(pes. qui. sa)
sf.
1. Ação ou resultado de pesquisar (pesquisa de mercado/de laboratório).
2. Estudo metódico a fim de ampliar o conhecimento sobre determinada área do saber (pesquisa econômica/científica).
3. Busca para averiguação da realidade; INVESTIGAÇÃO; INQUIRIÇÃO
[F.: Do esp. pesquisa. Hom./Par.: pesquisa (fl. de pesquisar)]
Pesquisa de campo1 Aquela na qual se faz observação direta e se coletam dados no próprio local ou segmento que é o âmbito da pesquisa.
Pesquisa de mercado1 Coleta de dados e informações - e sua análise e conclusões a respeito - ref. a preferência de consumidores de bens ou serviços, visando a conceber e projetar produtos ou a criar publicidade para eles.
Pesquisa de motivação1 Aquela que visa a captar e analisar a reação psicológica do público a um fato, um produto, um serviço, uma marca etc.
Pesquisa de opinião1 Aquela que visa a captar e analisar as opiniões do público, ou de um segmento, sobre um certo fato ou assunto.
Pesquisa operacional1 Adm. Econ. Técnica, por métodos matemáticos, de levantamento e análise de problemas de organização, visando à otimização de recursos em economia e administração.