbio

sob o martelo,ao correr do martelo,à venda,em hasta pública,em lanço,em leilão,a quem mais der;a prazo,à vista,a dinheiro,a prestação,fiado,financiado,no cartão,parcelado.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção