Sua língua na Internet

 

(re.li.gi.ão)

sf.

1. Crença na existência de forças ou entidades sobre-humanas responsáveis pela criação, ordenação e sustentação do universo: Há religião em quase todas as sociedades humanas.

2. Forma particular que essa crença assume com base em cada uma das diversas doutrinas formuladas: Apesar de serem de religiões diferentes, casaram-se.

3. Existência vivida em obediência estrita aos princípios de um sistema religioso: Ela trocou os prazeres do mundo pela religião.

4. Respeito ou reverência às coisas sagradas; FÉ; PIEDADE: Ela não tem religião.

5. Fig. Concepção de vida ou atitude diante do mundo: Falar mal dos outros vai contra a minha religião.

6. Vínculo a uma forma de pensamento ou crença que encerra uma concepção filosófica, ética etc.

7. O que se considera dever sagrado, obrigação: Tem a religião do trabalho.


[Pl.: -ões.]

[F.: Do lat. religio, -onis. Ant. ger.: irreligião.]


Religião comparada
1 Estudo comparativo e objetivo das religiões que visa a compreender e descrever a religião como conceito e como fenômeno universal.


Religião de possessão
1 Antr. Etnol. Aquela que envolve crenças e práticas centradas na possessão por espíritos, divindades etc.


Religião do caboclo
1 Bras. Ver Linha do caboclo no verbete linha.


Religião reformada
1 Rel. O protestantismo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Teologia

Substantivo

teologia natural,teologia revelada,teologia dogmática;teodiceia,teogonia,teosofia,divindade,hagiológio,hagiografia,hagiologia,teonimia ou teonímia,teomitia,patrística,Flos Sanctorum,hagiomaquia,martirológio,dogma,mistério caucasiano,monoteísmo,supranaturalismo,religião;denominação,seita,escola religiosa,denominacionalismo;rito,credo;declaração de fé,atode fé,profissãode fé,artigos de fé;hierografia,hierologia,hagiológico,teandria,teantropia;teólogo,religioso,sectário,adepto,canonista,teologastro (depr.),discorrer sobre teologia,teologar.

Adjetivo

escolar,teológico,religioso,denominacional,sectário,hagiográfico,hierológico,monoteico,monoteísta.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Piedade

Substantivo

= religiosidade,religião,catecismo,teísmo,fé,sentimento religioso,santidade,santimônia (falsa piedade);clericalismo (depr.),fervor religioso,devoção religiosa,prática religiosa,reverência;humildade,prostração (culto);o archote da fé,graça,carisma,unção,santificação,edificação,consagração;mística,vida contemplativa,misticismo,misticidade,vida espiritual,cheiro de santidade,carolice,teopatia,beatificação,regeneração,conversão,justificação = razão de ser,salvação,inspiração,verdades reveladas,sanções sobrenaturais;monoteísta,romanista,católico,infalibilista,vaticanista,azimita,crente,convertido,teísta,cristão,topaz (no Oriente),devoto,devocionista,religionário,eleito,santo,capucho,penitente,fiel,prosélito,peregrino,romeiro,vicentino,beguino,deícola,deísta,fiéis,filhos de Deus,misseiro,santarrão;moçárabe (ant.);exercícios de piedade que fortificam e elevam o coração.

Adjetivo

piedoso,religioso,devoto,santeiro,praticante,dedicado às coisas de Igreja,respeitador,rezador,santimonial,santimonioso,pio,fervoroso,puro,humilde,santo,espiritual,dado à contemplação das coisas divinas,dado à prática de exercícios religiosos,seráfico,fiel,sagrado,sacrossanto,crente,católico,cristão,concepcionário,ultramontano,eleito,prodigioso,justificado,santificado,purificado,regenerado,inspirado,iluminado,alumbrado,bento,consagrado,converso,convertido,celeste,divino,divinal,divo,etéreo,que não pertence a este mundo,místico,beatífico,profitente,monoteísta,beato,confessional.

Verbo

ser (piedoso e adj.);ter fé,receber os sacramentos,guardar a fé,cumprir os preceitos de Deus e da Igreja,viver na lei divina,santificar o nome de Deus;servir a Deus,os preceitos da religião,guardar dia santo;observar;obedecer;respeitar;ser virtuoso;crepitar a fé no coração,converter ao estado de inocência;converter,atrair à fé,reduzir à fé;catequizar;trazer ao grêmio da Igreja,catolizar-se,livrar das penas do inferno,restituir à bem-aventurança,conduzir-se pelo caminho da bem-aventurança.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção