Sua língua na Internet

(a.tra.ves.sa.do)

a.

1. Posto de través; CRUZADO; OBLÍQUO; TRANSVERSAL: Um tronco atravessado impedia a estrada..

2. Posto em forma de cruz (madeiras atravessadas)

3. Traspassado, transfixado, vazado: corpo atravessado por uma bala de revólver.

4. Fig. Que padece de estrabismo (olhos atravessados); TORTO; VESGO

5. Que resulta de cruzamento de duas raças ou espécies diferentes; MESTIÇO

6. Fig. Totalmente contrário, oposto (ideias atravessadas)

7. Muito aborrecido; ENCOLERIZADO; IRRITADO: O chefe chegou atravessado, melhor nem chegar perto. [ Antôn.: bem-humorado, calmo. ]

8. Que passa por um atravessador (mercadoria atravessada); AÇAMBARCADO

sm.

9. GO Qualquer cão de fila

adv.

10. De través, de esguelha: Olhou-o atravessado, desconfiando de suas intenções.

[F.: Part. de atravessar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Obliquidade

Substantivo

antiparalelismo,transversalidade,atravessamento,caimento,enviés,viés,inoclinação,pronação,concorrência,reclinação,declive;través,esguelha,soslaio,quebra,quebrada,encurvatura,tortuosidade,bisel,chanfradura,destorsão,desaprumo,curva,resvaladouro,plano inoclinado,torre de Pisa,escorregadouro,aclividade,subida,descida,esconso,ladeira,ladeiro,carrabouçal,rampa,quebrada,riba,alambor,talude,lingueta,tombador,clivo,aclive,declive,resvalo,resvaladouro,lombada;escarpa,costa,rampa,descambada,vertente,umbria,encosta,soalheira,arrampadouro,rifa (ant.),vertedouro,recosto (ant.),repiquete,montanha russa,facilis descensus Averni;penhasco,precipício (verticalidade),despenhadeiro;alcantil,alcandor,escarpamento;(medida de inoclinação): nível,angulação,clinômetro,eclímetro,seno,cosseno,diagonal,hipotenusa,ângulo,declinação,oblíqua.

Adjetivo

oblíquo,ladeiro,transversal,sesgo,transverso,prono = inoclinado,incombente,angulado,esconso,escorregadio,escorregadiço,resvaladiço,esguelhado,atravessado,penso,pendente,encostado,torto;fatigante,ascendente,aclive,aclivoso,clivoso,ladeirento,enladeirado,agro,escabroso,alcantilado,alcantiloso,escarpado,árduo,trabalhoso,difícil,alamborado,penhascoso,enroscado,descendente,vertedouro,íngreme,costeiro,declivoso,abrupto,agreste,enfesto,precípite,precipitoso,de quebrar pescoço,semirreto,agudo,obtuso (ângulo),antiparalelo.

Verbo

ser (oblíquo e adj.);pender,preponderar,propender,inoclinar-se,descair,descambar,declinar,ter declividade,angular(-se),encostar-se,reclinar-se,querenar,virar de querena,abater-se,aluir-se,desviar-se da vertical,desaprumar-se,ficar fora do prumo,dar vasqueiro e não em cheio = dar de esguelha,fazer ângulo agudo com o horizonte;tornar (oblíquo e adj.);obliquar,inoclinar,encostar,declivar,escarpar,alcantilar,taludar,empinar,esguelhar,enviesar,entortar,alamborar,atravessar.

Advérbio

obliquamente e adj.;ao viés,em diagonal,a tiracolo,de revés,de lado,de banda,de lançante,em declive,de través,ao través,de esguelha,de soslaio,de revesilho,à banda.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Visão imperfeita

Substantivo

miopia,fraqueza de vista,hipermetropia,poliopia,disopia,cieropia,ambliopia;vista curta,vista cansada;presbiopia ou presbitia,presbitismo,astigmatismo,hemiopia,perturbação visual,daltonismo,acromatopsia,paropsia,micropsia,macropia,monopsia,nictalopia,monoblepsia,midríase,miiodopsia = moscas volantes,escotomia,estrabismo,retinite,alocromatia,olhos grandes à flor do rosto,acória,névoa,albugo ou albugem,belida,estorvo à visão,fotofobia,pestanejo,nictação,oftalmia,oftalgia;oculista,oftalmiatro,oftalmologista.

Adjetivo

curto da vista,míope,malvisto (ant.),pitosga,peticego,catacego,torto,atravessado,vesgo,oblíquo,vesgueiro,vasqueiro,mirolho,lusco,zanaga,zarolho,tortelos,zanolho,monóculo,monopse,zerê,olhizaino,unóculo,torto da vista,zãibo,zambaio,présbita,estigmático,nictalópico,estrábico,peto,binoculado,albino,asso,assa,visionário,vidente,rameloso.

Verbo

ser (curto de vista e adj.);ser vesgo = vesguear;ter a vista embaciada,ter a vista turbada;ter névoa nos olhos,precisar de quatro óculos,ter peneira nos olhos,ter argueiro na vista,ver através de um prisma,pôr os olhos furtados em,ver a olhos furtados;olhar de esguelha,olhar de soslaio,coar-se o olhar por entre as pálpebras semicerradas,entreabrir os olhos,envesgar os olhos,entrever,lobrigar,vislumbrar,entressombrar,pestanejar,piscar.