Sua língua na Internet

 

(de..ri:o)

sm.

1. Psiq. Estado mental em que a pessoa tem ideias que não se ajustam à realidade, ou alucinações que a deixam desnorteada.

2. Fig. Arrebatamento, êxtase, frenesi: "...é elevado nas asas de seus delírios que o mancebo se faz poeta por amor." (Joaquim Manuel de Macedo, A moreninha))

3. Fig. Entusiasmo excessivo: O último gol levou a torcida ao delírio.

[F.: Do lat. delirium, ii.]


Delírio sistematizado
1 Psiq. Sistema aparentemente lógico e estruturado de delírios que acomete alguém, sem prejuízo de percepçaõ, cognição, raciocínio etc.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Agitação

Substantivo

movimento irregular = euripo,reboliço,tremor,tremelique,movimento,rebolado,implacidez,agitação convulsiva,meneio,requebro,saracoteio,revolvimento,sacudida,sacudidela,sacudidura,chouto,encapeladura,encrespadura,encrespamento,fervura,ebulição;solavanco,abalo,choque,trepidação,ziguezague,chocalhada,estremecimento,frêmito,evecção;perturbação,comoção,tumulto,desordem,sururu,confusão,mexonada,espalhafato,subsultus,salto,atetose,tremura,delírio,coreia,dança de S. Guido,clonismo,disbasia,emprostótono,espasmo,convulsão,contração dos nervos,eclampsia ou eclâmpsia,ataxia,gota coral,epilepsia,hieranose,opilência,carfologia,agonia,estertores,pestanejo;arritmia,perturbação da ordem,mutabilidade;inquietação,fervedouro,efervescência,cachotage,sacudidela,sacudidura,tempestade,procela,tempo grosso,temporal,tormenta,tromba,onda gigante,turbilhão,arrebentação,sorvedouro,voragem,remoinho (vento);turbulência.

Adjetivo

agitado e v.;trêmulo,ondulante,convulso,convulsivo,convulsionário,clônico,epiléptico,epileptiforme,espasmódico,carfológico,inquieto,fermentativo,fervente,incoordenado,desordenado,arrítmico,irregular,dessultório,atetósico.

Verbo

agitar(-se),ser (agitado e adj.);choutar,sacudir,brandir,manejar,menear,tremer,estremecer,vibrar,tiritar,remexer,revolver,brincar;estorcer-se,debater-se,pernear,espernear,espinotear,pinotear,estrebuchar,escabujar,barafustar,bracejar,esbracejar,chapejar,chapinhar,chapinar,contorcer-se,desembestar;espojar-se,espolinhar-se,pestanejar,cambalear,requebrar-se,saracotear,piruetar,retouçar-se;dançar,tripudiar,sapatear,ziguezaguear,doidejar,mariposear,borboletear,alear (desus.),bambalear-se,perturbar-se,entontecer,encrespar-se,encapelar-se,ser o joguete das ondas e dos ventos,vogar ao sabor da corrente;fermentar,aborrascar-se,esfervilhar,efervescer,ferver,ebulir,escumar,borbulhar,escachoar,referver,ferventar,chocalhar,sacolejar,agitar,vascolejar,ferver em cachão,saltitar,subsultar;convulsar,convulsionar,espasmar,bater com as asas,abalar,desnatar.

Adv?rbio

agitadamente e adj.;per saltum,bruscamente,em convulsões,por acessos,subsultum,aos saltinhos,aos trambolhões;aos trancos e barrancos.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Loucura

Substantivo

espírito desequilibrado,espírito tarado,espírito desorganizado,espírito anormal,espírito conturbado,espírito prejudicado;insânia,insanidade,doidice,demência,transtorno,perturbação mental,amência,louquice,acromania,monomania,insensatez,insipiência,mania,balda,obsessão,ideia fixa,maluquice,maluqueira,pancada na bola,desequilíbrio,alienação mental,acesso de loucura = veneta,vesânia,arvoamento,alucinação,amok,loucura rematada;furor,fúria,furiosidade,frenesi,variedade,vareio,delírio,incoerência,desvaire,desvairo,desvairança,desvario,tresvario,desatino,veneta,licantropia,perturbação das faculdades mentais,monomania religiosa = zelotipia,zoantropia,ulofobia,vertigem,deslumbramento,atordoamento,insolação,coup de soleil;neurose,psicopatia,psicose,esquizofrenia,bipolaridade,pmd (psicose maníaco-depressiva);fanatismo,enfatuação,nervosismo,estúrdia,singularidade,excentricidade,originalidade,hidromania,demonomania,piromania,letomania,teomania,cleptomania,dipsomania,paranoia,abulia,hipocondria;histeria,histerismo,nosomania,nosofobia,loucura circular,espírito povoado de alucinações,imbecilidade;colete de força,derrama,raiva,hidrofobia,rábia,rebentina,rebentinha;cão danado,hidrófobo,preado,raivoso,derramado.

