Sua língua na Internet

 

(glân.du.la)

sf.

1. Anat. Pequena glande .

2. Anat Conjunto de células, tecido ou órgão que produz secreção, a qual é lançada no sangue (glândula endócrina), ou eliminada através de um canal ou cavidade (glândula exócrina).

3. Bot. Estrutura secretora, em forma de pelo, escama, órgão etc.

[F.: Do lat. glandula,ae]


Glândula adrenal
1 Anat. End. Cada uma de duas glândulas que segregam vários e importantes hormônios (como a adrenalina) responsáveis pelo metabolismo, pelo equilíbrio hídrico do organismo etc. [Situada logo acima de cada rim, chamava-se, na nomenclatura anatômica antiga, suprarrenal.]


Glândula bulbouretral
1 Anat. End. Cada uma de duas glândulas situadas ao lado da uretra masculina, para onde despejam sua secreção mucosa. [Na antiga nomenclatura anatômica, antepróstata.]


Glândula de Bartholin
1 Anat. End. Cada uma de duas pequenas glândulas cuja secreção lubrifica a vagina, esp. durante a relação sexual.


Glândula de Meibom
1 Anat. Oft. Cada um dos pequenos folículos sebáceos, entre as conjuntivas interna da pálpebra (tarsal) e a das pestanas; glândula meibomiana.


Glândula de secreção externa
1 Anat. End. Ver Glândula exócrina.


Glândula de secreção interna
1 Anat. End. Ver Glândula endócrina.


Glândula digestiva
1 Fisl. Designação genérica de cada uma das glândulas que atuam no processo da digestão, como as salivares, o fígado, o pâncreas etc.


Glândula endócrina
1 Anat. End. Cada glândula que lança sua secreção diretamente na corrente sanguínea (como, p.ex., a hipófise ou pituitária, a tireoide, o timo, as paratireoides, as adrenais ou suprarrenais etc; glândula de secreção interna.


Glândula exócrina
1 Anat. Cada glândula que lança sua secreção para fora dela, diretamente (como as lacrimais, as sudoríparas etc.) ou indiretamente (como as do tubo digestivo); glândula de secreção externa.


Glândula mamária
1 Anat. Mama.


Glândula mista
1 Anat. Aquela que tem características de endócrina e exócrina ao mesmo tempo, como, p.ex., o pâncreas.


Glândula mucípara
1 Anat. Ver Glândula mucosa.


Glândula mucosa
1 Anat. Aquela que segrega muco; glândula mucípara.


Glândula pineal
1 Anat. Corpúsculo de forma oval situado no cérebro, na altura dos olhos. A ela se atribui a síntese da melatonina (a partir da serotonina), e uma função reguladora do sono e do relógio biológico; epífise.


Glândula pituitária
1 Anat. End. Glândula situada sob o cérebro, com importante função de reguladora de outras glândulas, como a tireoide e a adrenal, ou suprarrenal; hipófise. [Tb. apenas pituitária.]


Glândula salivar
1 Anat. Termo genérico para cada uma das glândulas, situadas na cavidade oral, que segregam a saliva. [São as duas parótidas, as duas submandibulares e a sublingual.]


Glândula sebácea
1 Anat. Glândula situada na epiderme, cuja secreção gordurosa impede o ressecamento da pele e lhe dá elasticidade.


Glândula meibomiana
1 Anat. Ópt. Ver Glândula de Meibom.


Glândula suprarrenal
1 Anat. Na nomenclatura anatômica, a atual Glândula adrenal.


Glândula uropigial
1 Ornit. Zool. Glândula localizada no uropígio de aves, cuja secreção oleosa impermeabiliza as penas e fortalece o bico.