adj. || que não tem freio; que tomou o freio nos dentes. || Que corre d rédea solta.- || Sem governo, exaltado, amotinado: Morriam assassinados pelo povo desenfreado. ( Herc. , Lendas , I, p. 302, ed. 1918.) [Toma-se substantivamente.]
F. Desenfrear.
apressadamente e adj.;à pressa,depressa,logo logo,num pulo,a toda a pressa,sem perda de tempo;sem mais tardar;com grande urgência,ou com toda a urgência;num abrir e fechar de olhos;de afogadilho,em marcha forçada,de entuviada,apressadamente,afogadamente,velozmente,imediatamente,aguçadamente,prestamente,em bolandas,nas horas de estalar,à última hora,com precipitação,de foguete;com duas palhetadas,em duas palhetadas;pelo telégrafo,em roda viva,a unhas de cavalo,a bom correr de gangão,de enfiada,sem parar,de corrida,de escantilhão,de passagem,de caminho,de batida,aldravadamente,depressa,de pé para a mão,asinha,sem demora,com brevidade,quanto antes.
Provérbio
Interjeição
Frase
Dito e feito;Mexa-se, homem!;Tempo é dinheiro;Admisso equo,...à toda a brida.
ser (frouxo e adj.);laisser faire,laisser aller,abandonar as rédeas da administração,dar rédeas a,deixar à matroca;ser sombra,não ter posição de autoridade;ter jurisdição apenas sobre o papel,tolerar,fechar os olhos a;agir sem autoridade,agir sem instruções;agir sob sua hipotética responsabilidade,não ter alçada em,ser babaquara,arrogar-se a tarefa de,ir além de suas atribuições,descomedir-se,desenfrear-se,desgovernar,desencabrestar-se,desbridar-se,criar uma situação dissolvente da disciplina e do respeito;depor do poder,apear do poder,derribar do poder,derribar do trono;destronar,desentronizar,descoroar,desacaudilhar,desempoleirar,desalcandorar,dessubjugar,renunciar,resignar,abdicar,passar as rédeas do governo a,perder a sela,desenvestir-se,exonerar,demitir,desempregar,desencaixar,deslocar.
Advérbio
Provérbio
Interjeição
Frase
Boi solto lambe-se todo;Ausente o gato, dançam os ratos;Todo poder é suspeito;Há governo?, sou contra!.
estar impaciente e adj.;estar em brasa,não poder suportar;aguentar mal,-,estar em sérios embaraços,perder a paciência,arder em impaciência,impacientar-se,enfrenesiar-se,desesperar-se,delirar,desvairar,tresvariar;rugirem as paixões,bramirem as tempestades,ignizar-se,pungir a impaciência a alguém,esfervilhar,ferver em pulgas,não dormir,velar,não pregar o olho,tresnoitar,passar as noites em claro,febricitar = estar febricitante;perder a calma,irritar-se,estourar,explodir,ter crise de nervos,raivar,enfurecer-se,esbravear,esbravejar,esbravecer,transbordar,ser exuberante em,ser um poço de,abrasar-se,incandescer-se,gritar,incender,chamejar,entregar-se desenfreadamente,descomedir-se,exceder-se,destemperar-se,praticar desatinos;desatinar,perder a cabeça;perder a tramontana,ir fora das marcas,desmandar-se,descompor-se,extrapolar,passar das medidas,demasiar-se,atarantar-se,desnortear-se,turbar-se,vibrar,entusiasmar,subir ao maior grau,desregrar-se,quebrar as soltas,desvairar-se,desmiolar-se,soltar-se,meter a mão até,passar as raias,desentoar-se,descompassar-se,apaixonar-se,desconcertar-se,desmanchar-se,desenfrear-se,desencabrestar-se,desmoderar-se,desencadear-se,tomar o freio nos dentes;estrebuchar-se,exaltar-se,alucinar;sobre-excitar-se,afogar-se;ferver em pouca água,endemoninhar-se,fazer o diabo a quatro,desassossegar-se;estuar a febre de.