Sua língua na Internet

 

(im.pér.vi:o)

a.

1. Por onde não se pode passar, que não dá passagem (colo do útero impérvio)

2. Por onde não se pode transitar, onde inexiste caminho; INTRANSITÁVEL: "A população, trilhando-os, mal seria perseguida nas primeiras léguas, na pior alternativa. Abrigá-la-ia - impérvio e indefinido - o deserto." (Euclides da Cunha, Os sertões)) [ Antôn.: percorrível, transitável. ]

3. Que não se deixa penetrar; INACESSÍVEL; IMPENETRÁVEL: "A impérvia escuridão obnubilante/ Há de cessar! Em sua glória inteira/ Deus resplandecerá dentro da poeira/..." (Augusto dos Anjos, "Ultima visio"in Eu))

4. Que não se deixa influenciar; INDIFERENTE; INSENSÍVEL: Ele é um artista impérvio à crítica. [ Antôn.: sugestionável, suscetível. ]

[F.: do lat. impervius, a, um.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Impossibilidade

Substantivo

incredibilidade,irrealizabilidade,inexequibilidade,impraticabilidade,inviabilidade,inconceptibilidade,inimaginabilidade,incapacidade,utopia,inverossimilhança,esperanças vãs e loucas,coisa irrealizável,aspirações visionárias,áporo,quadratura dum círculo,sonho,sonho de poeta,sonho de louco,trabalho de Sísifo,pedra filosofal,voo de um boi,o irrealizável;nó górdio,dia de São Nunca,quadratura do círculo.

Adjetivo

impossível,absurdo,paradoxal,contrário à razão,atentatório do bom-senso,irracional,irracionável,desarrazoado;visionário;inconcepto,inconcebível,inacreditável,implausível,improvável;prodigioso;inimaginável,inobservável,irrealizável,irremediável,sem remédio,inexecutável,infactível,inviável,insolúvel,impraticável,inexequível,irresolúvel,insuperável,inconquistável,invencível,inatingível,inacessível,inacesso (poét.),inabordável,desesperador;incontornável,intransponível,ínvio,impérvio,inavegável,inexplorável,inextricável,intransitável,dévio,inverificável,inverossímil,incrível,inopinável,inopinado,que a nossa fantasia não pode conceber,fantástico,que a razão não pode admitir,impensável;impossível ou irrealizável na prática,utópico,incriável,inconcessível,intratável,extravagante,ultra crepidan,ultra vires,inclassificável,fora dos limites da possibilidade,sobre-humano,?mais do que prometia a força humana?.

Verbo

impossibilitar,tornar impossível,impedir,incapacitar,inibir,inviabilizar;ser (impossível e adj.);ser um áporo;estar fora do alcance,do poder de alguém;não há,não havia (seguido de infinito: ex.: não há perdoar-lhe);não haver meios de,atingir os limites do fantástico,excluir a hipótese de,não haver possibilidade de espécie alguma;tentar em vão,fitar o impossível;querer sol na eira e chuva no nabal,construir castelos na areia,incendiar o Amazonas,meter o Rocio na betesga,tirar leite de um bode na peneira,carregar água em peneira,carregar água num jacá,tirar água de pedra,tirar leite de pedra,meter uma lança em África,dar murro em ponta de faca,esperar por sapato(s) de defunto,querer ter o dom da ubiquidade,assar qualquer coisa no bico do dedo,cavar na vinha e no bacelo,abarcar o mundo com as mãos;abraçar o mundo com as mãos,abraçar o céu com as mãos,querer remediar o irremediável,passar o camelo pelo fundo de uma agulha,vere numerare flores = querer contar as flores da primavera,extinguir-se no planeta o calor central,acabar no céu a rotação dos astros.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

As uvas estão verdes. Non possumus;non nostrum tantas componere lites. É tarefa comparável à das Danaides,condenadas no Tártaro a encher um tonel furado. Non potest = é impossível. PROVÉRBIO: Ad impossibilia nemo tenetur.

Conjun??o

Insensibilidade

Substantivo

inércia,vis inertiæ,tibieza,impassibilidade,inapetência,indiferentismo,apatia,ataraxia,marasmo,aridez;indiferença,frieza,fleuma,frialdade,ânimo imperturbável,embotamento,hebetação,aparvalhamento,bestialização,obtusão;sangue frio,gelo,calma,sossego,frescura,pachorra,inalterabilidade,estoicidade,estoicismo,quietismo,imperturbabilidade;nonchalance,displicência,descaso,desinteresse,menosprezo,subestimação,desdém,inação,inércia,supinidade,desapego (indiferença);lassidão,indolência,lassitude,calejamento,calosidade;coração de pedra,coração de neve,coração de bronze,coração de mármore;cara de pau,coração impenetrável;mármore,diamante;torpor,modorra,tibieza,obstupefação,abatimento,acídia,morbidez,desfalecimento,frouxidão,ignávia,quebranto,lombeira,lomba,letargo,letargia,inconsciência,desconsciência,coma,transe de morte,sono;paralisia;langor,languor,languidez,prostração,quebranto,entorpecimento,sonolência,soneira,amortecimento,narcose,narcotismo,anestesia;analgia,analgesia;analgésico,clorofórmio;neutralidade,quietismo,faquirismo.

Adjetivo

insensível,frio,glacial,gélido,morto,inconsciente,impassível,insusce(p)tível,imperturbável,estoico,inabalável,enxuto,marasmódico,cego,surdo,fechado,impérvio,inimpressionável,inexorável,inabalável,inflexível,pétreo,brônzeo,êneo,marmóreo;apático,fleumático,leucofleumático,indiferente,vegetante,entorpecido,,nevado,gelado,de sangue frio,abatido,bestializado e v.;obtuso,inerte,indolente,vegetativo,inativo,pachorrento;lânguido,manso,comatoso,anestésico;paralítico,aletargado,árido,resfriado,seco,frouxo,tíbio,friacho,descoroçoado,desanimado;imóvel,estático,negligente,desinteressado,desinteresseiro,inatento;relaxado;desfervoroso,desapaixonado,desbriado,cínico;caloso,calejado,casca-dura,habituado,cascudo,paquiderme,paquidermático,fragueiro,endurecido,blindado,imperturbável;inambicioso.

Verbo

ser insensível e adj.;brilhar pela insensibilidade,não se doer de sua dor,não sentir emoção,vegetar,ter couro de rinoceronte,ficar fresco,ter goela de pato;ter coração de mármore,ter coração de gelo,ter coração de neve;revelar insensibilidade,fazer ofício de corpo presente,não se importar com,não fazer caso de,não se ralar,ficar como uma pedra,não estar nem aí,não dar a mínima,estar se lixando para,chorar por um olho só nil,admirari,não ligar importância;apachorrar-se,negligenciar;fazer ouvidos moucos,despegar-se de,languir,languescer,desinteressar-se;tornar insensível e adj.;insensibilizar,calejar,curtir,aguerrir,anestesiar,narcotizar,cloroformizar,embebedar,petrificar,ossificar,embotar,adormecer,embrutecer,apatizar,estupeficar,bestializar,brutalizar,brutificar,marasmar,hebetar,obtundir,entorpecer,entibiar,arrefecer,paralisar (insensibilidade física);amortecer,amortizar,atordoar,gelar,obcecar,dessecar,habituar,familiarizar,acostumar,marmorizar,endurecer,endurentar,encourar,encouraçar,cauterizar,empedernir,empedernecer,desenternecer,petrificar,encascar,encrostar,tornar-se insensível,obdurar-se,rebotar-se,estatuificar-se.

Adv?rbio

insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,?quo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.

Conjun??o