Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "vir�". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ?

(.rus)

sm2n.

1. Biol. Denominação comum a organismos diminutos causadores de várias doenças, e cuja característica principal é não possuir nenhuma atividade metabólica ou reprodutiva fora de uma célula hospedeira.

2. Inf. Programa que se instala de maneira sub-reptícia em computadores, causando danos de vários tipos.

3. Fig. Mal de caráter moral que pode contagiar: O vírus da corrupção instalara-se em seu sangue.

[F.: Do lat. virus,i. Ideia de 'vírus': vir (i /o)-]


Vírus da imunodeficiência humana
1 Vir. Designação de dois tipos de vírus da família dos retrovírus (o HIV 1 e o HIV 2), que causam a imunodeficiência (AIDS) ao destruir os linfócitos CD4, que usaram para se reproduzir.


Vírus da vacínia
1 Vir. Vacínia (1).


Vírus de ação lenta
1 Med. Vir. Cada um de um grupo de vírus que ficam por longo tempo (meses ou anos) em latência, para atacar eletivamente um certo órgão ou tecido de uma certa espécie animal (inclusive o homem) e produzir doença que pode levar à morte.


Vírus DNA
1 Micbiol. Cada um de vários vírus que tem no genoma o DNA (ou ADN, ácido desoxirribonucleico), que podem causar infecções como herpes simples, herpes-zoster, varicela, varíola etc.


Vírus filtrável
1 Micbiol. Designação de todo agente patogênico capaz de passar por filtros finos; ultravírus.


Vírus RNA
1 Micbiol. Cada um de vários vírus que tem no genoma o RNA (ou ARN, ácido ribonucleico), que podem causar infecções como, como caxumba, sarampo, dengue, etc.





Os vírus são organismos microscópicos e muito agressivos como agentes de infecções. São de estrutura muito simples (não têm células, e por isso dependem de organismos celulares para se multiplicarem), formados basicamente de um núcleo de ácido nucleico (material genético) e um envoltório de proteína e, às vezes, lipídios. O vírus entra na célula hospedeira, injeta nela seu ácido nucleico e provoca a fabricação de mais ácido nucleico e de proteínas virais, que vão gerar novos vírus, que, por sua vez, vão infectar novas células, disseminando a infecção. O organismo infectado pode reagir com aumento de temperatura (febre) que inviabiliza a ação de certos vírus, ou com a produção de anticorpos (esp. o interferon),que impede a contaminação de células ainda não afetadas.Em geral o combate aos vírus é feito pelo próprio organismo (os remédios aliviam os sintomas, como a dor, a febre etc.), mas algumas drogas já combatem viroses específicas. Entre os vírus particularmente agressivos e danosos estão o HIV, que provoca a AIDS, o e ebola.