Sua língua na Internet

 
Não foi encontrado o verbete "inclusA?o". Na ordem alfabética o verbete mais próximo do pesquisado ?

(in.clu.são)

sf.

1. Ação ou resultado de incluir(-se), de integrar um elemento a um todo: Fez a inclusão de uma nova cláusula no contrato.

2. Ato de integração plena de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os tipos de atividades.

3. Lóg. Relação entre dois termos na qual um deles faz parte da compreensão ou da extensão do outro. [Cf. inerência.]

4. Lóg. Relação que existe entre a classe como espécie e a classe como gênero.

5. Biol. Técnica de microscopia na qual um tecido ou órgão a ser estudado é envolvido em parafina derretida para ser cortado em finas lâminas depois de solidificado.

6. Min. Corpo sólido, líquido ou gasoso que tem natureza diferente do conjunto em que está inserido.

7. Mat. Ação pela qual um conjunto contém ou inclui todos os elementos de outro.


[Pl.: -sões.]

[F.: Do lat. inclusio, onis, nome de ação do v.lat. includere, 'incluir'.]


Inclusão citomegálica
1 Pat. Cada inclusão no interior dos núcleos das grandes células que resultam de infecção por citomegalovírus.


Inclusão digital
1 Termo que designa o conceito, e as medidas dele decorrentes, de que o conhecimento e o uso da informática devem ser acessíveis a todos, como fator importante da educação, do aprendizado, do progresso individual e social. [Ver achega enciclopédica.]


Inclusão social
1 Ver achega enciclopédica.


Inclusão virótica
1 Micbiol. Termo genérico para corpúsculo formado por vírus, que se situa em citoplasma ou núcleo de célula.





Inclusão social. Uma das preocupações das sociedades democráticas contemporâneas é garantir a todos os indivíduos, e a todos os grupos de indivíduos - quaisquer que sejam os critérios que os determinam - todos os benefícios que o desenvolvimento dessa sociedade é capaz de propiciar: acesso à educação, à saúde, à cultura, a um nível de vida digno etc. Muitas vezes - por motivos estruturais, ou circunstanciais, ou culturais ou ideológicos - indivíduos e grupos de determinada região, ou classe social, ou grupo etário, racial, étnico, cultural ou religioso não têm acesso a esses benefícios; às vezes deles são excluídos por deficiência física ou mental (o conceito genérico dessa condição, em qualquer dos casos denomina-se exclusão). O conceito de inclusão social ou, simplesmente, inclusão, envolve, pois, a atitude e as medidas que visam a criar as condições desse acesso, como fator de justiça social e do próprio desenvolvimento da sociedade.Inclusão digital. O termo refere-se à percepção - e consequentes medidas, políticas etc. - da crescente importância econômica e social das teconologias de informação e comunicação (TIC) na formação e progresso de indivíduos, de empresas e de toda a sociedade. O computador e o acesso à internet são, cada vez mais, insumos básicos da educação e catalisadores de um círculo virtuoso de democratização da informação. A inclusão digital expressa o conceito e o objetivo (bem como as medidas adotadas para isso) de abrir esse acesso e de propiciar esses meios a toda a população, como um dos caminhos para promover a inclusão social.