Adjetivo

louco,reloucado,demente,insipiente,doido,doido varrido,vesano,vesânico,amente (ant.),lunático,visionário,maluco,adoidado,zorate ou zorato,maníaco,monomaníaco,alienado,aluado,aveado = avenado,ataroucado,avariado do juízo;mentecapto,captus mente,privado da razão,aloucado,alucinado,amalucado,lelo,telhudo,tenebricoso,esconso de miolo,varrido,rematado,desbolado,paranoico,nosomaníaco,adoidado,insensato,desatremado,desarvorado,desarrazoado,zoina,azoinado,zoantropo;teomaníaco,licantropo,endemoninhado,possesso,seposo,ab-reptício,exaltado,demoníaco,obsesso,endiabrado,excêntrico,doidarrão,original,extravagante,deliroso,delirante,frenético,furibundo,tresvariado,enlouquecido e v.;estonteado,desaurido,irresponsável,arvoado,tresloucado,destrambelhado,destabocado,desatinado,tonto,desvairado,matuto,cismático,sandeu,desapoderado,tarado,desequilibrado = desnorteado = desaustinado,desorientado,desatremado,larvado (fam.);coribântico,ditirâmbico,macabro,rábido,raivoso,furioso,vertiginoso,apavorante,feroz,caprichoso,estúrdio,desesperado,desorientador (incerto);fanático,enfatuado,singular,apatetado,aparvalhado;hidrófobo,derramado,preado,rábido,raivoso,furioso,rábico.

Verbo

enlouquecer;ser louco,estar (louco e adj.);viver numa bruma impenetrável de demência,ter aduela de menos,ter um parafuso a menos,ter pancada,ter pancada na mola,ter telha,ter lua,ser um pouco ferido na asa,debater-se nas trevas da demência,ter bolha,não dizer coisa com coisa,dar com a cabeça pelas paredes,fazer desatinos,padecer da cabeça,estar de cabeça virada,não regular bem,não regular a bola a alguém,ter macaquinhos no sótão,ter o juízo fora do lugar,sofrer desarranjo mental,estar fora de si,estar com o miolo mole;visionar,sofrer das faculdades,enlouquecer,malucar,adoidar,endoidecer,amentar (ant.);perder o juízo,perder a cabeça,perder o uso da razão;desatremar,ourar,alucinar-se,alienar-se,louquejar,desassisar,ataroucar,desarranjar-se o cérebro a alguém,dar volta o juízo a alguém,dementar-se,dar em doido,sofrer da bola,tresvariar,desatinar-se,esturdiar,ter acesso de furor,enfurecer-se,sandejar,ensandecer,tresloucar,macavencar,esmaniar,ter acessos de mania;transverter,transtornar,turvar o juízo;alhear a razão,deixar eclipsar-se no espírito a luz da razão,doidejar,destemperar,sair fora de si,praticar despropósito,descarrilar,obscurecer o juízo a alguém,variar,delirar,tornar louco e adj.;enlouquecer,tresloucar,mandar alguém para as palhas;perturbar o juízo a alguém,alterar o juízo a alguém;mover o juízo a alguém,desmiolar,descerebrar,dementar,amentar,desmiolar,fazer perder o juízo a alguém,desvairar,desatinar,alucinar,desassisar,aturdir,estontear,dar voltas ao miolo a alguém,desorientar,desnortear,entontecer,danar,derramar-se,ficar hidrófobo.

Adv?rbio

loucamente e adj.;como um possesso,tête exaltée,tête montée.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

A moléstia avassalou-lhe o espírito. A bola não lhe regula bem.

