s. f. || ordem formal e explicita: Não cumpriu as prescrições que o governo lhe deu. || Preceito; indicação; formulário; ditame: As prescrições da moral; não cumpriu as prescrições do médico, por isso piorou. || (Jur.) Modo de adquirir um direito ou uma propriedade, de ser isento de uma obrigação pela posse não interrompida ou pela cessação do exercício do direito de outrem durante um espaço de tempo fixado pela lei; extinção de um direito, que se não exerce por determinado tempo: A prescrição é aplicável aos prazos da mesma forma que o é aos outros bens Imobiliários. (Cód. Civ. Port., art. 1866.) A prescrição pode ser alegada em qualquer Instância pela parte a quem aproveita. (Cód. Civ. Bras., art. 162.) || Prescrição positiva, a aquisição de coisas ou de direitos pela posse; prescrição negativa, a desoneração de obrigações pela não exigência do seu cumprimento. Cf. Cód: Civ. Port., art. 505, o único. || Prescrição de dívida, diz-se de uma divida que cessa pelo fato de o credor não ter reclamado o seu pagamento durante o prazo marcado pela lei.
F. lat. Praescriptio.
habitualmente e sempre;geralmente,diariamente,de cote,como de costume,como é praxe,ad usum,a uso de,à moda de,segundo o costume,instar omnium = como toda gente,à usança,de costume,por costume = de more;in morem,na maioria dos casos,por via de regra,geralmente,de regra,muitas vezes,quase sempre,as mais das vezes,cada vez que,sempre que,sistematicamente,por sistema,por formalidade,de profissão;segundo a regra,o costume,a lei de;more suo,more solito.
Provérbio
Interjeição
Frase
Cela s’entend;Isto é de regra;O regular é fazer;O costume faz lei;Quod fere fieri solet;o que acontece geralmente.
ser (indevido e adj.);não ser devido;ser inestendível a,desmerecer,não parecer lícito nem de bom critério,fazer injustiça,não ser equitativo,favorecer,inclinar-se por,pender para,invadir,invadir a seara alheia,cometer ato de manifesta intrusão na esfera de poderes reservados a;não se prender com,despir um santo para vestir outro,exorbitar das atribuições,aborbitar,infringir,violar,postergar,passar por cima de,atropelar,extrapolar,alçar-se com alguma coisa,apossar-se de,locupletar-se,usurpar,esbulhar,violar,praticar desatinos,preterir = pretermitir;arrogar-se,arvorar-se,intitular-se,conquistar,desatinar,arrogar privilégios,sotopor,sobpor,desnaturalizar,desnacionalizar,despojar,interditar,usurpar,destituir,evencer,desapossar;não ter capacidade legal,ficar privado de certos direitos,despir-se das suas prerrogativas,ser preterido,ver seus direitos postergados,declarar-se incompetente = recusar-se,ser interditado,desaforar,invalidar,caducar,violar o direito de,lesar,privar alguém de reger sua pessoa e bens,interdizer,suspender as garantias constiucionais.
Advérbio
indevidamente e adj.;contra toda a razão,contra todo o direito e a justiça,à valentona,de malhão,mal,ilegalmente,de fato,de plano;inpunemente.
Provérbio
Interjeição
Frase
O que vale é a lei do mais forte;Quia nominor leo;porque me chamo leão,""Você sabe com quem está falando?"".