Sua língua na Internet

 

(a.mal.di.ço.ar)

v.

1. Desejar o mal, com palavras ou em pensamento, a; lançar maldição sobre: Amaldiçoou o homem que lhe fizera mal

2. Reprovar, condenar, proferindo palavras cheias de cólera, aversão ou ódio: Job amaldiçoou o dia em que nasceu

3. Abominar,execrar: amaldiçoar o autoritarismo

4. Destinar ao infortúnio, à danação.: Deus amaldiçoa os que não seguem seus mandamentos.

[F.: a -2 + maldição + -ar2, com desnasalação.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Maldição

Substantivo

anatematização,praga,jura,diras,imprecação,adjuração,execração,anátema,repreensão solene,reprovação enérgica,proscrição,excomungação,excomunhão,paulina,cominação;raios da Igreja,raios do Vaticano;anatematismo;excomunhão maior,excomunhão menor;ameaça;invectiva (desaprovação).

Adjetivo

amaldiçoado,anátema,excomungado,maldito,marrano;praguejado,desgraçado,infeliz,desinfeliz,desgramado.

Verbo

amaldiçoar,maldizer,lançar maldições,anatematizar,fulminar com anátema,adjurar,esconjurar,imprecar,proferir imprecações,remugir,abominar;apontar à execração,votar à execração;condenar alguém ao diabo,encomendar alguém ao diabo,mandar ao diabo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;detestar,renegar,arrenegar,praguejar contra,rogar praga,pragalhar,rezar a paulina a alguém,salgar o terreno para que fique maldito e estéril,excomungar,fulminar a excomunhão,separar da comunicação com os fiéis e com a Igreja;benzer-se de,fazer figa a alguém, trovejar contra,ameaçar;ser (amaldiçoado e adj.);incorrer em excomunhão,merecer o inferno,ter uma salmoura no inferno.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

desgraçado de!,ai de!,pobre de!,infeliz de!,maldição eterna a!,ruat cœlum! = caia o céu,em nome do céu!,sê anátema!,honni soit! = maldito seja!,abrenúncio!,mal haja! cachorro de!,raça de!;raios te partam!,raios te comam!;vai-te para as areias gordas!,vai-te para os mares amarelos!;longe vá!,longe de nós!,maldição sem termo sobre ti!,monstro!,t’arrenego!,some-te!,uxte!,arreda!,zurre!,que Deus acoime os teus crimes! Dane-se!.

Frase

Fiat justitia ruat caelum,faça-se justiça, embora desabem os céus (atribuída a Lucius Calpurnius Pisos Caesoninus),.

Conjunção