Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "opiniA£o". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ?

(o.pi.ni:ão)

sf.

1. O que se pensa a respeito de algo ou alguém: Qual a sua opinião sobre o livro?

2. Parecer, avaliação: Fui a outro médico para ter uma segunda opinião.

3. Juízo ou convicção de uma classe de pessoas sobre qualquer assunto; CONSENSO: a opinião dos católicos.: "Resume, em estudo condensado, os fatos, os documentos e o estado geral da opinião acerca de um dos tipos mais notórios" (Rui Barbosa, Cartas de Inglaterra))

4. Juízo favorável ou não que se forma a respeito de alguém ou algo; CONCEITO: Tenho ótima opinião sobre aquele professor.

5. Ponto de vista sobre um determinado assunto (opiniões políticas).: "É tolice querer uma pessoa ter opinião sobre assunto que desconhece" (Graciliano Ramos, São Bernardo))

6. Afirmação, hipótese ou ideia não confirmada ou sem fundamento; PRESUNÇÃO: O que você diz é apenas uma opinião sem comprovação.

7. Pop. Insistência exagerada; TEIMOSIA; CAPRICHO: Ele é conhecido por sua opinião que não admite contestação.

8. Pop. Valorização exagerada das próprias qualidades; VAIDADE; PRETENSÃO

9. Fil. Convicção assumida pelo entendimento comum, sem qualquer ponderação sobre a sua legitimidade, propósito ou maneira como foi obtida.


[Pl.: -ões.]

[F.: Do lat. opinio, onis. Ideia de 'opinião': -doxo (ortodoxo, paradoxo).]


Opinião pública
1 Soc. O conjunto de todas as ideias, opiniões, critérios de valor etc. de uma sociedade, com relação a qualquer campo de interesse.
2 A opinião prevalecente da maioria dos membros de uma sociedade sobre determinado assunto, e que expressa sua vontade, seu critério, sua tendência etc.


Carregar uma opinião
1 Bras. Ter opinião arraigada, por convicção ou capricho.