Sua língua na Internet

 

(cri.ti..vel)

a2g.

1. Que se pode ou deve criticar (comportamento criticável); CENSURÁVEL; CONDENÁVEL [ Antôn.: elogiável. ]

[Pl.: -veis.]

[F.: criticar + -vel.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Adv?rbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjun??o

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Reprovação

Substantivo

desaprovação,reprova,rejeição,desapoio,desestima,dissentimento,depreciação,aversão,desacolhimento,repulsão,repulsa,ódio,desgosto;deslouvor,desgabo,censura,denigrimento,detração;denunciação,fulminação,condenação;ostracismo,desaplauso,ferretoada,animadversão,ponderação,observação,crítica,apreciação desfavorável,objeção,(um/o) mas,oposição;criticismo;riso amarelo,riso sardônico;gargalhada sarcástica,sarcasmo,acolhimento glacial,protesto,representação,celeuma,sátira,gargalhada (desprezo);insulto (desrespeito);cavilação,hipercriticismo;mordacidade,repreensão,reprimenda,bronca,chamada,ralhos,sarabanda,rabecada,lição,gaitada,anátema,advertência,aviso,mônita,censura,prasme,ou prasmo,dura,escovadela,escova,escovação;vaia;chega,chegadela,dardo,escalda-rabo (pop.),zagunchada,exprobração,reproche,expostulação,queixa,impugnação,lembrete,lembrança,admonição,levadente (pop.),apóstrofe,ralho,ralhação,foguetada,foguetório,mercurial,invectiva,monitória,chá,objurgação,objurgatória,verberação,responso;verrina,glosa,contumélia,sabonete,sabão,ensaboadela,carranca,cenho,batibarba,bote,cara de vergalho,diatribe,jeremiada,tira,filípica,catilinária,catanada,clamor,vociferação,gritaria,assobio,sibilação,assobiada,vitupério,improperação,lançamento em rosto,chamada às contas,recriminação,reconvenção;palavras amargas,palavras ríspidas,palavras duras,palavras desagradáveis;sermão,descomponenda,esporada,descompostura = jiribanda = lambada = salmonete (pop.),maldição;increpação = récipe = batida,personalidade.

Adjetivo

reprovador,desaprovador,exprobrador,vilipendiador e v.;escandalizador,escandalizante,injurioso,afrontoso,condenatório,fulminante,denunciatório,denunciativo,abusivo,exprobratório,exprobrativo,objurgatório,incriminatório;vilipendioso,vituperativo,difamatório;repreensivo,satírico,sarcástico,sardônico,mordaz,picante,cáustico,causticante,verrinário (fig.),cínico,cortante,pungente,aguçado,severo,duro,áspero,censório,hipercrítico,fastidioso,reprovado e v.;com mau cheiro,censurável,criticável,abominável,condenável;passível de reprovação,merecedor de reprovação;odioso,repugnante,inaceitável,lastimável,repreensível,indigno,vergonhoso,escandaloso,inclassificável;que não se compreende,não se justifica;inqualificável,sem qualificativo,inconfessável,em que não se deve pensar,ruim;vicioso;inconcepto,torpe,soez;nefando,execrável,contra o qual se erguem razões de toda ordem,não lamentado,não sentido,reprovado,gaitado,chumbado (pop. fig.).

