Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "sufrA?gio". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ?

(su.frá.gi:o)

sm.

1. Processo de seleção dos indivíduos que terão o direito de votar; o direito de voto: O voto é o exercício do sufrágio pelos eleitores.

2. Adesão, aprovação.

3. Ato de piedade ou oração pelos mortos: proferir missa e orações em sufrágio das almas.

[F.: Do lat. suffragium, ii.]


Sufrágio direto
1 Aquele no qual o eleitor (todo cidadão legalmente capaz de exercer o direito de voto) vota diretamente em seus candidatos.


Sufrágio indireto
1 Aquele no qual a eleição é feita pelos votos de um colégio eleitoral, e não pela totalidade dos eleitores.


Sufrágio proporcional
1 Aquele no qual os mandatos parlamentares são obtidos pelo número de votos dados à legenda, divididos pelo número de votos necessários para conferir um mandato (que é o total de votos auferidos para todas as legendas dividido pelo número de cadeiras a serem preenchidas).


Sufrágio universal
1 Processo de escolha por meio de eleição ou votação de que podem participar, diretamente e em igualdade, todos os cidadãos, ou a grande maioria deles (podendo haver exceções previstas constitucionalmente), sendo o resultado determinado pela contagem dos votos individuais.
2 Princípio ou vigência do direito de voto de todos os cidadãos que preenchem as qualificações previstas na lei. ou de ampla parcela da população, sem hierarquias ou restrições por critérios de classe, renda, etnia etc.