Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "televisA�o". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ?

(te.le.vi.são)

sf.

1. Telc. Sistema de telecomunicação que converte imagens e sons em sinais eletromagnéticos e os transmite por ondas hertzianas ou via cabo coaxial

2. Telc. Telv. Emissora que transmite atividades e programas artísticos, informativos e educativos, espetáculos etc., gerados ao vivo ou gravados em videoteipe, por meio desse sistema; TELEVISORA

3. Telv. Aparelho receptor de imagens e sons televisionados; TELEVISOR [Tb. se diz apenas tevê. Abr.: TV]


[Pl.: -sões.]

[F.: Do fr. télévision, pelo ingl. television; ver tel(e)-1 e visão.]


Televisão aberta
1 Telv. Sistema, e conjunto das emissoras que o usam, cujos sinais de transmissão não são codificados, o que permite sua recepção livre pelo público em geral.


Televisão a cabo
1 Telv. Sistema de transmissão de sinais de televisão (e conjunto das emissoras que o usam) por meio de um meio físico, um cabo (ger. subterrâneo), ger. para assinantes.


Televisão de alta-definição
1 Telv. Sistema de televisão que usa tecnologia (e essa tecnologia) que aumenta a resolução da imagem recebida, melhorando a qualidade da imagem.


Televisão fechada
1 Telv. Sistema, e conjunto das emissoras que o usam, cujos sinais de transmissão são codificados, o que torna necessário um decodificador para se obter dos sinais imagem e som, ger. tornado disponível apenas para assinantes.


Televisão pay-per-view
1 Telv. Sistema de transmissão e recepção de sinais de televisão fechada no qual o assinante paga para assistir determinado(s) programa(s), à sua escolha; televisão por demanda.


Televisão por assinatura
1 Telv. Serviço de televisão fechada (e o conjunto de emissoras que o usam) cujos sinais só são transmitidos (por cabo por transmissão aérea, ger. por satélite), codificados, para assinantes, que dispõem do dispositivo decodificador.


Televisão por demanda
1 Telv. Ver Televisão pay-per-view.





A transmissão instantânea de imagens baseia-se no princípio (descoberto em 1817, com o elemento selênio) de que é possível transformar energia luminosa em elétrica e vice-versa. Várias experiências bem-sucedidas levaram à televisão, que, como a conhecemos hoje, tem início na década de 1920. Basicamente, consiste na captação da imagem numa tela luminosa dentro da câmera, atrás da qual uma placa sensível lê a imagem como milhões de pontos de luz, cada qual com sua intensidade e cor (na TV a cores, cada uma de três cores que compõe em todas as variações cromáticas - vermelho, azul e verde - tem sua própria captação). Essa placa é varrida por um feixe eletrônico, como na leitura das linhas de um texto, da esquerda para direita, pulando uma linha e voltando à esquerda, etc., voltando para ler as linhas ' puladas' ao fim da primeira varredura. Assim, em duas varreduras (a cada segundo são 60 varreduras, ou seja, 30 varreduras completas) toda a imagem é captada e transformada em um feixe eletrônico cujo sinal varia sucessivamente de acordo com os pontos de imagem que ele ' traduz'. Este sinal, amplificado e filtrado, é transmitido ao aparelho receptor, que o capta com uma antena, e separa o sinal sonoro do óptico. Este é encaminhado a um cinescópio, ger. um tubo eletrônico revestido de material fosforescente, e a varredura se repete, o feixe reproduzindo a variação de sinal captada na câmara e a transformando a tela fluorescente em milhões de pontos de luz que reproduzem os da câmera. São, portanto, 30 imagens por segundo, sincronizadas com as imagens que vão sendo captadas pela câmera.