Sua língua na Internet

 

(a.nar.quis.mo)

sm.

1. Teoria política que rejeita o governo e a autoridade do Estado; ANARQUIA

[F.: anarquia + -ismo]


Anarquismo individualista
1 Pol. Anarquismo que prega a soberania absoluta do indivíduo, sem sua sujeição ao Estado, instituições etc.


Anarquismo socialista
1 Pol. Corrente do anarquismo que prega a substituição da propriedade privada e do poder do Estado pela coletivização dos meios de produção, pela democracia direta (decisão das questões pelo próprio indivíduo e não por seu representante político) e pela autonomia de pequenas comunidades.





A ideia fundamental do anarquismo é que a liberdade do homem não deve ser cerceada ou limitada, seja pelo Estado, seu governo e suas leis, seja por convenções, seja pela defesa da propriedade, seja por imposições de caráter moral ou religioso. Na visão anarquista, a consequência dessa liberdade individual absoluta não seria o caos e a violência, mas uma sociedade baseada na solidariedade advinda de contratos individuais, e de uma permanente livre escolha. O movimento surgiu no início do séc. XIX, após formulações teóricas no fim do séc. XVIII. Foram anarquistas famosos os franceses Babeuf e Proudhon, os russos Bakunin e Kropotkin, o norte-americano Nozick. No Brasil o movimento nasceu no Paraná, em 1889, com o italiano Giovanni Rossi. Apesar do caráter militante, às vezes revolucionário, de sua atuação, o anarquismo não teve adeptos suficientes para vir a ser uma alternativa viável.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Anarquia

Substantivo

acefalia,acefalismo,tolerância;liberdade;frouxidão,lassidão,anomia,remissão,falta de ânimo,moleza,tibieza,dubiedade,pusilanimidade;acracia = anarquia,anarquismo,demagogia,interregno,letra morta,brutum fulmen,desgoverno,desgovernação,licença,desregramento,descomedimento,insubordinação,indisciplina,licenciosidade,baderna,desobediência;insubordinação,rebeldia,regicismo,lei de Lynch (ilegalidade):;autonomia,descentralização;(privação de autoridade): destronamento,destronização,deposição,usurpação,abdicação,renúncia,resignação,demissão,exoneração;corpo sem alma,sombra de governo,rei de copas,babaquara.

Adjetivo

frouxo,lasso,relapso,laxo,remisso (negligente);conivente,fraco,froixo,tímido,dúbio,pusilânime,mole,irresoluto;acéfalo,anárquico,demagógico,desacaudelado,desacaudilhado,desregrado no uso da liberdade,desenfreado,indisciplinado,espúrio,ilegítimo,desencabrestado,desbocado e v.;licencioso;abdicável,abdicatório,inoficioso,intruso,usurpador,inautorizado;particular,extraoficial.

Verbo

ser (frouxo e adj.);laisser faire,laisser aller,abandonar as rédeas da administração,dar rédeas a,deixar à matroca;ser sombra,não ter posição de autoridade;ter jurisdição apenas sobre o papel,tolerar,fechar os olhos a;agir sem autoridade,agir sem instruções;agir sob sua hipotética responsabilidade,não ter alçada em,ser babaquara,arrogar-se a tarefa de,ir além de suas atribuições,descomedir-se,desenfrear-se,desgovernar,desencabrestar-se,desbridar-se,criar uma situação dissolvente da disciplina e do respeito;depor do poder,apear do poder,derribar do poder,derribar do trono;destronar,desentronizar,descoroar,desacaudilhar,desempoleirar,desalcandorar,dessubjugar,renunciar,resignar,abdicar,passar as rédeas do governo a,perder a sela,desenvestir-se,exonerar,demitir,desempregar,desencaixar,deslocar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Boi solto lambe-se todo;Ausente o gato, dançam os ratos;Todo poder é suspeito;Há governo?, sou contra!.

Conjunção