Sua língua na Internet

 

(re..bli.ca)

sf.

1. Governo de um Estado em que se tem em vista o interesse geral de todos os cidadãos

2. Forma de organização política em que o governo é exercido durante tempo limitado por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo e investidos de certa responsabilidade conforme a função que cumpram nos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário

3. O país assim governado

4. Casa particular de estudantes que vivem em conjunto

5. O grupo de estudantes que aí vive

6. Fam. Associação onde reina a desordem

[F.: Do lat. republica < lat. res publica, 'coisa pública'. Hom./Par.: república (sf.), republica (fl. de republicar)]


Nova república
1 Hist. Pol. Designação por vezes dada ao período imediatamente posterior à ditadura militar brasileira de 1964-1985, marcado pela eleição indireta de um presidente civil, formação de uma assembleia constituinte, reorganização partidária, reformas democráticas etc. [Com inicial maiúscula.]


República federativa
1 Pol. Aquela dividida em estados federados que têm certo grau de autonomia, mas não soberania, que pertence à União.


República parlamentar
1 Pol. Aquela que adota o parlamentarismo como regime de governo.


República presidencialista
1 Pol. Aquela que adota o presidencialismo como regime de governo.


República Nova
1 Hist. Pol. No Brasil, período republicano após a vitória da revolução de 1930 até o Estado Novo, em 1937. [Com inicial maiúscula.]


República popular
1 Hist. Pol. Termo que designava Estados politicamente sob o controle de uma Frente Popular de todas as correntes democráticas do país, sob a direção do Partido Comunista. [Cf.: Democracia popular.]


República Velha
1 A República brasileira, no período que vai da proclamação à revolução de 1930.
2 Esse período da história brasileira. [Com inicial maiúscula.]





q Concebido ainda na antiguidade clássica, adotada depois em Roma e em alguns regimes medievais, esta forma de governo ganhou uma estrutura sólida e institucional a partir da revolução norte-americana de 1787. Baseia-se, conceitualmente, na chefia do Estado por representantes dos interesses populares, e não de famílias (por transmissão hereditária, como na monarquia) ou detentores do poder militar. Nos regimes democráticos, essa chefia determina-se com a eleição do chefe de Estado pelo povo, em voto direto ou através de uma assembleia eleita pelo povo. A república pode ser presidencialista ou parlamentarista (ver achegas nos verbetes parlamentarismo e presidencialismo.) Há também sistemas mistos, com maior ou menor concentração de poder no presidente. O Brasil é uma república desde 1889.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Humanidade

Substantivo

os viventes;humanismo,solidariedade,convivência;tolerância,fraternidade;a raça humana,a família humana,a espécie humana,a natureza humana;audax Japeti genus;genus humanum;gens humana;os mortais,os vivos,os humanos,os racionais,os homens;os seres pensantes,os bímanos,o gênero humano,gente,povo,etnia,massa,o vulgo,geração,mortalidade,carne,mundo,planeta,toda a gente,todo o mundo,totilimúndi (fam.);ser pensante,ser coletivo,ser inteligente,ser humano;homem,microcosmo,pessoa,vivente,personagem,indivíduo,sujeito,criatura,o animal que ri,animal racional,o próximo,sujeitório (depr.),mortal,alguém,alma,mão,coração,cérebro,criatura terrestre,filho de Deus,cabeça,indivíduo;comportamento,linguagem,cultura,ética,relacionamento;rei do mundo,rei do universo,rei da criação;dramatis personæ,meco,tipo,vulto,figura,personalidade,outrem,cavalheiro,gentleman,lady. dama,senhor;fulano,fuão,zé dos anzóis,zé da véstia,beltrano,beltrão,sicrano,um tal quidam,um quid,patrazana,vulto;povo,população,pessoas,casta,multidão,turba,público,sociedade,mundo,as nações,coletividade,comunidade em geral,comunidade,colônia,classe;massa popular,massa anônima;nação,tribo,nacionalidade,república,corpo político;terráqueo,cosmopolita,cidadão,concidadão,compatriota,conterrâneo,os quirites.

Adjetivo

humano,humanal,humanitário,pessoal,individual,coletivo,universal,nacional,internacional,mundial,planetário,terráqueo,mundanal,mundano,mundável (ant.),civil,cívico,social,cosmopolita,orbícola,unissexuado,celícola,mortal,bípede,bímano;antropológico,sociológico,cultural.

Verbo

humanar,humanizar;ser mortal,ser terra.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Filantropia

Substantivo

altruísmo,fraternidade,amor universal,humanidade,humanitarismo,amor et deliciæ humani generi,benemerência,benevolência,cosmopolitismo,utilitarismo,ciência social,sociologia,bem-estar comum,salvação pública;compaixão,piedade,clemência,indulgência,complacência,comprazimento,desprendimento;generosidade;ajuda,auxílio,socorro;adoção;a causa pública,a coisa pública;o bem geral;o bem público,o interesse público;socialismo,comunismo,democracia,soberania popular,patriotismo,civismo,bairrismo,amor da pátria = amor patriæ,cavalaria,generosidade,antropolatria,xenomania;filantropo,antropólatra,altruísta,estoico,benemérito;utilitarista,socialista,comunista,patriota,democrata,publícola,chauvinista,demagogo,jingo,jingoísta,patrioteiro;cidadão do mundo,amicus humani generi = amigo da raça humana,amigo do gênero humano,amigo da humanidade,Tito,cavaleiro andante,Madre Teresa de Calcutá,Médicos Sem Fronteira;conservatório,orfanato,asilo,creche,dispensário,cooperativa,hospital;tontina,falanstério,república.

Adjetivo

filantrópico,humanitário,humanitarista,altruísta,cívico,utilitário,cosmopolita,cosmopolítico,patriótico,abrasado do amor da Pátria,de coração bem formado;cavalheiresco,generoso (magnanimo);público,xenófilo.

Verbo

praticar o bem,praticar a caridade;ser pródigo,ser generoso,ser magnânimo;naturalizar,nacionalizar,fazer natural,socializar,ser homem de seu país,prover ao bem público,zelar pelos interesses da coletividade,patrizar,servir a Pátria,ser bom patriota,republicanizar.

Advérbio

pro bono publico = para o bem público,pelo bem público = gratuitamente,pro aris et focis = por nossos altares e nossos corações (lit. +-) = pelos altares e pelos lares = pela religião e pela pátria.

Provérbio

Interjeição

Frase

Humani nihil a me alienum puto,nada do que é humano me é indiferente;nada que seja humano me é estranho;Não há uma questão de interesse geral que o não encontre de ânimo deliberado a ampará-la com o seu apoio e prestigiá-la com a sua palavra.

Conjunção