Sua língua na Internet

 

(au.di.to.ri.a)

sf.

1. Cont. Exame minucioso da operações contábeis de uma empresa, instituição etc., para avaliar a correção das contas; AUDITAGEM

2. Acompanhamento ou monitoramento externo de uma operação, um processo, um desempenho, uma informação etc., como forma de controle de sua legalidade, autenticidade etc.

3. Cargo ou função de auditor

4. Local de trabalho do auditor

[F.: auditor + -ia1.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Direção

Substantivo

gerência,comando,condução,gestão,feitoria,superintendência,domínio,diretoria,chefia,administração,manutenência,manutenção,rédea,habena (poet.),governo,guia,compasso,batuta,orientação,penacho,governação,governança,legislação,regulamento,regimento,sobregoverno,mando,piloteamento,regência;leme,bússola,localização,GPS,satélite,agulha magnética,agulha de marear,estrela polar,estrela do norte,cinosura,luminária,vereação,liderança,hegemonia,presidência,reitoria,reitorado,provedoria,capitania,capatazia,bastão de comando,preeminência,supremacia,ordem de coisas;supervisão,superintendência,controle,auditoria,surveillance,olho do dono,fiscalização,policiamento,manudução;comando (autoridade);presidente (diretor);cabeça,gerente,gestor,auditor.

Adjetivo

diretor,diretriz e v.;diretivo,gerencial,governamental,imperante,legislativo,legislador,nomotético,executivo;direcional,direcionável.

Verbo

dirigir,gerir,conduzir,presidir,guiar,pastorear ou pastorizar,governar,regular,encaminhar,encarreirar,gerir,gerenciar,administrar,chefiar,capitanear,orientar,zelar,acaudilhar,caudilhar,reinar;regular a marcha,regular o andamento de;ter o leme na mão,manejar o leme;direcionar,encaminhar,apontar a proa para,pilotar,pilotear,ter autoridade sobre,governichar (depr.),mostrar o caminho a,feitorar,feitorizar;estar à frente de,ir à frente de;conduzir,coordenar,comandar;ter a balança dos destinos de,legislar para,ter a seu cargo,competir a;ser o arbítrio,da jurisdição,da competência de;regular,mordomar,reger,ter pela mão,regentar,caudelar;empunhar,segurar,ter as rédeas de (comandar);superintender,sobreentender,fiscalizar,regrar,verear,entender,vigiar,dominar;estabelecer,ditar leis;ter a direção,tomar a direção;puxar os cordões,dar o alamiré,empunhar a batuta;ter a pasta de,ocupar a pasta de;ser o detentor de;fazer bando por si;ocupar a presidência,estar na presidência,ter a balança dos destinos de,manejar os negócios de,comanditar,ser o árbitro de,ter autoridade sobre,bolear.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Tribunal

Substantivo

tribuneca (depr.),judicatura,juízo,pretório;santuário das leis,santuário da justiça;tribunal de justiça,tribunal da relação,tribunal do júri = plenário;casa da suplicação,corte de apelação,Suprema Corte,tribunal de contas,almotaçaria (ant.),barra do tribunal,foro ou forum,auditoria,dicastéria,divã,aerópago,sinedrim,ou sinédrio,municipalidade,edilidade,chancelaria,vereação,tribunal marcial,conselho de guerra,santo ofício,inquisição = queima (pop.),penitenciária,cúria,rota,dataria,názer (Pérsia),tribunocracia,calcídica,tribunato.

Adjetivo

Verbo

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o