Verbo

desaprovar,reprovar,abasmar,desgostar;desapadrinhar,desapoiar,lamentar;condenar,fulminar,não apadrinhar,desautorizar,desfavorecer,objetar,opor,fazer objeção,mandar bugiar,mandar às favas,escandalizar-se com,envergonhar-se de,fazer mau juízo de;vaiar;criticar;censurar;encarar com prevenção,encarar com maus olhos,encarar com pessimismo;nihil admirari = não se admirar de nada,depreciar,proscrever,anatematizar,vergastar,combater,condenar,receber mal,desacolher,glosar,repelir,afugentar,escorraçar;fechar carranca,fechar a cara a (ou para);mostrar-se carrancudo,franzir o sobrolho,encaramonar-se,arrugar a fronte,abanar a cabeça,torcer o nariz (desprezo);mostrar má cara;olhar de esguelha,olhar de soslaio,fazer mofa a alguma coisa,fazer troça a alguma coisa,mostrar pouca vontade;fazer careta,fazer tromba;torcer o focinho à vista de,deixar cair o beiço,morder os lábios,fazer caretas,caretear,virar o rosto para outro lado,fazer cara a,ter sorriso de mofa,conculcar,espezinhar;deslouvar,desgabar,desaplaudir,desestimar,depreciar,deslustrar,enxovalhar,falar mal de,dizer de uma coisa ou de alguém,o que Mafoma não disse do toucinho;insurgir-se contra,condenar;desabrochar-se,desabrir-se com alguém;zagunchar (fam.),censurar,animadvertir,catanear,verberar,arrugir,irrogar censuras,prasmar (ant.),atirar a culpa sobre,culpar,arrazoar,tachar,reprochar,ensaboar,repreender = dar uma batibarba,acoimar,monir (ant.),advertir,admoestar,acapitular,estranhar,achar censurável,remocar,avisar,exprobrar,cantar um parolo a alguém;inculpar,incriminar,golpear com o facão da crítica,arguir,increpar,expostular,ralhar,invectivar,gritar,remoquear,lançar invectivas contra,xingar,injuriar,fazer a cama a alguém,fulminar censuras,dar uma fraterna,objurgar,escarrapachar,impugnar,afrontar;chamar às contas,chamar à ordem;lançar em rosto,lançar em face;enrostar,pregar sermão a,cantar a moliana a alguém,dar em rosto a alguém,assentar a espada em,descoser a orelha a alguém,fazer sentir a alguém,improperar,castigar,corrigir,satirizar;desancar,sovar,bater,descompor,maltratar,lembrar a alguém o cumprimento do dever,expor à reprovação,ferretear,estigmatizar,funestar,recriminar,reconvir (fazer acusação);indignar-se,revoltar-se,levantar um protesto,protestar,execrar;vituperar,vomitar brasas,declamar contra,apostrofar,chamar nomes,anatematizar,excomungar;revoltar-se,delirar,trovejar,fulminar,bradar contra;indignar-se,ficar indignado;exclamar,protestar,desencadear-se,erguer a voz,gritar,clamar contra,vociferar contra;erguer-se fulminante de,deblaterar,expelir de sua presença,levantar clamor contra,sentir-se enojado de,assobiar,apupar,atirar ao ostracismo,romper-se com,desligar-se de;espernear,escabujar,jeremiar,insultar (desrespeito);detratar;rir-se de (desprezar);descobrir falta em,descobrir a calva a alguém,pôr a calva de alguém à mostra,abanar as orelhas (recusar);deitar um erre,inabilitar,carimbar,incorrer em censura,dar resina a alguém,tocar rabeca,incorrer a nota de,estar na berlinda;escandalizar,chocar,dar maus exemplos,provocar escândalo,ser repreendido = apanhar um foguete,ser uma pedra de escândalo,chocar,ferir,revoltar,adquirir triste (ou má) reputação,ganhar triste (ou má) reputação,ficar por barreira de opróbrios,causar indignação,revoltar,repugnar,ser passível de censura,precisar de correção,ter que prestar conta de,ter uma fava preta,ser gaitado,ser reprovado no exame,ter menoridade de votos,não ser bem-sucedido.

Adv?rbio

injuriosamente e adj.;com cara de poucos amigos.

Prov?rbio

Interjei??o

Deus nos livre!,o tempora! o mores!,Benza-te Deus!,caramba!,que vergonha!,pro pudor!,abaixo,morra!,rua!,rua com!,vade retro!,poh!,víspere!,soco!,não apoiado!,mau!,vá às favas!,outro ofício!,fora!,ápage!,some-te!,vá pentear macacos!,uxte!,cebo!,bolas!,cebolório!,catrâmbias!,ruda!,ponha-se na rua!,gire!,credo!,abrenuncio!,com a breca!,bom prol lhe faça!,à terra!.

Frase

Conjun??o