Conjun??o

Excitabilidade

Substantivo

hipersensibilidade,intensidade,impetuosidade,veemência,ardência,virulência,ardor,gana,labareda,turbulência,impaciência,insofrimento,intolerância,eretismo,avidez,sofreguidão,sofreguice,assanhamento,irritabilidade (irascibilidade),atrabílis;prurido,ânsia (desejo);estremecimento,fúria,furiosidade,enfurecimento,frenesi,frêmito;implacidez,sobre-excitação,desassossego,inquietação,fervedouro,intranquilidade,alucinação,ímpeto = saltada,excitação,superexcitação,vasca,agitação;trepidação,crise de nervos,perturbação,comoção,confusão,atarantação,atrapalhação,desorientação,embaraço,emoção,abalo,reboliço,assomo,repente,rebentina,rebentinha,facho,calor,lirismo,arrebatamento,tumulto,rompante,desordem,pandemônio,fermento,estado de excitação,vibração,transporte,exaltação,alucinação,desvairamento delirante,paixão,fervor,esto,fervedura,excitamento,flama,abrasamento,incendimento,animosidade,fermentação,fervência,efervescência,incandescência,fervedouro,fogueira,chama,fogo,labareda,escaldadura,ebulição,tufão,rajada,tempestade,borrasca,súbito acesso,rajada de,paroxismos,explosão,agonia,violência;ferocidade,raiva,delírio,tontura,vertigem,histerismo,nevrose,febre,epilepsia,intoxicação,ira;furor,loucura,desvario,piração,tresvario,desalinho,desvarios e paixões desordenadas,cegueira,o incêndio das paixões,o mar tempestuoso das paixões,a maré da indignação;fascinação,obsessão,fixação,enfatuação,fanatismo,facciosismo,quixotismo,messianismo,partidarismo,intolerantismo,sectarismo,tête montée.

Adjetivo

hipersensível,excitável,excitadiço,de pavio curto,em estado de excitação,irritável (irascível);impaciente,malsofrido,insofrido,fermentável,fermentescente,fermentescível,febril,estuante,convulso,vascoso,febricitante,histérico,nervoso,trêmulo,tremuloso,nevropático,nevrótico,delirante,louco,desapoderado,violento,furioso,furente,furial,extravagante,lunático,desvairado,endiabrado,endemoninhado,inquieto,azougado,vivo,elétrico,galvânico,apressado,agitado,arrebatado,epiléptico,exagitado,barulhento,turbulento,espalhafatoso,bramante,ardente,sanguíneo,cálido,irrequieto,sôfrego,buliçoso,travesso,traquinas,esperto,espantadiço,árdego,passarinheiro,fogoso,férvido,ébrio de,louco de,fascinado,veemente,extremado,forte,intenso,renhido,encarniçado,violento,desapoderado,feroz,impetuoso,ditirâmbico,incandescente,tomado de febre alucinante,desmiolado,zeloso,fervoroso,entusiástico,guiado pelos arrojos insopitáveis de,imoderado,descomedido,apaixonado,arroubado,arrebatado,deslumbrado,assanhado,superexcitado,bruto,fanático,obcecado,fixado,faminto,ávido (865);incontrolável,ingovernável,incabrestável,irrefreável,indomável,irreprimível,inestancável,inextinguível,irresistível,fervente,vulcânico,indisciplinável,prestes a estourar,desabalado,desenfreado,desembestado,infrene,incontido,clamoroso,ruidoso,tumultuário,tumultuoso,proceloso,agitado,revolto,revolvido,sacudido,impulsivo,demagógico,excitado,excitador.

Verbo

estar impaciente e adj.;estar em brasa,não poder suportar;aguentar mal,-,estar em sérios embaraços,perder a paciência,arder em impaciência,impacientar-se,enfrenesiar-se,desesperar-se,delirar,desvairar,tresvariar;rugirem as paixões,bramirem as tempestades,ignizar-se,pungir a impaciência a alguém,esfervilhar,ferver em pulgas,não dormir,velar,não pregar o olho,tresnoitar,passar as noites em claro,febricitar = estar febricitante;perder a calma,irritar-se,estourar,explodir,ter crise de nervos,raivar,enfurecer-se,esbravear,esbravejar,esbravecer,transbordar,ser exuberante em,ser um poço de,abrasar-se,incandescer-se,gritar,incender,chamejar,entregar-se desenfreadamente,descomedir-se,exceder-se,destemperar-se,praticar desatinos;desatinar,perder a cabeça;perder a tramontana,ir fora das marcas,desmandar-se,descompor-se,extrapolar,passar das medidas,demasiar-se,atarantar-se,desnortear-se,turbar-se,vibrar,entusiasmar,subir ao maior grau,desregrar-se,quebrar as soltas,desvairar-se,desmiolar-se,soltar-se,meter a mão até,passar as raias,desentoar-se,descompassar-se,apaixonar-se,desconcertar-se,desmanchar-se,desenfrear-se,desencabrestar-se,desmoderar-se,desencadear-se,tomar o freio nos dentes;estrebuchar-se,exaltar-se,alucinar;sobre-excitar-se,afogar-se;ferver em pouca água,endemoninhar-se,fazer o diabo a quatro,desassossegar-se;estuar a febre de.

Adv?rbio

excitadamente e adj.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Noli me tangere.

Conjun??o