Sua língua na Internet

 

(a..cri.fo)

a.

1. Diz-se de obra erroneamente atribuída a um autor ou cuja autoria não se provou: Sua interpretação desse autor baseia-se em uma carta apócrifa, e não em um texto autêntico.

2. Rel. Diz-se de texto religioso cristão que não se inclui na lista canônica de livros da Bíblia: Os evangelhos apócrifos principais são o de São Pedro e o de São Tomé.

3. Não autêntico; FALSO: Esta é uma história apócrifa.

sm.

4. Obra erroneamente atribuída a um autor ou cuja autoria não se provou: Os apócrifos de Platão foram escritos por seus discípulos.

5. Rel. Texto religioso não aceito pela Igreja como canônico.

[F.: Do lat. tard.. apocryphus, a, um, do gr. apókryphos, os, on, 'secreto', 'escondido'.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Adv?rbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjun??o

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Fraude

Substantivo

falsidade;artificialidade,inverdade;papironga = logro,codilho,canudo (pop.),delusão,ouropel,falcatrua,embaçadela = pulha,ribaldia,ribaldaria,guilha,dolo,escatima,fraudulência,peça,traficância,alcavala,embuste,trampolinice,charlatanice,velhacaria;hipocrisia;embeleco,artifício,malícia,artimanha,carambolice;batota,maroteira,blefe,caramilho,marosca,galezia,mofatra,maçada,manganilha,tranquibérnia,tranquibernice,trampa,garatusa,falácia,negaça,falcatrua,tolã (pop.),tolina (chul.),tratantada,manivérsia,trama,cavilação,escamoteação,baldrocas,trocas e baldrocas,intrujice,impostura,ligeireza de mão,prestidigitação,esperteza,passe-passe,magia;conjuro,esconjuro,pantomima,pantomimice,pantomina,maquinação,enredo,enzona,intriga,cambalacho,pelotica,arte mágica,pala;passe,manobra,truque,lisonja,chicana,rabulice,superchreie,burla,dolo,trapaça,cambapé,alçapé,rasteira,laço,armadilha,igrejinha,chirinola,tramoia,lógica,lábia,ardil,solércia,gambito,lamúria,cantilena,candonga,contos,treita,tratantada,tratantice,embófia,patranha,furto;armadilha = flexuosæ fraudes,trapa,tralha,esparrela,mutreta,ratoeira,apeiro de caçador,alçapão,arriosca,fojo,varredouro,engenhoca,chiqueiro,aranhol,armazelo,abarga,arapuca,socapa,sorrelfa,arataca,alares,rela,laço,gambérria,engenhoca,aboiz ou boiz ou buiz,lucão,brete,lousão,alçaprema,guelricho,rede,xareta,chumbeira,tarrafa;alvitana,caneiro,endiche,jiqui,redenho,algerife,jarere ou jererê,meinhos;rasca,saltadouro,singeleira,botirão,champil,bogueiro,acedares candombe,isca,cevo,aliciação,engodo,chamariz,reclamo,agude,agúdea,guet-apens,cilada,emboscada;teia de aranha,visgo,lambujem,lobo com pele de ovelha (548);disfarce,mascarado,penas emprestadas;macaqueação (imitação);cópia;contrafação,falsificação.

Adjetivo

fraudulento,inverídico,forjado;ardiloso,fraudador,charlatão,intrujão;vazio,destituído de fundamento;longe da verdade,mentido,vão,pérfido,fementido,falso como os juramentos de jogador,infundado,bene trovato,inventado,factício,supositício,supositivo,artificial,fictício,suposto,postiço,especioso,artefato,inautêntico,ilegítimo,apócrifo,postiço,bastardo,espúrio,dissimulatório,capcioso,pseudo,irrisório,aparente,mendaz,pretenso,pretendido,colorido,retrincado,dissimulado;soi-disant;falaz,delusório,ilusor,ilusório,ilusivo,enganoso,enganador,circeu (ant.),tranquiberneiro,deluso,delusório,fraudulento,doloso,caramboleiro,negaceiro,leonino,frauduloso,sonso,socancra,pisa-mansinho,manhoso,sotranção,candongueiro,caviloso,prestigioso,logrativo,tratante,embelecador,trapaceiro,cigano,defraudador = gramponau (ant.),embusteiro,tramposo,maranhoso,trampolineiro,enredador,solerte,intriguista,socarrão,salafrário,ardiloso;trapaceiro,enganado,embaçado.

Verbo

enganar,empandeirar,codilhar,lograr,iludir,iliçar,engranzar,engrazular;ferrar o mono,ferrar um logro a alguém;enrolar,abusar de,mistificar,pintar,defraudar,escatimar,subjicere alicui verbo duas res = dar dois sentidos à mesma palavra,deitar poeira nos olhos de alguém,embaçar,dar palha,ir com escala pela ingenuidade de alguém,trincar a sedela a alguém,ludibriar,embalar com promessas,tartuficar,embrulhar,tolinar,deixar alguém em branco,pregar uma peça,meter à pala alguém,pregar palas a alguém,enfiar alguém pelo fundo de uma agulha,empepinar,engarapar,encravar,engazupar,tirar a lã a alguém;chupar o sangue,chupar os ossos a alguém;lesar,embair,engabelar,embair a boa fé dos incautos,explorar a credulidade de alguém,bigodear,ilaquear,carambolar,ludibriar,enviscar,encandear = fascinar com falsas doutrinas,deludir,engodar,seduzir,apanhar,negacear,desencaminhar,desencarreirar,falcatruar,atrair,induzir,cevar;intrujar,intrujir,defraudar,armar a forca a alguém;aldravar,batotear,baldrocar,trapacear,trastejar,meter agulhas por alfinetes;dar gato por lebre,vender gato por lebre;abusar da credulidade de,palear,albardar,fazer troca dolosa,frustrar,charlatanear,carambolar,trampolinar,intrigar,escamotear,empalmar,tranquiberniar,marimbar,enredar alguém com perguntas hábeis,entrajar-se no manto de,lisonjear,embancar,embelecar,empulhar,embarrilar,caurinar,burlar,embrulhar,dourar a pílula,confeitar,encobrir,dissimular;capear um engano com outro engano,artificiar,emburricar,pintar o grilo,armar arriosca,armar (n.),pôr cilada,pôr isca ao anzol,cevar,armar a gambérria,engrampar,urdir armadilha,engendrar,tramoiar,iscar,fazer cair no laço,atabucar (ant.),colher alguém no brete,maquinar laços,armar uma peça;pregar uma peça;pespegar uma peça,chimpar uma peça;passar o conto do vigário a alguém,atocaiar,socavar,solapar,minar;ser enganador;apanhar no laço,ter a arte de,ter a insídia da serpente,ter muita lábia,ser de presilha;ultrapassar em astúcia,exceder em astúcia;mentir;perverter (interpretação tendenciosa);desencaminhar (errar).

Adv?rbio

sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.

Conjun??o